Adenium decorativo elegante - decoração do jardim ou jardim de flores em casa. Despretensioso no cuidado, esse representante da flora precisa de um substrato de alta qualidade, rico em todos os minerais necessários. Mas é importante, inicialmente, escolher o solo certo para o adenio, apenas nesse caso a planta será forte, saudável e atraente.
Como é o solo do adênio
Apesar do fato de a flor ter saído dos trópicos, ela não pode ser atribuída a mimação e mau humor. A principal terra em que cresce na natureza é solo rochoso e pobre. É por isso que em jardins no meio do jardim e em vasos internos ele pode crescer sem problemas.
Adenium - uma planta muito bonita, com flores exuberantes, cuidados despretensiosos
Mas você deve atender aos seguintes requisitos:
- O solo para adenium deve estar solto.
- Para fornecer às raízes um suprimento contínuo de oxigênio, um fermento é adicionado ao solo, a proporção recomendada com a mistura do solo é de 1: 1.
- A acidez é neutra. O pH está na faixa de 5,8 a 7.
Preste atenção! Obrigatória é a esterilização preliminar de todos os componentes do solo coletado.
Composição de componentes
Para um bom crescimento, a terra corretamente selecionada para o adênio é muito importante: sua composição inclui solo de coco, carvão vegetal, perlita, vermiculita.
Em sua terra natal, esta planta está acostumada a solos pobres; portanto, não abuse dos elementos orgânicos, pois eles causarão queimaduras nas raízes.
O solo para adênio não é apenas terra, mas uma composição especialmente preparada
O valor dos componentes
Para que o adênio se sinta confortável, é importante que a mistura do solo inclua três grupos de componentes:
- Para nutrição, substrato de coco, solo frondoso.
- Perlita, areia ou vermiculita atuam como desintegrantes.
- Os componentes neutros são: pedra-pomes, carvão vegetal, zeólita.
O fermento em pó Perlite é ecológico e está disponível. Protegerá bem as raízes do adenio dos efeitos negativos das mudanças de temperatura. A vermiculita retém bem a umidade, o que reduz a quantidade de irrigação, é rica em minerais (ferro, magnésio, alumínio, cálcio).
Areia grossa imita perfeitamente o solo que a suculenta está acostumada na natureza. No entanto, antes de adicionar ao recipiente o adenium deve passar por desinfecção obrigatória.
O carvão vegetal ajuda a proteger a planta de bactérias e fungos, reduz a acidez do solo, mas gradualmente leva à sua alcalinização.
Regras de seleção do solo
É necessário entender que terra é necessária para o adenium.
Opções de solo existentes
As lojas oferecem várias opções adequadas.
O mais simples é uma mistura comprada para plantas com flores. Você pode comprá-lo em todas as lojas especializadas em produtos para jardineiros. No entanto, o uso dessa composição na forma finalizada não deve ser. Por regra, é denso, não passa ar o suficiente e não é adequado para plantas suculentas. É melhorado pela adição de fermento em pó.
A segunda opção é uma mistura de solo para suculentas. Os componentes e o nível de pH são ótimos, no entanto, antes do transplante de adênio, a composição precisa ser esterilizada. A desvantagem deste solo é seu preço caro e raridade, você não pode encontrá-lo em todas as lojas, pode ter que fazer um pedido.
O substrato de coco, pré-enriquecido, também pode ser usado como base de solo para adenio para transplante. O solo de coca já está desinfetado, perfeitamente respirável, possui um nível de pH adequado.
Adenium se sente bem em um substrato de coco
Finalmente, é permitido transplantar suculentas em solo de húmus decíduo. Eles compram ou misturam com as próprias mãos, introduzindo fermento em pó e substrato de coco. Antes de "preencher" a planta suculenta, a mistura deve ser esterilizada.
Preste atenção! Para o adênio, o afrouxamento do solo é muito importante, portanto a introdução de fermento em pó é obrigatória. Pode ser perlita, seixos pequenos, zeólita, pedra-pomes triturada.
As terras para adenio para plantio na rua podem ser pobres em componentes minerais, mas necessariamente soltas. Portanto, antes de plantar uma muda, o solo na área selecionada deve ser melhorado adicionando areia ou perlita.
Você pode preparar o solo para adenium em casa sozinho. Existem opções de composição:
- Mistura de solo pronta para cactos, fermento em pó e areia de rio (proporção 5: 4: 1).
- Turfa, solo do jardim, fermento em pó (5: 3: 2).
Melhor terra suculenta adequada, acumulada sob uma tília ou bétula.
Detalhes da preparação
A composição específica do solo para o adênio depende das condições climáticas em que a planta suculenta crescerá. Se a planta suculenta for plantada para cultivá-la em um apartamento sempre quente e leve, vale a pena escolher uma mistura pronta e nutritiva, na qual é necessário adicionar um fermento em pó (proporção de 1: 1).
Crescer a uma temperatura de + 22 ... +25 graus envolve o uso dessa composição: uma mistura de solo para plantas suculentas com substrato de coco e um fermento em pó (proporção 1: 1: 1). O carvão deve ser adicionado a esse solo.
Se após o transplante a planta estiver a uma temperatura de até +20 graus e com falta de luz, a melhor opção será a favor de solo pobre, que, no entanto, deve passar bem o ar.
Mistura adequadamente composta é a chave para uma bela planta suculenta
Como esterilizar a terra
Existem várias maneiras de desinfetar a terra antes de transplantar adenio nela. O mais fácil é calcinar no forno. O solo (sem fermento em pó) é espalhado em uma camada fina em uma assadeira, colocada em um forno (modo - 15 minutos a uma temperatura de 200 graus). Então você precisa esperar o resfriamento do solo e transplantar um adenio nele.
A calcinação em banho-maria é outra maneira fácil de implementar. Um pote de água é colocado no gás, uma assadeira com o solo distribuído sobre ele é colocada no topo. A duração da exposição é de 60 minutos.
Usar um microondas é um método moderno. A terra é distribuída em "porções", cada uma colocada em sacos de cozimento. Você precisa selecionar o modo "Aquecimento", ajustar o temporizador para 4 minutos.
Uma solução de permanganato de potássio também é um método simples. É preparado um líquido rosa claro, após o que irrigam abundantemente toda a superfície do solo. Você pode substituir o permanganato de potássio por ferramentas especiais como o Fundazole.
Preste atenção! Você pode escolher qualquer método de esterilização, mas recomenda-se que produtores experientes usem vários de uma só vez.
Visão geral dos principais erros
Muitos jardineiros, mesmo com alguma experiência, estão convencidos de que a umidade é a chave para o crescimento de seus animais de estimação verdes. Isso não se aplica ao adenium. Esta suculenta precisa de solo seco, que não é enriquecido com complexos orgânicos. Ele não precisa ser transfundido, um hóspede dos trópicos sobreviverá calmamente à seca. Mas ele morrerá quando estiver em condições de alta umidade.
Você não pode incluir esfagno na mistura do solo.
Outros recursos:
- Doenças do adênio podem provocar um aumento da acidez do solo.
- Solo denso é a principal causa de podridão das raízes e da morte precoce da planta.
- Se o solo for excessivamente rico em nutrientes, as folhas crescerão em detrimento da floração.
Se você escolher o solo certo, a planta não vai doer, mas floresce
O que fazer com a terra velha
Após o transplante, o solo permanecerá, o que não pode ser usado para plantas de interior. Mesmo os jardineiros que defendiam a água antes da irrigação, ainda não conseguiam proteger a planta de um pequeno golpe de cloro e limão. Gradualmente, eles se acumularam no solo, tornando-o desfavorável para os "animais de estimação verdes". Além disso, o substrato antigo inevitavelmente contém bactérias e fungos, que podem ser prejudiciais às flores.
É por isso que é recomendável jogar fora o solo antigo após o transplante. Se é uma pena se separar dele, você pode adicioná-lo a um canteiro de rua, mas ele não trará muitos benefícios por lá.
Se você escolher o solo certo, o adenium suculento deliciará seu proprietário com uma incrível beleza de flores. Esta planta despretensiosa não requer nenhum conhecimento especial, mas é importante que o solo seja leve e solto.