Cultivo de Pachistachis e cuidados em casa

Pin
Send
Share
Send

O paquistachis é cultivado em casa desde o século XIX. A planta agrada aos olhos com folhas suculentas decorativas, inflorescências incomuns em forma de espigões, um longo período de floração. Infelizmente, esta flor luxuosa raramente é vista em nossas janelas. Por alguma razão, acredita-se que o paquistache seja mimado, mal-humorado e requer cuidados complexos. Mas não é assim, mesmo um cultivador iniciante pode cultivar uma planta.

Descrição do produto

Pachistachis amarelo florescendo

O paquistachis é uma flor tropical que cresce naturalmente no leste da Índia, no centro e no sul da América. Cresce na forma de um arbusto, a altura de uma planta adulta é de 2 m, folhas ovais de cor verde saturada são direcionadas para baixo. É valorizada por suas brácteas amarelas ou vermelhas brilhantes originais na forma de uma espigueta de dez centímetros, no fundo, pequenas flores brancas são quase invisíveis. O período de floração é do início da primavera ao meio do outono, as flores caem rapidamente, mas as brácteas não perdem seu efeito decorativo por muito tempo. A planta se sente bastante confortável em condições de ambiente, prefere alta umidade.

Variedades de Pachistachis

Existem 12 variedades de plantas, das quais apenas duas são domesticadas - amarelo (Pachystachys Lutea) e um pachistachis vermelho mais raro (Pachystachys coccinea). O paquistache amarelo é um arbusto de 1 a 1,2 m de altura, com brotos verticais, cuja parte inferior cresce de madeira com o tempo. O formato das folhas é oval, com pontas estreitas, tamanho - 5 cm de largura e 15 de comprimento. As inflorescências em forma de espigões são cobertas com brácteas amarelas brilhantes, das quais aparecem pequenas flores brancas.

O vermelho de Pachistachis difere de seu parente no tamanho do arbusto e na cor das inflorescências. Nesta espécie, as brácteas são de cor verde escuro, e grandes flores vermelhas aparecem nelas. Os arbustos podem crescer até 2 m, aparentemente, devido ao seu tamanho impressionante, a planta raramente é encontrada nas coleções de flores domésticas.

Galeria de fotos: Variedades de Pachistachis

(Pachystachys coccinea)

Tabela: Características dos cuidados, dependendo da estação Fator Primavera, verão Outono, inverno

FatoresPrimavera verãoInverno de outono
IluminaçãoLuz difusa sem luz solar intensa.
Ótimo - janelas norte ou oeste.
Se o pote estiver localizado no lado sul,
deve estar sombreado.
É necessário fornecer uma boa iluminação.
Com falta de luz, ilumine com um phytolamp.
Temperatura20-25 ° C16-18 ° C
UmidadeAma o ar úmido. Quente
clima a planta precisa ser pulverizada
Água reservada. Aumentar
recipiente de umidade com flor
colocado em uma bandeja
cheio de seixos e água.
Pulverize com água várias vezes por semana.

Tais condições são adequadas para o cultivo de descrições, leia sobre isso: //diz-cafe.com/rastenija/pavlinij-cvetok-ili-episciya-kak-obespechit-ej-v-domashnix-usloviyax-dostojnyj-uxod.html

Desembarque e transplante: drenagem, seleção de solo e vasos

As plantas jovens precisam ser replantadas a cada primavera. As flores adultas mudam o solo uma vez a cada 2-3 anos. O momento mais adequado para a transferência de paquistache para outro pote é do início a meados de março. Antes do transplante, a planta é podada. A flor é plantada em solo nutritivo enriquecido com húmus. Podem ser utilizados solos prontos para plantas com flores. O paquistache não tolera a estagnação da água; portanto, a parte inferior do vaso é necessariamente preenchida com uma camada de drenagem (1-2 cm): seixos, argila expandida, cacos de argila.

A composição do solo para a auto-preparação:

  • Turfa - 1 parte.
  • Terra Sod - 2 partes.
  • Areia e húmus - 1 parte cada.
  • Terra da folha - 1 parte.

As plantas jovens são plantadas em vasos de tamanho médio, com um volume de 1-1,5 litros. As capacidades não devem ser muito altas; é bom encontrar pratos com a mesma altura e diâmetro. Cada próximo transplante é transformado em um vaso 1-1,5 cm mais largo que o anterior. As plantas adultas são plantadas em recipientes com um volume de 2,5 litros, as proporções de altura e diâmetro são preservadas.

Home Care

A planta não é caprichosa, no entanto, se as regras de cuidado não forem seguidas, ela perde sua apresentação, se estende feia, descarta folhas e deixa de florescer. Rega e cobertura, a escolha do fertilizante, dependendo da estação.O pachistachis é sensível ao transbordamento e à secagem. No verão, a flor precisa de rega frequente, assim que o solo superficial seca. Em nenhum caso deve ser permitido secar completamente um coma de terra.

No inverno, a intensidade da rega é reduzida para 3 vezes por semana. Você pode usar apenas água macia sem misturar sais minerais. A água da torneira deve ficar em pé por vários dias antes do uso. Durante o período de crescimento ativo, começando nos primeiros dias de abril e terminando em setembro, o paquistache é alimentado com fertilizantes minerais e orgânicos complexos. O procedimento é realizado a cada 14 dias. Você pode usar fertilizantes líquidos complexos para plantas com flores, como Agrícola, Fasco, Living Force.

Poda de primavera

Aparar o paquistache a uma distância de 10 a 15 cm do solo

Na natureza, o pachistachis cresce para 1,2 (amarelo) e até 2 m (vermelho). Em casa, o crescimento descontrolado levará a uma perda de decoratividade da planta - a parte inferior ficará feia, o tamanho dos internódios aumentará, parte da folhagem será perdida. Para formar uma coroa compacta e harmoniosa, os paquistaches precisam ser cortados ou beliscados a cada primavera. A primeira poda é realizada a uma distância de 10 a 15 cm do solo. No futuro, você precisará beliscar todos os galhos sobre o segundo par de folhas. A cada primavera, os topos das flores são cortados para estimular a floração. Se você seguir essas regras, em alguns anos se tornará o proprietário de uma planta com uma linda coroa.

Esquema para aparar ainda mais a paquistache

Período de floração

Uma das principais vantagens de uma planta perene são as lindas flores em forma de vela. A principal tarefa do proprietário é fornecer todas as condições para uma floração longa e exuberante. Com os devidos cuidados, a floração dura do início de março até o meio do outono.

Além disso, a floração exótica é medinilla valorizada. Você pode descobrir como fornecer cuidados decentes em casa a partir do material: //diz-cafe.com/rastenija/medinilla-kak-obespechit-ej-dostojnyj-uxod-v-domashnix-usloviyax.html

Quais fatores afetam a aparência dos pedúnculos:

  • Condições de temperatura corretas, umidade necessária, rega abundante.
  • Com um nível de iluminação suficiente, com falta de luz, o paquistache não poderá formar botões de flores.
  • Fertilização com fertilizantes complexos durante o período de crescimento. Poda de primavera obrigatória. As flores são formadas apenas em brotos novos.

Depois que a planta desaparece e as brácteas começam a secar, elas devem ser cortadas com pelo menos um par de folhas. Isso estimula o crescimento adicional de paquistache e a colocação de novos brotos.

Período de descanso

No final de outubro, após o término da floração, começa um período inativo. O crescimento de Pachistachis diminui. Mesmo umidade durante o descanso, a planta consome em quantidades muito menores. Porém, em nenhum caso a terra deve secar, a flor responderá rapidamente à rega insuficiente - folhas grandes começarão a enrolar as bordas, na tentativa de preservar a água preciosa. Cuidar de paquistache durante o descanso:

Rega todos os dias.

  • Pare de fertilizar.
  • Não apare.
  • Não transfira para a sombra, deixe a panela no parapeito da janela leste ou oeste.

Tabela: Como os erros de manutenção aparecem (curvatura, queda de folhas etc.) e o que fazer para corrigir a situação

SinaisRazãoTratamentoPrevenção
Torção de folhas
tornar-se letárgico
Baixa umidade ou falta de água.Regue a planta com mais frequência.Coloque a panela no palete
com argila expandida úmida.
Gota em massa de folhasMuito frio ou muito seco.Mova a planta para um local mais quente. Regue a flor.Evite hipotermia ou secagem da terra.
O arbusto é muito esticado, assume uma forma feiaNão há luz suficiente ou a flor é cortada incorretamente.Vá para um local mais claro, apare.Mantenha o paquistache na janela leste ou oeste, corte os brotos
toda primavera.

Galeria de fotos: Erros de cuidados

Doenças e pragas, seus sinais, medidas preventivas e tratamento

Com os devidos cuidados, o paquistache praticamente não é suscetível a doenças, mas pode sofrer de inúmeras pragas de insetos. A planta geralmente é infectada por flores doentes próximas ou buquês infectados trazidos para a casa. Algumas doenças, como oídio, são transmitidas por correntes de ar.

Tabela: pragas e doenças, sinais, tratamento e prevenção

Doença ou pragaSinaisComo lutarPrevenção
PulgõesBranco aparece na planta
placa e vestígios de xarope doce.
Folhas adicionais são cobertas com fungo de fuligem (preto
pulverização). Tiros
coberto de insetos
parece fofo.
Na primeira etapa da infecção
paquistache todos os dias precisa
enxaguar com água quente
água. Em casos avançados
a planta é tratada com
intervalo de 6-8 dias Fitoverm
(2 ml por litro de água) ou
Intavir (1 comprimido por 10
litros de água).
Inspecione as flores regularmente
para infecção. Sistematicamente
pulverize com água, pois o pulgão tenta não se assentar em
folhas. Coloque tudo apenas
plantas adquiridas em
quarentena.
EscudoPlantas pegajosas
líquido nos brotos e
o interior das folhas
aparência convexa
manchas ovais marrons
forma sólida ao toque.
Limpe a planta diariamente
uma esponja umedecida em uma solução de uso doméstico marrom
sabão (1: 3) ou processo
todas as flores afetadas
Actelikom (2 g por litro de água)
ou Bancol (0,5 g por litro de água).
Prevenir infecção
bainha todos os dias
inspecionar as plantas. Para
prevenção de infecção
enxaguar uma vez por semana
paquistache com sabão
solução.
OídioNa folha externa e interna
branco fofo aparecer
pontos que posteriormente
escurecer e endurecer. Doente
a planta começa
despejar as folhas.
Desde cedo
se livrar da doença com
plantas de pulverização
infusão de alho (30 g de alho
amasse e misture com um litro de água,
insistir 24 horas em um local escuro).
Pulverizar o paquistache 3 vezes com
Intervalo de 1 semana. Tratar paquistache 3
vezes com intervalo de 1
semana com Topázio (1,5 ml por 10 l de água).
Atenha-se ao modo
rega e fertilização,
para que a planta seja forte
e saudável. Oídio
afeta apenas os enfraquecidos
flores
Ácaro aranhaWeb na planta, folhas e
brotos são cobertos de preto
pontos. As folhas ficam pálidas, secas
e torcer.
Trate o paquistache com fitover
(2 ml por litro de água) ou Taurus
(1 mg por litro de água). Para destruição
praga suficiente
processamento único.
Ácaro não gosta
muita umidade. Portanto,
precisa monitorar constantemente
para umidade
ar regularmente
pulverizar a planta
coloque a panela no palete
com argila expandida úmida.
Podridão da raizFolhas caem, começa
apodrecer a raiz.
Aparar raízes danificadas
polvilhe o resto
carvão moído e
planta em solo fresco.
Evite hipotermia
sistema radicular.

Galeria de fotos: pragas de Pachistachis

Propagação de paquistache por estacas

Paquistache em casa propagado por estacas. Para obter novas plantas, você pode usar os brotos deixados após a poda da primavera. As estacas estão enraizadas de duas maneiras: germinando raízes na água e plantando no solo. No primeiro caso, o material de plantio é reduzido a um copo com uma pequena quantidade de água, aguarde o aparecimento das raízes e plante plantas jovens no chão. Para estimular a formação de raízes na água, você precisa adicionar um estimulante (algumas gotas de suco de aloe, Kornevin, etc.). Infelizmente, ao se propagar por esse método, uma pequena porcentagem de plantas sobrevive, grande parte decai durante o enraizamento.No segundo método, as estacas se enraízam em solo úmido.

Paquistache de raiz no solo:

Preparamos pequenos vasos com um diâmetro de 12-15 cm.

Vasos para plantio de estacas de pachistachis

Nós o preenchemos com solo leve, composto de turfa e areia (2: 1), umedecendo levemente o solo.

Vaso de solo em vaso de Pachistachis

Tomamos estacas 10-15 cm de comprimento, retire as folhas inferiores.

Estacas de enraizamento de Pachistachis

Abaixamos a parte inferior da parte aérea da droga Kornevin (disponível em pó).

Estacas tratadas com Kornevin

Plantamos plantas no chão, aprofundando a parte inferior em 1-1,5 cm.

Paquistaches plantados no chão

Cobrimos pequenos paquistaches com uma tampa de uma jarra ou uma garrafa de plástico cortada.

Estacas de Pachistachis cobertas com uma tampa de uma garrafa de plástico

A formação do sistema radicular levará cerca de um mês. As tampas podem ser removidas quando novas folhas aparecerem nas estacas. Uma planta jovem precisará se acostumar com a umidade reduzida; portanto, não remova os recipientes de proteção imediatamente. Comece de 1 hora por dia e aumente gradualmente o tempo para que, após 2 semanas, abandone completamente o abrigo.

Comentários Grow

Vantagens: fácil de cuidar; inflorescência incomum; Desvantagens: rega frequente; Pachistachis vive no meu peitoril da janela por cerca de 2 anos. Não posso dizer que estou apaixonada por ele, mas os convidados sempre prestam atenção nele e ele constantemente me agrada com a floração. Esta planta incrível atrai a atenção com a originalidade da inflorescência. A inflorescência se assemelha a uma espigueta e pode ser bastante grande, o cuidado com o paquistache é muito simples e qualquer pessoa pode lidar com isso. A planta cresce muito rapidamente, por isso é recomendável transplantá-la a cada 2-3 anos. Mas eu apenas quebro galhos muito altos e isso é tudo e eu sempre tenho uma planta organizada. Prefere luz difusa brilhante. Ama muito a umidade, portanto, precisa ser regada e pulverizada com muita frequência. Se você se esquecer de regar, as folhas murcham e caem e permanece um tronco nu. Eu rego meus paquistaches no verão todos os dias e ele me agradece com a floração.

Irishka-omsk//otzovik.com/review_428627.html

E eu tive um pequenino, belisquei um amigo, mas floresceu por 3 meses ... Os vizinhos não acreditavam que ele estava vivo ... vieram ver como ele era bonito e incomum ... 3 cones brotavam como velas, muito lindas: p !!!

Nika//forum.bestflowers.ru/t/paxistaxis-uxod-v-domashnix-uslovijax.1902/page-2

E atualizei minha primavera - enraizei estacas jovens. Então, em apenas uma flor e floresceu. Durante todo o verão, a vegetação exuberante cresceu. Mordi um pouco e fertilizei, pulverizei as folhas e coloquei no chão sob o sal espalhado - não havia mais flores esperando. E eu realmente queria. Um verde está de pé: a propósito, não são penas, é uma flor. Primeiro, ele cultiva um repolho amarelo, que aumenta gradualmente de tamanho e, em seguida, essas pequenas “penas” brancas aparecem nas laterais. Então o pequeno branco desaparece, e a cabeça amarela de repolho agrada a vista por um longo tempo. Mesmo quando cai, murcha nem uma vez. Uma palavra - BELEZA.

Lyudmila Nikolayevna//flo.com.ua/forum/viewtopic.php?t=8555

Vídeo: cultivo de Pachistachis

Pachistachis é uma planta tropical incomum com flores originais que parecem velas. Seguindo as regras simples de cuidados, você pode cultivar um arbusto bonito e compacto e obter uma floração anual longa.

Pin
Send
Share
Send