Jardim de rochas japonês - descobrindo o básico do estilo oriental

Pin
Send
Share
Send

Na arte do jardim, estilo significa uma combinação de tradições, cânones, técnicas e princípios que garantem a unidade do sistema figurativo do jardim, seu conteúdo ideológico e artístico generalizado. As estilísticas do jardim no Japão foram formadas sob a influência da natureza circundante. Um mundo vegetal peculiar, ilhas emolduradas por grandes águas, rios de correnteza curta, lagos de várias origens, belas montanhas. As características geográficas do país tornam possível transformar até alguns metros da área em um jardim completo - um jardim de rochas japonês que combina naturalidade, minimalismo e simbolismo.

Rock Garden - cartão de visita do Japão

A notável qualidade da cultura japonesa reside no fato de que tudo o que é novo não destrói e não suprime as tradições existentes, mas é processado, complementando com sucesso o que foi criado há séculos. O budismo, que foi introduzido aqui de fora, foi alterado pela própria visão de mundo japonesa. Assim, a doutrina filosófica e religiosa japonesa do budismo zen foi formada. Sob sua influência, começaram a ser criados jardins especiais: mosteiro e templo.

Uma espécie de microcosmo em que areia, seixos, pedras e musgos criaram o protótipo do universo

A cultura zen gerou um jardim que poderia ficar sem plantas ou tê-las em uma quantidade mínima. Uma espécie de microcosmo, em que areia, seixos, pedras e musgos criavam o protótipo do Universo, destinava-se à meditação, imersão profunda no pensamento, contemplação e autoconhecimento. O jardim de rochas, misterioso e incompreensível para os ocidentais, tornou-se para o Japão a mesma marca registrada de sakura e crisântemo. Na cultura paisagística de outros países, ele não tem análogos.

A história do Japão manteve o nome de um mestre zen-budista que criou o primeiro jardim de rochas no Japão. O jardim no templo budista de Kyoto, Ryoanji, foi construído pelo mestre Soami (1480-1525). Em um local de 10x30 metros, existem 15 pedras localizadas em cinco grupos. A tradição prescreve olhar pedras de um determinado lugar. Se você a seguir, a misteriosa e inexplicável harmonia do jardim terá um efeito hipnótico em você.

Pontos-chave no estilo do jardim de rochas

O estilo japonês atrairá aqueles que estão prontos para abandonar o esplendor exuberante dos jardins europeus. Os amantes reflexivos do relaxamento isolado apreciarão todos os encantos de um jardim de templo minimalista. Aqueles que desejam construir um jardim de pedra japonês com suas próprias mãos devem levar em consideração os principais pontos de sua formação inicialmente:

  • O vazio é a primeira impressão que se desenvolve à vista deste jardim. Sua área não deve ser tão cheia quanto possível, como é habitual nos jardins europeus. É necessária uma percepção contrastante do espaço aberto e ocupado.
  • É necessário determinar o ponto de contemplação, em relação ao qual o jardim será orientado. Dado o efeito ofuscante do sol do meio-dia, o lado norte é o preferido para o ponto de vista. Dependendo da hora do dia (de manhã ou à noite) a ser gasta no jardim, o objeto de concentração do olho é colocado na parte leste ou oeste do local.
  • A assimetria é o princípio básico de todos os jardins japoneses. Não há necessidade de selecionar pedras de tamanho semelhante, coloque-as paralelas uma à outra. Um jardim de rochas tradicional é construído com uma rede geométrica heptagonal de linhas. O tamanho do heptágono não é tão importante. A localização dos objetos deve ser tal que cada um deles seja visível de todos os pontos de vista.
  • Se houver corpos de água abertos no local, o reflexo dos elementos do jardim na água deve ser levado em consideração. Até o contorno das sombras dos objetos é considerado importante.

A área do jardim de rochas não deve estar tão cheia quanto possível

A forma das sombras e o reflexo na água - tudo é importante no jardim de rochas

A cultura japonesa na Rússia recebe muita atenção. Nossos concidadãos estão interessados ​​nas características de tradições, cerimônias, filosofia, cultura e, é claro, na culinária deste país. O sistema de auto-aperfeiçoamento contínuo Kaizen, por exemplo, foi aplicado com sucesso na fábrica de laminação de tubos de Chelyabinsk. Há também um jardim de rochas privado.

Esquerda: uma rede geométrica heptagonal de linhas - a base para a construção de um jardim de rochas; À direita: jardim de rochas da usina de laminação de tubos de Chelyabinsk

Hoje se costuma dizer que os componentes geométricos do misterioso jardim de rochas do templo Ryoanji estão abertos e sua harmonia é traduzida em fórmulas simples. Sim, parece que sim ... Ou melhor, parece para os europeus. O jardim de rochas, como os hieróglifos, permanecerá para sempre misterioso e incompreensível para nós, mesmo se aprendermos a imitar sua forma. Aqueles que desejam incorporar um jardim de rochas em seu site devem entender que isso será apenas uma cópia, recriando a forma externa do original. Embora entre as cópias existam obras-primas.

Pin
Send
Share
Send