Como fazer um slide alpino com suas próprias mãos usando o exemplo do marcador de rolo checo

Pin
Send
Share
Send

Há pouco tempo, os jardineiros russos começaram entusiasticamente a dominar os princípios da formação das colinas alpinas clássicas, que os britânicos inventaram há 250 anos, além de seu jardim paisagístico. Como se viu, as colinas rochosas tradicionais agora estão passando por uma crise do gênero e o atual favorito do paisagismo - uma colina alpina em camadas originária da República Tcheca - "rolo checo". A beleza especial e selvagem das montanhas checas inspirou os jardineiros locais a criar um jardim de rochas, incomum em estilo e execução - feito de finas lajes de pedra enterradas no chão com pontas. Oferecemos-lhe uma aula de mestre sobre a colocação da colina rochosa mais popular da temporada - o rolo checo.

Você sempre pensou que um slide alpino com suas próprias mãos é difícil e nem todo mundo pode fazê-lo? Ousamos tranquilizá-lo, porque o rolo tcheco é formado a partir de chapas finas bastante elevadas, para que você não precise arrastar pedras pesadas. Além disso, o dispositivo de um jardim de rochas não implica o desempenho de trabalhos de terra desgastantes associados à escavação de um poço de fundação e à colocação de uma drenagem poderosa. Plantar plantas em uma colina em camadas também não é difícil. As fendas finas e profundas que resultam da construção de um jardim rochoso de acordo com o esquema do rolo tcheco são bolsos naturais para integrar a vegetação a uma cordilheira decorativa.

A paisagem pitoresca das montanhas alpinas inspirou jardineiros a criar colinas alpinas, que tradicionalmente consistem em uma combinação de pedra com plantas de montanha

As cadeias de montanhas da República Tcheca diferem dos Alpes, mas não são menos bonitas - elas também deram ímpeto à criação das colinas alpinas “Czech Skalka”

Para criar um slide alpino, um rolo checo coloca pedras em uma borda com intervalos mínimos - esta é uma variante de um jardim de rochas da República Tcheca diferente de um jardim rochoso clássico

"Rolo checo": que tipo de animal?

O que é um rolo checo? O jardim de rochas na forma de um escorregador de rochas fissurado, que chegou da República Tcheca, é formado com a ajuda de placas de rocha, instaladas no chão com uma borda a uma pequena distância uma da outra, e as extremidades da pedra formam um plano ondulado. Espécies de plantas alpinas e árvores anãs são plantadas em fendas estreitas formadas entre placas de pedra e cobertas por um substrato e cascalho fino, de modo que o solo não seja visível nem um pouquinho. A estranheza dessa abordagem na criação de um jardim rochoso leva a um resultado completamente incomum - parece que a vegetação e as flores passam diretamente da espessura das rochas.

A principal característica do jardim de rochas “rolo tcheco” é a naturalidade máxima, conseguida imitando o princípio da estrutura montanhosa da República Tcheca

Para formar o rolo checo, as lajes de pedra são instaladas quase na vertical, em um ângulo de 10 a 15 graus em relação ao plano perpendicular ao solo

Devido às finas fendas formadas entre as placas durante a formação do rolo checo, parece que as plantas plantadas nelas crescem diretamente da pedra

Por que o rolo tcheco é tão bom que jardineiros de todos os países juntos mudaram da construção de jardins de pedra tradicionais para um escorregador de pedra em camadas?

Aqui estão algumas razões para esse fenômeno:

  • Naturalidade. O rolo checo imita quase completamente a formação rochosa natural, introduzindo uma partícula de natureza intocada em seu projeto paisagístico em sua beleza intocada.
  • Saldo Devido à existência de lacunas estreitas e longas entre as lajes de pedra, é criado um microclima ideal para o crescimento de espécies de plantas alpinas - com umidade e temperatura moderadas.
  • Despretenção. Pequenas distâncias entre as placas da pedra contribuem para a retenção de umidade no solo, porque o plano de evaporação é insignificante - portanto, uma colina não requer rega e drenagem adicional, e há muito pouco espaço para o desenvolvimento de ervas daninhas nas fendas do jardim de rochas tcheco.

As rochas íngremes de Prakhov e os afloramentos de pedra característicos das regiões florestais tchecas inspiraram os jardineiros tchecos a criar um jardim de rochas tcheco

Para criar um slide alpino, um rolo checo precisa selecionar uma pedra em camadas e defini-la quase verticalmente

As plantas alpinas do rolo tcheco são plantadas em fendas formadas durante a instalação de lajes de pedra

Cânones do rolo de massa checo em camadas:

  1. Todo o escorregador tcheco deve ser composto de uma rocha na forma de placas planas de várias espessuras ou de mais pedras arredondadas, mas com necessariamente duas faces planas.
  2. Ao criar um rolo tcheco, as lajes de pedra devem ser instaladas para formar fendas verticais estreitas e longas, com uma espessura de 2-5 cm. Assim, a colina alpina ficará o mais próximo possível das formações rochosas naturais das montanhas tchecas.
  3. As lajes de pedra do rolo tcheco são selecionadas de forma irregular e enterradas no solo para criar ondas longitudinais e transversais, cujos topos são enfatizados pelas plantas, projetados para aprimorar ainda mais a dinâmica da cordilheira em miniatura. Deve haver vários picos no rolo checo para criar uma completa ilusão de terreno montanhoso.
  4. A cobertura do solo entre as pedras formadas no jardim de rochas não deve ser visível, para as quais todas as áreas de terra são cobertas com cascalho de várias frações.

A pedra para o jardim rochoso “rolo checo” é selecionada na forma de placas de várias espessuras

Durante a formação do escorregador alpino tcheco, lajes de pedra são colocadas nas direções vertical e horizontal

Rolo de jardim tcheco será uma excelente decoração da borda de concreto

Temos certeza de que você já está interessado em como fazer um slide alpino de acordo com o método "pinhão rolante tcheco", mas não sabe que tipos de espécies de pedras e plantas escolher para um jardim de rochas tão original. Oferecemos informações em primeira mão, como se costuma dizer - ajudarão você a equipar o rolo checo em sua casa de campo com o mínimo de esforço.

Plantas maiores são plantadas no topo do rolo checo, enfatizando a dinâmica da elevação

Tendo dobrado o jardim de rochas "rolo tcheco", você pode obter uma cerca ou muro de contenção bastante forte

Para o rolo horizontal checo de jardim de rochas, selecione lajes de pedra de diferentes espessuras

É importante saber! O rolo checo pode ser formado não apenas pela alvenaria vertical de lajes de pedra, mas também pela horizontal. Dessa forma, você pode organizar lancis e muros baixos no jardim.

Escolhendo um local para o futuro jardim de rochas

Escorregador alpino no país e em qualquer outra terra - essa é uma ênfase espetacular que dá ao jardim uma originalidade. No entanto, para obter uma percepção harmoniosa de um elemento decorativo no projeto paisagístico, é necessário aderir a alguns princípios de colocação de jardins pedregosos. Ao escolher um local para uma colina alpina, dois dogmas a seguir permitem resolver tarefas botânicas e estéticas:

  1. A primeira condição para a vida bem-sucedida do jardim de rochas em seu site é a criação de condições confortáveis ​​para as plantas. Nesse caso, estamos falando de Alpines, o ambiente natural de que são os Alpes das montanhas. Por um lado, esses representantes da flora são ascéticos, resistentes e fotófilos, mas a insolação excessiva é fatal para eles. Por esse motivo, uma colina rochosa é melhor posicionada no lado leste da casa - de manhã, o sol ilumina a vegetação e, à tarde, se esconde atrás da casa e o jardim de pedras fica na sombra necessária.
  2. Do ponto de vista estético e para a integridade do projeto da paisagem, é necessário fornecer um primeiro plano e um fundo vantajosos para a percepção da composição da pedra. Antes do jardim de pedras, é melhor colocar um gramado ou fazer um despejo de pedra. O pano de fundo da lâmina deve ser bastante denso - pode ser uma cobertura ou o plantio frequente de coníferas e arbustos.

Escolha um local para colocar um rolo de checo no jardim de rochas, para que à tarde o escorregador fique na sombra

Para uma percepção harmoniosa de um rolo tcheco de montanhas rochosas, crie um fundo denso ao plantar arbustos e árvores

A escolha de pedras e plantas para o escorregador tcheco

Com base no fato de o rolo tcheco ter uma aparência pouco tradicional para jardins de rochas, devido a lajes de pedra instaladas verticalmente de diferentes espessuras, apenas rochas sedimentares em camadas - calcário, arenito e ardósia - são adequadas para isso. Esses tipos de pedra são bons porque, com o tempo, os ângulos agudos dessas rochas relativamente moles são suavizados e os contornos das lajes assumem uma aparência mais natural. Além disso, é agradável perceber o esquema de cores ocres claras ou acinzentadas da pedra sedimentar.

Ao comprar uma pedra, é aconselhável estimar imediatamente quantas toneladas de rocha serão usadas para criar seu mini maciço. Não é aconselhável comprar uma pedra, uma vez que as lajes de diferentes partes diferem em cores, e este é um momento extremamente negativo para a lâmina em camadas da República Tcheca.

É importante saber! Para estimar aproximadamente o volume da pedra necessária, damos o consumo de material para a construção de um rolo tcheco com uma área de 20 metros quadrados: calcário - 4 toneladas, pedra de entulho (para a base dos picos) - 1 tonelada, cascalho (para descarte) - 0,5 toneladas.

O jardim de rochas rolantes tcheco é formado por pedras em camadas de origem sedimentar - xisto, arenito e calcário

As plantas para o rolo alpino de slides da República Tcheca são selecionadas de acordo com suas dimensões e para a revitalização da superfície da pedra - miniatura e brilhante

Para aterrissar em uma colina rochosa, um rolo checo é melhor para escolher alpinos em miniatura e coloridos

Em relação à seleção de plantas para o rolo tcheco - não há diferenças especiais em comparação com o jardim de rochas tradicional. Como antes, os habitantes verdes das montanhas alpinas e das árvores anãs devem ser comparáveis ​​a uma colina rochosa em tamanho e taxa de crescimento. Daphne, sinos, gerbil, draga - a lista de alpinos em miniatura adequados para aterrissar em um rolo tcheco pode ser continuada sem parar. Os habitantes indígenas das montanhas alpinas podem se unir perfeitamente às espécies florestais e da estepe da flora - samambaias, bulbos, coníferas anãs. Para o desembarque no topo do rolo tcheco, flox, pontas, barbear são ideais e, para declives, arabis de cobertura do solo, tenacidade, golfinhos, juvenis, sedum e stonecrops. Açafrões e muscari ficam bem no sopé de uma colina rochosa alpina.

Artigo no tópico: Seleção de plantas para uma colina alpina: exemplos de variedades + regras de decoração

Etapas da colocação do slide alpino do "design tcheco"

Etapa 1 - preparação do local para construção

Antes de iniciar a escavação, determine a área e a forma da colina alpina - ela deve ser proporcional às dimensões de sua parcela pessoal. Quanto à escavação em si, não é necessário cavar um poço profundo para formar o rolo checo, como para a construção de colinas alpinas tradicionais - basta remover a camada superior do solo em 15-20 cm, selecionar os rizomas de ervas daninhas perenes, encher o local preparado sob a colina com pedras de entulho e tijolos quebrados . Esta base é ideal para a fixação de lajes de pedra e para a drenagem - os detritos de tijolo absorvem o excesso de umidade, o que protegerá as plantas no período seco. Embora a própria configuração da colina fissurada na República Tcheca, na forma de fileiras de fendas profundas, facilite a remoção simplificada da umidade.

A direção da colocação de lajes de pedra para formar um rolo checo é definida usando uma corda amarrada a estacas

Na fase final de preparação de um local para a colocação de um escorregador alpino no jardim, a base de pedra e tijolo é coberta com uma camada de areia de rio peneirada, o que fornecerá drenagem de rolamento adicional e simplificará o enterro da pedra no chão.

Etapa 2 - classificação de lajes de pedra

Antes de começar a instalar placas de pedra no chão, é melhor agrupá-las em pilhas separadas, de acordo com o tamanho e a espessura da pedra. Ao classificar o material, observe a aparência das placas e selecione as amostras maiores e mais expressivas para serem usadas como as "principais" pedras dos picos. O que deve ser guiado ao escolher uma pedra para os "topos" de uma colina? Uma superfície de relevo, vestígios de tempo na forma de musgo e líquen, intercalada com outros minerais, manchas coloridas coloridas são sinais de pedras de realce para o rolo checo, que são definidas por um plano espetacular. Não se esqueça das extremidades dos blocos de pedra - eles se tornarão a "face" do rolo tcheco; portanto, as placas devem ser viradas para o espectador com faces "bronzeadas", sem traços de falhas novas.

Para a conveniência de organizar um slide alpino, um rolo checo, é melhor classificar a pedra por tamanho e espessura

Etapa 3 - encontrar instruções para colocar um slide

Depois que as pedras dos picos da massa rochosa originária da República Tcheca foram encontradas, elas começaram a instalar as lajes no chão. Primeiro, determine a direção da instalação das placas de pedra, que devem estar localizadas estritamente paralelas umas às outras, em um ângulo de 5 a 10 graus em relação à vertical. O ângulo de orientação das fendas entre as camadas do rolo é selecionado com base na melhor vista do jardim de rochas de vários pontos de vista. Quando a direção desejada é escolhida, é necessário corrigi-la - empurre duas estacas no chão e puxe um fio de cor brilhante, para que, no processo de colocação do jardim de rochas, não rompa o ritmo claro das placas de pedra.

Para encontrar a direção mais lucrativa das lajes de pedra em um rolo tcheco, é aconselhável analisar o local para colocar a lâmina sob diferentes pontos de vista

É importante saber! A largura ideal da fenda formada entre as placas do rolo checo é de 5 cm, a máxima é de 20 cm.

Etapa 4 - Definindo o pico máximo

Tendo decidido a localização do pico principal da sua formação rochosa, enterre a maior placa de tamanho no ponto selecionado. Para fixar a pedra no solo, coloque várias peças de reforço ou barras de metal nos dois lados da placa (use um martelo de borracha). Como espaçadores adicionais para manter a distância entre as lajes de pedra, você também pode usar espuma e entulho. Depois que a pedra rolante principal é enterrada no chão e ganha estabilidade, você precisa ramear suavemente a camada superior do solo com pequenos ancinhos.

O jardim de rochas do rolo tcheco é colocado de forma ondulada, onde o pico formado pelas maiores lajes de pedra é o ponto de partida

É importante saber! Lembre-se de que a altura do pico principal da colina não deve exceder 60 cm Se você decidir criar uma cordilheira mais íngreme, precisará elevar o nível do solo usando um aterro.

Etapa 5 - Formação das Ondas de Pedra

Do pico principal em ambas as direções, forma gradualmente uma superfície ondulada do jardim de rochas usando placas de pedra de diferentes tamanhos e espessuras. Tente tornar as ondas de pedra do escorregador assimétricas, varie-as em comprimento, evite linhas uniformes e raios corretos - o rolo checo deve ser o mais natural possível. Alguns picos adicionais abaixo do pico principal da cordilheira ajudarão a fortalecer a expressividade do jardim de rochas.Recomenda-se que você se afaste periodicamente do slide alpino a uma certa distância para verificar o paralelismo das placas em relação umas às outras, bem como avaliar a naturalidade dos contornos dos planos lateral e superior.

Durante a formação do escorregador alpino “Czech rolling pin”, as lajes de pedra são instaladas firmemente para que as fendas entre elas não excedam 5 cm de espessura

Uma boa adição ao slide alpino, dobrado na forma de um rolo checo, será uma pequena cachoeira

É importante saber! O slide alpino "rolo tcheco" raramente é combinado com uma cachoeira ou qualquer outro corpo de água. Ele copia sua contraparte natural - as montanhas tchecas, para as quais a presença de água perto de formações rochosas não é característica. No entanto, um slide em camadas pode muito bem ser adjacente ao lago, se desejado por seu criador.

Etapa 6 - Plantio

O estágio final no projeto de qualquer colina alpina é a formação de um local de plantio. O momento mais importante para o plantio de representantes da flora alpina em campo aberto do rolo tcheco é a observância das proporções necessárias dos componentes para a mistura de plantio. O solo para o plantio de plantas em miniatura dos Alpes é preparado da seguinte forma: 1/3 - terra de jardim ou pradaria, 2/3 - areia de rio lavada com peneiras de cascalho. Uma composição semelhante do solo para o plantio de plantas alpinas fornece friabilidade e arejamento, além disso, a terra não deve estar molhada.

As plantas alpinas são plantadas em um rolo tcheco nas ranhuras estreitas formadas durante a instalação de lajes de pedra

Depois de plantar plantas alpinas em um rolo tcheco, a bolsa de plantio é coberta com substrato e cascalho fino

Devido às estreitas fendas entre as pedras formadas no rolo checo, as plantas recebem as condições mais favoráveis ​​para o crescimento

O solo do jardim não será muito bem-sucedido para o rolo tcheco, mas para plantas sensíveis à acidez do solo, é melhor adicionar imediatamente pó de dolomita (cal) ou turfa à mistura do solo, alguns alpinistas precisam de húmus frondoso.

A simplicidade de plantar plantas em um rolo tcheco é que as fendas entre as lajes de pedra são buracos profundos prontos, onde a planta é colocada e preenchida com a mistura de solo preparada até o pescoço da raiz. Além disso, os alpinos não precisam ser enterrados no espaço - a planta deve ser suspensa acima da pedra para polvilhar o pescoço da raiz até uma espessura de 3-4 cm com entulhos de vários tamanhos (cobertura morta), criando a ilusão de vegetação que cresce diretamente da rocha. O toque final do trabalho de plantio durante a formação da colina alpina tcheca - os locais de plantio são umedecidos com um método de gotejamento para garantir o contato do sistema radicular alpino com o solo e limpar a pedra do pó da terra.

Ao combinar vários métodos de colocação de pedras, um jardim de pedras de rolo checo pode dar uma aparência original

Dependendo das suas preferências, você pode plantar um rolo tcheco com um grande número de plantas e deixá-lo pitoresco

Para criar um rolo checo com declives mais íngremes, é necessário fazer um aterro auxiliar

Um exemplo de criação de um mini jardim de rochas dessa configuração

Se você gostou do slide alpino da República Tcheca, mas a área da casa de verão não permite que você quebre um jardim rochoso, você pode fazer um mini rolo em tcheco em um contêiner. A opção ideal é um recipiente de pedra ou concreto raso (cerca de 20 cm) de forma retangular ou quadrada com cantos arredondados, cujo tamanho depende de onde o mini-jardim de pedras estará localizado - no jardim, no terraço, varanda ou peitoril da janela. As lâminas de pedra em miniatura ficam bem em vasos de cerâmica redondos e caixas de madeira, em recipientes de tufo e até na cavidade de madeira flutuante seca.

Rolo rochoso da colina rochosa fica ótimo em miniatura

Na ausência de um recipiente adequado, o efeito de uma superfície de “pedra” pode ser dado a uma tigela ou balde velho, depois de espancar o esmalte, revestido com cola e depois revestido com uma mistura de cimento, areia e turfa, tomada em partes iguais. Se você deseja obter uma camada de tempo nas paredes do recipiente - musgo e líquen, aplique fertilizantes orgânicos, uma decocção de aveia ou kefir. Não se esqueça de fazer um orifício para remover a umidade, se não houver nenhum no recipiente.

A ordem de formação do mini-jardim de pedras "rolo checo" no recipiente:

  1. Preparação da mistura do solo. Despeje argila expandida, tijolo triturado ou cascalho no fundo do recipiente para que a camada de drenagem seja 1/3 do recipiente. Coloque musgo e turfa em cima da drenagem e encha o recipiente com uma mistura de terra, turfa e areia, em partes iguais. Como as pedras serão empilhadas na borda, tenha alguns pedaços de tijolo à mão para fixar as lajes no chão.
  2. Colocando uma pedra. Coloque pequenos fragmentos de lajes de pedra de arenito ou calcário em um recipiente em uma leve inclinação em relação à vertical, mantendo uma distância de 2 a 5 cm entre as pedras. Fortaleça as placas de pedra no chão com tijolos quebrados, polvilhe com a mistura do solo e compacte sua superfície.
  3. Plantando plantas. Retire a planta da panela de plástico, livrando cuidadosamente o sistema radicular do substrato e coloque-a no espaço entre as placas de pedra. Encha a bolsa de aterrissagem com solo e cobertura vegetal por cima - com cascalho pequeno, o que impedirá a evaporação da umidade da superfície do solo. Quanto às plantas para mini-jardim de pedras, as mais atrofiadas são adequadas - plantas jovens, sedum, saxifrage, flox e coníferas anãs.

Ao criar um jardim de mini-rochas de rocha tcheca, escolha pequenas placas de pedra e instale-as com uma folga mínima de não mais que 2-3 cm

O jardim de mini-rock tcheco parece bastante distinto, em contraste com os slides alpinos clássicos um pouco entediados

Alpine hill - um elemento espetacular do projeto paisagístico - original e expressivo. Tendo colocado uma variedade como o “rolo tcheco” em sua terra, você terá um canto tão sotaque e emocional do jardim que toda a sua paisagem será transformada e adquirirá um novo som.

Pin
Send
Share
Send