Ficus - atendimento domiciliar, doenças do ficus

Pin
Send
Share
Send

Ficus é uma das plantas de interior mais populares. As principais razões para essa escolha de jardineiros são a despretensão da planta, sua bela aparência e as propriedades benéficas que a flor possui.

​​Transplante de ficus após a compra em uma panela

Flores internas ou decorativas não requerem cuidados complicados. Seguindo algumas dicas, é possível cultivar uma árvore alta e saudável. As regras para o tratamento do ficus dependem da variedade, portanto, você deve descobrir ao comprar a quem a planta pertence. Por exemplo, variegadas diferem ligeiramente em sair de folhas lisas.

Flor de ficus

Após a compra, a planta deve ser transplantada. Se você não fizer isso a tempo, a flor pode parar em crescimento e desenvolvimento e logo morrer completamente.

O que você precisa para pousar

Para o pouso, você precisará de:

  • A panela. Pode ser de plástico, cerâmica ou madeira. O novo vaso deve ser 4-5 cm maior que o antigo até a borda.
  • Revestimento de drenagem. Não perca esse fator, pois com a ajuda da drenagem, o excesso de água não se acumula no fundo e evita o processo de apodrecimento do sistema radicular. Quaisquer meios improvisados ​​são adequados para o revestimento: argila expandida comum, seixos, tijolos finamente quebrados e até bolas de espuma.
  • O solo. O solo do ficus é vendido como uma mistura pronta em floriculturas, é preenchido com os minerais e elementos necessários para o desenvolvimento da flor.

Drenagem para plantas de interior

Importante! Por recomendação de jardineiros e floristas experientes, os vasos de cerâmica com orifícios de drenagem devem ser preferidos. Através deles, o excesso de água será drenado no pires.

Como escolher o melhor lugar

Na natureza, o ficus cresce nos cantos quentes do nosso planeta, principalmente na Indonésia, África, na costa dos oceanos Pacífico e Índico. As plantas domésticas, como seus parentes tropicais, preferem crescer no lado ensolarado. Em casa, o processo de floração não ocorre.

Local ideal para a planta:

  • quente
  • brilhante e ensolarado;
  • espaçoso.

Importante!O ficus não pode ser mantido sob luz solar direta, porque danifica a estrutura da folha. Em casos extremos, apenas seca.

Na estação quente, você pode levar a flor para a rua ou para a varanda, onde ela estará sob blecaute. O sol irá encher as folhas de cor e dar-lhes cor.

Ficus com folhas verde-escuras, por exemplo, emborrachado, mais resistente a mudanças de temperatura e luz. Enquanto as espécies anãs perdem sua cor heterogênea e sofrem mudanças climáticas bastante difíceis.

Processo de aterrissagem passo a passo

O cuidado completo consiste em rega, cobertura, temperatura e condições de luz, transplante. Um período adequado para transplante é chamado início da primavera. No período de até três semanas após as manipulações, o ficus pode jogar fora todas as suas folhas, de modo que responde ao estresse. Esta é uma condição absolutamente normal para ele.

Vale a pena conhecer!Imediatamente após a compra, é proibido replantar o broto. A planta deve se acostumar 2-3 semanas para um novo local.

Para que o ficus sofra menos o processo de adaptação, ele é coberto com um saco plástico. Este método criará um efeito estufa e a planta ficará mais confortável.

Como plantar ficus, instruções passo a passo:

  1. Umedeça o solo cerca de 24 horas antes do transplante.
  2. No fundo da panela, despeje a mistura de drenagem (argila expandida, seixos) em uma camada de no máximo 2 cm.
  3. Polvilhe com uma pequena quantidade de solo preparado com antecedência.
  4. Retire a flor da panela velha com cuidado e devagar. Para acelerar o processo, você pode tocar nas paredes da panela.
  5. Considere cuidadosamente a raiz do ficus. Apenas raízes saudáveis ​​podem ser transplantadas. As áreas lesionadas podem ser cobertas com pó de carvão.
  6. Plante delicadamente a flor em uma panela nova.
  7. Polvilhe nas laterais com a quantidade necessária de solo.
  8. Molhe levemente o próprio solo, sem cair na planta, com água morna e sedimentada.
  9. Coloque ficus em uma sala iluminada e quente.

Todas as flores são úteis para transplante a cada 3-4 anos. Este é um pré-requisito para longevidade, saúde, crescimento e desenvolvimento de qualquer flor de interior. Na primavera e no outono, você precisa fazer uma cobertura para melhorar o crescimento e a saúde.

O processo de transplante de ficus em um novo vaso

Propagação de ficus

Ficus rubbery - atendimento domiciliar

Ficuses são de tipos diferentes - Borracha, Benjamin, Elástico, Lyrovidny, Binnedika. Cada variedade pode ser propagada de duas maneiras: por estacas e crescendo a partir de uma folha. Antes de iniciar o processo de cultivo de uma nova flor, os especialistas recomendam prestar atenção a alguns comentários:

  • escolha a estação quente - final da primavera ou verão é perfeito;
  • a planta recém plantada é colocada à sombra, porque não tolera grande quantidade de luz solar;
  • Antes de realizar as estacas, você precisa saber que brotos jovens não enraízam.

Propagação por estacas

Você pode usar estacas do meio da filmagem ou da parte superior. Para separar a haste da haste principal, é melhor usar uma lâmina afiada. É pré-esterilizado.

Você pode cortar qualquer comprimento da alça, mas a presença de um internode é um pré-requisito. Sem isso, uma nova planilha não poderá aparecer. O tamanho ideal da haste do ficus varia de 11 a 15 cm e pode conter de 5 a 7 folhas. Um caule pode se enraizar na água ou no solo.

O processo com o sistema raiz finalizado

O processo de reprodução na água:

  1. Lave cuidadosamente a borda do caule do suco leitoso em água fria corrente. Este suco pode impedir o enraizamento rápido de ficus.
  2. Mergulhe a ponta da alça em uma garrafa de água morna e clara. Os folhetos não devem tocar na água.
  3. Nesta posição, o pedúnculo deve ser de 2 a 3 semanas em um local ensolarado.
  4. Quando as primeiras raízes aparecem, a planta é transplantada para o solo preparado. Água levemente.

Após 3 semanas, o primeiro broto será visível. O apêndice que se prepara para o plantio pode ser colocado em uma panela alta com um pescoço fino.

Enraizando as mudas no chão:

  1. Como no caso anterior, a fatia do suco de leite é bem lavada em água corrente.
  2. Deixe a borda secar por 30-40 minutos.
  3. Vários furos são feitos em um copo de plástico.
  4. Plantada e coberta de terra até o pescoço. Para acelerar o enraizamento, você pode plantar um broto no solo adquirido - mistura do solo.
  5. A rega não é necessária. Tampa superior com um saco plástico.

As primeiras folhas aparecerão dentro de 3-4 semanas após o plantio.

Interessante saber!Se a reprodução foi realizada na primavera, no final do verão você pode transplantar a planta em um vaso maior.

Cultivo de folhas

Existem duas maneiras de cultivar um ficus completo a partir de uma folha:

  • crescer o sistema radicular na água;
  • terra imediatamente com o solo.

A primeira maneira de plantar adequadamente o ficus é a mais fácil e mais funcional. Nesse caso, o caule é colocado na água para não tocar na folha. Para um efeito rápido, você pode pingar algumas gotas de um acelerador de crescimento para ficus.

Após 2 semanas, as primeiras raízes começarão a aparecer. Plantá-los imediatamente não vale a pena. Eles podem não se desenvolver no solo, mas simplesmente apodrecer. Portanto, 1,5-2 cm da raiz deve ser cultivada e depois transplantada para o solo solto.

Folha enraizada na água

O segundo método leva mais tempo. Este método consiste em plantar apenas a folha cortada imediatamente no chão. Os cultivadores de flores experientes recomendam manter o caule em água com um ativador de crescimento por pelo menos 12 horas antes do plantio. Se não houver tempo para esperar, você pode adicionar o ativador em pó imediatamente ao solo.

A folha está embrulhada e levemente amarrada com fita ou linha. Uma vara de madeira é inserida no tubo formado como suporte. Mergulhe o talo no chão junto com o rim. Após 3-5 semanas, o enteado começará a se desenvolver.

Ficus: atendimento domiciliar

Como cuidar corretamente de ficus em casa? Esta flor adora calor, boa iluminação e solo constantemente umedecido. É fácil agradá-lo.

Como regar ficus

Ficus Benjamin - Assistência Domiciliar

O consumo de água do ficus varia de acordo com esses fatores: condições climáticas, estação do ano, idade das plantas, condições do solo, nível e fase do desenvolvimento, presença de doenças.

Interessante saber!Os floristas são aconselhados a regar o jovem ficus quando o solo secar 2 cm de profundidade. Como verificar? Ao toque. Basta mergulhar o dedo no chão: se o solo estiver seco, ele não grudará e este será o primeiro sinal de que é necessário regar.

No verão, a água restante, que o copo através da drenagem, é deixada na panela. No inverno, pelo contrário, o líquido é drenado.

Depósitos de poeira e sujeira em grandes folhas de ficus, após a rega, você deve sempre limpá-los.

A pulverização é uma maneira fácil de limpar as folhas.

Interessante saber!Na temporada de verão, grandes árvores de ficus podem ser pulverizadas do frasco de spray com água.

Top vestir

O rápido crescimento das plantas começa no início da primavera e continua até o meio do outono. Neste momento, o ficus é fertilizado a cada 15-17 dias. Você precisa alternar aditivos minerais e complexos. Assim, em um mês a flor receberá um e o segundo. Nas lojas de flores, uma enorme seleção de fertilizantes orgânicos para ficus.

É possível regar com vários tipos de aditivos apenas no solo, é proibido atingir a folhagem. Tais misturas podem deixar queimaduras no exterior da folha.

Não é recomendável alimentar apenas flores transplantadas ou novas. O solo contém uma quantidade suficiente de oligoelementos, o excesso só causa danos.

As flores jovens, durante seu crescimento ativo, são alimentadas com fertilizantes com alto teor de nitrogênio. Promove o paisagismo e a saturação da cor.

Preparações de inverno

Ficus é uma planta tropical usada para um clima quente e até quente. Os invernos rigorosos da Rússia são difíceis de suportar. Os cuidados nos meses mais frios do ano devem ser diferentes.

Durante o período de aquecimento, a umidade da sala diminui, o que pode afetar adversamente o estado geral do ficus. Para aumentar a umidade, um umidificador portátil é instalado na sala com a planta. Seu trabalho será útil não apenas para ficus, mas também para o homem.

O congelamento é um problema comum para os jardineiros no inverno. Todas as flores devem ser removidas do chão e movidas para os peitoris das janelas isoladas.

Ficus no peitoril da janela

Se a árvore for alta, o vaso com o solo é isolado. Para fazer isso, você pode colocar jornais, revistas, poliestireno. O objetivo é proteger as raízes do congelamento.

O rascunho é outra causa de morte da planta. O menor fluxo de ar frio pode ter um efeito prejudicial sobre o ficus.

Vale a pena prestar atenção que as folhas não tocam superfícies frias, o vidro das janelas. O resultado será torcer a folha, supuração e morte de toda a flor.

Doenças e pragas de ficus

Assistência domiciliar Hoya, doenças e pragas

Ficus não requer cuidados especiais. Mas em caso de não observância das regras acima, a flor pode murchar ou secar. Doenças do ficus podem ocorrer como resultado de cuidados inadequados, infecções por fungos e infecções por insetos.

Interessante saber!A infecção por fungos ou infecções deve-se principalmente às janelas abertas. Esporos de fungos carregados a favor do vento se depositam na folhagem e começam a destruí-la.

Pequena lista de doenças:

  1. Oídio - uma doença comum caracterizada por poeira branca nas folhas, que pode ser lavada com água e sabão. No estágio de desenvolvimento, a flor é completamente afetada e descarta as folhas.
  2. Cercosporose é uma doença fúngica. Um sinal de infecção são manchas marrons e pretas no lado errado da folha, e a causa é o aumento da umidade.
  3. A escama é um inseto que infecta e come plantas de interior.

Folhas afetadas pela cercosporose

Por que as folhas de ficus ficam amarelas

As folhas perdem a tonalidade verde natural pelas seguintes razões:

  1. Se as regras de iluminação não forem seguidas.
  2. Se o ar na sala estiver seco por um longo tempo.
  3. Queimadura solar.
  4. Falta de fertilizantes nutricionais. As folhas velhas ficam amarelas e as folhas novas caem.
  5. O solo está muito molhado. A flor é simplesmente inundada e as folhas começam a apodrecer.
  6. Nos ficuses, a folhagem pode ficar amarela - isso é normal.

Na maioria das vezes, basta eliminar a causa para que as folhas deixem de ficar amarelas.

Como cortar ficus para que fique fofo

Aparar ficuses ajuda a tornar a coroa bonita e volumosa. Como é uma questão delicada, todos os instrumentos utilizados devem ser estéreis. Antes de começar a formar uma coroa, você precisa estudar cuidadosamente a aparência geral do ficus.

Cortar brotos apicais estimula o desenvolvimento de botões laterais. Só precisa ser cortado acima da raiz, exatamente um caule jovem. Se a haste for grossa, é melhor cortá-la em ângulo.

O suco sairá da ferida, limpe-o com um pano úmido e limpo até parar. Depois polvilhado com uma fatia de carvão.

Importante!Não podar ao transplantar uma flor. Isso será muito grande e estressante para a planta.

Com cuidados adequados e de alta qualidade, o ficus dará folhas suculentas que irão decorar o interior, deliciarão os olhos e ajudarão em suas funções úteis. É o ficus que tem a capacidade de filtrar o ar, transformando-o em açúcar e aminoácidos. Portanto, não só dará prazer com sua bela vista, mas também trará muitos benefícios.

Pin
Send
Share
Send