Janelas de madeira velhas que cumpriram sua idade e deram lugar a de plástico são geralmente enviadas para reciclagem. Mas esse material pode ser adequado para os residentes de verão criarem uma estufa temporária ou estacionária. Nem sempre há dinheiro suficiente para estruturas de fábrica feitas de policarbonato, mas aqui - material gratuito, sólido e muito benéfico para as plantas. O vidro transmite bem a luz e possui alta resistência. Portanto, sua estufa de caixilhos de janelas suportará qualquer chuva e deixará entrar a maior parte dos raios ultravioletas necessários para o crescimento das plantas.
A partir das molduras das janelas, é possível criar uma versão temporária dobrável de uma mini-estufa para o cultivo de mudas, bem como uma grande estrutura estacionária. Tudo depende das colheitas que se planeja cultivar lá e do clima local. Se o clima estiver quente no verão e a maioria das plantas sobreviver bem em campo aberto, faz sentido limitar-se a algumas estufas, que após o transplante de mudas irão para o celeiro até a próxima primavera. Mas em um clima frio, você terá que construir uma estufa "por séculos", para que nem o vento nem a neve a estraguem no inverno, e as inundações não sejam lavadas na primavera.
Independentemente de qual edifício da estufa você escolher, os caixilhos das janelas precisam estar preparados para a nova função. Todo o arsenal de metal - trincos, ganchos, puxadores e embaixo. eles não são necessários na estufa, então são desmontados.
Para tornar mais conveniente fixar os quadros no quadro, é melhor remover o vidro e dobrá-lo para o lado, marcando os números com um marcador (para que mais tarde seja inserido com precisão no mesmo quadro). Portanto, será mais fácil gerenciar a instalação e o vidro não rachará durante a operação. Substitua os trilhos rachados e as contas de vidro enferrujadas, se necessário.
Como as janelas estavam em uso, a tinta nelas decolou. Todas as camadas de verniz e tintas devem ser limpas, porque a árvore precisa de proteção contra a umidade. O clima da estufa é desfavorável para a madeira e, para que não apodreça em um ano, as molduras devem ser tratadas com um anti-séptico.
É bom pintar por cima com uma camada de tinta branca. O sol aquecerá menos a moldura e diminuirá sua vida útil. No entanto, isso não é necessário para o garoto.
Criando uma mini-estufa para o cultivo de mudas
Enquanto os quadros estiverem secos, cuide do próprio design. Para começar, você pode praticar a criação de uma mini-estufa e só então optar por uma grande e não separável.
Marcação e preparação de material
Nas estufas, os caixilhos das janelas costumam servir como teto, montado sobre uma base de madeira. No dia, o teto está entreaberto, permitindo a ventilação das mudas. Portanto, estime o tamanho da mini-estufa para que sua largura coincida com a largura do quadro. O comprimento é calculado com base no número de janelas que o telhado será disposto. Na maioria das vezes, existem 2-3 deles.
Para o quadro, você precisa de placas e 4 vigas. As barras são cavadas nos cantos da futura estufa e os escudos são arrancados das tábuas. Como a estufa deve ter um teto inclinado para chover e a passagem máxima da luz solar, a blindagem frontal é arrancada de 3 pranchas, a parte traseira é feita de 4 e as pranchas laterais também são usadas 4, mas a prancha superior é cortada em ângulo ao longo do comprimento para criar a transição desejada altura da blindagem frontal à traseira. Os painéis preparados são fixados às barras usando parafusos autoatarraxantes.
Criando um telhado a partir de molduras de janelas
Como a estufa é fácil de montar, o vidro das molduras geralmente não é removido. Portanto, eles prosseguem imediatamente para a instalação.
- Os quadros são colocados ao longo do comprimento da estufa e fixados na parede traseira (mais alta) do quadro. Para fazer isso, use dobradiças da janela.
- É melhor deixar todas as janelas móveis, sem fixar juntas, mas apenas unindo-se firmemente. Em seguida, para ventilação e cuidados com as mudas, será possível abrir levemente qualquer parte do telhado.
- Para confiabilidade, cada estrutura é fixada no lado mais curto da estrutura com um gancho de porta e as alças são parafusadas na parte superior para facilitar o levantamento das janelas.
- Encha a barra por dentro da proteção frontal, deixando-a 2-3 cm abaixo da borda da placa superior. Ele se tornará um suporte para um bastão ou barra, que levanta o teto para ventilação.
Tecnologia de instalação para uma estufa estacionária
Se a estufa não for suficiente ou as condições climáticas não permitirem o cultivo de plantas em campo aberto, é possível criar uma estrutura mais durável que não será desmontada durante o inverno e durará de 3 a 5 estações. Mas a estufa estacionária dos caixilhos das janelas antigas é a mais difícil de todas as opções para essas estruturas. Portanto, requer uma base bem fortificada.
Trabalho de fundação: opções e tecnologia de vazamento
A necessidade de fundação para a estufa também se deve ao fato de a altura dos caixilhos das janelas não exceder 1,5 metro. Esse é um tamanho inconveniente para o movimento normal no interior. Idealmente, se a altura das paredes for de 1,7 a 1,8 m, porque as plantas são cuidadas principalmente por mulheres. Portanto, os centímetros que faltam devem ser "construídos" com a ajuda da fundação. Outra vantagem é que a árvore se livra do contato direto com o solo, o que significa que ela apodrecerá menos.
O mais rentável é a fundação de tira de concreto. Faça da seguinte maneira:
- O local está dividido de forma que a estufa fique de norte a sul (com esse arranjo, as plantas ficam o dia inteiro sob o sol). Os pinos são colocados nos cantos, o fio é puxado.
- Eles cavam uma vala com uma largura de 15 a 20 cm, uma profundidade de até meio metro. Se o nível de congelamento na sua área for mais profundo, cave até 70 cm, o que tornará a estufa impermeável e permitirá que as plantas sejam plantadas muito cedo, no início da primavera.
- Para fortalecer a base, uma camada de cascalho e 10 cm de areia são cobertos.
- Areia é derramada com uma camada de concreto, pedras são lançadas e o espaço restante na superfície da terra é preenchido com concreto.
- No dia seguinte, colocaram a cofragem para elevar a fundação acima do solo. A altura da cofragem depende do tamanho final da altura da estufa que você deseja receber. Despeje geralmente 15-25 cm.
- Eles o enchem de concreto, reforçando-o com pedras ou reforços, e o deixam completamente exausto.
Alguns proprietários ficam sem cofragem, colocando a parte aérea da fundação com uma viga de 15X15 cm. Para obter 30 cm de altura, as barras são dispostas em pares, uma em cima da outra. Assim, você precisará de 8 barras de madeira, pré-lubrificadas com um óleo de motor usado ou anti-séptico. Eles são amarrados entre parênteses e as bordas são reforçadas com cantos de metal. Entre a madeira e a parte de concreto da fundação, é necessário fazer a impermeabilização do material de cobertura.
Para uma pequena estufa, basta cavar uma vala de 30 cm, cobri-la com cascalho e depois lixar e imediatamente colocar uma madeira nela. É verdade que esse design pode congelar.
Tecnologia de montagem de quadro
É necessário pelo menos duas semanas entre o vazamento da fundação e a instalação da estrutura, para que o concreto finalmente esfrie e assente no chão. Portanto, calcule os termos para a construção de uma estufa a partir de caixilhos de janelas com antecedência, a fim de ter tempo para montá-la para o plantio de mudas.
O quadro é um rack, bem como o acabamento superior e inferior. Eles podem ser feitos de duas maneiras: de tábuas e vigas ou de cantos de metal.
Se você usar cantos de metal, o arnês inferior será criado na fase de vazamento da parte aérea da fundação para aderir o metal à base. Os racks laterais dos mesmos cantos são soldados ou aparafusados na parte inferior. O acabamento superior deve ser calculado com precisão em altura, para que os quadros da janela não fiquem acima ou abaixo da linha do quadro.
Se você usar madeira, precisará de uma viga de 10X10 cm colocada na fundação, 8 pranchas para amarrar (espessura - 4 cm), 4 prateleiras laterais de madeira (5X5 cm) e intermediárias, cujo número é calculado com base no número de quadros que serão instalados . Por exemplo, se 4 quadros estiverem instalados em comprimento e 2 em largura, você precisará de 3 racks de um lado, 3 do outro e um do lado. Uma porta será colocada no segundo extremo, sobre o qual falaremos mais adiante.
Ao montar a estrutura, cantos e parafusos de metal são usados.
Progresso:
- Fixamos as dez melhores madeiras na fundação usando parafusos de ancoragem.
- Colocamos os postes laterais, controlando o nível vertical.
- Pregamos as tábuas do arnês inferior, usando um corte e unhas de meia árvore. Você também pode prender com os cantos dos móveis com parafusos autoatarraxantes.
- Instalamos racks intermediários no quadro com uma etapa igual à largura de uma janela.
- Pregue as placas de acabamento superiores.
A estrutura do telhado de duas águas é melhor derrubada no chão e depois instalada na estrutura. Ele também é abatido de um bar. Para os tirantes centrais, eles tornam a árvore mais espessa, e as vigas, a crista e as pernas intermediárias da viga podem ser feitas de madeira de 5X5 cm.
O que é melhor para cobrir o telhado?
Durante a construção de estufas a partir de caixilhos de janelas, o teto geralmente é coberto com um filme ou policarbonato. Os caixilhos das janelas são usados com menos frequência, porque o peso da estrutura é muito grande e é difícil fixar o vidro em uma posição inclinada. Além disso, filme ou plástico para o inverno pode ser removido. Ninguém desmonta as janelas e, no inverno, coleciona calotas de neve, reduzindo a vida da estufa.
É melhor juntar o filme, de lados diferentes. Isso facilita o controle do nível de tensão. Fixe o polietileno à estrutura do telhado usando tábuas de madeira e pregos pequenos.
Fixando quadros no quadro
Depois de fazerem a moldura e o telhado, prossiga para instalar as molduras das janelas.
- Eles são fixados com parafusos na parte externa do quadro.
- As rachaduras entre as janelas são espumadas com espuma de montagem e, no topo, são fechadas com tiras finas para garantir uma estanqueidade completa.
- O vidro é inserido, fixando não apenas com contas de vidro, mas também lubrificando as bordas com selante para impedir o movimento do ar.
- Verifique se as janelas estão apertando os olhos.
- Eles prendem os ganchos que manterão os respiradouros fechados e pensam nos elementos de travamento para que não fiquem abertos.
Instalação da porta
O último passo será a instalação de portas no final da estufa. Se o design for restrito, geralmente não é recomendável costurar com molduras, porque elas simplesmente não se encaixam. A maneira mais fácil de cobrir todo o espaço entre a moldura da porta e a moldura é com um filme.
A moldura da porta é feita de madeira. Para pendurar a folha da porta, você pode usar acessórios retirados das janelas. Resta encher o chão da estufa com solo fértil, quebrar os canteiros - e você pode começar a plantar as plantas.