A flor da peônia recebeu o nome específico em homenagem ao personagem mitológico da Grécia antiga, o nojento e maligno Pean, que curou os deuses olímpicos. O nome da variedade Paeonia Bowl of Beauty traduz como "tigela de beleza".
Breve informação
Incrivelmente bela peônia chinesa, Bowl Of Beauty, foi criada em 1949. As flores grandes, com um diâmetro de até 20 cm, têm uma cor rosa-lilás, no centro são estaminodia amarelo claro. Folhas de cor esmeralda têm um brilho característico.
Tigela de peônia de beleza ao ar livre
Para essas plantas amantes da luz, solos ricos e férteis de umidade média e boa drenagem são adequados. Lugares ensolarados são considerados favoráveis à floração, no entanto, as plantas toleram uma leve sombra.
Uso em paisagismo
A variedade de flores com leite Peony Bowl Of Beauty está perfeitamente adaptada no jardim, entre outras plantas, adequada para bordas e canteiros de flores em jardins e chalés urbanos. Com a ajuda de peônias, você pode fazer uma cobertura informal. No jardim, recomenda-se que as plantas sejam plantadas ainda mais a partir de árvores e arbustos. A flor encantadora combina bem com rosas, íris e outras plantas perenes.
A abundante floração e beleza de botões requintados, um aroma delicioso agrada a muitos fãs. Arbustos pitorescos se encaixam perfeitamente em canteiros, eles não são menos bons em performances solo. O esplendor da floração é complementado por uma folhagem não menos decorativa.
Paisagismo em um local de jardim: uma cobertura pode ser criada a partir de peônias
Plantas despretensiosas são fáceis de cuidar, e é por isso que os cultivadores de flores gostam disso.
Vantagens da variedade Peony Bowl of Beauty:
- adequado para qualquer estilo;
- permite criar conjuntos com flores luxuriantes;
- despretensioso;
- não cria dificuldades ao sair;
- tolerante à seca;
- resistente ao frio;
- durável.
A única desvantagem é que o aroma é fraco, quase imperceptível. A tigela de beleza de peônia é melhor estabelecida em um clima fresco e temperado, pois pode suportar baixas temperaturas. Estudos demonstraram que a flor pode tolerar geadas de até -40 ℃. Essa qualidade anula a possibilidade de morte da planta. A boa tolerância à seca agrada a todos com sua vista extraordinariamente bonita, mesmo nos dias mais quentes.
Cultivo e plantio
A melhor época para plantar é o início do outono. Durante esse período, as mudas terão tempo para se estabelecer no solo antes do inverno. No primeiro ano após o plantio, eles não florescem; às vezes pode levar até 2 anos para obter flores espetaculares.
As mudas de peônia são escolhidas saudáveis, sem sinais de qualquer doença.
As peônias que planejam transplantar devem ter mais de 5 anos de idade. O arbusto adulto é desenterrado por todos os lados, puxando cuidadosamente o rizoma da cavidade e sacudindo a terra aderente. Você pode enxaguar com água. Isso é necessário para que os rins sejam perceptíveis. As plantas respondem mal ao transplante, então você precisa escolher um local para o plantio com muito cuidado.
Preste atenção! A beleza da peônia adora solos úmidos férteis e ricos em húmus. Os arbustos requerem uma boa drenagem. A acidez (pH) deve ser neutra. Se a terra for pesada ou arenosa, você precisará enriquecê-la com composto.
Para que as plantas floresçam bem, as peônias amantes da luz precisam de muita luz solar, pelo menos por seis horas os arbustos devem recebê-la. Portanto, as peônias estão especialmente satisfeitas com a abundância de botões exuberantes em locais ensolarados. Um pouco de sombra ao meio-dia ajuda as flores a durarem mais.
Descrição do pouso passo a passo:
- Cavar um buraco com cerca de 50 cm de profundidade e o mesmo diâmetro.
- Adicione uma camada de composto ou húmus.
- Coloque a raiz para que os olhos fiquem voltados para cima e endireite-a.
- A raiz deve ser colocada 5 cm abaixo da superfície do solo.
- Encha o buraco com terra, certificando-se de que ele não cubra a raiz mais fundo que 5 cm.
- Tamp e água abundantemente.
Peônias são propagadas de duas maneiras a partir de sementes e dividindo o mato. O mais preferido é o último método. Quando propagada por sementes, a floração das peônias ocorre antes de 5 anos. Essa é a principal desvantagem deste método. Geralmente é usado pelos criadores ao criar novas variedades.
Nota! Para a germinação das sementes, é preciso ter paciência especial, pois esse é um processo longo, pois as primeiras mudas aparecem apenas 1 ano após a germinação.
O material de semente coletado é plantado em canteiros a uma profundidade de 5 cm e, com esse plantio, é fornecida estratificação em duas etapas. O primeiro estágio é quente (15-30 ℃), o segundo estágio é frio (5-10 ℃). Após esse tratamento, a parte principal brota na próxima temporada, o restante em um ano. Para a semeadura no inverno, você precisa de uma almofada de aquecimento com um controlador de temperatura e um recipiente com areia. Os pratos com as culturas são colocados no queimador e gradualmente aquecidos até 30 ℃ durante o dia e 15 ℃ à noite.
O tempo de coleta das sementes começa em meados de agosto e dura até meados de setembro.
Esse processamento é realizado dentro de um mês e é necessária a pulverização regular. Depois que as raízes aparecem nas sementes, elas avançam para o segundo estágio. Para isso, a semente é transferida para outro recipiente com uma substância fértil até que as primeiras folhas apareçam, mantendo uma temperatura de 5-10 ℃. A etapa final continua à temperatura ambiente e umedecimento regular. Em seguida, os brotos são movidos para um local permanente.
Cuidados com as plantas
A variedade Bowl Of Beauty é cultivada da mesma maneira que qualquer outra peônia, as regras de atendimento não diferem das básicas.
Para uma floração exuberante todo outono, recomenda-se cobrir a terra com adubo. As plantas se desenvolvem lentamente, mas possuem um sistema radicular poderoso. É ela quem fornece uma floração tão incrível.
É importante saber! No tempo seco, as peônias precisam ser regadas 1 vez por semana. Uma peônia adulta precisa de pelo menos 10 litros de água.
Como todas as plantas, as peônias precisam de curativos. Antes da floração, será útil alimentar os arbustos com fertilizantes nitrogenados e potássicos. Depois que os botões secam, a formação dos botões requer fertilização com potássio e fósforo.
Recomenda-se que o primeiro curativo após a floração seja realizado com fertilizantes orgânicos. Verbasco é adequado para este fim. Ao redor da bucha, é feita uma ranhura circular e uma solução é derramada na proporção de 1:10.
Outro curativo radicular é realizado no final do verão (agosto) usando fertilizantes minerais complexos. No outono, as peônias não precisam de nitrogênio, uma composição de fósforo-potássio é adequada.
Após a floração, pode ser realizado o adubo foliar. É realizada pulverizando o arbusto em clima seco com uma solução de oligoelementos. Agricola é adequado: 5 mililitros da mistura são dissolvidos em 1 litro de água.
Após fortes chuvas ou rega intensa, uma crosta se forma na superfície do solo, o que dificulta o ar atingir as raízes. Para evitar que isso aconteça, realize um afrouxamento. O procedimento remove arbustos de vizinhos indesejados como ervas daninhas.
Para facilitar sua vida, os jardineiros cobrem o solo ao redor das plantas. Como cobertura morta, grama, serragem ou húmus são usados.
Período de floração
Começa a florescer no final da primavera e início do verão. A fase ativa da floração dura de 7 a 10 dias. A planta tem uma altura de 60 a 90 cm, as folhas permanecem atraentes durante todo o verão até as geadas.
Peônia gramínea tigela de flores de beleza com um chapéu fofo
Após a floração, os elementos nutricionais são depositados nas raízes subordinadas. Essas reservas ajudam a desenvolver o sistema de solo na primavera do próximo ano. Além disso, os rins se desenvolvem durante esse período.
Peônias após a floração
Depois que as peônias desbotam, o arbusto é restaurado e está se preparando para o inverno. Ele colocou rins, dos quais novos rebentos devem aparecer no próximo ano.
Informações adicionais! Todas as inflorescências secas são removidas da planta. Além disso, o arbusto agrada com vegetação abundante durante todo o verão. No outono, depois de seco, é simplesmente cortado.
Solo molhado ajuda a estabelecer botões de flores. O procedimento de rega não deve ser negligenciado, para não estressar os arbustos de peônia. O solo seco contribui para a formação de rins enfraquecidos. Isso levará ao fato de que no próximo ano a planta não florescerá em abundância. A rega é especialmente importante quando o tempo está seco.
As plantas não toleram o transplante, para elas é muito estresse. Portanto, não é recomendável executar este procedimento sem necessidade especial. O transplante de um arbusto grande é permitido (pelo menos 4-5 anos).
Um passo importante é a poda após a floração. Quando é melhor fazê-lo, depende do clima. A principal diretriz é a temperatura do ar. Após as primeiras geadas, os caules das peônias começam a morrer: é hora de podar. A parte acima do solo é removida das plantas. Após o corte, as hastes devem sobressair a uma altura de 2-3 cm.
Recomenda-se que as plantas cortadas sejam coletadas e enviadas para um poço de compostagem (queimado). É impossível cobrir plantas com topos cortados para o período de inverno - os caules são um terreno fértil para a propagação de pragas.
Nota! A poda precoce durante o outono quente e prolongado pode levar ao crescimento prematuro das mudas. Esse fenômeno é desastroso para as peônias.
Preparar peônias para o inverno é cobrir a terra ao redor dos arbustos. Uma camada de húmus ou turfa é adequada. A espessura da cobertura depende das condições climáticas. Nas regiões com clima temperado, basta 10 cm e nas regiões com invernos rigorosos, é possível aumentar a espessura da camada para 20 cm.
Doença
Raízes podem danificar nemátodos da vesícula. Além disso, formigas, pulgões e bronzes atacam as plantas. É importante reconhecer e eliminar doenças a tempo:
- ferrugem
- podridão cinza;
- oídio;
- Doença de Lemoine;
- mosaico de folhas
Pequenos sinais de atenção à planta no próximo ano permitirão que você espere uma floração chique. Eles têm uma aparência elegante, às vezes até oficial. O principal é monitorar regularmente sua condição a tempo de tomar medidas para eliminar sinais de doença.