A manutenção adequada do jardim e a pulverização oportuna de árvores frutíferas na primavera de pragas e doenças ajudarão os residentes de verão a obter uma colheita generosa de bagas e frutos.
Tratamento de jardim primavera
Com o advento da primavera e o despertar da natureza, a atividade das pragas das árvores é ativada: elas comem brotos tenros e folhas jovens.
O controle oportuno das pragas é uma garantia de uma colheita generosa
Lagartas e insetos sugam sucos de plantas, causando danos irreversíveis. O campo está com pouca colheita, a morte de árvores frutíferas é possível.
Processo jardim primavera, executando os seguintes procedimentos:
- lavagem de fardos;
- cavar os círculos do poço - habitats de insetos nocivos;
- pulverizando arbustos e árvores.
O tratamento precoce é apreciado devido à falta de ovários e frutas, onde as toxinas podem se acumular.
Está disponível uma rica variedade de produtos biológicos e químicos para influenciar efetivamente os patógenos. Mas a maioria dos jardineiros prefere dispensar os métodos populares.
Procedimento essencial da primavera no jardim
É útil para os jardineiros iniciantes se orientarem quando pulverizam árvores na primavera, a fim de dividir o cuidado da primavera nas plantações em vários períodos. O tempo aproximado de pulverização de árvores de fruto na primavera é distinto:
- Até meados de março. Os jardineiros se preocupam em eliminar os parasitas que invernaram no córtex, as folhas retorcidas e os detritos das plantas até que os botões despertem. O processamento prematuro de uma árvore está repleto de consequências para a colheita.
- Abril - 1 e 2 décadas. Neste momento, os botões estão se formando ativamente. Não faz mal polvilhar árvores com estimulantes de crescimento para acelerar o desenvolvimento e impedir a queda dos ovários. Em abril, as plantas podem ser infectadas com uma infecção por fungos. O uso de ferramentas comprovadas resolverá o problema.
- Até 15 de maio. Dissolução de botões, floração de árvores e arbustos, aparecimento de ovários. Dificuldade para plantar frutas, porque alta vulnerabilidade a doenças. Os residentes de verão certamente observarão o estado das folhagens e galhos.
Calendário do jardim primavera
A ocorrência de manchas ou uma mudança de cor exigirá o estabelecimento de razões e a proteção urgente das plantações.
Queima bacteriana de árvores frutíferas, medidas de controle
Se galhos jovens secam nas plantas, aparece um exsudado branco como leite, que fica marrom no ar, os frutos são mumificados, é uma doença. No caso de queimadura bacteriana de árvores frutíferas, as medidas de controle e o sucesso são determinados pelo estágio em que a doença e a terapia por fitobolas são detectadas. Os medicamentos utilizados (do simples ao radical) dependem do grau de dano:
- A detecção dos primeiros sintomas é acompanhada pela remoção dos galhos e sua queima. Eles processam o local de corte com sulfato de cobre à taxa de 100 g de fundos por 10 litros de água ou 0,7% com sulfato de ferro, gastando 70 g em um balde de 10 litros de líquido.
- Azofos (solução a 5%) é eficaz, antibióticos: 50 μg / ml cada - Rifampicina, estreptomicina, gentamicina, cloranfenicol; 20 μg / ml - ácido nalidíxico, canamicina. Dilua a ampola / 1-2 comprimidos em 5 l de líquido. As doses são suficientes para 8 a 10 mudas jovens. A melhor época para processar as árvores é de maio a junho.
- Se a doença se manifestar durante o período de brotamento, o jardim é tratado três vezes com tetraciclina e estreptomicina (para 10 litros de fluido 1000 unidades) com um intervalo de 4-5 dias.
- Gentilmente processe a árvore com líquido Bordeaux (1%). O excesso de vitríolo é a causa de uma queimadura de folhagem. A proporção de pulverização é de 7-8 vezes com agentes contendo cobre (0,5-0,7%). Também é usado o Abiga Peak. São realizados 5 tratamentos com uma solução concentrada: 0,3-0,4% - para macieiras, para peras - 0,4-0,6%. Pulverizar a árvore é eficaz no início e durante a floração e no final.
Preparação da mistura de Bordeaux para pulverização
- Com uma lesão grande, os indivíduos arrancam e a queimam. Um procedimento semelhante aguarda plantios em um raio de 5 metros, apesar de sua aparência saudável. O torniquete existe para eliminar a infecção e não a espalhar pelo país. As ferramentas utilizadas devem ser higienizadas com formalina ou carbólico.
Uma queimadura bacteriana é mais fácil prevenir do que tratar. Tome medidas preventivas:
- combater possíveis fontes de infecção: espinheiro selvagem e árvores frutíferas, arrancando-as do local do jardim;
- pulverizar sistematicamente inseticidas no jardim para matar pragas e reduzir o risco de introdução de micróbios do lado de fora;
- inspecione regularmente o topo da árvore, folhas, galhos e brotos - diagnosticar a doença em um estágio inicial ajudará a derrotá-la.
Como lidar com a sarna
Os seguintes sintomas indicam crostas em árvores frutíferas:
- traços verde-claros nas folhas jovens que ficam menores no outono e escurecem sem tratamento;
- frutas verdes em uma árvore;
- queda de folhas no final de agosto;
- inchaço da casca de árvores, rachaduras e descamação;
- cessação do crescimento por brotações doentes e morte.
A doença afeta quase toda a parte aérea da árvore.
Casca de maçã e pêra
A pulverização química, que é apropriada no início ou no meio da primavera, antes do inchaço dos brotos, se houver uma temperatura mais estável, se opõe às fito-doenças. A segunda vez pulverizou na fase de brotamento. Então eles processam quando a árvore desbota ou as colheitas são colhidas. A condição da árvore determina o procedimento.
Lutar com êxito com a sarna dos seguintes meios:
- Mistura de Bordeaux. Pulverize a árvore com botões e na fase do "cone verde". Se necessário, reprocesse após a floração. Realize 1-3 manipulações durante a temporada. A solução é usada com sucesso contra a moniliose e manchas em plantas de pome.
- Baktofit. Durante a estação de crescimento, são realizados 3-4 tratamentos de árvores.
- Pico de Abiga. São realizadas 4 pulverizações com uma solução fungicida (0,4%) para o verão.
- Ágata-25k. O produto biológico é inofensivo para seres humanos, insetos benéficos e animais.
Métodos alternativos são eficazes no estágio inicial da doença. Pulverização útil com mostarda em pó. A solução é preparada em 10 l de água morna, onde a mostarda diluída em uma pequena quantidade é misturada.
Atenção! Árvores tratadas até meados de julho - você pode retardar o desenvolvimento da sarna.
Jardineiros experientes recomendam o uso de permanganato de potássio na luta contra a crosta. Muitas vezes, após o processamento, pequenas manchas permanecem nas folhas, o que não prejudica a árvore e desaparece imperceptivelmente.
Para a pulverização, são utilizadas uma solução salina e infusão herbal de rabo de cavalo.
Árvores floridas e pulverizadas
Antes de brotarem, as árvores são tratadas a partir da mariposa, crosta e manchas. Os especialistas aconselham o uso de 70 g de Karbofos, que são adicionados a 10 litros de água morna. É possível pulverizar árvores durante a floração? Ao florescer, é proibida a pulverização do jardim. O cuidado no plantio é reduzido à destruição de ervas daninhas e cultivo.
Ácido bórico para uma colheita saudável
A exceção é o ácido bórico, usado para tratar arbustos e árvores frutíferas na proporção de 15 g do medicamento por 10 litros de água.
Nota. A falta de boro leva a necrose, derramamento de folhas e deformação do fruto.
Como pulverizar árvores após a floração
Jardineiros estão interessados em como pulverizar árvores após a floração. Depois que as pétalas caem e o ovário é formado, as plantações são pulverizadas para adquirir resistência a fito-doenças.
Não se esqueça da destruição de carrapatos no inverno. A atividade da praga se manifesta no final da floração. Eles combatem um parasita com uma mistura, incluindo:
- enxofre coloidal (70%) - 80 g;
- sabão de alcatrão - 100 g;
- água - 10 l.
A pulverização é realizada em tempo seco. Se necessário, reprocesse. O principal é a pontualidade. Sal de potássio e uréia - isso é útil para tratar árvores após a floração.
Uréia no tratamento de primavera
A uréia é um fertilizante universal que alimenta o solo com nitrogênio, ajuda na batalha contra pragas do jardim. A pulverização com uréia de árvores e arbustos na primavera é uma prevenção confiável e segura.
A coroa é pulverizada quando a temperatura do ar é de +5 ° C. Antes da abertura dos brotos, os insetos em hibernação ficam inativos e podem ser processados.
Para uma nota. A uréia está além do poder de todas as pragas, no entanto, resiste com êxito a pulgões, gorgulhos, besouros de maçã e zumbido.
As árvores frutíferas são pulverizadas com uma solução preparada a partir de 600 g de uréia por 10 litros de líquido quente. O consumo do medicamento - para 10 m² de jardim, você precisará de 2,5 litros de uréia dissolvida.
A produtividade é caracterizada pela pulverização de árvores frutíferas que estavam doentes ou foram atacadas por parasitas no ano passado.A ureia protegerá contra:
- crosta;
- queimadura monilial;
- didimelle.
Uma solução de uréia inibe o desenvolvimento de bactérias, que perdem a capacidade de se reproduzir. A pulverização precoce antes da propagação da infecção é apreciada.
Uréia ou uréia
Para proteger as árvores da doença, você precisará diluir 0,5 kg de grânulos em 10 l de líquido. A suspensão é adequada para pulverizar folhas de opala antes do inverno, para proteger as árvores e seu sistema radicular da geada.
Vitríolo azul e árvores de pulverização
O sulfato de cobre é usado no cultivo de uma horta em qualquer estágio da vegetação de árvores frutíferas. Somente no estágio de floração é proibido o processamento de árvores.
As seguintes concentrações de sulfato de cobre são:
- Queimando. A proporção de sulfato de cobre na solução é de 3-5%. Para preparar o líquido desinfetante, 300-500 g de sulfato de potássio em pó são diluídos em 10 l de água. A solução é usada para desinfetar o solo em canteiros desprotegidos ou em estufa, para eliminar mofo nas estruturas de madeira. A solução de incineração não é usada para o processamento de culturas.
- O tratamento e a composição profilática contêm sulfato de cobre (0,5-1%). A mistura é preparada a partir de 10 1 de água, na qual são misturados 50-100 g de preparação de cobre. A solução resiste a infecções fúngicas: antracnose, manchas, coccomicose, crosta, septoria, cacheados, podridão. O sulfato de cobre conduz o tratamento de feridas nos troncos e processos da árvore.
Vitríolo azul no jardim
- A mistura de alimentação e profilática inclui sulfato de cobre em um volume de 0,2-0,3%. Para fazer uma suspensão, você precisa de 20 a 30 g de pó em um balde de 10 litros de água. O uso da composição é apropriado se forem manifestados sintomas de falta de cobre nas árvores: clorose da folhagem, torção das pontas, perfilhamento forte. A droga é usada como medida preventiva para pulverizar o jardim durante o verão.
Como resistir a pragas de jardim
Ácaro aranha
Os ácaros das árvores vivem na parte inferior da folha, sugando a seiva. A necrose é formada na parte superior do folheto em locais perfurados - manchas de células moribundas de cor amarela, esbranquiçada ou marrom. A colônia de pragas se assemelha à placa no lado errado da folha.
Para controlar pragas, use o método químico. Ao tratar com acaricidas, não se pode prescindir de um pulverizador e respirador, roupas de proteção e luvas para minimizar o risco de intoxicação. Use herbicidas aprovados pelo Rosselkhoznadzor:
- Sunmight e Apollo;
- Flumayt e Nisoran;
- Oberon e Floromight.
Precauções para pulverizar árvores com acaricidas
Entre os jardineiros, receitas populares para decocção de ervas, infusões para pulverizar árvores infectadas de ácaros são populares:
- Dente-de-leão. Preparado a partir de 0,5 kg de ervas picadas, que são adicionadas a 10 l de água e insistidas por 4 horas.
- Calêndula 400 g de matéria-prima são misturados com 4 l de líquido, incubados por 5 dias.
- Datura. Para o caldo, você precisará de 1 kg de grama seca (você pode substituí-lo por 3 kg de fresco), que é derramado com 10 litros de água fervente. Fique 24 horas
- Celandine. Uma pitada de grama seca é derramada com água fervente, insista um pouco.
- Alho, cebola. Serão necessários 200 g de casca por balde de líquido, que é permitido infundir por um dia.
- Yarrow. 500 g de matéria-prima seca preparam 10 l de água.
Para derrotar o besouro da casca
Se besouros de casca são enrolados em peras ou macieiras, isso é sinalizado:
- aberturas ovais ou arredondadas na crosta - movimentos de vôo;
- montes de farinha de madeira marrom ou branca perto dos movimentos;
Importante! A cor da farinha testemunha o “registro temporário” do besouro da casca: marrom - recentemente assentado, branco - há muito tempo, trabalhando profundamente dentro da madeira.
Aplique inseticidas de besouros de casca que penetram profundamente nos tecidos das plantas após a floração:
- Confidor Extra;
- Arrivo
- Bitoxibacilina;
- Pirinex.
Com a penetração profunda do besouro da casca profundamente no tronco, a seringa é usada. O método envolve a introdução de uma seringa química nos orifícios de ar:
- Tanrek;
- Confi Maxi;
- Calypso.
A injeção da solução é acompanhada por um endurecimento dos orifícios com verniz de jardim.
Método de extrusão
Para evitar a invasão de besouros na horta, são observadas medidas preventivas:
- oportunidade de limpeza e formação adequada da copa das árvores frutíferas;
- remoção de galhos aparados;
- realização de pulverização preventiva com inseticidas após a floração de peras e macieiras;
- desenraizamento e queima de árvores afetadas;
- ajuste do regime de rega e reposição de árvores de fruto;
- branqueamento de galhos esqueléticos e troncos de árvores;
- mantendo os círculos limpos.
Cinto de caça DIY para árvores
Cinto de caça DIY para árvores refere-se a produtos eficazes de controle de pragas que primeiro descem para a pupação e depois sobem na árvore em busca de alimento:
- moscas-brancas e flores de maçã;
- gorgulhos e carrapatos;
- pulgões e lagartas;
- bukarki e ganso.
Existem variedades de cintos de caça:
- seco
- venenoso;
- pegajoso.
Cintos de caça a seco
A amostra é fácil de fazer de várias maneiras. O dispositivo mais simples é uma fita de funil. O design é semelhante a um funil com efeito de retração. As pragas que se arrastam para dentro do buraco não se arrastam para fora dali. Caseiro é feito simplesmente:
- Pegue uma folha de papel ou papelão, com uma espessura de 15 a 20 cm, enrole em torno de um tronco de árvore a uma altura de 0,5 m. O pescoço de entrada para insetos é largo, o final é estreito.
- A parte superior da saia é amarrada com barbante ou coberta com argila / plasticina.
Cinto de caça seco
Armadilha de veneno
A fixação do cinto de caça venenoso às árvores cai ao pé do tronco. Produtos químicos não podem penetrar nas raízes e entrar na coroa. O cinto oferece 100% de eficiência: pragas que sobem no interior, morrem por fumaça tóxica. Ideal para macieiras - bloqueia o caminho das lagartas para o fruto. Tecnologia de fabricação:
- pegue uma aba de papel, forro de poliéster, estopa, fiapo com 20 a 25 cm de largura;
- impregnar o material com um inseticida e prendê-lo ao tronco da árvore a uma altura de 0,5 m do solo para obter uma saia;
- para evitar o desgaste do veneno, a parte superior do cinto também é envolvida com um filme.
Cinto pegajoso de caça
O cinto é usado junto com outras armadilhas, mas às vezes é definido separadamente. Ele lida bem com formigas, insetos, lagartas. Para armadilhas de velcro, você precisará de:
Armadilha pegajosa
- Papel Kraft cobrindo o tronco da árvore ao redor da circunferência (largura - 20-25 cm);
- cola não-seca, alcatrão / alcatrão, com a qual é manchada a lateral do cinto;
- fixando a armadilha com o adesivo voltado para cima e encobrindo as possíveis passagens abaixo e acima da armadilha adesiva.
Pulverizar o jardim no início da primavera ajudará os residentes de verão a obter uma rica colheita de frutas e bagas. É importante não perder o tempo de processamento e usar herbicidas, produtos biológicos ou remédios populares adequados.