Guzmania (Guzmania) - uma beleza espetacular da família Bromeliad. O gênero possui cerca de 130 espécies e inclui plantas epifíticas e terrestres. A pátria da Guzmânia é a América Central e do Sul.
É uma planta herbácea com uma roseta em forma de funil de longas folhas de couro. Sua cor é principalmente verde, às vezes colorida. A altura da flor não excede 70 cm e o diâmetro da saída é de 50 cm.
Floresce com 2-3 anos de idade no outono ou no inverno. As flores pequenas são coletadas em uma inflorescência em forma de espigão, decorada com brácteas brilhantes e brilhantes. Após a floração, a saída vive no máximo de seis meses a um ano, liberando brotos laterais durante esse período. Essas rosetas jovens são separadas para posterior cultivo de flores.
Esta família também inclui echmea e tillandsia. Plantas muito espetaculares. Aconselhamos que você procure.
Baixa taxa de crescimento. | |
Floresce com 2-3 anos de idade no outono ou no inverno. | |
A planta é fácil de cultivar. | |
Após a floração, a saída vive no máximo de seis meses a um ano, liberando brotos laterais durante esse período. Essas rosetas jovens são separadas para posterior cultivo de flores. |
Propriedades úteis de guzmania
Guzmânia (Guzmânia). FotoTem a capacidade de extrair substâncias úteis do pó, reduzindo assim a quantidade de partículas de pó. Graças a isso, a planta purifica o ar na sala.
Traz satisfação e harmonia para a casa. Ajuda a melhorar o bem-estar, dá autoconfiança, alivia o estresse e ajuda a superar o medo.
Características de crescer em casa. Brevemente
Modo de temperatura | No verão de 20-25 graus, no inverno de 17-20 graus, mas não inferior a 15. |
Humidade do ar | Pulverização diária média e alta, recomendada. |
Iluminação | Guzmania em casa prefere iluminação difusa brilhante. |
Rega | Moderado, à medida que o substrato seca; Despeje a água em uma tomada de folhas uma vez por semana. |
Solo | Leve, solto, fértil. |
Fertilizantes e fertilizantes | De março a 1 de setembro, uma vez por mês com fertilizante para bromélias, despeje em uma tomada. |
Transplante de Guzmania | Após a compra no substrato principal. |
Reprodução | Sementes, processos da planta mãe. |
Recursos crescentes | Proteger de correntes de ar, despeje a água da tomada em temperaturas abaixo de 18 graus. |
Guzmania cuidar em casa. Em detalhe
A planta requer cuidadoso cuidado suficiente. No entanto, se você fornecer as condições necessárias, ela ficará encantada com a folhagem decorativa e a floração luxuosa.
Floração
Guzmania floresce apenas uma vez no segundo ou terceiro ano de vida. A inflorescência em forma de espigão de flores brancas discretas é cercada por brácteas brilhantes. Eles dão à planta uma aparência espetacular. Sua cor pode ser vermelha, amarela, laranja ou rosa.
A duração da floração é de 3-5 meses. Para estendê-la, a água não deve entrar em flores e periantos. Após a floração, a roseta morre gradualmente.
Modo de temperatura
A planta é termofílica. No verão, a temperatura ideal é de 20 a 25 graus, mas não superior a 28; no inverno - 18-20 graus. É indesejável abaixar a coluna do termômetro abaixo de 15 graus: a flor pode adoecer e não floresce.
A planta deve ser protegida de correntes de ar e mudanças repentinas de temperatura durante a aeração no inverno.
Pulverização
Guzmania em casa adora alta umidade, idealmente 60-85%. A planta precisa de pulverização diária com água destilada ou filtrada. Durante o período de floração, as gotas não devem cair sobre flores e brácteas.
Na superfície da terra em uma panela, recomenda-se colocar esfagno molhado. Tanques com água podem ser colocados perto da flor.
Iluminação
A flor prefere sombra parcial dispersa. É ideal colocar um pote de guzmania no parapeito da janela ocidental ou oriental. A luz solar direta não deve cair nas folhas, especialmente durante a tarde: isso pode causar queimaduras nas folhas e as brácteas ficam pálidas.
No inverno, a flor pode ser reorganizada na janela sul, para que a falta de luz não afete a futura floração.
Rega
No verão, a rega é abundante, realizada à medida que o solo seca; no inverno - moderada, a terra deve secar bem entre umidificações. A planta não tolera estagnação da umidade.
Uma vez por semana, a água é derramada diretamente na saída da folha e deixada lá até ser completamente absorvida. Em temperaturas abaixo de 18 graus, a água sai da tomada.
Para regar, é importante usar água macia filtrada ou de chuva, cuja temperatura será de 2-3 graus acima da temperatura ambiente.
Pote
Como a planta possui um sistema radicular subdesenvolvido, é adequado um vaso raso com um diâmetro de 10 a 12 cm e é melhor que seja feito de cerâmica. Nesse caso, uma parte acima do solo mais pesada e volumosa não derrubará a capacidade.
Solo
Guzmania minor. FotoA planta em casa precisa de solo solto e leve. Substrato de armazenamento adequado para bromélias ou Saintpaulias. Para preparar a mistura, você deve combinar:
- Terra frondosa, turfa, areia e esfagno em partes iguais.
- Terra de folha e fibra de coco em uma peça, pedaços de casca de pinheiro, areia e esfagno - em ½ parte.
- Solo universal, pedaços de casca de pinheiro e areia em proporções iguais.
1/3 da panela deve ocupar a camada de drenagem (deve ser colocada no fundo).
Fertilizantes e fertilizantes
Não há necessidade de cobertura abundante. De março a setembro, pode ser fertilizado para acelerar a aparência do pedúnculo e aumentar o tempo de floração. A cobertura para bromélias ou orquídeas é adequada. Dosagem - 2 vezes mais fraca do que o indicado na embalagem. O fertilizante é derramado diretamente na saída.
Transplante de Guzmania
Após a compra, você precisa transplantar a guzmania do substrato de transporte para o solo nutriente principal. É ideal realizar o procedimento pelo método de transbordo, sacudindo suavemente as raízes da terra antiga. É importante não aprofundar o pescoço da planta.
Como a guzmania morre após a floração, não precisa de mais transplantes. O "bebê" separado e plantado na nova terra continua sua existência.
O transplante também é necessário em caso de acidificação do solo ou se a flor não couber no vaso.
Período de descanso
A flor em casa não tem um período adormecido pronunciado.
Criação de Guzmania
Muitas vezes propagados por processos laterais, menos frequentemente - por sementes.
Propagação por processos
Após a floração, a roseta morre gradualmente, formando processos laterais a partir dos brotos da renovação. Após cerca de 2 meses, algumas folhas e raízes fracas aparecem nas rosetas jovens. Neste momento, eles são cuidadosamente separados da planta mãe e sentados em vasos separados, cobertos com polietileno ou vidro. Contido a uma temperatura de 26-28 graus.
Cultivo de sementes
As sementes são espalhadas na superfície do solo, consistindo em partes iguais de turfa e areia. O recipiente é coberto com vidro ou polietileno e colocado em um local bem iluminado e quente (23 a 25 graus). A estufa é arejada regularmente e a terra é pulverizada.
As sessões devem aparecer em 2-3 semanas. Depois de 2 meses, eles mergulham e depois de mais seis meses eles se sentam em vasos separados.
Doenças e Pragas
A planta é bastante resistente a doenças e pragas. No entanto, cuidados inadequados podem causar problemas:
- As pontas das folhas secam - baixa umidade.
- Podridão da raiz - excesso de umidade no solo.
- Folhas murchas guzmania - baixa temperatura.
- Manchas cinzentas nas folhas - derrota de uma doença fungosa.
- Calcário branco nas folhas - regar e pulverizar com água dura.
- Desvaneceu-se e as crianças não aparecem - falta de nutrientes (talvez se você não cortar um pedúnculo murcho).
- As manchas nas folhas são marrom claro. - queimaduras devido à luz solar direta.
Das pragas, uma crosta, um ácaro, uma cochonilha podem ameaçar
Tipos de casa guzmania com fotos e nomes
Junco (Guzmania lingulata)
Forma uma roseta densa e densa de folhas pontiagudas amplamente lineares com uma borda sólida. A cor da placa da folha é verde brilhante, brilhante. Comprimento da folha - 30-45 cm, largura - 3-4 cm Uma inflorescência multiflorescente está em um pedúnculo curto e espesso. Brácteas são vermelhas. Período de floração - inverno - primavera.
As variedades híbridas de palhetas guzmania têm tamanhos mais compactos, o que as torna adequadas para uso interno:
- var. Sardinalis - floresce em março e setembro, as brácteas são vermelhas brilhantes, espalhando-se;
- var. Flammea - a floração ocorre em julho-agosto; folhas de até 30 cm de comprimento e 1,5 cm de largura;
- var. Menor (menor) - floresce em junho e fevereiro; as brácteas erguem uma roseta vermelha e compacta;
- var. Lingulata - floresce em dezembro e março, a saída é bastante grande, as brácteas são eretas, vermelhas ou rosa.
Agora lendo:
- Stromantha - atendimento domiciliar, foto
- Echeveria - assistência domiciliar, propagação por folhas e bases, espécies fotográficas
- Antúrio
- Monstera - atendimento domiciliar, espécies fotográficas e variedades
- Chlorophytum - cuidados e reprodução em casa, espécies fotográficas