A história do marmelo tem mais de quatro milênios. O marmelo é considerado a pátria do Cáucaso. Aqui é difundido na natureza: cresce nas margens de rios, clareiras e bordas da floresta, sobe nas montanhas ao nível de 1400 metros. Seu habitat também é o norte do Irã, Ásia, Austrália, América, o continente africano em latitudes temperadas.
O que é marmelo
Quince é o único representante da família Pink. Tem a forma de uma árvore ou arbusto, cujos galhos se erguem obliquamente para cima.
A fruta é muito semelhante a uma maçã, mas cuidado: pode ser muito dura. A fruta é uma maçã falsa, redonda ou em forma de pêra, às vezes com costelas opacas. No início do amadurecimento, sente-se pubescente, a fruta madura é firme e suave, tem uma cor amarela.
Sua polpa é dura, o sabor é adstringente e adstringente, agridoce.
Frutas frescas são ligeiramente comestíveis, mas diferem no aroma incomum. Eles são usados na forma de compotas, compotas, compotas e outras bebidas saudáveis.
Nas árvores silvestres, os frutos são pequenos, pesando 80 gramas, nas cultivares em média 300 gramas, podendo chegar a 2 kg.
No meio da fruta são cinco bolsos com sementes. A casca das sementes é esbranquiçada, contém muco que incha na água. As sementes cheiram a amêndoas amargas.
A floração do marmelo começa em maio, a colheita é colhida no outono, no final de setembro ou em outubro.
Acredita-se que os frutos só possam ser obtidos nas regiões sul da Rússia. No entanto, esta planta está se movendo para o norte, graças ao surgimento de novas variedades resistentes ao gelo.
Cultivo e cuidado
Marmelo é uma planta despretensiosa. Ela não tem requisitos especiais de solo. Pode ser solos arenosos ou argilosos, zonas úmidas. A reação para cada tipo de solo é um pouco diferente: em solos arenosos de barro, começa a dar frutos mais cedo, em solos argilosos produz altos rendimentos.
Aterragem
O local onde o marmelo crescerá deve ser quente e ensolarado, fechado por ventos frios. O plantio é feito na primavera, com brotos para dormir. No outono, ela não tem tempo para criar raízes. A distância para outras árvores e edifícios deve ser de pelo menos 5 metros, devido à grande área do sistema radicular de uma planta adulta.
É dada muita atenção à preparação do solo. As raízes do marmelo estão localizadas próximas à superfície da terra, ramificando-se para os lados por uma grande distância, excedendo significativamente o tamanho da coroa.
A primeira coisa a começar é cavar o solo com fertilizante. Desenterre-o em uma baioneta de uma pá, usando fertilizantes:
- 10-20 gramas de cloreto de potássio;
- 40-50 g de superfosfato.
Um buraco para a muda é cavado a uma profundidade de 40 cm com um diâmetro correspondente ao sistema radicular da muda, na parte inferior é colocada:
- 50 g de cinza de madeira;
- 150 g de superfosfato;
- 1 balde de húmus.
Tudo isso deve ser misturado com o solo, regado e deixado por 1-2 semanas, após o qual começa o plantio. Ao instalar as mudas, é necessário garantir que o local da enxertia esteja acima do solo, o colo da raiz não pode ser aprofundado. Após o aterro, as mudas devem ser um pouco compactadas e regadas.
Molho de marmelo
As árvores jovens que começaram a se desenvolver precisam de alimentação constante. Na primavera, durante a poda das árvores e o afrouxamento do solo, é introduzido nitrofoska na quantidade de 50 gramas por 1 metro quadrado. Na primavera, as plantas jovens precisam de fertilizantes nitrogenados.
No outono, após a colheita dos frutos, adubos de potássio e fósforo são adicionados:
- cloreto de potássio - 20 g;
- superfosfato - 20 g.
Os fertilizantes orgânicos são aplicados no outono 1 vez em 2 anos.
Transplante de marmelo
Há momentos em que o marmelo precisa ser transplantado para outro local. Um transplante, é claro, é possível, mas o resultado nem sempre pode ser positivo. Faz sentido transplantar apenas árvores jovens, com três a quatro anos de idade. Ao longo dos anos, uma árvore de 15 anos se enraíza e é muito difícil, é mais fácil tirar galhos e plantar uma árvore jovem.
Para o transplante de marmelo na primavera, o poço é preparado, a coluna vertebral nas plantas é reduzida e é difícil manter a integridade do sistema radicular. Root. Suas dimensões devem corresponder à copa da árvore transplantada. O poço é preenchido com fertilizantes da mesma maneira que no plantio e regado. Na primavera, eles cavam uma árvore, tentando causar o menor dano às raízes, colocam-na em um buraco no centro, enchem-na de terra, regam e cobrem-na.
Poda de marmelo
Árvores jovens na primavera produzem poda. Após o plantio, as mudas são cortadas imediatamente, deixando 7-8 brotos. Dois níveis serão formados a partir deles. No ano seguinte, o ramo central do marmelo é cortado na parte externa e, na camada inferior, os crescimentos são reduzidos para 50-60 cm para formar galhos de segunda ordem.
Dos galhos laterais, os competidores do condutor são cortados e os galhos espessam a parte central da coroa.
É necessário remover as raízes.
A coroa de marmelo é formada na forma de uma tigela formada por quatro a cinco ramos esqueléticos em um caule com não mais de meio metro de altura.
Após cinco anos, quando a coroa já está formada, toda primavera sua forma é mantida.
No outono, todos os ramos da coroa danificados e espessados são removidos. Essa poda sanitária é realizada após a queda das folhas.
Vídeo: como aparar marmelo
Vacina de marmelo
O que posso plantar no marmelo? Uma pêra foi plantada com sucesso por um longo tempo. Este método permite cultivar uma pêra anã, fácil de cuidar e colher.
A frutificação de uma pêra começa no terceiro ou quarto ano e o crescimento para neste momento. Essa árvore não produz brotos, o que leva a um aumento de frutos e a um melhor sabor. Marmelo Anzherskaya e Provenskaya são adequados como estoque.
É possível plantar rowan, espinheiro, henomeles, que se encaixa muito bem em uma árvore e adquire um bom suporte no marmelo.
Para o próprio marmelo, é bom usar mudas de marmelo como estoque. Eles podem ser obtidos dentro de um ano, uma vez que as sementes de marmelo têm uma alta taxa de germinação e um curto período de estratificação.
A variedade de porta-enxertos deve ser a mesma que a enxertada para excluir uma possível incompatibilidade.
Uma boa opção é o estoque, obtido a partir de estacas de marmelo, as culturas de frutas são melhor combinadas com esse estoque do que com uma muda.
Marmelos são inoculados em cotoneaster, irga, chokeberry.
A inoculação de marmelo em uma maçã ou pêra é realizada em casos muito raros, apenas com certo conhecimento e habilidade.
Inocular marmelo nas cinzas das montanhas também é uma ocorrência rara. Para fazer isso, primeiro o irga é enxertado nas cinzas das montanhas e depois que crescem juntos no irga, o marmelo é enxertado.
Propagação de marmelo
O marmelo pode ser propagado por sementes e vegetativamente.
Propagação de sementes
A propagação de sementes geralmente leva à perda de caracteres varietais; no entanto, esse método permite obter variedades resistentes ao inverno e usá-las como estoques para vacinação da mesma variedade.
Durante a semeadura na primavera, a estratificação preliminar das sementes é realizada por 50-60 dias. A semeadura começa em meados de abril - início de maio.
Mais preferida é a semeadura no outono. Nesse caso, os brotos já aparecem no final de abril.
Propagação por estacas
As estacas são retiradas no outono de brotos anuais, que são cortadas com estacas de 25 a 30 cm de comprimento e armazenadas em local úmido. Eles são plantados no início da primavera, a uma distância de 10 cm um do outro e 40 cm entre as fileiras. Apenas um rim deve permanecer na superfície. A umidade constante é mantida em uma estufa ou estufa, regada regularmente em terreno aberto.
Em estufa, a taxa de sobrevivência é a mais alta - até 95%, em campo aberto - 30-40%.
Doenças de marmelo e luta contra eles
O marmelo é bastante resistente a doenças, mas também pode ser afetado em condições adversas por doenças como oídio, podridão de frutas, apodrecimento dos ovários, ferrugem, podridão cinzenta das frutas e outras doenças. Essas doenças levam à deterioração das folhas, galhos, frutos e perda de safra.
Com uma doença fúngica como a moniliose, os esporos começam a penetrar nas flores. As flores secam, depois as folhas começam a secar, os galhos secam.
Para a prevenção desta doença no início da floração, use os preparados Horus, Skor. Eles não são perigosos para os polinizadores.
Para evitar a propagação da doença, os galhos doentes devem ser imediatamente cortados em tecidos saudáveis e queimados.
Todos os ovários e frutos caídos devem ser imediatamente removidos de debaixo da árvore. No outono, recomenda-se cultivar a terra com sulfato de ferro.
Vídeo: moniliose de marmelo
Pragas de marmelo e a luta contra eles
O marmelo pode ser afetado por pragas de lavouras de pomóideas. As pragas comuns de marmelo são:
- Traça de maçã. Reproduz-se muito rapidamente, forma várias gerações durante o verão e danifica muitas frutas. Você pode se livrar dele com drogas Lepidocide, Dendrobacillin.
- Larvas de mariposas mariposas. As folhas afetadas brilham e depois caem, o rendimento do marmelo é reduzido. Você pode se livrar deles com a ajuda do medicamento Fundazole.
- Um carrapato de fruta, vermelho ou marrom, suga sucos de brotos e botões jovens. Sua presença é caracterizada pelo aparecimento de manchas pegajosas de suco na planta. Para evitar sua aparência, pulverizar a árvore com 7% de uréia no outono ajuda.
- Pulgões. Suga suco de uma planta e carrega doenças virais perigosas que não podem ser curadas. Para combatê-lo, use uma solução de sabão (50 gramas de sabão em pó dissolvido em um balde de água) ou preparações inseticidas.
Tratamento de marmelo para doenças e pragas
O tratamento preventivo do marmelo com produtos químicos aumentará sua imunidade e protegerá contra pragas.
Para destruir os insetos que invernam na casca e no solo, eles usam a preparação nº 30, pulverizando marmelo sobre brotos de dormir no início da primavera. Os troncos das árvores são de limão.
Antes e depois da floração, são realizados mais 2 tratamentos preventivos:
- pulverização com Abiga Peak ou mistura de Bordeaux a 1% de doenças fúngicas;
- em maio, por botões - por Horus de fungos e Kemifos de vermes.
Após a floração, o marmelo é tratado juntamente com as preparações IntaVir e Strobi contra a mariposa e os fungos.
Em junho, Lepidocide e Skor são pulverizados.
Em julho, o marmelo é tratado para doenças fúngicas e mariposas de segunda geração com preparações Strobi e Kemifos.
O processamento adicional é interrompido durante o período de maturação do marmelo. Se necessário, você pode processar variedades tardias de marmelo Kemifos.
Durante o amadurecimento das frutas, elas correm o risco de manchas subcutâneas, o que causa rápida deterioração das frutas. Não é difícil lidar com isso - você precisa borrifar a copa da árvore com os seguintes medicamentos:
- solução de ácido bórico - 2 gramas por 1 litro de água;
- solução de sulfato de zinco - 2 gramas por 1 litro de água.
Características do marmelo crescente em várias regiões
Na Rússia central, podem ser cultivadas variedades resistentes ao gelo. Eles podem ser formados tanto na forma de um arbusto, como na forma de uma pequena árvore com cerca de dois metros de altura.
Na Sibéria, o marmelo congela acima do nível da neve. Você pode cultivar apenas marmelos atrofiados com até 1 metro de altura - genômeros Mauleia. Você precisa plantá-lo onde houver muita neve na área de inverno e sempre estiver ensolarado. Para o inverno, é envolvida com material de cobertura e patas de abeto por cima. É melhor coletar frutas antes que as geadas se tornem mais doces e menos ácidas.
No norte da Ucrânia, o marmelo é frequentemente cultivado com um arbusto a partir de sementes. As mudas toleram melhor a geada do que as plantas enxertadas.
As principais variedades e tipos de marmelo
- Marmelo comum. Cresce na forma de um arbusto ou uma árvore com 2-3 metros de altura. Esta variedade é distinguida por pecíolos curtos de folhas, floresce em meados de maio, os frutos amadurecem em outubro. Resistente ao gelo e à seca.
- Marmelo de ervas daninhas douradas, com frutos grandes, pesando até 400 gramas em forma de maçã, amadurecendo no final de setembro e rendendo até 60 kg do mato.
- Kuban é um marmelo de baixo crescimento com frutas de tamanho médio, a forma da fruta é cilíndrica redonda, o prazo de maturação é de 1 a 2 décadas de outubro. Frutas suculentas com polpa cremosa.
- O moscatel é uma variedade de tamanho médio, com frutos grandes que apresentam pubescência densa, cilíndrica redonda com carne leve e áspera. O amadurecimento dos frutos - final de setembro - início de outubro, produz 30-45 kg de uma árvore.
- Colheita Kuban - marmelo de tamanho médio, com frutas grandes, pesando até 500 gramas de carne suculenta, pode ser consumido cru. Amadurece em outubro, dá uma colheita de uma árvore de até 100 kg. Resistente ao inverno e resistente à seca, não suscetível a doenças fúngicas.
- Suculento - um marmelo fraco e baixo, com frutas doces e muito suculentas de tamanho médio. A colheita de uma árvore atinge 50 kg.
- Limão - marmelo resistente ao inverno e resistente à seca, amadurece no final de setembro. Distingue-se pelas grandes frutas em forma de pêra cobertas com feltro delicado. A polpa é muito saborosa e aromática, pode ser usada na forma bruta, mas é mais usada no processamento.
- O fruto macio de Volgogrado é uma variedade resistente ao inverno e resistente à seca. A árvore tem uma forma de arbusto com uma coroa arredondada. Amadurecimento em setembro, colheita anual. Frutos com nervuras em forma de pêra, com sabor agridoce e aroma forte. As frutas são adequadas para consumo e processamento de matérias-primas. Prazo de validade das frutas - até um mês.
Marmelos Híbridos
Hybrid Quince Pink Lady é um arbusto baixo, ereto e espinhoso. Crohn é largo. Uma planta decorativa com lindas flores grandes e macias de rosa na primavera e frutos comestíveis amarelos brilhantes no outono.
O plantio entre árvores de folhas escuras e coníferas enfatiza favoravelmente sua beleza.
Hybrid Quince Crimson & Gold - arbusto de até 1 metro de altura com lindas flores vermelhas escuras de tamanho médio e folhas verdes escuras brilhantes.
Os frutos são pequenos, redondos, pesando 40-80 gramas com polpa fina, comestíveis.
Diferem na resistência ao gelo. Em geadas muito severas, o topo das brotações localizadas acima da neve pode congelar.
A planta é usada para bordas e outras composições decorativas.
Os frutos deste marmelo são amarelos na forma madura e perfumados.
Variedades de marmelo para diferentes regiões
Região de Moscou. Para esta região, os criadores recomendam as seguintes variedades:
- Noz-moscada;
- Nikitskaya;
- Norte;
- Teplovskaya.
Todas essas plantas são resistentes a geadas e altas temperaturas, o que é especialmente importante na escolha de uma planta. Destes, a variedade mais antiga é Nikitskaya, a mais despretensiosa para o clima é o norte. O marmelo de moscatel é auto-fértil e possui alta resistência ao frio. Os frutos do marmelo de Teplovskaya amadurecem tarde, mas são armazenados por um longo tempo.
Ucrânia Nas regiões sul do país, cultivadas variedades desenvolvidas por criadores do Jardim Botânico Nikitsky:
- Excelente aluno;
- Selena
- Mundo;
- Êxito
- Perfumado da Criméia.
Para as regiões do norte da Ucrânia, são utilizadas variedades desenvolvidas no Jardim Botânico Nacional:
- Maria
- Shaydarova em forma de pêra;
- Darunok Onuku;
- Acadêmico;
- No. 18 Kashchenko.
Região de Rostov. A variedade Mir é popular aqui, que não congela, e outras variedades auto-férteis resistentes ao gelo:
- Sobremesa
- Abundante;
- Criméia;
- Primogênito;
- Parente;
- Stepnyachka;
- Beleza das estepes;
- Sucesso.
Região de Volgogrado. Na região de Volgogrado, são cultivadas variedades de marmelo:
- Volgogrado com frutado suave;
- Aromático da Criméia - variedade auto-fértil;
- Excelente, tem uma vida útil longa;
- Abundante, não sujeito a manchas subcutâneas da fruta;
- Coletivo;
- Krasnoslobodskaya - atrofiado, com frutas grandes, suculentas e muito perfumadas;
- Teplovskaya - de tamanho médio, com frutas semelhantes às maçãs. A polpa é densa, aromática, contém células pedregosas próximas ao núcleo. As frutas podem ser armazenadas por até quatro meses;
- Kaunchi-10;
- Ilmennaya;
- Rumo;
- Apresse-se.
Sibéria Na Sibéria, é possível cultivar marmelo japonês, ou genomenes de Maulei.
Marmelo japonês
Este tipo de marmelo é especialmente popular entre os residentes de verão. Seus arbustos são compactos e não ocupam muito espaço, sendo um excelente elemento decorativo. Flores brilhantes adornam o jardim
Os pequenos frutos do marmelo japonês têm um sabor amargo e são rígidos, portanto, não são adequados para o consumo na forma bruta. Eles são usados como aromatizante para compotas e compotas, secos para fins médicos.
As mudas de marmelo japonesas são resistentes à seca e toleram geadas no centro da Rússia e na região de Moscou. Os arbustos podem ser aparados para dar uma aparência bonita à coroa.
Graças ao desenvolvimento dos criadores, há cada vez mais cultivares de marmelo comum resistentes à geada e à seca, e estão se movendo para o norte. E agora é possível cultivar marmelo japonês, ou genomeles, em qualquer região.Além das notáveis propriedades decorativas, esse marmelo tem frutos úteis. E, embora sejam pequenos e quase não comestíveis em sua forma fresca devido à rigidez, os espaços em branco deles se distinguem por seu sabor e aroma incomuns, eles contêm muitas vitaminas e minerais. Fatias de frutas com açúcar podem ser armazenadas até a próxima colheita.