No projeto paisagístico, uma cobertura é um elemento arquitetônico importante. Para sua construção, são utilizados muitos arbustos diferentes. Um dos cuidados mais decorativos e despretensiosos - uma cerca feita de thuja. Este arbusto não é apenas decorativo, mas também a capacidade de formar uma parede densa, protegerá o local de olhares indiscretos, vento e barulho. O thuja despretensioso, cuja cobertura cresce ao longo de vários anos, não requer muita atenção. E sua capacidade de secretar produção volátil também afetará beneficamente a saúde dos proprietários de um edifício tão verde.
As variedades de Thuja são enormes, mas algumas são especialmente populares exatamente como arbustos para a criação de cercas vivas. Variedades de Thuja para sebes - quais são as melhores para escolher? As arborvitas mais populares para criar uma parede verde são Smaragd e Brabant.
Thuja hedge
Thuya Smaragd
Esta planta da família Cypress tem uma forma piramidal e um revestimento denso de coníferas. Ao contrário de outras espécies, ela não muda a cor das agulhas no inverno e sempre permanece verde. A expectativa de vida desta espécie é em média de 100 a 130 anos e, durante esse período, o arbusto é capaz de atingir tamanhos de até 6 m de altura e até 2 m de largura.
Esta espécie ganhou popularidade devido à sua despretensão e resistência ao gelo. Thuja Smaragd tolera geadas até severas no inverno, mantendo a cor verde das agulhas. Mesmo os solos mais pobres e o ar poluído da cidade não têm medo dela. Este tipo de sombra é resistente, ao contrário de outros, mas não tolera o aumento da umidade do solo e requer boa drenagem. As vantagens incluem o fato de que este arbusto tolera um corte de cabelo, a formação constante do thuja Smaragd permite que você o use como um elemento decorativo interessante no projeto da paisagem.
Para informação! Existem muitos tipos de thuja Smaragd. Os mais populares deles são coreano, ocidental, dobrado e dourado ocidental. A aparência dourada é especialmente interessante, suas agulhas têm um tom dourado. Isso fornece oportunidades adicionais para a implementação de idéias de design originais no design do site. A cobertura de plantações mistas de thuja com agulhas verdes e douradas parece especialmente impressionante.
Nos primeiros meses da primavera, o período de floração do arbusto cai, pequenos cones de cor marrom aparecem. É nesse momento que a planta libera fitoncidas, o que ajuda a purificar o ar na área e saturá-lo com substâncias úteis.
Thuya Smaragd
O único sinal de menos do thuja Smaragd em seu crescimento lento. No ano, ela acrescenta apenas 15 a 20 cm de altura e 5 cm de largura. Esse fato torna possível cortar o arbusto com menos frequência, mas levará um tempo para esperar até que a cobertura se torne uma parede densa.
Thuja Brabant
Esse tipo de thuja se compara favoravelmente com outros em seu rápido crescimento: durante o ano, o aumento do crescimento é de até 40 cm e até 15 cm de largura. É verdade que esse fato afeta a frequência do corte, deve ser feito pelo menos duas vezes por ano. A vida útil do mato é de cerca de 150 anos, durante os quais é capaz de atingir alturas de até 15 m.
O Brabant é bastante despretensioso na qualidade do solo e tolera alagamentos e secas a curto prazo. A drenagem adicional do solo durante o plantio não é necessária. Além disso, essa espécie se sente bem ao sol, mas na primavera é melhor sombrear as plantas devido à alta probabilidade de queimaduras solares. É resistente ao gelo, mas não tolera geadas fortes, ao contrário do mesmo smaragd.
Importante! No inverno, as agulhas não mudam de cor e permanecem verdes o ano todo.
Brabante tem uma forma de coroa cônica, agulhas de um tom verde claro. Durante a floração, é coberto com cones marrons, o que dá ao arbusto um efeito decorativo especial neste momento.
Fácil de cortar e, graças ao rápido crescimento, a forma do arbusto pode ser modificada periodicamente. Para quem quer aproveitar rapidamente a densa cerca verde, o Thuja Brabant é uma excelente opção.
Cuidado de parede verde
Apesar de o thuja ser bastante despretensioso, ainda requer cuidados. Atenção especial deve ser dada às plantas jovens, existem algumas nuances.
Parede verde
Após o plantio, as mudas jovens precisam ser regadas pelo menos uma vez por semana e em calor extremo duas vezes. Um arbusto requer cerca de 10 litros de água. Durante um período de seca, a taxa de rega deve ser dobrada. Após a rega, o afrouxamento é obrigatório, mas não profundo. O sistema radicular do thuja é muito superficial e existe um grande perigo de danificar raízes frágeis. O solo deve ser tratado a uma profundidade não superior a 10 cm.
Preste atenção! Não será supérfluo cobrar pousos jovens. Isso retém a umidade do solo e evita a formação de crostas e rachaduras. Turfa ou lascas de madeira são perfeitas como cobertura morta.
As mudas jovens de thuja não são tão resistentes ao gelo quanto as plantas mais antigas. Durante os dois primeiros anos de crescimento, as mudas devem ser protegidas da geada do inverno e do sol brilhante da primavera. Para fazer isso, você pode usar material não tecido branco, papel kraft ou ramos de abeto.
É melhor aplicar fertilizante no solo antes do plantio; nesse caso, as mudas não precisarão de fertilização adicional durante o primeiro ano. Além disso, o thuja não tolera excesso de fertilizantes minerais. Somente a partir do segundo ano você deve recorrer à cobertura mineral ou orgânica.
Como fazer uma cerca de thuja
A realização do sonho de uma cerca verde de thuja começa com a aquisição de mudas. Nesse caso, é melhor dar preferência a viveiros especiais ou centros de jardinagem. Nesse caso, o risco de adquirir uma planta doente ou de cometer um erro com a aparência será mínimo. É melhor escolher mudas em recipientes que não tenham mais de quatro anos de idade, elas se enraízem melhor e o sistema radicular seja protegido durante o transporte. Além disso, as plantas jovens serão mais baratas que as cópias maiores.
Mudas jovens em vasos
O plantio de plantas para a formação das futuras coberturas verdes é melhor de uma forma trincheira. Esse processo pode ser dividido em várias etapas:
- Cavando trincheiras. O fosso para o plantio de mudas deve ter uma profundidade de cerca de 50 cm e a largura deve ser tal que o sistema radicular esteja localizado livremente.
- Preparação de drenagem e fertilizantes. Se a variedade selecionada exigir drenagem, uma camada de drenagem é derramada no fundo do poço. A próxima camada deve consistir em composto. Em vez disso, você pode adicionar fertilizantes de turfa, areia ou minerais. Antes de tudo, nesta questão, as características do solo no local devem ser levadas em consideração.
- Colocando plantas. A distância entre as plantas na vala depende do tipo de thuja escolhido e de sua taxa de crescimento. Ao plantar as espécies de Brabant, o espaço entre as mudas deve ser de pelo menos um metro, para smaragd será suficiente 70 cm.Se a tarefa é criar uma cerca verde densa a partir de duas fileiras de arbustos, as plantas são colocadas em um padrão quadriculado.
- Enchendo a trincheira com o solo. Primeiro, o solo para preencher o fosso deve ser limpo de raízes, ervas daninhas e pedras. Se houver uma chance de seca, é melhor adicionar um hidrogel ao solo, pois isso ajudará a reter a umidade por mais tempo. A vala deve ser preenchida para que o colo da raiz das mudas não seja aprofundado e permaneça no mesmo nível do solo.
- Rega abundante. As plantas jovens precisam de muita umidade, principalmente no início do crescimento. Após o plantio, são necessários pelo menos 10 l de água para cada muda.
- Mulching. Para preservar a umidade, que é tão necessária para as mudas jovens a princípio, os plantios devem ser cobertos. Para isso, você pode usar turfa, lascas de madeira, serragem ou até mesmo grama cortada.
Preste atenção! Tanto a primavera quanto o outono são adequados para o plantio, mas o outono é preferível. Na primavera, a principal tarefa é manter a umidade no solo e, no outono, a escolha desse período para evitar geadas no primeiro mês após o plantio.
Como alternativa ao método de trincheira de plantio, você pode plantar as plantas em poços separados. A tecnologia de pouso e seus estágios são os mesmos do método de vala.
Como alimentar thuja para o crescimento
Thuja é uma planta muito despretensiosa, mas ainda precisa ser alimentada. A quantidade de nutrientes que as mudas receberam durante o plantio deve ser suficiente para o primeiro ano de crescimento. A partir do segundo ou terceiro ano deve começar a fazer fertilizantes ou adubação orgânica.
Os fertilizantes minerais são os melhores escolhidos em uma loja especializada, existem muitas opções para thuja. Geralmente eles são aplicados superficialmente por aspersão. A composição desse fertilizante deve necessariamente incluir fósforo e potássio e ferro.
Thuja também é muito sensível ao molho orgânico. Na maioria das vezes, adubo ou estrume especializado é usado para esse fim.
Vale a pena prestar atenção no momento da aplicação do fertilizante. A primeira dose de fertilizante deve ser aplicada na primavera, metade da norma anual. O segundo curativo é realizado em junho.
Importante! Em nenhum caso você pode alimentar o thuja em outras épocas do ano, por exemplo, no outono. Isso pode levar a um crescimento indesejável das raízes e ao crescimento das raízes, que simplesmente morrerão no inverno. Em vez disso, a planta será prejudicada.
A taxa anual de fertilizantes por 10 m² é de 1 kg. A cobertura deve ser moderada; o thuja reage negativamente ao excesso de fertilizantes minerais no solo.
Com os devidos cuidados, surgirá uma cerca verde feita de arborvita que irá encantar seus proprietários por muitos anos.
Como e quando cortar o thuja
Para dar à coroa do thuja a forma desejada e manter a saúde do arbusto, a poda é necessária regularmente. Como cortar descongelado e não prejudicar a planta?
Poda de Thuja
Este procedimento é realizado não apenas para fins estéticos, mas também para fins medicinais. Pode ser dividido em dois tipos:
- Poda sanitária. É realizado na primavera e no outono. O objetivo deste procedimento é remover galhos danificados e afinar a coroa para melhorar a respirabilidade. Também vale a pena remover os ramos afetados por doenças ou parasitas.
- Poda formativa. É realizado no período entre o final da primavera e o início do outono, sendo considerado o melhor horário no meio do verão. O resultado dessa poda deve ser uma coroa da bucha formada corretamente, que atenda aos requisitos estéticos de seu proprietário.
Como cortar thuja depende da taxa de crescimento da planta, sua função estética e o estado da saúde da planta. Por exemplo, aparar thuja Smaragd pode incluir apenas uma função sanitária devido à forma naturalmente bem-sucedida da coroa.
Para informação! A poda sanitária, por via de regra, é realizada duas vezes por ano, na primavera e no outono, e se formando conforme necessário.
Ao executar este procedimento, existe o risco de cometer alguns erros que podem prejudicar a planta posteriormente.
- poda no início da primavera. É durante esse período que o tempo de intensa vegetação cai e os danos à planta nessa fase podem interromper esse processo;
- muita colheita. Não deve ser cortado mais de 30% da massa vegetativa, caso contrário a planta não poderá se recuperar após essas manipulações;
- fatias localizadas perto do rim. Ao aparar thuja, existem regras estritas às quais você deve aderir. Os ramos que crescem para cima são cortados acima do botão externo e direcionados para baixo - acima do botão interno;
- galhos nus. Isso também deve ser evitado. Os galhos muito nus como resultado da poda secarão.
Para a poda, é melhor escolher um dia nublado. Após o procedimento, a planta deve ser abundantemente regada e a fertilização com fertilizantes minerais ou orgânicos não prejudicará.
Preste atenção! Qualquer manipulação com o thuja deve ser feita com luvas, pois seus galhos são cobertos com suco e resina. Lavar as mãos depois é muito problemático.
Para uma planta como thuja, a poda e a modelagem são parte integrante do cuidado. Você deve considerar cuidadosamente quando aparar arborvitae e como fazê-lo corretamente.
Como cortar thuja: ferramentas
Não basta saber cortar a arborvitae, também vale a pena prestar atenção na escolha da ferramenta certa.
As ferramentas
A ferramenta para poda deve ser selecionada dependendo da espessura dos galhos da planta. Pode ser um podador, tesouras de jardim ou um cortador de escova. Tesouras de podar e cortadores são geralmente suficientes para cortar o degelo.
O ponto principal ao preparar uma ferramenta para cortar é o seu afiamento. Deve ser afiado para evitar vincos nos galhos. Também é recomendável que, durante o processo de corte, limpe a lâmina da ferramenta com resina e corte os galhos para remover a sujeira.
Como cortar um thuja esférico
No projeto paisagístico, o thuja é usado não apenas para a montagem de paredes verdes, mas também desempenha muitas funções decorativas diferentes. Particularmente espetacular em pousos únicos parece thuja esférico.
Eles se encaixam perfeitamente na paisagem das colinas alpinas e na paisagem dos jardins de flores feitos no estilo inglês. Não menos interessante é a combinação de tal thuja com outros arbustos ornamentais, por exemplo, com uma vesícula.
Thuja esférico
Este tipo de thuja tem uma forma esférica de um arbusto por natureza, portanto, requer um corte mínimo. Como outros tipos de thuja, requer podas sanitárias e modeladoras. O sanitário é realizado da mesma maneira que para o restante das espécies. A formação de poda para arborvitas esféricas é mais suave, basta remover galhos que extrudam além da forma arredondada.
Uma cerca viva de um thuja está ao alcance de todos para crescer, só vale a pena fazer um pouco de esforço. Você precisa ter paciência e as informações corretas. Antes de tudo, vale a pena aprender como plantar, como fertilizar arbustos e como aparar o degelo. Um pouco de esforço e o sonho de uma parede verde se tornará realidade.