Uma de suas hortaliças populares nos lotes familiares é a pimenta búlgara. Para obter as vitaminas necessárias depois de um longo inverno, todo jardineiro ou residente de verão está sempre procurando maneiras de obter uma safra de vegetais antes.
Pepper planta amante do calor e não cresce bem no campo aberto.
Para resolver esse problema, você não precisa inventar uma bicicleta, é um conhecido método de cultivo em estufa, que acelera o processo de colheita. E assim, podemos distinguir um postulado: pimenta búlgara - cultivo na estufa, uma garantia de altos rendimentos!
Variedade escolha
No chão fechado você pode cultivar uma variedade de variedades, diferindo no tamanho e cor da fruta, sua forma e tons de sabor. As pimentas búlgaras podem ser cônicas, alongadas, ovais ou esféricas, as cores variam de verde-escuro a amarelo pálido, vermelho ou laranja. Tamanho a fruta flutua de 1 a 30 cm de comprimento.
Em áreas com clima temperado na estufa do filme sem aquecimento adicional, você pode cultivar pimentões muito cedo e cedo.Seu período de maturação é de 90 a 110 dias após o aparecimento das primeiras brotações.
Desejável escolha plantas com arbustos compactos ou de brotamento médio adequados por um espaço limitado de estufas. Em estufas aquecidas no inverno, você pode cultivar qualquer variedade, concentrando-se no sabor, aparência e suculência da fruta. É possível plantar pimentas com diferentes períodos de vegetação, permitindo a colheita até o final do outono.
Além de variedades precoces recomenda-se que tente mais tarde, cujo período de crescimento e maturação é de até 150 dias. Os pimentões tardios têm sabor muito interessante, suculência aumentada e um tamanho grande de fruta, além disso, raramente podem ser encontrados à venda.
Entre os populares variedades e híbridos:
- Amadurecimento precoce: "Ilya Muromets", "Milagre Laranja", "O Milagre Verde", "Karapuz", "Ternura", "Jogador", "Winnie the Pooh", "Estrelas de Rubi". Adequado para estufas de filmes resistentes a pragas.
- Médio: "Milagre da Califórnia", "Andorinha", "Primogênito da Sibéria", "Noite", "Chuva de Ouro", "Dom da Moldávia". Variedades e híbridos meio-precoces têm frutos pequenos, o rendimento no solo é baixo, em estufas aumenta significativamente.
- Meio atrasado e atrasado: "O anel de jardim", "Albatross", "Paris", "Ludmila", "Sailor", "Vivaldi", "Figaro".Praticamente não cresceu no campo aberto da faixa do meio, dar bons rendimentos em estufas aquecidas. As frutas são armazenadas por um longo período e diferem em tamanhos impressionantes.
Requisitos para a estufa
Abrigo para pimenta pode ser aquecido ou não ter aquecimento adicional. ambiente protegido para as variedades precoces, que nos permite alcançar um bom e rápido colheita em climas temperados e quentes. Tais colchões construir sem fundação, em armações de madeira ou metal.
Um viveiro frio pode ser coberto com filme ou vidro. Alguns horticultores usam esquadrias obsoletas. A abordagem é econômica, mas uma estufa semelhante terá que ser reparada antes do início de cada estação.
Capital estufas de inverno mais prático Com base em uma base sólida, é possível penetrar no solo por meio metro. Como um esqueleto soldado estruturas metálicas com uma cobertura anticorrosiva são usadas.
A construção deve estar equipada com uma janela, porta dupla e lâmpadas para iluminação. Aqueça a estufa com caldeiras ou fogões a lenha. O sistema de irrigação por gotejamento é usado apenas em estufas industriais caras, em a rega é realizada de baldes ou mangueiras, diretamente sob a raiz plantas.
Pimentas podem ser cultivadas em conjunto com outras culturas que favorecem o calor e a umidade. Os vizinhos ideais para eles são pepinos e rabanetes. Pimentas búlgaras é indesejável plantar juntos com verduras e tomates. Nenhum vizinho menos perigoso - pimenta amarga. Quando colocado em uma única estufa, é possível voltar a pulverizar, frutos doces irá adquirir um sabor amargo desagradável.
Peculiaridades do crescimento
O primeiro estágio - selecção de sementes para sementeira. Eles devem ser frescos, apenas dois anos após a colheita, a germinação das sementes é reduzida drasticamente.
Antes de semear o material pode ser embebido por 10-12 horas em uma solução do estimulante de crescimento. Depois disso as sementes são lavadas e embrulhado em um pano de algodão úmido para dimensionamento.
Para cultivo em estufa, as sementes podem ser semeadas em vasos de turfa ou em caixas. Plantio é em fevereiro ou início de março, uma vez que o período de germinação dura pelo menos 7 dias, e é frequentemente atrasado até um mês. A profundidade de colocação da semente não deve exceder 10 mm. O recipiente com sementes é coberto com vidro ou filme e é exposto em um lugar quente e bem iluminado.
As mudas podem ser cultivadas em um apartamento ou em uma estufa aquecida durante todo o ano. Para germinação bem sucedida de sementes de pimenta precisa de boa umidade e uma temperatura de 20-25ºC. Após o aparecimento das entradas, a temperatura na sala é reduzida, as plantas começam a endurecer, removendo o vidro por determinados períodos de tempo.
2 semanas após o aparecimento de insumos de plântulas regada com uma solução integrado fertilizantes minerais. Com 2 meses de idade, a páprica está pronta para ser transplantada para um local permanente na estufa. As plantas são colocadas a uma distância de 30 cm uma da outra.
O primer deve ser leve o suficiente, acidez neutra. Recomenda-se adicionar turfa e areia ao solo do jardim. Solo precisa de boa solte e adicione cinzas a ele, húmus ou fertilizantes minerais (potassa, superfosfato).
A base do cuidado para pimentas - rega atempada água parada quente. A rega é realizada apenas sob a raiz.As plantas são muito higrófilas e não toleram nem mesmo uma seca de curto prazo. O nível de umidade na estufa ajudará a manter os recipientes abertos com água, bem como a rega frequente do chão e das janelas.
De vez em quando A estufa precisa ser ventilada. A temperatura ideal é de 18 a 25ºC, um calor intenso de resfriamento ou exaustão é igualmente indesejável. As plantas não toleram as diferenças médias diárias de temperatura.
Pepper adora curativos frequentes e abundantes. Alguns horticultores adicionam uma solução fraca de verbasco a cada irrigação. No solo, você também pode fazer complexos minerais equilibrados. Depois de um ano exploração intensiva solo superficial na estufa você precisa substituir completamente, isso contribui para maiores rendimentos.
A pimenta búlgara não tolera solo pesado e sujo, reagindo com crescimento lento e falta de ovários. Pelo menos uma vez por semana, é necessário soltar o solo entre as plantas, garantindo o influxo de oxigênio para as raízes.
Se não houver possibilidade de afrouxamento regular, o solo precisa ser desativado húmus, palha ou cascas de sementes de girassol.
Em torno de cada planta deixa um buraco para regar.Para o desenvolvimento adequado do mato e a formação de ovários, é necessária a remoção regular das folhas de cada planta. Na mata não deixam mais de 2 fortes rebentos laterais, o resto é arrancado.
Obrigatório folhas e brotos são removidos abaixo da principal zona de ramificação. Este método promove a insolação adequada, a planta não gasta energia na construção da massa verde, concentrando-se na formação de ovários.
Os cachos de pasta são muito frágeis, podem ser facilmente danificados durante o processamento. Para estufas é melhor escolher plantas compactas, não tendo alastrando brotos laterais. As hastes esticadas devem ser amarradas, caso contrário, elas quebram sob o peso da fruta.
Pimentos cheios de maturidade fisiológica têm uma cor brilhante, totalmente consistente com a variedade e sabor pronunciado. Tais frutas devem ser consumidas imediatamente, não estão sujeitas a armazenamento. A colheita é removida pela manhã, cortando ou rasgando a fruta suavemente com um pedicelo curto.
Deliciosa e suculenta pimenta búlgara é bastante despretensiosa.Com uma estufa bem equipada, observância do regime de rega e cobertura, mesmo um produtor de vegetais inexperiente pode alcançar excelentes colheitas. Tendo recebido bons resultados, você pode começar com experimentos com variedades e até com trabalhos de criação.
Para dicas sobre o cultivo de pimentas em uma estufa, veja o vídeo abaixo: