Coisas incomuns atraíam pessoas o tempo todo. E se as árvores vivas assumem formas incríveis, ninguém passa por tanta beleza indiferente. Uma das tendências da joalheria na arte da paisagem pode ser chamada de arbocultura - cultivar árvores na forma de poltronas, formas geométricas, ornamentos ornamentados e até pessoas. Mas não confunda arbocultura com topiaria e bonsai. Estas são três técnicas diferentes, e qual é a diferença entre elas - veremos exemplos específicos. Além disso, as formas mais simples de arbocultura podem ser criadas por qualquer residente de verão que tenha paciência e paciência para formar, vacinar e cuidar de suas árvores esculturais.
A arbosculpture não é uma nova direção. Foi inventado na segunda metade do século XIX na América. Mas até aquele momento, as árvores cultivadas com a técnica da arbocultura são raras na Europa, e mesmo nos países da antiga União Soviética são consideradas exóticas. Portanto, se você quiser surpreender todos os seus amigos e conhecidos, tente criar pelo menos uma árvore nesta técnica.
A essência da arbocultura é dar-lhe formas bizarras durante o processo de cultivo de uma planta, curvando o tronco, formando galhos e, se necessário, enxertando. À primeira vista, a técnica parece um bonsai, onde também existem troncos curvos. Mas o bonsai é a arte de cultivar árvores em miniatura com total preservação dos sinais dos grandes. E em arbotekhnika especialmente dobrar a planta, dando-lhe uma forma não natural.
Diferentes formas podem ser dadas às culturas usando a técnica de topiaria. Mas, neste caso, as formas e figuras originais são obtidas devido ao corte constante de folhagem e galhos finos. E na arbocultura, as folhas não se tocam. A tarefa do jardineiro é transformar a forma do tronco, dobrar o esqueleto, até que ele tenha tempo de lignificar. Além disso, você pode experimentar não com uma muda, mas combinar 3,4 ou mais árvores em um conjunto. Seus troncos são unidos por enxerto, e as próprias árvores curam as feridas, crescendo firmemente umas nas outras e formando cicatrizes na junção.
Quais árvores são adequadas para a arboricultura?
Para que a árvore possa suportar de forma constante todos os problemas a que o proprietário a expõe, ela deve primeiro ser adaptada ao clima da área. Assim, a partir das bétulas mais comuns, cinzas das montanhas, bordos e cerejeiras, é mais fácil criar obras de arte esculturais. Os frutos também toleram bem a moldagem, mas começarão a produzir colheitas um pouco mais tarde do que o habitual: não em 4-5 anos (macieira), mas em 7 anos.
É melhor começar a dominar uma nova técnica com salgueiro ou ameixa. Ambos crescem rapidamente, criam raízes bem e não requerem cuidados especiais. Se você comprar uma árvore no viveiro, deve descobrir imediatamente de que arestas foi trazida. É melhor que tenha sido cultivado em terras domésticas.
Uma lista completa de árvores facilmente dobradas pode ser encontrada nas enciclopédias de bonsai, pois essa técnica ganhou muito mais popularidade e, portanto, é mais difundida na Internet. É verdade que preste atenção ao fato de que são necessárias árvores para a arboricultura, enquanto os arbustos de baixo crescimento também expõem o bonsai.
Por onde começar: formas mais simples
A versão mais simples da arbocultura é uma árvore cujo tronco é curvado em zigue-zague. Para obter esse milagre, você deve:
- Compre o rebento com um tronco flexível. (Verifique no momento da compra movendo levemente o tronco para os lados. Se o tronco tiver tempo para se lignificar, procure uma muda mais jovem).
- Plante a planta não na vertical, mas em um determinado ângulo (até 30 graus), para que ela já se enraíza com uma dobra.
- Tente inclinar a copa da árvore e encontrar o local onde ela é mais dobrada. Na maioria das vezes, esse lugar fica na parte superior e mais jovem do tronco.
- Corte todos os galhos abaixo do ponto de dobra em um anel (ao lado do tronco, sem tocos).
- Das duas varas, bata no suporte em forma de cruz para que fique 10 a 20 cm mais alto do que a muda, e o ponto de interseção das varas cai para 1/3 da parte superior do suporte.
- Cavar um suporte no chão para que o tronco fique aproximadamente centrado entre os gravetos.
- Amarre uma muda a uma vara, começando do ponto de curvatura da planta e pela metade da parte restante. Dobre o restante do topo na direção oposta e amarre-o no segundo manche, que vai em ângulo com o primeiro.
- Se a planta for muito pequena, dobre-a apenas em um lugar e aguarde alguns meses até que ela cresça nesse estado para poder repetir a dobra.
Os troncos podem ser dobrados apenas na primavera e no verão, quando o fluxo de seiva começa na árvore. Até este ponto, as mudas não são flexíveis e podem rachar quando inclinadas.
Todos os ramos esqueléticos localizados acima da primeira curva do tronco também devem ser formados. Para fazer isso, os galhos mais fortes são deixados na árvore e dão a eles um ângulo de inclinação, pendurando pesos nas extremidades. Se você precisar de uma linha estritamente horizontal ou de uma direção especificada com precisão, as hastes horizontais serão pregadas no suporte principal nos pontos em que o galho se afasta do tronco e o meio e a borda do galho estão amarrados a eles.
Quando vir que o tronco e os galhos estão grosseiros e sólidos, você pode remover a estrutura de suporte. As dobras do tronco podem ser criadas dessa maneira quantas você quiser, alterando os suportes para os mais altos.
Vasos esculturais de árvores frutíferas
Para que as árvores de fruto se encaixem na paisagem, você pode melhorar sua forma criando um vaso, flor, cálice, espiral etc. do tronco, que serão decorativos a qualquer época do ano. Não é difícil fazer uma obra-prima escultural, mas você terá que formar uma coroa por várias temporadas.
Etapa 1. Crie um wireframe
A primeira coisa em que pensam é qual será a forma da árvore. Recomendamos começar com um vaso. Para isso, solde uma armação de metal em forma de vaso, com altura e largura não superiores a 2 metros e instale-a no local onde a árvore crescerá. A estrutura é um anel de diâmetro medidor na parte inferior, a partir do qual os pinos curvos de metal (6 a 10 peças) sobem, imitando a forma de um vaso.
De cima, todos os pinos são soldados com a ajuda de outro anel de metal, com um diâmetro de até 2 metros. Ele deve ser instalado completamente para que o quadro não estremeça ou burra com o tempo.
Etapa 2. Plantando uma muda
Ordem de serviço:
- No centro do anel inferior da moldura, uma árvore é plantada. Isso deve ser feito no outono, para que a planta se enraíze na primavera.
- As mudas devem ser anuais e enxertadas em um estoque anão.
- No início da primavera, corte todo o topo da muda, deixando apenas 30 cm do tronco.
- Privado do condutor central, isto é, o topo da árvore dará um aumento nos rebentos laterais. Destes, apenas os superiores permanecem, cujo número deve ser igual à metade do número de pinos de metal do quadro. Se você tiver um vaso de 10 rostos, deixe 5 galhos, se for 6 - 3. Eles terão a oportunidade de crescer livremente.
- Os ramos restantes são cortados em um anel.
- Durante o próximo verão, eles monitoram o crescimento dos principais brotos apicais. Para que os galhos tenham a mesma espessura, você pode ajustar a potência inclinando-os em direções diferentes. Se a foto for frágil, endireite-a o mais verticalmente possível e fixe-a no quadro. Se ele se destacar demais do resto - dobre horizontalmente para interromper o movimento dos sucos.
Etapa 3. Formando a base da tigela de madeira
Privado do condutor central, isto é, o topo da árvore dará um aumento nos rebentos laterais. Destes, apenas os superiores permanecem, cujo número deve ser igual à metade do número de pinos de metal do quadro. Se você tiver um vaso de 10 rostos, deixe 5 galhos, se for 6 - 3. Eles terão a oportunidade de crescer livremente. Os ramos restantes são cortados em um anel.
Durante o próximo verão, eles monitoram o crescimento dos principais brotos apicais. Para que os galhos tenham a mesma espessura, você pode ajustar a potência inclinando-os em direções diferentes. Se a foto for frágil, endireite-a o mais verticalmente possível e fixe-a no quadro. Se ele se destacar demais do resto - dobre horizontalmente para interromper o movimento dos sucos.
Etapa 4. Criando um wireframe a partir das ramificações
Durante o ano, os ramos apicais esqueléticos ficam mais fortes, e na primavera eles são podados profundamente, deixando apenas uma pequena parte com dois brotos. O restante é excluído.
A partir de dois botões novos brotos crescerão, que se tornarão os rostos da tigela. Cada disparo à medida que cresce é fixado nos pinos da armação para garantir uma posição vertical estrita. Você apenas tem que acompanhar o desenvolvimento da árvore, cortar os brotos laterais nos principais ramos esqueléticos. Deixe 3-4 brotos em cada “rosto” da árvore, cortando as copas até o nível da segunda desde o início da folha. Os brotos de frutas começarão a se formar sobre eles e, com o tempo, seu vaso será coberto com frutas suculentas.
Quando os galhos principais atingem os pontos superiores da estrutura de suporte e se tornam lignificados, você pode remover a estrutura metálica. A partir de agora, a própria árvore manterá a forma determinada, e você apenas terá que afinar os brotos extras e restringir o crescimento dos topos para que o efeito escultural não se perca.
Estruturas de várias árvores
É bastante simples criar composições esculturais de várias árvores. Por exemplo, uma espiral de beleza deslumbrante pode ser criada a partir de 4 salgueiros ou bétulas. E isso é feito simplesmente:
- Moldura de cozinha. É necessário soldar uma armação de metal na forma de um cilindro. O cilindro é composto pelos mesmos anéis inferior e superior (até 2 metros de diâmetro) e quatro pinos entre eles. Os pinos devem ser soldados à mesma distância um do outro. Em seguida, um fio grosso é enrolado nos pinos, começando pela parte inferior e enrolando-o na armação com uma espiral em um ângulo de 40 a 45 graus. A distância entre os anéis em espiral é de 35 a 40 cm.
- Plantamos e cortamos árvores. Em seguida, 4 árvores anuais são plantadas na parte externa da estrutura nos pontos em que os pinos de suporte sobem na estrutura. Os troncos são fixados aos pinos para que se desenvolvam estritamente verticalmente. Os ramos esqueléticos deixam apenas aqueles que estão no nível da espiral que passa e os amarram ao fio. O restante é removido para o anel. Em um tronco de 2 metros de altura, você deve obter cerca de 5 galhos cada. Em que direção direcioná-los - veja a flexibilidade da sessão. Onde ele mesmo está mais inclinado, lá e conserte. Gradualmente, os galhos envolvem uma espiral de arame e, após 2-3 anos, tornam-se lignificados. Remova os brotos que partem desses galhos para que não enfraquecem o crescimento dos galhos principais.
Quando toda a espiral é fechada por galhos e eles se tornam espessos, o fio é removido e a estrutura é desmontada. A espiral lenhosa resultante certamente se destacará na paisagem, causando inveja entre outras.
Como você entendeu a partir das instruções, tornar-se um escultor em seu próprio jardim é muito simples: você só precisa ter o desejo e um bom soldador à mão que fará as estruturas de suporte.