Cuide da íris após a floração - quando você precisar podar as folhas

Pin
Send
Share
Send

As íris são uma decoração brilhante de muitos canteiros de flores. Entre os jardineiros, eles são procurados e populares. No total, existem mais de 800 espécies. Portanto, a escolha é difícil. As variedades mais comuns são japonesas e barbadas. As íris são plantas arbustivas. Principalmente fácil de cuidar. No cultivo, o principal é fazer a poda após a floração e o transplante a tempo. Na maioria das vezes, as flores passam por vários tipos de processamento. O que deve ser feito após a cultura da floração? Como cuidar no futuro? Mais detalhes abaixo no artigo.

As íris são flores incrivelmente bonitas. Eles adornam canteiros de flores, mas ao mesmo tempo requerem floração após a floração. Por exemplo, flores e caules devem ser removidos. No entanto, você deve ter cuidado com a poda da folhagem para não prejudicar as raízes.

Íris

Remoção de flores, caules e folhagens individuais

Durante a primavera e o verão, as íris devem ser podadas. Para remover partes secas de plantas, recomenda-se o uso de ferramentas especiais de jardim. Por exemplo, tesouras de poda ou tesouras com lâminas afiadas. Devido à poda de baixa qualidade, a planta pode ser severamente danificada.

Portanto, para remover flores murchas, é necessário aparar os pedúnculos. Mais especificamente: corte o receptáculo e o botão. Ao mesmo tempo, afastando-se 2 cm do botão selecionado. Quando a haste estiver completamente desbotada, ela deve ser cortada a uma altura de dois centímetros do solo. Os arbustos para flores secas devem ser verificados uma vez por semana. Isso é o bastante.

Importante! Botões ininterruptos não podem ser cortados.

Em seguida, surge a questão da remoção das folhas. Eles não devem ser removidos. Eles acumulam e conduzem nutrientes, bem como energia solar para as raízes. Isso será especialmente útil no inverno. Em particular, as folhas contribuem para a jardinagem de canteiros, desempenham o papel de decoração. A exceção são as peças amarelas e secas. Você precisa se livrar deles.

Como podar uma orquídea após a floração: opções em casa

Como você sabe, muitas raças se reproduzem dividindo rizomas. Este não é o único caminho. As mudas não são menos populares. Quando a floração estiver concluída, você deverá selecionar um botão e aguardar. Para o amadurecimento, o tempo é importante.

Sementes

Coleta e germinação de sementes

Após algum tempo, a maturação está concluída. Em seguida, você não deve ignorar o processo de abertura do óvulo. Pegue as sementes. Caso contrário, a planta irá descartá-los por conta própria.

Preste atenção! Na maioria das vezes, a íris, que é cultivada a partir de sementes, não possui todas as características dos pais. Portanto, é possível que a cor das pétalas seja diferente.

A regra principal ao germinar sementes é manter a temperatura. Deve ser espaçoso. O local onde os futuros brotos estão localizados é seco. Antes da semeadura, é melhor manter as sementes no frio e mergulhar por dois dias em água.

Flores como íris requerem cuidados após a floração. Com sua constante observância, os canteiros definitivamente agradarão aos olhos. Uma das perguntas mais populares é o processo de aparar íris. É necessário? Quantas vezes? Quão certo? Quando?

Preciso aparar íris desbotadas

Quando cavar avelã após a floração e como armazenar até o plantio

As íris desapareceram, o que fazer em seguida com elas, na realidade poucas pessoas sabem.

Afinal, essa é uma pergunta comum que atormenta os jardineiros. A resposta é simples: você precisa aparar a planta. A razão para isso é o amadurecimento das sementes, que logo começam a desmoronar. O processo é chamado de auto-propagação. Se esse fenômeno não for controlado, o gráfico desaparecerá rapidamente com as cores. Então toda beleza perderá seu significado.

Importante! Também é recomendado cortar brotos secos e sem brilho. Eles simplesmente estragam a aparência estética do canteiro. Além disso, eles consomem uma quantidade significativa de energia.

Quando cavar narcisos após a floração

As folhas de íris são uma parte importante da planta. Eles armazenam muitos minerais. Além disso, eles servem como um tecido condutor. Assim, por exemplo, energia solar e oxigênio entram na planta. Portanto, os especialistas não recomendam cortá-los no verão. Sem eles, a flor sofrerá e possivelmente congelará. O melhor período para a poda é o outono, algumas semanas antes das geadas.

Poda de folhas de íris

Quando e como podar íris no outono

Claro, você também precisa saber quando cortar íris.

O primeiro passo é determinar o outono da região em um determinado ano. O tempo de corte depende disso. Mais frequentemente, o processo ocorre no meio - no final de outubro.

Essa é uma medida que uma planta precisa, porque, se não for feita, insetos ou pragas depositam larvas e ovos. Então, na primavera, o canteiro estará em mau estado. O corte de folhas é recomendado na forma de um cone para que a água não se acumule. Caso contrário, a aparência do mofo, por exemplo, a flor comum - um tipo de molde, expresso por uma flor verde pálida.

Algumas variedades recomendam a poda de maneiras diferentes. Depende das condições em que a planta está localizada e de requisitos especiais. É por isso que muitos estão interessados ​​em quando cortar íris de várias espécies após a floração.

  • Exótico. Remoção da folhagem a meio caminho de todo o crescimento. Preferido em agosto.
  • Bulboso. É necessário remover completamente as folhas.
  • Rizoma. Aparar apenas quando necessário, por exemplo, peças amarelas e secas.

As íris respondem bem aos fertilizantes. Após sua introdução, elas florescem de maneira mais bela e esplêndida. O risco de doença é reduzido. Nesse caso, é importante selecionar corretamente substâncias orgânicas e inorgânicas. Por exemplo, essas plantas respondem positivamente aos fertilizantes à base de potássio, bem como aos fertilizantes com fósforo. É importante alimentar os canteiros a tempo. Por um ano, vale a pena fazer 3 curativos: 2 na primavera e 1 no outono.

Importante! Todos os fertilizantes são aplicados antes do início das geadas.

Tipos de fertilizantes para íris de flores exuberantes no próximo ano

Além disso, que tipos de fertilizantes devem ser introduzidos nas íris, dependendo da estação, sobre sua medida e necessidade.

Fertilizante de outono

Eles são trazidos em três semanas após a floração. Nesse caso, a flor já está em um estado de hibernação. Depois, há um crescimento de raízes jovens; portanto, é necessário o uso de cobertura durante esse período.

Íris de fertilizantes

No início de setembro, os canteiros de flores são fertilizados com composição de fósforo e potássio. Certifique-se de observar uma proporção de 3: 2. Também são necessários outros curativos: sal de potássio, superfosfato, aditivos orgânicos. Para 1 m², são necessários 55 g de superfosfato e 25 g de sal. É importante não esquecer as proporções, observá-las.

Preste atenção! É estritamente proibido alimentar íris com adubo fresco, pois isso provocará o aparecimento de fungos, outras bactérias e doenças perigosas, pelo que a flor definitivamente não receberá as substâncias necessárias. Em casos extremos, o húmus é adequado. Terá um efeito positivo na cultura. Primeiro deve ser diluído com água. Proporção: 1 kg de estrume por 10 litros de água.

Os fertilizantes acima não salvam de pragas. Nesta situação, basta pulverizar os canteiros com líquido de Bordeaux. Então eles estarão protegidos até a chegada da primavera.

Importante! O uso cuidadoso de fertilizantes ajudará a evitar as tristes conseqüências, incluindo danos causados ​​por vírus, insetos e bactérias.

Fertilizante de primavera

Na primavera, ocorre crescimento ativo. Para acelerar e manter, vale a pena introduzir fertilizantes.

A primeira alimentação ocorre imediatamente após o inverno, depois que a neve derrete. É necessário incluir o mesmo fósforo-potássio e fertilizantes nitrogenados. Suplementos de nitrogênio são especialmente necessários no período inicial. No entanto, eles devem ser administrados até julho. Sua necessidade é que a planta cresça mais forte, ganhe força e se prepare lentamente para a reprodução. Mas aqui as proporções variam um pouco e compõem 2: 3: 2,5. O principal é não alimentar demais os canteiros, caso contrário, o período de deposição de substâncias minerais virá - a engorda. Para flores, isso é repleto de consequências.

Para informação! Os fertilizantes com fosfato têm um lugar para estar se o solo estiver suficientemente bem aquecido. Caso contrário, isso levará à deposição de substâncias e, no futuro - envenenará o solo e a grama.

Para proteção especial contra insetos e outras pragas perigosas, os jardineiros recomendam encher o solo com cinza de madeira. O consumo é de 2 colheres de sopa. colheres em uma flor.

Rizomas de íris

Para essas plantas, assentos e divisões adequados são importantes. Mas para que finalidade é necessário um transplante? Essas flores podem crescer calmamente em um só lugar por 4-5 anos. Então as raízes crescem tanto que ficam amontoadas no solo. Os canteiros começam a desaparecer, quase não florescendo. Há uma acentuada falta de minerais e nutrientes. Obviamente, existem plantas que podem crescer até 10 anos em um só lugar. Estes incluem íris da Sibéria. Mas, ainda assim, a maioria não está adaptada a essas condições, portanto, o transplante desempenha um papel importante na íris.

Transplante de íris no outono

Uma das maneiras mais rápidas é transplantar com um pedaço de terra, mas existem algumas nuances aqui. Tais operações ocorrerão apenas com flores jovens, pois suas raízes ainda não tiveram tempo de crescer.

Para informação! Mas com plantas grandes esse truque não funciona, você pode simplesmente danificar as raízes ao cavar. Para não encontrar esse problema, é recomendável avaliar o sistema raiz com antecedência.

Transplante de raiz passo a passo:

  1. Desenterre o arbusto completamente, enquanto o faz o mais cuidadosamente possível, sem danificar o sistema radicular.
  2. Limpe as raízes do arbusto do chão. Em seguida, divida-o lentamente em pedaços grandes.
  3. Usando ferramentas afiadas especiais para separar ainda mais as raízes (até um ou dois links fundidos).
  4. Partes muito velhas ou podres do rizoma devem ser cortadas.
  5. Descasque completamente as raízes negras (como último recurso cortado).
  6. Segure as partes finais do arbusto em fungicida. Esta solução é capaz de desfigurar a superfície contra doenças.
  7. Corte as folhas (a uma altura de 15 cm). De preferência na forma de um ventilador.
  8. Transplante a planta no solo.

Íris no outono

Isso não é tudo. Os jardineiros recomendam se familiarizar com os recursos do plantio de raízes:

  • Secar as raízes tratadas. Digno de nota alguns dias antes do pouso.
  • Você pode transplantar essa cultura imediatamente após a floração. Não depende da época do ano. Este é principalmente o verão e o primeiro mês do outono. Neste ponto, as raízes geralmente já estão se fortalecendo.

Acima de tudo, flores como íris são adequadas para o solo que contém um pouco de argila e areia (barro). A argila hidrata perfeitamente a composição e a areia facilita e acrescenta friabilidade. Para adicionar leveza, adicionar turfa também é adequado.

Mas, quanto ao local, é recomendável pousar em um lado bem iluminado e quente. Íris não gostam de sombra.

Importante! As íris se sentirão muito bem no jardim, no local, mas aqui elas não se enraizarão na casa da cidade. Condições muito diferentes.

Ao desembarcar, um site deve ser preparado. As íris devem ser plantadas em uma pequena elevação. Eles não podem ser plantados em poços. A borda do rizoma deve sobressair 5 mm. Eles fazem isso para que fique completamente aquecido e não apodreça. Esta é a chave para os rins saudáveis ​​no futuro.

Preparação para o plantio da íris em campo aberto

Depois de ler o exposto, fica claro que as íris são transplantadas com mais frequência no final do verão. Como preparar o futuro solo e a própria flor?

A flor deve ser podada com cuidado. Como mencionado, uma vez por semana.

Importante! Um mês antes do transplante, é necessário interromper a alimentação.

Os fertilizantes devem ser introduzidos lentamente no solo. Por exemplo, cinzas (2 copos), um balde de húmus, superfosfato (cerca de meio copo) e um balde de areia. Em seguida, desenterre tudo. Regue periodicamente. Esse solo servirá como uma excelente base para um novo canteiro de íris.

Solo para íris

Preparação de fossas para íris

Precisa cavar um buraco. O buraco deve estar livre, um pouco maior que o rizoma. Depois de derramar um pouco de areia no fundo. Coloque a planta dentro. Espalhe cuidadosamente as raízes.

Entre os arbustos, você precisa observar a distância. Deve ter pelo menos 30 cm e, idealmente, 50 cm, portanto as flores definitivamente não interferirão entre si. Em seguida, o canteiro deve ser ligeiramente elevado. Afinal, as íris são aconselhadas a crescer nas colinas.

É necessário cavar uma cama com 80 cm de largura, também é permitido cavar alguns, mas observe a distância entre eles. Em seguida, pegue um ancinho e faça um deslize longo com uma pequena cavidade no meio. Em seguida, despeje a água, deixe descansar e deixe de molho.

Em seguida, você precisa contar com o tempo que as flores passarão nas cristas. Se for de 1 a 2 anos, você poderá deixar um espaço entre as plantas de 20 a 25 cm. Se planejar um período mais longo, a distância aumenta. Desde íris vai precisar de uma grande área com o crescimento das raízes.

Padrões de aterrissagem

Agora existem muitos esquemas de pouso. Aqui estão apenas os mais adequados para íris. Certifique-se de levar em consideração os recursos de sua estrutura, sem esquecer que seu crescimento ocorre em amplitude.

  • "Xadrez". O significado do assento é que você precisa plantar flores alternadamente, mantendo uma distância mínima de 40 a 50 cm.
  • "Depois". A principal característica é que todas as flores são plantadas em uma direção, formando um belo padrão com folhas. A distância é de 30 a 45 cm.
  • "Em um círculo." As plantas são plantadas ao redor. A distância necessária é de apenas 30 cm (de diâmetro).

Com os devidos cuidados e atenção, as íris podem criar uma composição extraordinária no canteiro. Eles parecem brilhantes e fáceis.

Preste atenção! Com o padrão certo, o plantio combina lindamente com papoulas, lírios, peônias e arbustos ornamentais. Cottage, sem dúvida, será transformado em sua presença.

Para este procedimento, você precisa cavar um buraco raso. Despeje um punhado de areia. É necessário manter a leveza do solo. Em seguida, coloque a planta na vertical, polvilhando-a com terra. Depois de um pouco de rega. Nas próximas duas semanas, regue uma vez a cada quatro dias. O processo de decomposição não deve ser permitido devido ao excesso de umidade.

Após o replantio a cada 5 anos. Fertilize três vezes ao ano.

As plantas plantadas devem ser batidas com uma camada de turfa ou terra comum. Isso deve ser feito apenas a uma temperatura estável de 4-5 ° C antes da primeira geada. Sob condições especialmente frias ou invernos sem neve, torna-se necessário cobrir os canteiros. Por exemplo, ramos ou folhas de abeto seco são adequados.

O principal é abrir o acesso ao ar fresco na primavera após a neve derreter, quando as plantas entram na fase ativa de crescimento.

Assim, essa cultura não é extravagante, não requer cuidados especiais. No entanto, para que o canteiro se torne apenas mais magnífico, algumas regras devem ser observadas. Então as flores irão encantar os olhos do jardineiro repetidamente.

Pin
Send
Share
Send