O gengibre é uma planta exótica do sul da Ásia. A rica composição química e propriedades úteis lhe trouxeram popularidade. Este é um vaso decorativo, remédio e tempero. As culturas de raízes podem ser cultivadas em campo aberto, mas apenas nas regiões sul, com verões quentes e longos. A propósito, o gengibre floresce, lembra bambu com botões.
Gengibre - que tipo de planta se parece
O gengibre é uma erva perene. A cor da variedade cultivada depende da variedade. Tem um aroma amadeirado e um sabor ardente e picante. Existem dois tipos de culturas de raízes: preto, não sujeito a processamento e branco, que é limpo da camada superior.
Tempero útil no peitoril da janela
Gengibre: como cresce e onde? Agora a planta raramente é encontrada no ambiente natural. O principal local de crescimento de raízes em chamas é a China e a Índia. Para fins industriais, o tempero é cultivado no Brasil, na Austrália e em outros países com clima tropical.
Preste atenção! Na Rússia, você pode plantar flores de gengibre como planta ornamental ou como uma colheita anual em um local próximo à casa.
Propriedades úteis da raiz
O gengibre tem um efeito expectorante, anti-inflamatório, antipirético, antimicrobiano e diaforético. É usado para resfriados, doenças dos sistemas respiratório, musculoesquelético e reprodutivo. Um efeito laxante e colerético leve permite que você lide com os problemas do trato digestivo. A planta reduz o açúcar no sangue, estimula o fluxo sanguíneo e limpa os vasos sanguíneos das placas de colesterol. O óleo de gengibre essencial melhora o humor, remove os sintomas da síndrome pré-menstrual.
Apesar da grande lista de propriedades úteis, a cultura tem várias limitações. É proibido temperar pessoas com doenças do aparelho digestivo (colite, úlcera no estômago). Não é recomendado o uso da raiz durante o período de amamentação e parto. O medicamento pode impedir o desenvolvimento de muitas doenças e melhorar o bem-estar geral.
Escolhendo um tubérculo para reprodução
Preparação de plantação de gengibre
Antes de cultivar gengibre em casa, você precisa conhecer todas as etapas do processo. O momento mais favorável para o plantio é fevereiro-março. Sujeito aos requisitos de iluminação e temperatura, o gengibre pode ser plantado em qualquer estação do ano. Antes de colocar o vaso de flores em casa, vale lembrar que a Ásia é o berço da cultura. Deve ser um lugar ensolarado e quente, no calor eles levam gengibre para uma varanda ou varanda.
Como escolher uma raiz para o plantio
Para o cultivo, pegue a planta apenas na forma fresca. Você também pode encontrar sementes de gengibre à venda, mas esse é um método longo e caro. A raiz deve ser densa com brotos vegetativos e uma pele fina. Gengibre com fibras expostas, uma superfície seca e seca não é adequada para o plantio. Os brotos lembram brotos de batata.
Desinfecção
Os produtos da loja geralmente são processados com uma mistura especial para que não germinem e mantenham a integridade durante o transporte. Lave bem essa camada ou deixe o gengibre por um dia na água. Drogas anti-sépticas não são menos eficazes: bicarbonato de sódio, fitossporina e permanganato de potássio. Tome 1 colher de chá para um copo de água. qualquer meio e lavado com uma mistura de raiz.
Preparação do solo e vaso
Antes de plantar o gengibre, você precisa escolher a capacidade e o solo certos. É despretensioso, mas requer um substrato especial. Recomenda-se preparar independentemente o solo a partir de húmus decíduo, areia e húmus, que encherão a raiz com todos os componentes úteis.
Auto-especiaria no país
Pode florescer em um pequeno recipiente. Se você planeja cultivar gengibre para cultivar o sistema radicular, é melhor escolher uma panela larga, mas não profunda.
Importante! Ao plantar gengibre no chão, não se deve esquecer a drenagem e a presença de orifícios no fundo para drenar o excesso de fluido.
Cultivo de gengibre em casa a partir de tubérculos de raiz
O estoque de plantio após a desinfecção é colocado no solo, e a primeira dinâmica da planta será perceptível após 2 meses. Nesse momento, os jardineiros começam a suspeitar que não serão capazes de cultivar uma árvore. Para acelerar o crescimento, você deve despertar os botões antes de plantar. Esse processo dura de 3 dias a 2 semanas. Onde o gengibre cresce? Existem dois métodos para germinar brotos - na água e no musgo cru.
Em musgo cru
O fundo de uma alta capacidade é revestido de musgo, as raízes da planta são colocadas sobre ela com os brotos para cima. Como plantar gengibre queimado em musgo cru? Os jardineiros recomendam colocar uma fina camada de esfagno sobre o gengibre e despeje-o com água levemente aquecida. O recipiente deve estar localizado no peitoril da janela, perto do aquecedor ou da bateria. O calor permitirá que você desperte rapidamente os rins das especiarias.
Na água
Vale a pena lidar com o desembarque na água. As raízes precisam ser plantadas em varas de madeira, suspensas acima de um recipiente de água para que a parte inferior do rizoma fique na água. Monitore regularmente o nível do líquido no tanque. Após o aparecimento dos brotos, o sistema radicular é cortado em pedaços, de modo que em cada um deles haja 2 ou 3 gemas inchadas. Seções de onde os rins foram removidos são tratadas com carvão.
Os brotos formados são divididos em várias partes, lembrando a divisão das batatas antes do plantio. Em cada parte deve haver pelo menos um par e, de preferência, 3 gomos germinados. Todas as seções são lubrificadas com cinza ou carvão.
Como cuidar de uma planta em casa
O gengibre é uma cultura tropical que requer muita luz difusa. A luz solar direta causa queimaduras, portanto, é melhor escolher um local no lado leste ou oeste.
Iluminação e temperatura
Ao colocar a panela no parapeito da janela sul, a janela é sombreada com uma cortina. O regime ideal de temperatura é de 25 a 30 ℃ acima de zero, mas no inverno 18 a 20 de outubro também é adequado. Quando a temperatura cai abaixo de +15 ℃, a planta hiberna e a rega é interrompida durante esse período.
Importante! Saltos repentinos de temperatura são prejudiciais aos brotos de gengibre.
Regras de rega e umidade
A planta requer solo úmido, mas sem estagnação da água, para não provocar apodrecimento das raízes. O solo seco também é inaceitável, especialmente nos primeiros estágios após o plantio do sistema radicular. As folhas amareladas indicam inundações, enquanto as caídas e murchas alertam para a falta de água.
A umidade alta deve ser mantida constantemente, especialmente durante a estação fria, quando os aquecedores estão em operação. A folhagem deve ser irrigada diariamente com uma pistola.
Fertilizantes e fertilizantes
Os nutrientes são adicionados quando os primeiros brotos aparecem. Entre os curativos deve levar 2 semanas. Fertilizantes orgânicos, complexos com minerais, água com verbasco (10: 1) são adequados como fertilizantes. A planta não é alimentada no inverno e no final do outono.
Você precisa de poda?
O procedimento depende da finalidade do cultivo de gengibre. A poda não é necessária se for destinada à beleza. Para cozinhar e remédios, é melhor cortar os galhos para estimular o crescimento radicular, em vez dos caules superiores.
Bela cultura tropical
Quando o gengibre floresce
A planta floresce no segundo ano em condições naturais ou no terceiro ano em estufas, em conformidade com o regime climático. Uma ou muitas flores podem aparecer, dependendo da variedade. A cor é do amarelo ao escarlate pronunciado.
Recursos de colheita
10 dias antes da colheita, é necessário interromper a hidratação para que a planta seque e se incline para o solo. O mato é retirado juntamente com um pedaço de terra, o solo é levemente sacudido do rizoma. Em seguida, a raiz do plantio é removida, as hastes são cortadas e lavadas com tubérculos de água. O gengibre pode ser imediatamente consumido ou preparado para armazenamento, mantendo a elasticidade, a elasticidade e a umidade.
Cultivo de gengibre em campo aberto no país
Sob condições naturais, a planta é perene, atinge até 2 m de altura, floresce por 2-3 anos. Tempo de vegetação de 8 a 9 meses. A temperatura ideal é 24-26 ℃. As mudas são plantadas no solo quando a geada sai completamente. A temperatura no jardim não deve ser inferior a 18 ℃. Abrigo da planta é necessário no frio durante a noite.
Antes de plantar um gengibre, as mudas devem ser endurecidas, cujos brotos atingem 10 a 15 cm. Os tanques com mudas são levados primeiro para fora por 1,5 horas na sombra, depois por 5-6 horas e depois por um dia. Antes do plantio, todos os brotos são removidos das partes da raiz, deixando apenas um de cada vez.
Informações adicionais! As fatias são tratadas com carvão. Uma cama com uma largura de cerca de 80 cm é escolhida em uma área iluminada sem correntes de ar. As plantas são cuidadosamente removidas do tanque, plantadas em duas fileiras a uma distância de 35 cm e 25 cm entre os arbustos.
Quando o tempero cresce para 20 cm, é necessário amontoar. É repetido após 10 dias. Para proteger o gengibre, um dossel é formado, umedecido com água morna e fertilizado com uma solução de verbasco. 2 meses antes da colheita, adubação com potássio é adicionada. A limpeza é realizada no final do verão com folhagem parcialmente amarelada. 10 dias antes da escavação, a rega é interrompida e as raízes removidas do solo são limpas e secas.
Ao escolher um local para o plantio de especiarias, escolha uma área bem iluminada, mas sem luz solar direta à tarde. Cubra a planta para este tempo. Idealmente, não deve haver um vento forte e forte, a ausência de correntes de ar. Em uma zona de clima frio, o gengibre é melhor plantado em uma estufa.
Informações adicionais! A planta requer solo especial. Deve consistir em areia, solo com grama e húmus foliar na proporção de 1: 1: 2. Alguns jardineiros afirmam que apenas solo solto é suficiente para o gengibre. Não se esqueça da drenagem sob o tempero na forma de cascalho fino.
Propagação de sementes de gengibre
É difícil encontrar sementes de plantas compradas. Na maioria das vezes, os jardineiros iniciantes estão procurando por eles. Após a compra, eles são colocados em solo leve, sem aprofundar. O recipiente é coberto com vidro ou um saco transparente, criando o efeito de uma estufa. Todos os dias eles arejam e irrigam. Depois de alguns dias, os primeiros tiros aparecem. Na presença de pelo menos uma folha, o gengibre é plantado em vasos diferentes. No primeiro ano, eles criam alta umidade, temperatura e luz ambiente. Após 3 anos, a planta é desenterrada e a raiz é dividida.
Tubérculo quente e perfumado
Problemas crescentes, doenças e pragas
O gengibre é considerado uma cultura resistente a parasitas e várias doenças. Ao cultivar plantas, você pode encontrar uma praga como um ácaro. Eles o reconhecem por manchas na folhagem amarela e palidez das hastes. Para tornar a web mais visível, é recomendável irrigar a colheita.
Como se livrar de um ácaro:
- A planta deve receber muita umidade e umidificação. O problema geralmente surge da falta de drenagem. A folhagem deve ser lavada periodicamente com água sob o chuveiro, envolvendo o sistema radicular e o vaso de flores com um saco plástico.
- O método mais eficaz de controle de pragas é o uso de inseticidas. É necessário processar a cultura uma vez por semana. Os palitos que são colocados no vaso não agem contra o carrapato.
Importante! Se o tempero for consumido, é melhor não usar inseticidas, mas simplesmente esfregue as folhas com álcool.
O gengibre ajuda a lidar com resfriados, dá um sabor especial aos alimentos e seu óleo melhora a condição da pele. Um produto universal é comprado na loja, mas o desembarque por si só garante sua alta qualidade e respeito ao meio ambiente. Antes de crescer, você precisa conhecer as regras para escolher a raiz e os cuidados, os métodos de reprodução, como o gengibre cresce, o tempo de floração e quais problemas você pode enfrentar.