É interessante conhecer uma pêra que apareceu nos Estados Unidos há mais de 160 anos. Por que, em um momento em que várias centenas de variedades dessa cultura já foram recebidas, o favorito de Klappa está firmemente em sua posição e não se afastando delas? Devo dar-lhe preferência ao escolher uma variedade para plantar e como cultivá-la?
Descrição peras variedades Lyubimitsa Klappa
Essa variedade foi obtida em 1860, no estado de Massachusetts, EUA, pelo plantador T. Clapp, a partir das sementes de Forest Beauty. Tem um segundo nome, favorito de Clapp. Em 1947, foi dividida em zonas na região noroeste, bem como na região norte do Cáucaso e região do Baixo Volga. Além disso, é comum nas repúblicas da Ásia Central e nos estados bálticos, Ucrânia, Moldávia e Bielorrússia.
A árvore tem um poder de crescimento médio e alto, com uma copa rara piramidal larga. Floresce a médio prazo por um longo tempo e é lindo. As flores são grandes. O favorito de Clapp é auto-infértil. Polinizadores são variedades de pêra Forest Beauty, Williams, Bere Giffard, Olivier de Serre. Alta resistência ao inverno e tolerância à seca da variedade são seus pontos fortes. Mas em anos secos, os frutos são menores e muito danificados pelo zumbido. Não há imunidade à crosta, ela é severamente afetada nos anos brutos. Frutificando bastante tarde - no 7-8º ano após o plantio. O rendimento máximo de 150-300 kg / ha é atingido entre quinze e vinte e cinco anos de vida da árvore.
O prazo de consumo é verão. Os frutos atingem a maturidade madura no final de julho - meados de agosto, dependendo da região de cultivo. As frutas são muito sensíveis ao momento da colheita - quando maduras, elas se desfazem rapidamente e as que são tomadas prematuramente têm um gosto ruim. O tempo ideal de colheita é dez dias antes da maturidade do consumidor. A transportabilidade é boa, mantendo o tempo de 10 a 15 dias. Principalmente consumido fresco, bem como frutas cozidas e secas.
Frutos em forma de pêra curta pesando 140-200 gramas. A pele é amarela suave, com numerosos pontos subcutâneos. No lado ensolarado, há um rubor brilhante, grosso e carmim. A carne é suculenta, macia, derretendo com um ótimo sabor agridoce.
Vídeo: uma breve visão geral da pêra Klappa favorita
Plantio de variedades de pêra Lyubimitsa Klappa
Ao escolher um local para plantar uma pêra, é necessário considerar as características da variedade. Observa-se que a variedade Lyubimitsa Klappa não é absolutamente exigente na composição do solo, mas nos pulmões entra mais cedo do que nos argilosos. Não aceita solos pantanosos, com drenagem plana e salina. Cresce bem nas encostas do sul, especialmente nos abrigos dos ventos do norte. A acidez do solo deve estar na faixa de pH 5,0-6,5. Também pode crescer em solos mais ácidos, e em solos alcalinos, a suscetibilidade à crosta aumenta acentuadamente. Ele ama o sol, cresce normalmente à sombra, mas dá frutos ruins. Também é importante notar que a distância dos prédios e das árvores vizinhas não deve ser inferior a quatro metros.
Com base nesses recursos, eles escolhem o local ideal para plantar a pêra de Lyubimits Klapp. E não se esqueça dos polinizadores. Se não houver lugar para eles no jardim, mas você ainda quiser plantar uma pêra dessa variedade, poderá plantar 2-3 ramos de variedades polinizadoras na coroa e, assim, resolver o problema.
Você precisa plantar uma pêra na primavera, porque durante o verão a árvore jovem ganhará força, enraizar-se bem e transferirá calmamente seu primeiro inverno. Ao cultivar uma árvore nas regiões sul, você pode plantá-la no outono. Mas em ambos os casos não deve haver fluxo de seiva e as mudas devem ser plantadas no estado de sono. Esta regra não se aplica a mudas com sistema de raiz fechada (ZKS), que podem ser plantadas a qualquer momento, de abril a outubro.
De qualquer forma, é melhor comprar mudas para plantio no outono e é recomendável fazer isso em viveiros especializados. Melhor criar raízes e crescer mais rápido em plantas com 1-2 anos de idade. As mudas com ZKS podem ser mais velhas - até 5-6 anos. Como de costume, na escolha, preferem plantas com raízes bem desenvolvidas, casca lisa e saudável. Se a muda precisar ser mantida até a primavera, ela é cavada no jardim ou baixada para o porão. As raízes são pré-revestidas com uma camada de verbasco feita de verbasco e argila. No processo de armazenamento, elas precisam criar um ambiente úmido. A temperatura do porão deve estar entre 0 e 5 ° C.
Uma instrução passo a passo para plantar uma pêra é assim:
- 3-4 semanas antes da data planejada para o desembarque, é preparado um poço de aterrissagem com profundidade e diâmetro de 70 a 80 centímetros (no caso de plantio de primavera, isso é feito no outono). Se o solo for argila, uma camada de drenagem de materiais improvisados é colocada no fundo do poço. Pode ser pedra britada, argila expandida, tijolo quebrado, etc. Em solos arenosos, é feita uma fossa com um volume de pelo menos 1-1,5 m3, e uma camada de argila é colocada no fundo para reter água.
- Depois disso, o poço é preenchido com húmus, turfa, chernozem e areia, recolhidos em partes iguais. E também adicione 300-400 gramas de superfosfato e 2-3 litros de cinza de madeira.
- Poucas horas antes do plantio, as raízes das mudas são embebidas em água com a adição de estimulantes das raízes. Você pode usar Heteroauxin, Epin, Kornevin e similares.
- Uma parte do solo é retirada do poço e um pequeno monte é formado no centro, e um pequeno pino de madeira é empurrado a uma distância de 10 a 15 centímetros do centro. A altura do pino deve estar entre 1 e 1,3 metros acima do solo.
- Ao plantar uma muda, é conveniente usar uma ripa ou bastão de madeira, que é colocado sobre o poço. O pescoço da raiz da muda deve estar no nível da borda inferior do trilho. É mais conveniente realizar essa operação juntos: uma pessoa segura uma muda e a outra adormece em um buraco, espalhando suavemente as raízes e batendo o solo camada por camada.
- No final desta operação, o rebento é amarrado a um pino com material macio na forma de um “oito” e um círculo de tronco é formado em torno dele.
- Regue abundantemente, conseguindo uma boa adaptação do solo às raízes e eliminando as bolhas de ar.
- No dia seguinte, o solo é afrouxado e coberto.
- O condutor central é cortado a um nível de 60 a 80 centímetros acima do solo e os galhos são encurtados para um comprimento de 20 a 30 centímetros.
Características do cultivo e sutilezas do cuidado
O favorito despretensioso de Clapp não requer atenção especial. Jardins abandonados crescem em jardins antigos e, muitas vezes, o proprietário lembra apenas durante o período de maturação. Eles serão menores, serão menores, talvez vermes - mas serão. Obviamente, essa abordagem está errada e não pode ser recomendada.
Rega
Como já observado - em condições de seca, os frutos do animal de estimação da Klapp são menores. Portanto, a pera ainda precisa ser regada às vezes. A rega é especialmente necessária em anos secos, bem como em árvores jovens com um sistema radicular subdesenvolvido. A primeira vez que isso é feito antes da floração, a segunda vez - após a floração. Além disso, várias vezes durante o período de maturação. A frequência da rega depende da quantidade de chuva. No final da temporada, a irrigação antes do inverno é obrigatória. Ao regar, você precisa controlar a profundidade da umidade do solo. Deve ser de 25 a 35 centímetros. Depois que o solo secar, deve ser afrouxado. Se o círculo do tronco estiver quente, não será necessário afrouxar.
Top vestir
A partir do quarto ano após o plantio, a pêra começa a ser alimentada. Isso proporcionará um bom crescimento da parte aérea e grandes rendimentos de frutas grandes e suculentas.
Tabela: como e quando alimentar uma pera
O momento | Tipos de fertilizantes | Dosagem e via de administração |
Outubro | Superfosfato | Para escavação, 30-40 g / m2anualmente |
Abril | Nitrato de amônio, uréia ou nitrofos | |
Húmus, turfa, adubo | Para escavação, 5-7 kg / m2uma vez a cada 3-4 anos | |
Maio | Solução de ácido bórico | Dissolver 0,2 gramas em um litro de água e pulverizar durante a floração para aumentar o número de ovários |
Junho | Monofosfato de potássio, sulfato de potássio | Dissolver em água quando regar. Consumo 10-20 g / m2. |
Junho - a primeira década de julho | Fertilizante orgânico líquido | É preparada uma infusão de dois a três litros de verbasco em 10 litros de água. É regada com água diluída na proporção de 1 a 10. Dois a três curativos com um intervalo de 10 a 15 dias. |
Adubos minerais complexos, incluindo o conjunto necessário de oligoelementos, são usados de acordo com as instruções |
Guarnições de peras Klapp's favorite
Despretensiosa em tudo, esta pera também não causa muitos problemas com os enfeites. É importante apenas formar corretamente a coroa da árvore nos primeiros anos de vida. Tradicionalmente, eles fornecem uma forma de camada esparsa, amplamente conhecida e descrita repetidamente na literatura.
Devido ao fato de que a favorita de Klappa tem uma coroa rara, ela não precisará ajustar o corte. Restam apenas os sanitários, que são realizados no final do outono, removendo galhos secos, doentes e danificados, bem como os de apoio. Eles são realizados na primeira metade do verão, encurtando brotos jovens de 5 a 10 centímetros. Isso estimula a incrustação de galhos frutíferos nos quais os botões de flores são depositados para a colheita do próximo ano.
Doenças e Pragas
Dado que a pêra Lyubimitsa Klappa foi obtida em um momento em que muitas doenças modernas não estavam presentes, ela não tem imunidade a elas. Portanto, a implementação da profilaxia e a execução do trabalho sanitário obrigatório são especialmente relevantes. Consistem em colher e queimar folhas caídas, cavar troncos de árvores no outono, calar cal de troncos e galhos, tratar a copa e o solo com uma solução a 3% de sulfato de cobre. Todos esses trabalhos são realizados no outono, preparando plantas para o inverno. Na primavera, são instalados cintos de caça, as árvores são tratadas com DNOC e Nitrafen de acordo com as instruções.
As doenças às quais a pêra é favorita Klappa
Quase todas as doenças às quais a variedade em questão é suscetível são fúngicas. Para seu tratamento, são usados fungicidas. Você deve estar ciente de que esses medicamentos causam dependência ao fungo, portanto, você pode usá-los não mais do que três vezes por temporada.
Sarna
Esta é a doença mais comum da pera, especialmente em áreas com clima úmido. Os esporos do inverno de patógenos nas fendas da casca das árvores, nas folhas caídas e nas camadas superiores do solo. Na primavera, a doença começa com o aparecimento na parte inferior das folhas de pequenas manchas marrom-oliva. No meio do verão, as manchas crescem, escurecem e já afetam as frutas e os brotos. Rachaduras, crostas, manchas putrefativas se formam nos frutos. A carne abaixo deles endurece e se torna pedregosa. Tais frutas já não são adequadas para alimentação.
No estágio inicial, o fungicida sistêmico Horus ajuda a lidar com o fungo. É eficaz em folhas jovens e brotos a temperaturas de +3 a +22 ° C. Em estágios posteriores, o fungicida Strobi é reconhecido como o melhor medicamento.
Moniliose
O agente causador desta doença também pode invernar nas folhas e rachaduras da casca. Na primavera, em regra, os esporos são introduzidos pelas abelhas durante a coleta do néctar. Ao mesmo tempo, a doença é afetada por flores, depois brota e sai. Eles desaparecem, escurecem e parecem carbonizados. Portanto, a doença também é chamada de queimadura monilial. Esses rebentos precisam ser cortados e destruídos, e a coroa deve ser tratada com a preparação contendo cobre Abiga-Peak.
De junho a julho, a moniliose afeta o fruto com podridão cinzenta. Neste momento, é melhor usar o Strobes para tratamentos. E também ajuda na luta contra o biofungicida moniliose Fitosporin. Pode ser usado durante toda a temporada, não causa dependência. O intervalo de processamento é de duas semanas, em tempo chuvoso - uma semana. Além do efeito terapêutico, o medicamento aumenta a produtividade e aumenta o prazo de validade da fruta, o que é relevante para o Klappa favorito.
Ferrugem
Na primavera, imediatamente após a floração, pequenas manchas amarelo-esverdeadas começam a aparecer nas folhas, que aumentam no meio do verão e adquirem uma cor laranja-acastanhada brilhante, que lembra a ferrugem. Na parte inferior das folhas, formam-se tubérculos nos quais os esporos do fungo estão localizados. Nos anos brutos, a doença se desenvolve rapidamente e a derrota pode chegar a 100%. Se as folhas forem afetadas, elas devem ser cortadas e a coroa tratada com os fungicidas Skor, Strobi, Abiga-Peak, etc.
Para prevenir a doença, você deve evitar o bairro com zimbro, além de realizar uma série de trabalhos preventivos.
Galeria de fotos: Medicamentos para doenças da pêra
- Abiga Peak é um medicamento de ação de contato
- Escorum afeta o fungo no estágio inicial da doença
- Os estroboscópios são usados em qualquer estágio da doença
- Coro combate eficazmente fungos em brotos e folhas jovens
Pragas de Klapp
Este é um destacamento bastante grande de insetos.
Espinhos de pêra
Este folheto é comum em todo o mundo. Seu tamanho não excede três milímetros, uma pulga pode voar e pular. Ela causa danos ao comer o suco de brotos, brotos, ovários e folhas jovens. Como resultado, eles secam e caem, as pontas dos brotos enrolam e ficam amarelas. Os frutos afetados pelo zumbido tornam-se pequenos, duros e pedregosos. A colheita desaparece. O orvalho do mel secretado pela nuvem foliar provoca a doença com um fungo de fuligem.
Além das medidas preventivas habituais, antes da floração, você pode tratar a pêra com o comandante.
Pulgões
Esses pequenos insetos são trazidos para a árvore por formigas. Eles fazem isso para subsequentemente se alimentar de melada, secretada por pulgões. Ela come suco de folhas e dicas de brotos. Você pode encontrá-lo por folhas torcidas. Se você expandir essa folha - dentro, poderá encontrar um aglomerado de insetos. Você pode impedir a derrota instalando cintos de caça que bloqueiam o caminho para formigas, expulsando formigas do jardim e usando inseticidas. Preparativos e métodos para combater pulgões são os mesmos que com um zumbido.
Mosca de pêra
Também é comum em áreas com clima úmido. É uma mosca de 5 a 6 mm de comprimento, cujo voo ocorre durante o início da floração das peras e dura de uma a duas semanas. Então a fêmea fertilizada põe os ovos um de cada vez no receptáculo de cada flor. Para fazer isso, ela faz uma incisão na base. Após 10-14 dias, as larvas parecem que, não atingindo a superfície, comem os rudimentos das sementes de frutas. Então eles se mudam para os vizinhos. Dentro de um mês, cada larva infecta 3-4 frutas, que escurecem e caem. Depois disso, as larvas partem para o inverno no solo, onde estão localizadas a uma profundidade de dez centímetros.
Para evitar problemas de 5 a 6 dias antes da floração, a coroa deve ser tratada com Metaphos ou Fufanon. Após a floração, são realizados mais dois tratamentos.
Galeria de fotos: Inseticidas para processamento de peras
- Fitoverm - um bioinseticida de nova geração
- Spark - um repelente biológico de insetos
- Comandante - inseticida sistêmico de liberação sustentada
- Fufanon mantém efeito protetor por até duas semanas
Gardeners comentários
Re: Favorite Klappa concorda completamente, a variedade é imerecidamente privada de atenção. Desde o verão, na minha opinião, um dos melhores. Frutas adequadamente consumidas darão prazer tanto aos amantes de roer duramente quanto aos amantes de carne derretida. Eu realmente gosto das qualidades de sabor das frutas maduras. Para nossa área, é bastante resistente ao inverno, uma das desvantagens - alguma sensibilidade à crosta, mas tolerável mesmo sem proteção química e após abundante frutificação, deve ser descarregada.Não vou dizer sobre negócios, mas para mim - eu recomendo tê-lo.
nuitoha, Sumy
//forum.vinograd.info/showthread.php?t=10646
Re: Clapp's Favorite Bronzeado no sol sozinho (foto 1,2). E assim, este ano, satisfeito com a colheita (foto 3). Sua peculiaridade é que ele deve ser rasgado ainda em estado sólido, para atingir a maturidade em casa em alguns dias. Então a carne derrete na boca. Se deixada em um estado suave na árvore - a carne perde sua suculência e textura derretida e, posteriormente, o interior pode se deteriorar (marrom).
mekena, região de Donetsk
//forum.vinograd.info/showthread.php?t=10646
ORDENAR Clapp favorito ...
Oleg Filippov, Volgograd
//forum.vinograd.info/showthread.php?t=10646&page=3
Re: Favorite Klappa Citação: Postado originalmente por Anatoly Plantou uma pêra de verão Klappa Favorite e gostaria de saber sobre suas qualidades negativas. Do negativo - gravemente afetado pela Septoria. Como todas as peras de verão, Lyubimits precisa arrancar um pouco de mato. Fiquei de maturação em uma garagem fresca por algumas semanas. Escolha madura!
Lena, no segmento de pêra de verão no complexo "sabor + resistência ao inverno", a Lyubimitsa não tem concorrentes hoje!
Eu tenho todo mundo congelou
Gusenitsa, Kharkov
//www.sadiba.com.ua/forum/showthread.php?t=23439
Este ano, tive o primeiro fruto do favorito de um klapp. Estou muito satisfeito. Frutas grandes e elegantes, com excelente sabor que toda a família gostava. A árvore do décimo quarto ano de plantio deu quase um balde de peras. O ovário foi três vezes mais - em junho teve que se formar. E nosso clima é mais ameno que Kiev. De alguma forma, não senti a principal desvantagem - o amadurecimento de frutas. Eu acho que em um meio anão, acabará levando a colheita a tempo e não deixará a colheita desaparecer. Eu gosto dessa variedade.
Loha, Kremenchug
//www.sadiba.com.ua/forum/showthread.php?t=23439
O favorito de Klapp. Foto infelizmente não. Uma árvore cresce em um subúrbio de Minsk com um amigo. Frutas 150-170 gramas. Carne oleosa, muito saborosa, com 4,7 pontos. A desvantagem é o curto prazo de uso: no máximo duas semanas.
Sarat, Minsk
//forum.prihoz.ru/viewtopic.php?t=7118&start=120
A variedade Klappa's Favorite vale no site para uso pessoal. Uma pêra pouco exigente dará anualmente duas semanas de prazer no verão de frutas suculentas magníficas. E para aumentar o prazer, você pode fechar várias latas com compotas, além de frutas secas e secas.