Como cultivar com sucesso variedades de damasco

Pin
Send
Share
Send

O damasco sempre foi considerado uma planta termofílica. Os criadores trabalham há muito tempo no cultivo de variedades que podem tolerar o inverno e dar frutos no centro da Rússia, no solo negro central e na região de Moscou. Agora, os jardineiros têm damascos resistentes ao inverno que podem ser cultivados em regiões onde nunca o fizeram. Um deles é a variedade Success.

Descrição variedades de damasco Sucesso

Variedade O sucesso faz jus ao seu nome. Com cobertura de neve insuficiente, pode congelar, mas se recupera rapidamente. Na faixa do meio, a planta sofre mais não com a geada, mas com a sua ausência. O damasco tem o período dormente mais curto e, com o degelo prolongado em fevereiro, o fluxo de seiva pode começar. A redução subseqüente da temperatura destrói a maioria das variedades, mas o Sucesso apresenta boa resistência ao inverno, e os botões das flores resistem ao congelamento prolongado.

Uma pequena altura de árvore (até 3 m) simplifica o cuidado com ela, a copa não se ramifica muito. O sucesso da frutificação começa no 4º ano após o plantio. Na faixa do meio, a colheita amadurece no final de agosto - início de setembro, 12 a 15 dias antes - na região da Terra Negra Central. Frutas com um talo curto literalmente se apegam aos galhos. Eles são menores em tamanho do que as variedades do sul, apenas 25-30 g, mas têm um bom sabor de sobremesa. A pele é amarelo-alaranjada, com um rubor e pubescência aveludada. A polpa é densa, fracamente fibrosa. A pedra é áspera, facilmente destacável. As frutas são frescas e adequadas para processamento.

Fruta de damasco: o sucesso é pequeno, mas de bom gosto.

Escolhendo um lugar e plantando um damasco

Escolhemos um local para esta planta protegida dos ventos e bem iluminada pelo sol. É melhor se o local estiver em uma colina para impedir o contato das raízes com as águas subterrâneas.

Nas planícies, o damasco pode ser plantado “na colina” (um monte de solo fértil com cerca de 0,5 m de altura e cerca de 2 m de diâmetro).

Nas planícies, o damasco é plantado em uma colina criada especialmente para que as águas subterrâneas não fiquem próximas às raízes

A compatibilidade do damasco com outras árvores deve ser considerada. Sementes de romã (maçã, pêra, marmelo) e frutas de caroço (cerejas, cerejas, ameixas, ameixas) não afetarão se crescerem a uma distância de 4-5 m, os arbustos de bagas (framboesas, groselhas) devem ser colocados longe. Damasco não vai se dar bem com um pêssego.

Em meados dos anos 80 do século passado, minha mãe plantou quatro nozes, das quais apenas uma germinou. Naquela época, ela não tinha ideia do tamanho da árvore e de como ela afeta outras plantas. As mudas foram transferidas para o jardim, mais perto da cerca, e um damasco plantado seis metros dois anos antes. Logo ficou claro que a porca suprime tudo ao seu alcance. E quando ele alcançou acima do damasco, mudanças dramáticas começaram a ocorrer com o último. O número de frutas começou a diminuir, o tronco se desviou e os galhos se esticaram para longe da noz. O damasco começou a murchar, secar e teve que ser arrancado.

O melhor é plantar no início da primavera, antes do início do fluxo de seiva. Você pode fazer isso no início do outono, mas na zona central da Rússia ou na região de Moscou as mudas não terão tempo para se enraizar e amadurecer antes do início do tempo frio.

É melhor preparar o poço no outono. Até a primavera, a terra vai encolher, de modo que não haverá aprofundamento do colo da raiz, o que é extremamente indesejável para qualquer árvore.

Recursos de desembarque:

  1. Damasco prefere solo fértil e solto. O solo argiloso pesado pode ser melhorado adicionando areia e turfa (1: 1: 1). A largura do poço deve ser de 60 a 70 cm, profundidade - 70 a 80 cm. Para a drenagem, despeje uma camada de entulho ou tijolo quebrado (7 a 10 cm), em cima dela há uma colina de uma mistura de solo de jardim e composto ou estrume apodrecido (2: 1) com a adição de fertilizantes minerais complexos (de acordo com as instruções).

    É necessária drenagem no poço de aterro de damasco

  2. Aproximadamente 15 a 20 cm do centro do poço, estabelecemos uma estaca de 50 a 60 cm de altura para mudas de liga.
  3. Examinamos as raízes da planta, elas devem ser vivas, elásticas, marrom claro. Quebrado ou danificado, corte as tesouras de podar. Para uma melhor sobrevivência antes do plantio, colocamos a planta em água com um estimulante de raiz por várias horas (de acordo com as instruções).
  4. Instalamos uma muda no centro do poço, endireitamos as raízes e adormecemos com uma parte do solo. Esmague-o levemente e despeje dois baldes de água.

    As raízes no poço devem ser endireitadas

  5. Depois de absorver o solo restante, despeje-o sob as mudas, compacte-o e faça o lado do buraco.
  6. Se você tem uma planta com um sistema radicular fechado, extraímo-la do recipiente com um pedaço de terra, colocá-la em um buraco, preenchê-la com terra e regá-la.
  7. Certifique-se de que o colo da raiz não esteja aprofundado. A partir da superfície do solo, ele deve estar localizado a uma altura de 3-5 cm.

    O pescoço da raiz não pode ser aprofundado

  8. Amarramos a árvore ao suporte e cobrimos a terra.

No caso de você estar plantando várias plantas, a distância entre elas deve ser de 3-4 m.

Comprando mudas

As plantas devem ser compradas de vendedores confiáveis. Os viveiros oferecem plantas com 2-3 anos de idade. O sistema radicular deve ser bem desenvolvido, não seco, sem deterioração; casca - marrom, brilhante, sem lesões.

Para aumentar a resistência do damasco no inverno, ele é enxertado em estoques de ameixas ou ameixas. Ao escolher uma planta, preste atenção a isso.

Recentemente, existem muitas mudas à venda com um sistema radicular fechado (no recipiente). Eles custam mais, mas após o plantio criam raízes melhor. Ao escolher, preste atenção ao estado da casca e dos galhos. Tente puxar delicadamente a planta para fora do recipiente. Se for facilmente removível, você terá uma muda regular, que foi colocada em um recipiente antes da venda. Quando uma árvore cresce em um recipiente, ela é removida com um torrão de terra.

Vídeo: como escolher uma muda

Anteriormente, plantávamos damascos em cinturões florestais e eles eram colhidos como groselhas. Uma vez encontraram uma árvore jovem, com grandes e belos frutos de sabor incrível. A planta já produziu uma safra, portanto, ele já tinha 6-7 anos. Cerca de dois metros de altura e um diâmetro de tronco de cerca de 6-8 cm. Nos aventuramos a transplantá-lo para a cabana. Não havia certeza de que a árvore se enraizasse porque, quando foi desenterrada, as raízes dificilmente cabiam no porta-malas do carro. Eles o plantaram no início de agosto. Nossa surpresa não teve limites quando, na primavera, o damasco floresceu. Ele criou raízes, cultivou e deu frutos por mais quinze anos, até que o degelo de fevereiro e a subsequente chuva gelada mataram a maioria dessas plantas em nossa região.

Recursos de Cuidados

O damasco é propenso a secar, portanto, tentar "aquecer" o tronco para o inverno, envolvendo-o com palha e estopa, faz mais mal do que bem. Outra característica desta planta é que ela não derrama excesso de ovário como uma macieira ou ameixa. Muitas frutas se desenvolvem, o que pode levar à quebra dos galhos e ao enfraquecimento da planta. Ajuste a quantidade de ovário com o corte.

Top vestir

Nos primeiros 3-4 anos, o damasco terá nutrientes suficientes adicionados durante o plantio. Depois disso, a cada três anos, é necessário adicionar matéria orgânica e estrume apodrecido (4 kg / m2) ou composto (5-6 kg / m2) Adubos minerais são adicionados anualmente. Na primavera, fertilização contendo nitrogênio (com base em 30-40 g / m2) são divididos em três partes: antes da floração, depois dela e quando o ovário é do tamanho de uma ervilha. Sal de potássio (40-60 g / m2) também são introduzidos em três doses: durante o período de maturação e depois com uma pausa de um mês, enchendo o fertilizante em sulcos rasos. O superfosfato é necessário para o damasco antes da floração, depois e quando a colheita é colhida (25-30 g / m2).

A falta de oligoelementos é julgada pelo estado da planta. Reabasteça seu déficit com cobertura foliar.

Tabela: Quais elementos de rastreio estão faltando damasco

ItemSinais de faltaRemédios
FerroFolhas jovens são cobertas com manchas pálidas.Ajudará a pulverizar as folhas com um quelato de ferro (de acordo com as instruções) com um intervalo de 8 a 10 dias até que os sinais de deficiência desapareçam.
BoroFeixes de folhas aparecem no final de brotos jovens, o crescimento diminui. Há menos flores e manchas marrons podem ser vistas na polpa da fruta.2-3 vezes durante a estação de crescimento, você deve regar a planta com uma solução de ácido bórico (1 colher de sopa. L. Por 10 litros de água).
ManganêsUm padrão de malha ou manchas peculiares aparece nas folhas.Pulverize com uma solução de sulfato de manganês:
  • a primeira vez antes do inchaço dos rins (500 g por 10 litros de água),
  • o segundo - após o florescimento completo das folhas (10 g por 10 l de água).
MagnésioAmarelecimento precoce e queda de folhas na parte inferior da coroa, o aparecimento de cores na "árvore de Natal".Molho foliar com sulfato de magnésio 20 g por 10 l de água, 3-4 vezes, com intervalo de 10 a 12 dias.

Rega

As plantas jovens, especialmente imediatamente após o plantio, precisam de mais água do que as árvores adultas. Regue-os uma vez a cada 7-10 dias, e em clima quente - após 5-7 dias, seguido de afrouxamento e cobertura do círculo do tronco. Para árvores adultas, quatro regas devem ser realizadas por estação:

  • no início da primavera, quando o fluxo de seiva começa,
  • durante a floração,
  • 2-3 semanas antes da colheita,
  • no meio - final de outubro.

É regada abundantemente, em várias etapas, para que a terra fique bem saturada com água a uma profundidade de 2 m.

Poda

A formação da coroa contribui não apenas para a beleza da árvore, mas também para a sua saúde:

  1. Ao plantar, encurte o topo da muda, deixando uma altura de 30 a 50 cm.
  2. Na primavera seguinte, três brotos fortes são escolhidos, que fazem um ângulo de 45 com o troncosobre, o resto - cortado.
  3. A parte superior dos ramos esquerdos é encurtada para um comprimento de 30 a 35 cm e os outros dois são cortados no nível. A parte central deve sobressair entre 35 e 40 cm acima do corte dos galhos do lado esquerdo. Acontece a primeira camada.
  4. Na próxima primavera, brotos longos são encurtados em 1/3.
  5. O rebento central é cortado acima do primeiro nível em cerca de 80-90 cm.
  6. Na primavera seguinte, três galhos são selecionados, os quais são escalonados com os anteriores a uma distância de 10 a 15 cm deles. Acontece o segundo nível. Na faixa do meio, isso será suficiente.

A formação da coroa de forma escalonada contribui para uma boa ventilação da árvore

Nos anos subsequentes, as sessões de continuação são encurtadas, se necessário. Ramos direcionados verticalmente e para dentro da coroa são removidos. Quando a árvore atinge uma altura de 3 m, o condutor central é cortado no galho lateral acima do broto, a partir do qual uma brotação horizontal cresce. Nos anos subsequentes, apenas o desbaste fraco será necessário para evitar o espessamento.

Poda sanitária realizada na primavera, outono e conforme necessário durante a temporada. Galhos secos, congelados, doentes e quebrados são removidos. A poda antienvelhecimento é projetada para manter altos rendimentos. Em uma planta de 5 a 6 anos, o crescimento da parte aérea é inibido. No outono, vários galhos antigos são removidos, nos quais não havia frutos, e galhos jovens que engrossam a coroa ou crescem aleatoriamente.

Se a árvore é antiga, a poda antienvelhecimento é realizada não de cada vez, mas em várias etapas, e esse trabalho se estende por 2-3 anos. No caso em que muitos galhos são removidos de uma só vez, a planta fica muito enfraquecida, pode morrer no inverno ou se recuperar por um longo tempo.

Doenças e Pragas

O sucesso do damasco é altamente resistente a doenças, mas em alguns casos pode ser afetado por infecções fúngicas ou bacterianas. Isso ocorre quando a poda está incorreta, rachaduras aparecem na casca devido ao gelo, quando o tempo está quente e úmido por um longo tempo ou há uma árvore doente nas proximidades. O tratamento preventivo do jardim na primavera e no outono com preparações de Bordeaux ou líquidas contendo cobre ajudará a minimizar o risco de infecção.

Tabela: O que um damasco pode adoecer

A doençaSinais característicosMedidas de controle
CitosporoseTubérculos marrom-acinzentados aparecem no córtex. Os galhos começam a secar e morrer.
  • Os brotos afetados são removidos e queimados. O local de corte é tratado com var de jardim.
  • No início da primavera e no final do outono, eles são pulverizados com uma solução a 1% de líquido de Bordeaux ou cloreto de cobre (de acordo com as instruções) para prevenção.
Câncer bacterianoÚlceras aparecem no córtex, essas áreas ficam marrons e morrem. Uma forte liberação perceptível de goma.
  • As áreas afetadas são limpas para madeira saudável e cobertas com variedades de jardins.
  • Todos os resíduos da planta são removidos e queimados.
  • Na primavera antes da floração e no verão após o aparecimento do ovário, 1% é pulverizado e, no outono - 3% líquido em Bordeaux.
MonilioseFolhas e brotos jovens marrom, seco. Frutas são afetadas pela podridão.
  • Eles são tratados com Topsin M, Topaz ou Strobi (de acordo com as instruções). Você pode adicionar sabão em pó à solução para melhor molhar.
  • Para fins profiláticos, eles são pulverizados com 3% de líquido Bordeaux durante o inchaço dos rins.
  • Os brotos afetados são cortados e queimados.
Mancha marromManchas marrons aparecem nas folhas, secam e caem.Antes da brotação, as plantas são tratadas com uma solução a 3% de líquido Bordeaux.
Detecção de gomaAparece quando a casca é danificada por geadas, pragas ou doenças de plantas.A área danificada é removida para um tecido saudável. É tratado com uma solução a 1% de sulfato de cobre e revestido com var.
Holey spottingPequenas manchas vermelho-marrom aparecem nas folhas. Após 10 a 14 dias, os buracos permanecem em seu lugar. O desenvolvimento da fruta é interrompido, eles se tornam feios.
  • A planta é pulverizada com preparações de Chorus ou Mikosan (de acordo com as instruções).
  • Para prevenção, no início da primavera e outono, eles são tratados com um líquido de Bordeaux a 3%.

Galeria de fotos: Doença de Damasco

Grandes danos aos damascos são causados ​​por pragas:

  • pulgões. Se você notar que as folhas no topo dos brotos começaram a se enrolar, na parte de trás você pode ver pequenos insetos. Eles se alimentam de seiva das plantas. Os pulgões se reproduzem muito rapidamente. As árvores podem ser tratadas com Karbofos, Fitoverm ou Fufanon (de acordo com as instruções). Durante o período de maturação, o uso de produtos químicos é indesejável, para que você possa usar remédios populares comprovados. Por exemplo, uma solução de sabão em pó. Rale uma barra em um ralador grosso e encha com água (10 l). Após 2-3 horas, mexa e pulverize as plantas;
  • folheto é uma pequena borboleta. Suas lagartas verde-amareladas com uma cabeça escura (12 a 15 cm de comprimento) comem as folhas e, quando filhotadas, dobram-na com um tubo. O tratamento com Karbofos, Fufanon ou Kemifos (de acordo com as instruções) é realizado na primavera durante a brotação;
  • mariposa - borboleta de tamanho médio. Suas lagartas são marrons com listras escuras nas costas, alimentam-se de brotos, brotos, ovários e folhas. As plantas são tratadas com Karbofos, Fufanon ou Kemifos (de acordo com as instruções) na primavera durante a brotação;
  • mariposa é uma pequena borboleta. Coloca ovos em flores abertas. Lagartas esbranquiçadas ou rosadas com uma cabeça marrom se alimentam de sementes de frutas. O tratamento das plantas é realizado no momento em que os gomos aparecem com uma solução de clorofos (0,2%) ou entobacterina (0,5%).

Galeria de fotos: pragas que ameaçam o damasco

Comentários

No verão passado, adquiri o damasco de um ano "Success" da produção de Tula. Ocorreu-me: "Como você chama um iate, ele navegará". Não se acreditava realmente no verdadeiro sucesso da empresa, mas a fábrica não apenas passou o inverno, mas também deu um aumento decente. Pela "ciência", ela sabia apenas que era necessário plantar em um local ensolarado, de preferência solo leve, sem estagnação da água. Sobre "Sucesso", eu sei que é resistente ao inverno, precoce e bastante fértil.

mariaark Moscow

//www.websad.ru/archdis.php?code=284798&subrub=%CF%EB%EE%E4%EE%E2%FB%E5%20%E4%E5%F0%E5%E2%FC%FF

O sabor é bom, o tamanho médio das frutas é de 40 gramas. Praticamente não é danificado por doenças, mas antes da moniliose, ele, como outros damascos, fica impotente.O açúcar está ganhando maravilhosamente conosco. É evidente que o gosto não se compara às boas variedades do sul, mas para a Faixa do Meio é muito ideal.

Anona

//forum.vinograd.info/showthread.php?t=11652

Em uma parcela adjacente de cerca de 5 anos, o sucesso do damasco cresce. Árvore alta e forte, neste verão foram coletados cerca de 3 kg de frutos, grandes o suficiente e saborosos. Para todas as outras vantagens, também é auto-fértil.

Aprel

//www.websad.ru/archdis.php?code=707723

O sucesso do damasco e outras variedades resistentes ao inverno ocupam um lugar honroso nos jardins de muitas regiões onde haviam sonhado antes. Conhecendo os recursos desta árvore frutífera, você não cometerá erros ao cuidar dela.

Pin
Send
Share
Send