Ciclâmen de sementes - como crescer em casa

Pin
Send
Share
Send

O cíclame é uma planta popular que os produtores crescem cada vez mais em casa. As variedades mais populares são europeias e persas. A cultura da sala cativa com flores incríveis que se tornarão uma decoração real da sala. A variedade persa de ciclâmen agrada à floração abundante nos meses de inverno, o que é sem dúvida uma vantagem. Abaixo, há informações que ajudarão você a se familiarizar com os recursos do cultivo e tratamento de flores.

Descrição do produto

O cíclame (escória / violeta alpina) é considerado o membro mais espetacular da família Mirsinovy. Os especialistas distinguem cerca de 20 variedades de plantas perenes. Uma planta herbácea é distribuída no território do nordeste da África, Somália, Irã e Espanha.

Segundo a lenda, o ciclâmen traz felicidade ao seu dono

As placas das folhas pintadas em tons de verde escuro são naturalmente dotadas de uma forma em forma de coração. A folhagem está localizada em pecíolos, cujo comprimento chega a 30 cm Na superfície da massa verde, você pode ver um belo padrão de tonalidade cinza-prata.

As flores de uma cultura herbácea perene se distinguem por sua nitidez, curvatura e incríveis pétalas com franjas, criando a impressão de um bando de borboletas exóticas. As flores podem ser pintadas em vários tons:

  • branco
  • marrom;
  • roxo
  • vermelhos;
  • vermelho escuro;
  • rosa.

O período de floração dura 90-105 dias. Dependendo da variedade cultivada e de quais condições internas foram criadas para ela, a floração começa a agradar o proprietário em outubro ou mais perto do inverno.

É possível cultivar ciclâmen a partir de sementes em casa

Ciclâmen da floresta e outros tipos de ruas: jardim, trança, mistura

É muito difícil cultivar ciclâmen / pano de saco em casa. A planta precisa criar condições favoráveis ​​ao crescimento e desenvolvimento. Especialistas no campo da floricultura desenvolveram uma série de recomendações que ajudarão a cultivar violetas alpinas a partir de sementes.

  • O estoque de plantio precisa de pré-plantio.
  • É melhor comprar solo para plantar sementes em uma loja especializada.
  • Tanques com culturas precisam ser colocados em um peitoril bem iluminado perto de arbustos adultos.
  • O solo em vaso deve ser sistematicamente umedecido.

Seguindo as recomendações listadas acima, você pode cultivar porcaria a partir de sementes.

Onde obter as sementes, como elas se parecem

As sementes para plantio são melhor compradas em uma loja de jardinagem. A germinação das sementes dependerá não apenas do produtor, mas também do lote específico.

Ciclâmen persa - cultivo e cuidados

O material da embalagem deve refletir informações sobre o fabricante, o nome da variedade de culturas herbáceas perenes e uma fotografia do ciclâmen durante a floração. Depois de se familiarizar com essas informações, você pode entender a qualidade do produto e reconhecer a variedade de coisas sem sentido.

Preste atenção! O ciclâmen das sementes em casa pode florescer menos abundantemente do que os arbustos que foram comprados no viveiro.

Espetacular cultura de flores

Método de polinização artificial, como obter sementes de outra flor

As flores são difíceis de reproduzir em casa. No entanto, muitos jardineiros ainda recorrem à divisão do tubérculo. Além disso, a cultura interna pode ser propagada por sementes. Um ciclâmen a partir de sementes não agradará em breve o seu proprietário com flores.

Para obter sementes de violetas alpinas de alta qualidade, vale a pena usar a polinização cruzada. Para fazer isso, você precisa de uma escova macia com a qual o pólen é retirado das flores de alguns arbustos e transferido para os estigmas dos pistilos de outros. Se houver apenas um arbusto ciclâmen na casa, o pólen é transferido de uma flor para o estigma de outra. O procedimento deve ser repetido pelo menos 3 vezes.

A polinização cruzada é melhor realizada de manhã em um dia claro e ensolarado. Isso permitirá a rápida formação de ovários. Durante esse período, é aconselhável alimentar as plantas. Para esse fim, os fertilizantes fósforo-potássio são adequados, para os quais você precisa combinar:

  • 5 g de superfosfato;
  • 2,5 g de sulfato de potássio;
  • 5 litros de água.

Após a polinização manual, vale a pena esperar o período de floração para concluir e coletar as caixas com as sementes formadas. As sementes podem ser coloridas em:

  • tons de marrom escuro;
  • tons de marrom-laranja.

Cada semente parece uma pequena bola esvaziada que perdeu sua forma. As sementes de ciclâmen são encontradas em formações de brotos que se parecem com recipientes redondos. Eles surgem em lugares onde havia flores.

Importante! É inaceitável realizar a secagem do material das sementes após a coleta, pois isso pode afetar adversamente a germinação.

Quando começar a semear

Por que o ciclâmen não floresce: as principais causas e métodos de ressuscitação

Ao propagar sementes de ciclâmen em casa, vale a pena escolher o momento certo para o plantio. Especialistas em floricultura acreditam que é melhor plantar sementes no final do inverno ou no início de março.

Se os contêineres com plantio não forem realizados em uma sala fria, o tempo de semeadura pode não ser respeitado. No entanto, dada a especificidade da cultura herbácea, ainda vale a pena pousar, não se desviando muito dos cronogramas recomendados pelo especialista.

Cíclame: cultivo de sementes e atendimento domiciliar

Como cultivar ciclâmen em casa para agradar a uma floração longa e abundante? É importante não apenas plantar adequadamente o material das sementes no solo, mas também cuidar adequadamente das mudas.

Preparação de solo e material

Antes de prosseguir com o plantio de sementes, vale a pena preparar as sementes. Para isso, é necessário encher o material de plantio com solução de açúcar a 5%. Sementes pop-up sem arrependimento podem ser jogadas fora, e as que pousaram na superfície do fundo do recipiente serão necessárias para o plantio. Após a extração das sementes da solução açucarada, elas devem ser mantidas por 24 horas em um dos meios:

  • Solução de Epin;
  • permanganato de potássio;
  • Zircão

Antes de plantar o ciclâmen, vale a pena encher o recipiente com solo leve. Se necessário, você pode preparar o substrato independentemente, combinando uma pequena parte do solo da folha e turfa ou vermiculita e turfa. Além disso, o substrato pode ser preparado a partir de:

  • terra de folha - húmus de placas de madeira;
  • turfa ou solo de turfa;
  • Areia sem argila.

A areia é cuidadosamente lavada e limpa de componentes desnecessários, como lodo ou pedaços de argila, conchas. A areia dilui o solo e evita que se acumule, facilitando assim a penetração de oxigênio no solo.

Preste atenção! O cultivo de ciclâmen a partir de sementes é um processo muito fascinante, que mesmo jardineiros inexperientes podem manipular, se desejado.

Antes de derramar a mistura do solo no recipiente, você deve primeiro calciná-la.

Cada um dos componentes da mistura do solo deve ser misturado em uma quantidade razoável. Muito componente ou fertilizante pode afetar adversamente a estrutura das sementes e reduzir as chances de emergência.

É inaceitável adicionar componentes ao solo que continuem a apoiar o processo de decomposição. Nesse contexto, inicia o processo de evolução do calor subterrâneo, devido ao qual as sementes podem "queimar".

Sementes

A capacidade de plantio não deve ser volumosa, pois as plantas precisam de transplantes frequentes. Ao plantar sementes em vasos de plástico, você deve tomar cuidado para fazer furos na superfície do fundo do recipiente com unhas quentes. Para este fim, a unha é mantida por cerca de 30 segundos sobre o fogo. Você pode segurá-lo com um alicate, o que permitirá evitar queimaduras. O fundo da panela é perfurado por uma unha quente em vários lugares.

Uma camada de drenagem é derramada sobre a superfície inferior, cuja espessura atinge 2 cm. Espuma ou argila expandida são perfeitas como drenagem. Depois disso, uma camada de mistura de terra (cerca de 7 cm) é derramada na panela. O solo é abundantemente umedecido.

Desembarque de sementes no solo

A seguir, é apresentado um processo passo a passo de plantio de sementes de porcaria.

  1. As sementes de ciclâmen devem ser semeadas na superfície do solo úmido.
  2. Uma pequena camada de solo deve ser derramada sobre o material de plantio.
  3. Para que as sementes germinem, é necessário colocar uma panela no parapeito da janela perto de arbustos adultos de violetas alpinas.
  4. O recipiente é coberto com uma camada de filme (opaco). A temperatura na sala deve estar dentro de + 22 ... +25 graus. O cumprimento do regime de temperatura acelerará o processo de germinação das sementes. Quando a temperatura cai abaixo de +18 graus, o material de plantio começará a apodrecer no chão.
  5. O filme deve ser removido sistematicamente da panela para ventilação e a mistura do solo deve ser umedecida.
  6. Brotos aparecerão em breve, que são pequenos nódulos, dos quais se desenrolam laços de brotos com a presença de pétalas. Os loops são pintados em tons roxos brilhantes.

Preste atenção! É importante controlar o estado da camada superior da terra - ela não deve secar. É por isso que os cultivadores de flores recomendam regar todos os dias, mas usam menos água. Ao mesmo tempo, a estagnação da água deve ser evitada.

Como plantar ciclâmen de outra maneira? Alguns jardineiros recomendam, depois de plantar as sementes na mistura do solo, transferir a panela para uma sala sombreada, que praticamente não recebe luz solar.

Quando brotos aparecem, podem surgir problemas. A casca das sementes não pode ser removida, o que não permite que a folha se desdobre completamente. Como regra, após um certo período de tempo, o problema resolve por si só. Em alguns casos, pode ser necessária assistência. Para este fim, será necessário cobrir os brotos com uma compressa de algodão umedecida por 60-90 minutos. Depois disso, a semente é bem umedecida. Agora você pode remover a casca com uma pinça sem danificar o broto.

Brotos de cíclame

Apresenta cuidados com mudas

As sementes de violeta alpina são caracterizadas por germinação lenta. Vale a pena ter paciência e umedecer sistematicamente a mistura do solo, remover o filme para fins de ventilação.

Antes da emergência, vale a pena molhar o solo com o pulverizador. O solo após o procedimento de umedecimento deve ser úmido, mas não úmido.

Preste atenção! Para evitar apodrecer os tubérculos devido ao alagamento, você pode preencher a água para irrigação na panela. A temperatura do fluido de irrigação deve ser a temperatura ambiente.

O surgimento de mudas deve ser esperado em 30 a 45 dias após o plantio das sementes. Assim que as mudas aparecem, o filme é removido e a panela é exposta ao local mais iluminado pelos raios do sol no apartamento. A temperatura pode ser reduzida para 20 graus.

Assim que três placas de folhas tiverem tempo para se formar nas mudas, vale a pena ajuntá-las em recipientes separados. Para o transplante de mudas, vale a pena usar uma mistura de solo auto-preparada, que consiste em:

  • solo de folha;
  • turfa;
  • uma pequena quantidade de areia.

Após a colheita, recomenda-se polvilhar os tubérculos com uma camada de solo. Após 7 dias, você pode adicionar fertilizante de flores ao solo. Os floristas recomendam o uso de curativos:

  • Solução a 0,2% de sulfato de amônio;
  • Nitrato de potássio a 0,1%.

Após vários meses de cultivo de mudas, você pode plantar cada arbusto em um vaso separado. Levará 14 a 16 meses após o plantio das sementes para aguardar a primeira floração.

Recomendações sobre o momento do mergulho

Os especialistas recomendam seguir as regras do mergulho, que são apresentadas abaixo.

  • A realização de 1 palheta deve ser realizada no momento em que uma placa de 2-3 folhas for formada nos arbustos. Em uma panela, você pode colocar várias mudas de uma só vez.
  • A segunda escolha pode ser realizada após 6 meses. As mudas são colocadas em recipientes separados, cheios de terra solta.

Preste atenção! Durante a segunda coleta, vale a pena deixar a terceira parte do tubérculo no subsolo.

A violeta alpina precisa de rega sistemática

Possíveis problemas ao cultivar uma flor

O cíclame é uma cultura decorativa que prefere moderação em tudo. O aumento da temperatura na sala, o uso de água fria ou muito quente para irrigação, o ar seco pode provocar o desenvolvimento de várias doenças.

  • No contexto de rega inadequada e temperatura ambiente muito baixa, o período de floração pode ser significativamente reduzido.
  • A temperatura muito alta na sala e o alagamento do solo fazem com que as folhas apodreçam. Além disso, ignorar o regime de temperatura pode causar tripes de flores. A parte superior das lâminas adquire tons marrom-acinzentados.
  • No contexto de alta umidade, o perene pode ser afetado pela podridão cinzenta.
  • Derrote arbustos com carrapatos. A invasão de parasitas é indicada pelas partes extremas onduladas da folhagem.

Importante! Se a violeta alpina é danificada por parasitas, vale a pena tratar as plantas com inseticidas e transferir os vasos de flores por um tempo para uma sala fria.

Flor brilhante

<

O cíclame é uma planta incrível que encanta seu proprietário com flores abundantes e muito brilhantes. Usando o processo passo a passo para cultivar violetas alpinas a partir de sementes, você pode cultivar arbustos de maneira independente em casa.

Pin
Send
Share
Send