"Bamboo of Happiness" ou Dracaena Sander crescem bem em condições de ambiente, mas permitem obter apenas formas fantásticas, apreciadas pelos amadores. Aparência exótica e amplas oportunidades para dar à planta curvas completamente originais e, em pouco tempo, atrai muitos que desejam decorar sua casa com esta planta. É fácil cuidar de Dracaena Sandera se você conhece as regras básicas.
Descrição de Dracaena Sander
O bambu interno é semelhante ao comum, mas tem folhas grandes. Não requer muito esforço. A Dracene Sander possui os devidos cuidados adequados: rega abundante e frequente, iluminação adequada.
A origem de Dracaena Sander
Mas este não é o bambu que veio para a Europa da China e do Japão no início do século XIX. Apesar do fato de os cientistas terem criado mais de 100 espécies de bambu que podem crescer bem em condições europeias, Dracaena Sander não se aplica a nenhuma dessas espécies. Em geral, isso não é bambu. De fato, a planta pertence à família dos espargos.
Variedade de formas
Muitos dos dracaena Sander são atraídos por um caule torcido, o que é conseguido alterando a posição da planta em relação à luz e ao nível horizontal.
Como obter o caule retorcido de Dracaena Sander
Os especialistas que trabalham para dar à planta uma certa forma usam um feixe de luz estreito, que muda periodicamente de direção.
Instruções para o cultivo de lixadeira espiral dracaena:
- Um pino é colocado próximo ao caule da Dracaena Sander.
- Em torno do pino gradualmente torce o caule.
- E para que o talo pareça uma espiral firmemente torcida, de cima é fixada com arame ou cordas, impedindo que suba.
Como alcançar a forma do caule "pigtail"
Instruções para o cultivo de Sander dracaena na forma de um "pigtail":
- Três ou mais hastes jovens são plantadas em uma panela.
- As hastes são trançadas em tranças, deixando uma pequena distância entre elas, para que as plantas tenham espaço para engrossar.
- No final, a tecelagem é fixada com uma corda ou qualquer outro meio improvisado. As cicatrizes podem permanecer do fio, por isso é melhor usar ligas macias, como uma fita larga ou polietileno torcido em uma tira.
Condições de detenção
O "bambu da felicidade" é uma planta despretensiosa, fácil de cultivar em casa. Mas suas qualidades decorativas são muito apreciadas.
Dracaena Sander se sente bem em ambientes fechados e atinge uma altura de 1 metro. As folhas são levemente torcidas, com até 23 cm de comprimento, de cor verde acinzentada. É despretensioso no cultivo, não precisa de pulverização - a planta tolera o ar seco facilmente.
Se a dracaena cresce na água, ela precisa ser trocada pelo menos uma vez a cada duas semanas e a água deve repousar pelo menos um dia antes. No inverno, a planta não é pulverizada, mas limpa com um pano úmido.
Dracaena também é vendido em lojas em "cachos" quando várias hastes de dracaena crescem em um vaso comum em quase um local e são uma composição interessante.
Regras de cuidados com a Sander Dracaena
Os seguintes requisitos de cuidados básicos devem ser observados:
- derramar água morna e assente e, de preferência, derreter;
- evitar excesso de água na panela;
- alimentar periodicamente com fertilizantes a partir de março;
- mantenha a planta em um local onde haja luz solar suficiente;
- podar periodicamente brotos e folhas jovens;
- transplante, conforme necessário, mas pelo menos uma vez a cada dois anos.
Além disso, o material sobre as regras para aparar dracaena será útil: //diz-cafe.com/rastenija/dratsena-kak-obrezat-dlya-vetvleniya.html
Vídeo: fatos interessantes sobre Drazen Sander
Aterragem e transplante
Uma etapa importante no cultivo de Sander dracaena é o seu plantio e transplante adequados.
Plantio no solo
As lojas vendem solo especial criado diretamente para os dracen, mas você pode prepará-lo.
A mistura é tomada nas proporções: 2 partes de solo frondoso, 1 parte de grama e 1 parte de areia. Nesse solo, a planta se sentirá o mais confortável possível.
Antes de encher a panela com o solo, você precisa cuidar do sistema de drenagem, que é usado como seixos, rios ou mares, pellets de argila expandida e outros materiais. Os brotos que atingiram 10 cm podem ser plantados no chão. Fatias na planta durante a propagação são polvilhadas com carvão ativado em pó.
"Bambu da felicidade" crescente em água e gel
A água em que a Dracaena Sander é cultivada é preparada com antecedência para que possa assentar. A temperatura da água de reposição não deve diferir daquela em que a planta está localizada, para que não haja estresse adicional. Temperatura ideal 21-25 ° C. Os fertilizantes, se necessário, são previamente dissolvidos em água.
No inverno, a dracaena contida na água também precisa ser acesa com uma lâmpada e, no verão, tente evitar temperaturas muito altas. A mais de 35 ° C, a planta começa a ficar amarela e a deixar cair as folhas.
Dicas para o cultivo de Sander dracaena:
- Para que uma planta cresça bem, ele precisa criar condições ideais de iluminação e temperatura.
- A Dracaena Sander cresce a quase qualquer temperatura, mas os melhores resultados são obtidos entre 16 e 21 ° C.
- A iluminação deve ser clara, mas levando em consideração o fato de as folhas da planta serem macias e manchas queimadas podem se formar com a luz direta do sol.
- Se você pretende colocar dracaena no peitoril da janela, não no sul. Quando todas as janelas estão voltadas para o sul, é melhor abandonar o peitoril da janela e colocar a planta ao lado.
- No inverno, não há muitos dias ensolarados; obviamente, não haverá luz suficiente; portanto, eles usam fontes elétricas para realçar. Uma lâmpada incandescente não é adequada para isso, e a fonte de luz fria do dia estará correta. É ainda melhor usar phytolamps especiais que são projetados para iluminar plantas.
Rega
Dracaena Sander adora um meio termo - idealmente, o solo deve estar levemente úmido. Água em excesso e insuficiente é ruim. Na prática, parece uma boa rega completa uma vez por semana, se a planta estiver em uma panela com o solo.
Quando mantido na água, é necessário trocar a água periodicamente, usando apenas o que resta por um dia. É aconselhável fazer isso pelo menos uma vez a cada duas semanas para que não apareça um odor putrefativo.
Você pode adicionar um pouco de fertilizante à nova água, mas faça-o com cuidado, pois uma overdose afetará adversamente a planta - ela extrai as substâncias necessárias da água mais rapidamente.
A planta percebe muito bem a "chuva" quente, basta realizar este procedimento uma vez por mês, a água deve estar um pouco quente. É importante garantir que a água após essa irrigação não se acumule no espaço entre as folhas, o que pode levar à deterioração da planta. O regime de rega descrito é bom para o inverno, no verão a freqüência de rega é dobrada e, em dias especialmente quentes, elas são regadas a cada dois dias. Umidificação adicional do ar ao redor da planta não é necessária.
Top vestir
Para ativar o crescimento de Sander dracaena, é usado o molho foliar.
Lixadeira de dracaena, plantada no solo
Uma planta plantada no solo precisa de cobertura periódica, principalmente desde a primavera. Neste momento, você pode alimentar uma vez por mês, no verão a frequência aumenta. Mas é desejável reduzir a quantidade de fertilizante quando a planta entra na fase de crescimento ativo. Basta ter um terço da norma indicada na embalagem do fertilizante utilizado.
Lixadeira de alimentação dracaena, que está na água
Uma planta que constantemente "vive" na água precisa de mais nutrientes, mas é importante ter cuidado e não overdose. As folhas da planta são muito suscetíveis aos nutrientes provenientes da pulverização. É melhor executar o procedimento de pulverização com a adição de fertilizantes pela manhã, após a realização preliminar de uma rega normal com água limpa. O tratamento das raízes e das folhas não deve ser realizado simultaneamente, é melhor alterná-los.
Lixadeira Dracaena
Os cuidados no verão, quando a dracaena começa a florescer, se resumem a rega abundante e cobertura. A planta definitivamente "agradecerá" com lindas flores brancas com um aroma agradável. E frutas vermelhas se tornarão uma verdadeira decoração de bambu para ambientes internos. O período de latência da planta não é expresso.
Tabela: principais erros de atendimento e como corrigi-los
Sintomas | Razão | O que fazer |
As folhas superiores ficam amarelas, mas mantêm a elasticidade. | Muito cálcio no solo ou na água. | Reduza a dureza da água. Em casa, isso pode ser feito usando filtros especiais para purificação de água ou dispositivos eletromagnéticos. |
As folhas parecem sem vida e perdem o brilho. | Excesso de luz. Ácaro. | Lave as folhas da planta com água. Para processar uma planta a partir de um carrapato. |
Descoloração das folhas. | Falta de magnésio e ferro. | Nutrição por micronutrientes. |
Folhas descolorir para transparência. | Falta de nitrogênio. | Fertilização com fertilizantes nitrogenados. |
As folhas estão caídas. | Falta ou excesso de umidade. Outras causas: ar quente seco, maconha apertada, pragas. | Processo de pragas com um dos medicamentos: Aktara, Fitoverm, Actellik, Fufanon, de acordo com as instruções. Se necessário, transplante a planta ou reorganize a panela em outro local. |
As folhas enrolam e secam. | Falta de umidade. | É bom saturar o solo com a umidade, regar a planta por cima, reorganizar em um local fresco. |
As folhas ficam amarelas e caem. | Rega excessiva e más condições. | Verifique a umidade do solo, a luz, a correção e a frequência da cobertura. |
As folhas caem de repente. | Pode ser causado por choque. | Reduza a quantidade de luz, forneça água suficiente, não mova a panela. |
Pragas
A dracaena em casa raramente é afetada por pragas, apenas se as condições de atendimento não forem adequadas a ela. Os verdadeiros inimigos da felicidade do bambu são um ácaro vermelho e insetos insignificantes.
Você pode aprender sobre como lidar com doenças e pragas de dracaena a partir do material: //diz-cafe.com/rastenija/bolezni-i-vrediteli-draceny-kak-raspoznat-problemu-i-borotsya-s-nej.html
Reprodução de Sander Dracaena
Na maioria das vezes, Dracaena Sander é propagado com estacas e brotos, matando dois coelhos com uma cajadada só. Por um lado, eles obtêm material para propagação; por outro, dão à planta uma aparência decorativa.
Instruções para a criação de Dracaena Sander:
- O pedúnculo é cortado em segmentos de 5 a 10 cm e os tesouras de podar são os melhores para poda. Lidar com o trabalho e tesouras de jardim especiais.
- Deixe um toco de pelo menos 7 cm de tamanho, caso contrário a planta poderá não lidar com o estresse. Um toco corretamente aparado é rejuvenescido e novamente se transforma em uma bela planta.
- Dracaena enraizada na maioria das vezes de forma vertical, aprofundando-se no solo - 2-3cm.
- O solo próximo ao recesso é polvilhado com areia. É na camada de areia que as primeiras raízes aparecem. De maneira horizontal, várias plantas independentes podem ser obtidas a partir de uma estaca de uma só vez.
O caule plantado é regado com água derretida, que contém sais menos prejudiciais. E também uma das preparações para formar raízes, das quais existem muitas, é adicionada à água. O estimulante mais comum para o crescimento radicular é o Kornevit. Para dracenaceae, é melhor levar vasos espaçosos com furos e um dispositivo de drenagem obrigatório. A propagação do "bambu da felicidade" por estacas é a opção mais prática em todos os aspectos.
Você pode aprender mais sobre os métodos de propagação de dracaena a partir do material: //diz-cafe.com/rastenija/dratsena-razmnozhenie-v-domashnih-usloviyah.html
Vídeo: propagação da lixadeira Dracaena por estacas
Cultivo de sementes
Esse processo parecerá muito mais complicado e trabalhoso, embora as sementes de Dracaena Sander possam ser compradas em praticamente qualquer loja. Mas eles terão que ser abordados com muita seriedade - é uma tarefa bastante trabalhosa. Para uma boa germinação das sementes, é necessária alta umidade, o que é conveniente para manter, por exemplo, em uma caixa de plástico, colocando as sementes em um pano ou pano úmido.
O local deve estar quente, adicione água conforme necessário.
Assim que os primeiros brotos aparecem, as mudas são transplantadas para xícaras com solo leve, que você pode comprar ou preparar da relva e da areia na proporção de 1: 1. São enterrados no máximo 1,5 cm e os copos com brotos plantados são cobertos com um filme por cima e colocados em um local quente e com muita luz. Uma vez por dia, o filme é aberto para ventilar o ar. É perigoso inundar plantas jovens com água em abundância - a rega deve ser organizada e bem controlada.
Em xícaras, as mudas de dracaena podem permanecer por cerca de 4 meses. Quando atingirem a altura do mesmo número de centímetros (4-5), você poderá transplantá-los para vasos, com cuidado adicional, com o cuidado de que belas plantas decorativas crescerão a partir delas.
Formação de Sander Dracaena
O grau de decoratividade depende da imaginação do proprietário da planta. O fato é que os dracaena contêm pontos em toda a superfície do tronco. Eles estão dispostos em espiral. Assim, você pode fazer uma incisão em qualquer lugar e um ramo adicional começará a crescer a partir dela. É essa propriedade da dracaena que permite que você obtenha opções decorativas incríveis. E se você adicionar à poda o uso de fios ou fitas para redirecionar o crescimento de galhos existentes, isso aumentará as possibilidades decorativas.
Dracaena Sander, mais conhecido como o "Bambu da Felicidade", é ótimo em nossos apartamentos. Pode ser dado formas tão surpreendentes. Todo mundo que vem visitá-lo ficará chocado com sua beleza.