- Aparência: cianose
- Período de floração: maio, junho, julho, agosto, setembro, outubro
- Altura: 10-150cm
- Cor: Branco, Rosa, Vermelho, Azul, Framboesa, Roxo
- Perene
- Winters
- Sol amoroso
- Amoroso
O flox é um gênero de flores que inclui mais de 70 espécies, das quais cerca de 30 são de crescimento selvagem, 40 são cultivadas. Variedades e híbridos, existem até 400. Certos tipos de flox durante o período de floração se assemelham a línguas altas da chama escarlate brilhante. Foi por isso que Karl Linney deu um nome ao gênero da planta, que em grego significa "fogo". Homeland Phlox - América do Norte. De todas as plantas deste gênero, apenas uma espécie de crescimento selvagem cresce na Rússia. O flox é higrófilo e bastante exigente nos solos. Eles precisam de condições especiais de cultivo. O que são phlox, landing e cuidam deles?
Uma variedade de espécies, variedades e híbridos
Quase todos os tipos de flox são perenes. De toda a diversidade de espécies, apenas o flox de Drummond é anual. Nas plantas deste gênero, caules eretos ou rastejantes. A altura pode atingir 10-150 cm.
As flores de cinco pétalas são coletadas em inflorescências no final dos brotos. O número chega a 90. A cor das pétalas é extremamente diversa: branca, framboesa, vermelha escura, roxa, com manchas e pontos. Frutas - uma caixa com sementes, cujo número varia de 70 a 550, dependendo da espécie.
Flox de chão - decoração de jardim de flores
Estas são plantas rastejantes, as primeiras a florescer no jardim. As flores aparecem em meados de maio. O flox em forma de furador é muito popular. É nomeado para pequenas folhas oblongas, parecendo um furador na aparência. A planta ama o sol. Ao plantá-lo, é importante escolher um local que não esteja muito encharcado para que o sistema radicular não apodreça. Quando o flox em forma de furador desaparece, deve ser cortado em um terço. Isso estimula o crescimento e a floração mais abundante no próximo ano. No inverno, o flox em forma de furador precisa ser coberto. Folhagem seca é adequada para isso. O flox em forma de furador é ideal para decorar slides rochosos.
Outras variedades de floxes de cobertura do solo, como charmosas, bifurcadas, Douglas, Rugelli, também gostam do amor dos jardineiros. Eles florescem no final de maio e são ótimos para decorar canteiros de flores. Muito interessante é a cor das flores flox do Rugelli - azul arroxeado. A peculiaridade do adorável flox é pouco exigente para os solos. Eles podem desenhar muros de arrimo, ao pé da escada. A melhor época para plantar flox de cobertura do solo é a primavera.
Variedades soltas - bonitas e despretensiosas
Eles florescem após a cobertura do solo. Entre as variedades de grau médio, a mais popular é a generalizada (canadense). Os jardineiros o amam por sua despretensão. Uma espécie de crescimento selvagem floresce exuberantemente com flores azuis com um aroma estupefato semelhante ao violeta. Sob condições climáticas favoráveis, a propagação do flox é coberta de flores no final de maio e floresce por cerca de um mês. Se a estação estiver seca, as plantas florescem muito mais rapidamente. A cor das flores das variedades cultivadas varia de branco a roxo e lilás. Ao plantar o flox espalhado, é necessário monitorar constantemente para que não cresça demais com as ervas daninhas.
Das variedades frouxas, o stolonon-phlox também é muito bonito. É amplamente utilizado no projeto paisagístico, uma vez que esta espécie cresce rapidamente e cobre o local com um tapete luxuoso. Flores em flores brancas, rosa, azuis. Outra propriedade agradável para os jardineiros são os requisitos de pouca luz. Stolononosnaya phlox é ótimo em áreas sombreadas. Pode ser plantado sob árvores. A planta tolera bem a umidade.
Flox de Bush - para áreas sombreadas
As variedades de arbustos podem ser atrofiadas (até 1 m) e altas (mais de 1 m). Do tamanho reduzido, Caroline phlox é popular. Os jardineiros domésticos preferem duas variedades - "Bill Baker" e "Mrs. Lingard". O primeiro na aparência é semelhante ao flox canadense. A cor de suas pétalas é rosa. O segundo é o mais alto entre as variedades de baixo crescimento (até 110 cm). Pétalas brancas. No território da Rússia, essas variedades se enraízam, pois normalmente se desenvolvem em solos ácidos.
Das variedades de arbustos altos, o Arends phlox merece atenção especial. Eles florescem cedo e encantam os olhos com flores perfumadas por um longo tempo. Eles são plantados densamente, porque as hastes das plantas são fracas e podem sofrer com o mau tempo. A peculiaridade da variedade é que, após a poda, elas são capazes de florescer repetidamente. Para fazer isso, corte os brotos imediatamente após a primeira floração.
Para os jardineiros, mais dois tipos de flox do mato são de interesse - manchados e em pânico. Eles são bastante difundidos. Phlox manchado recebeu o nome da cor original das flores. Eles são cobertos com manchas roxas e manchas. A variedade pode ser plantada em locais semi-sombreados. O flox manchado frequentemente decora o espaço ao redor dos lagos, o pé das árvores. As variedades mais populares são Rosalind, Ômega, Alfa, Delta, Pirâmide Branca, Natasha. A vantagem do flox em panículas em comparação com o flox manchado é o caule mais forte.
Você pode aprender mais sobre a diversidade do flox no vídeo:
"Flor de fogo" em paisagismo
Floxes ficam ótimos tanto em pousos únicos quanto como parte de composições. Os floxes em forma de furador parecem luxuosos em slides alpinos. Eles plantam canteiros de flores e moldam gramados para dar uma aparência mais colorida. Floxes em panículas são uma decoração ideal para objetos não estéticos. Por exemplo, eles podem mascarar bordas antigas. Em arbustos com flores luxuriantes, tanques de água ou outros objetos impossíveis de serem apresentados, mas objetos muito necessários no local serão invisíveis.
As composições Phlox são usadas para simular o espaço do jardim. Eles são adequados para dividi-lo em zonas. No terraço da paisagem, essas plantas são colocadas no segundo nível. Graças a essa decisão, você pode obter uma bela vista do terraço, independentemente de quais plantas estejam localizadas em camadas adjacentes. Uma boa opção é plantar um gramado brilhante. Se, em vez de grama, o local for plantado com flox, parecerá um tapete colorido e chique. Floxes de tamanho médio formam as bordas dos caminhos do jardim.
Estamos à procura de "bons vizinhos no jardim"
Os floxes são bonitos em si mesmos, para que possam ser plantados separadamente. Mas muitos jardineiros consideram essas flores rústicas e preferem combinar em grupos com outros tipos de plantas. Talvez essa opinião não seja inteiramente justa, mas não faria mal diluir os floxes.
Uma das opções mais vencedoras é plantar flox no fundo de coníferas de prata. Também é uma boa idéia plantar daylilies de baixo crescimento, como íris, ao lado do flox. Eles cobrirão a parte inferior das "cores de fogo" mais altas e a composição ficará completa.
Alguns jardineiros criam composições de flox e rosas. A idéia é controversa, porque ambas as espécies são lindas por si mesmas e, em combinação, ambas podem perder. Mas se você escolher o esquema de cores certo, esse experimento poderá ser muito bem-sucedido. Rosas brilhantes de cores saturadas no fundo do flox branco ou rosa ficarão bem.
Como combinar cores ao decorar o jardim?
Ao combinar diferentes tipos de flox em uma composição, lembre-se das regras de ouro da harmonia das cores. Não plante flores em tons quentes e frios. Também é indesejável combinar dois ou mais tipos de flox com pétalas manchadas e variegadas. As composições de flox branco em um fundo de cores escuras geralmente não parecem muito boas, porque fundo escuro "come" até lindas flores brancas. Mas o escuro contra o fundo branco é uma opção aceitável. Grupos de uma cor, mas de tonalidades diferentes, plantados sequencialmente, parecem esteticamente.
Reprodução vegetativa e de sementes de flox
Como a maioria das plantas de jardim, o flox é propagado por sementes, mudas e divisão de arbustos. Para a divisão, um arbusto adulto é escolhido - entre 3 e, de preferência, 4-5 anos. Se você planeja plantar flox na primavera, o arbusto pode ser dividido em 15 a 20 partes, e no outono é melhor jogar com segurança e reduzir o número de novas plantas para 4-7. Essa diferença existe porque, na primavera, os phloxes criam raízes e raízes.
Colheita de mudas na primavera
O flox deve ser cortado de maio a meados do verão. Então a porcentagem de sobrevivência dos arbustos será significativamente maior. Você pode colher mudas de todo o caule da planta. Para fazer isso, é cortado em pedaços de 2 nós cada. É melhor fazer isso em um dia nublado. Após a colheita, as mudas são plantadas imediatamente em solo fértil ricamente regado, para que se enraízem.
É melhor preparar o solo para plantar estacas, misturando terra, areia e húmus em proporções iguais. As mudas plantadas são regadas regularmente. A opção ideal é cobri-los com um filme. O sistema radicular começa a se formar cerca de um mês após o plantio.
Apresenta estacas de outono
Se houver necessidade de enxerto de flox "fora de estação", todas as manipulações devem ser realizadas em salas frias, com temperatura constante. Para esses fins, estufas e adegas são adequados. No outono, as mudas não podem ser plantadas imediatamente em campo aberto, pois não sobreviverão nem aos primeiros sinais de resfriamento. Para o plantio, escolha um recipiente ou vaso de flores adequado, no qual as plantas jovens criem raízes e cresçam até a primavera. Eles podem ser plantados no local em maio, quando não há mais risco de geada pela manhã.
Propagação de flores por sementes
O cultivo de flox a partir de sementes é um clássico do "gênero de jardinagem". A propagação de sementes pelas plantas leva mais tempo que a vegetativa, mas tem uma vantagem inegável - alta adaptabilidade. O flox cultivado a partir de sementes se adapta melhor ao clima e ao solo. Uma desvantagem significativa desse tipo de reprodução é a possível perda de caracteres varietais. Plantar sementes só faz sentido se não houver outras opções ou se a quantidade de material de plantio for mais importante do que manter as características da variedade.
As sementes podem ser compradas ou expulsas por conta própria. Eles são coletados durante o período de decomposição da folhagem. Então as caixas já estão ficando marrons, mas ainda não têm tempo para desmoronar. Você pode plantar sementes imediatamente no local, e de preferência em espaços fechados. Uma mistura de húmus, areia e solo é colocada em recipientes, as sementes são plantadas e cobertas com solo de 1 a 1,5 cm.Em dezembro, os recipientes são cobertos de neve e, em meados de março, são transferidos para a estufa. As plantas jovens são plantadas no solo no final de abril. Primeiro - na estufa, um mês depois - no site.
Como preparar o solo e plantar flox
Embora as plantas tolerem bem as áreas semi-sombreadas, elas são melhor plantadas em áreas bem iluminadas: portanto, a floração será mais abundante e as plantas se enraizarão melhor. A água não deve estagnar. O solo é arenoso, cheio de turfa e húmus. Húmus de folhas de bétula e agulhas é muito bom. Não faça estrume fresco.
O solo é afrouxado, as ervas daninhas removidas, compostadas, regadas. Durante o plantio da primavera, os floxes podem ser plantados imediatamente após o congelamento do solo. Então é provável que eles floresçam nesta temporada. No outono, eles plantam até meados de outubro.
As plantas são plantadas a uma distância de 35 a 50 cm uma da outra. Uma localização mais próxima é necessária apenas se um pouso for planejado. Plantas velhas precisam ser replantadas. Se as flores são menores, é hora de pensar no rejuvenescimento do flox. É desenterrado, dividido e transplantado.
O que as flores precisam para o desenvolvimento normal?
Cuidar do flox não é muito diferente de cuidar de outras plantas de jardim. Eles precisam capinar, soltar o solo, cortar brotos secos. Se o jardineiro quiser cultivar um arbusto atrofiado e volumoso, você pode periodicamente fazer um beliscão. Deve-se lembrar que a pitada atrasa o período de floração da planta em cerca de duas semanas ou até um mês. É melhor fazer em maio. Quanto mais tarde a manipulação é realizada, mais o arbusto não floresce.
Os floxes toleram igualmente tanto a umidade excessiva do solo quanto a seca. No verão, eles precisam ser regados. Você pode fazer isso não apenas de manhã e à noite, mas também à tarde. O principal é derramar água sob as raízes e tentar não borrifar nas folhas. Em períodos quentes e secos, o flox pode ser regado duas vezes por dia. Para reter a umidade, o solo é coberto com húmus ou turfa. Uma camada de 5 cm é suficiente.
Os fertilizantes minerais são aplicados ao solo toda semana, do final de junho ao final do verão. A concentração de aditivos varia: aumenta gradualmente de 2 g por litro de água para 8 g, após o que também é reduzido. Phlox prefere fertilizantes com nitrogênio e fósforo. Você pode adicionar salitre (2 g por litro de água) à "dieta". Depois de meados de agosto, não vale a pena adubar a planta. É aconselhável abrigar o flox durante o inverno, especialmente se eles tiverem sido plantados recentemente.
Cuidado, perigo: oídio e manchas
Floxes freqüentemente sofrem com oídio e manchas. Sinais de doença: pontos e manchas nas folhas, suas rugas. As folhas doentes devem ser removidas e a planta tratada com Bordeaux líquido ou equivalente. Pode ser pulverizado para prevenção. Nesse caso, você não deve esperar pelos sintomas da doença e o tratamento deve ser realizado na primavera.
As plantas podem ser atacadas por vermes filamentosos ou nematóides. Para evitar adversidades, não plante phlox em áreas onde os morangos cresceram. Se a planta já estiver doente, existe apenas um método de tratamento - liquidação juntamente com um pedaço de terra e desinfecção do solo com cal.
Para pulverização preventiva e terapêutica, podem ser recomendados os inseticidas Sumi-Alpha, Karate, Fury, Kinmix. Mais detalhes sobre o controle de pragas estão descritos no vídeo: