A garganta do saxifrage é mais conhecida como uma planta selvagem que atrai a atenção principalmente devido às suas propriedades curativas. No entanto, este arbusto é cultivado para fins decorativos em casa.
Como é a coxa Saxifrage, a que família pertence
O Pintassilgo do Hemisfério (Pimpinella Saxifraga l) é uma planta perene e aromática da família Umbrella. Devido ao alto teor de óleos essenciais, é amplamente utilizado em produtos farmacêuticos e em cosmetologia.
Coxa - planta de cura
O arbusto em si atinge um comprimento de cerca de 1 metro, possui folhas de cirro. No topo do caule está uma grande inflorescência de cor branca, que é sua principal parte decorativa.
Variedades comuns
O aparecimento de novas espécies e variedades é afetado pela aréola da planta. A variedade Arends tem um efeito decorativo especial, que é de tamanho inferior à coxa, mas é amplamente utilizado no projeto paisagístico. Cresce na forma de um arbusto rastejante com folhagem densa e pequena. Outra variedade - Soddy - tem flores branco-amareladas e folhagem verde-clara e exuberante.
Propriedades curativas
A rica composição química do saxifrage pode ajudar a curar muitas doenças e enfermidades. A história de seu uso como remédio para cura remonta a muitos séculos.
As propriedades curativas da coxa:
- alivia processos inflamatórios;
- aumenta a imunidade;
- possui propriedades expectorantes;
- trata nariz escorrendo ou doenças catarrais;
- melhora o trato digestivo.
Importante! Antes de usar tinturas e extratos de saxifrage como medicamento, é necessário verificar se há alergias à planta.
Brevemente sobre a história da aparência
A primeira menção ao saxifrage foi documentada no século XVI. Com a ajuda de tinturas de arbustos na Europa, a peste e a cólera foram tratadas. O berço da flor é a Eurásia, mais precisamente, todos os territórios com um clima temperado: Crimeia, Sibéria Ocidental e Urais.
Características do tratamento de flores em casa
A coxa é caracterizada por sua resistência a influências ambientais adversas. O arbusto raramente fica doente e absolutamente não é caprichoso ao sair.
Temperatura
A flor cresce melhor em temperaturas moderadas, embora tolere períodos quentes.
Iluminação
Um arbusto pouco exigente cresce bem tanto na sombra quanto em áreas abertas. No calor do verão, o saxifrage pode ser obscurecido por qualquer construção.
A rega abundante é necessária apenas no primeiro ano de vida
Rega
Regue a planta somente depois que o solo secar, o excesso de fluido irá prejudicar e provocar o aparecimento de doenças.
Preste atenção! A rega abundante é necessária imediatamente após o plantio em campo aberto, no segundo ano a planta é regada com menos frequência e em volumes menores.
Pulverização
Durante uma seca, você pode borrifar a coxa com água todos os dias para ajudar a transferir confortavelmente o calor sem consequências sérias.
Umidade
Para indicadores de umidade, a planta não é muito exigente. No entanto, você não deve permitir saltos repentinos de umidade, especialmente na estação seca.
Solo
A terra em que a planta será cultivada deve ser de acidez média e fértil. Antes de plantar um saxifrage, fertilizantes orgânicos são necessariamente introduzidos nele: esterco, composto, casca ou húmus.
Top vestir
Alimentar Berdenets é suficiente a cada dois meses. Para isso, não é necessário o uso de fertilizantes complexos especiais, você pode usar uma solução de verbasco ou superfosfato.
Características de cuidados de inverno, período de descanso
A coxa tolera bem o inverno e, portanto, não requer abrigo. É o suficiente para cortar o arbusto de caules e folhas secas.
Preste atenção! Uma semana antes da poda, os fertilizantes na forma de matéria orgânica e preparações minerais são aplicados pela última vez em uma estação.
As inflorescências grandes são compostas por muitas flores pequenas
Quando e como floresce
Para fins decorativos, a coxa é cultivada precisamente por causa de suas grandes inflorescências. Suas flores são pequenas, de forma semelhante às margaridas de cinco pétalas, no meio elas têm pequenos estames amarelos pálidos.
A coxa começa a dissolver as flores na primeira quinzena de maio. Esse processo continua até o final do verão - cerca de três meses.
Durante o período de floração, o cuidado com a saxifragem não muda. É importante não encher demais o mato e protegê-lo da luz solar direta.
Poda
No segundo ano após o plantio, o arbusto começa a florescer pela primeira vez. Durante esse período, é necessário podar as hastes de flores secas para acelerar a formação de novas flores.
Como a coxa saxifrage se propaga
Uma planta pode ser criada de várias maneiras. Todos eles são fáceis de usar, mas variam em duração.
Germinação de sementes
No outono, a planta produz frutos com sementes. Eles são cortados e as sementes são retiradas, que no inverno devem ser armazenadas em local seco e protegido do sol.
Na primavera, quando as geadas terminam, as sementes são embebidas em uma solução promotora de crescimento e desinfetante. As camas são desenterradas e orgânicas. O material de plantio é plantado em uma fileira e regado com água que é separada das impurezas prejudiciais.
Propagação da planta plantando sementes
Mudas de enraizamento
As estacas são cortadas no final da primavera ou início do verão, seu comprimento deve ser de pelo menos 10 cm e, antes de plantar em um substrato nutritivo, são embebidas por várias horas em solução salina. Você pode plantar as mudas imediatamente em campo aberto ou enraizá-las em caixas.
Importante! Antes que um sistema radicular estável apareça, as estacas precisam ser cobertas com uma cúpula de plástico ou vidro.
Configuração de ar
Este método é usado apenas se os brotos da planta são flexíveis e duráveis. É necessário inclinar a haste no chão e cavá-la, deixando o topo acima do solo. Quando se enraíza, é cortada do mato principal e transplantada para outro local.
Outras opções
Outro método frequentemente usado no transplante é a divisão dos rizomas. É necessário desenterrar a planta e dividi-la com as raízes em 2 ou 3 partes. É importante deixar até 6 botões viáveis em cada muda.
Transplante
O arbusto pode ficar sem transplantes, mas às vezes há problemas nos quais esse procedimento é necessário. Se a coxa ficou doente com uma doença infecciosa ou se o solo em que é cultivado se esgotou, o melhor é fazer um transplante no outono ou no início da primavera.
Procedimento
- Regue abundantemente o arbusto e desenterre-o com o rizoma.
- Em um novo local, faça um furo de 50 a 60 cm de profundidade e coloque um arbusto nele.
- Cubra a muda com um substrato nutritivo e regue-a.
Possíveis problemas com crescimento e doenças
Saxifrage é resistente a doenças fúngicas, mas pode ter alguns problemas quando cultivado. O motivo de sua aparência geralmente é um cuidado inadequado.
Planta cai brotos e folhas
Folhagem e flores em queda podem ocorrer a qualquer momento durante a estação de crescimento. As causas do problema são a depleção do solo e a falta de nutrientes; portanto, os fertilizantes devem ser aplicados em tempo hábil.
As folhas ficam pálidas
Se as folhas do mato começarem a perder sua tonalidade verde saturada e ficarem opacas, você precisará aumentar o nível de ferro no solo. Para isso, é tratado com uma solução de sulfato de ferro.
As pontas secam nas folhas
A secagem das bordas das chapas indica excesso de iluminação, alta temperatura e falta de água. Muitas vezes isso acontece devido a uma queda acentuada na umidade. Como regra, uma planta se comporta dessa maneira nos períodos quentes de verão. Neste momento, é necessário pulverizar o mato com mais frequência e aumentar a frequência da rega.
O problema mais comum é a murcha dos arbustos
Folhas inferiores caem
Esse problema ocorre devido à transfusão do fêmur e ao uso de água de baixa qualidade. É melhor deixar o solo secar um pouco do que enche demais. Para evitar a queda das folhas inferiores, é necessário molhar o arbusto com água morna e fria e realizar o afrouxamento do solo.
Pragas
Saxifrages não são virtualmente afetados por pragas. Os tecidos do mato contêm muitos óleos essenciais que repelem os parasitas.
Outros problemas
Se o arbusto não for tratado por um longo tempo quando for transfundido com água de baixa qualidade, o caule poderá apodrecer e as folhas ficarão escuras e marrons. Nesse caso, você precisa cavar um arbusto e remover brotos mortos. A planta em si é tratada com medicamentos desinfetantes e plantada em outro local.
O uso de saxifragem na coxa (Pimpinella Saxifraga) para o tratamento de doenças é comum há mais de um século, mas começou a cultivar a planta para fins decorativos há pouco tempo. O arbusto não requer cuidados especiais, mas durante todo o verão agrada os olhos com floração longa.