Damasco "Condessa": características da variedade e regras de cultivo

Pin
Send
Share
Send

Conhecida na variedade Damasco de Moscou e região de Moscou - Condessa. No artigo, você pode encontrar sua descrição, vantagens e desvantagens. Como plantar e o que fazer a seguir. Os meandros do atendimento, que vão desde a rega e a cobertura, terminando com guarnições e formação de coroas. As principais doenças e pragas deste damasco e, é claro, medidas para combatê-las são consideradas.

Descrição da nota

A variedade de damasco da Condessa foi obtida em 1998 e registrada no Registro Estadual em 2004 na Região Central. Inicialmente, era destinado a Moscou e à região de Moscou, onde é mais comum. A árvore é alta, cresce forte, com brotos poderosos e uma copa redonda e bem frondosa. Se você não realizar a poda em tempo hábil, ela poderá crescer mais de seis metros de altura.

2-3 dias após o início do florescimento de outras variedades, a Condessa floresce. A árvore é coberta com muitas flores pequenas com estames subdesenvolvidos. A variedade é auto-fértil e requer polinizadores. Em sua qualidade, as variedades são as melhores:

  • Lel;
  • Favorito;
  • Triunfo do Norte;
  • Monástico.

    Condessa de damasco floresce 2-3 dias depois do que outras variedades

A imaturidade é boa, os primeiros frutos amadurecem por 3-4 anos após a vacinação. O amadurecimento ocorre até o final do verão.

Bagas de tamanho médio 20-25 g, no caso de uma colheita pequena, podem atingir 30-35 G. As frutas são caracterizadas por alguma pubescência, uma cor amarelada com um leve rubor. Polpa suculenta e saborosa, com uma pele fina, com um osso grande e bem destacável.

Tenho anos no Condessa damasco creme pequeno e leve, com um rubor vermelho

Os frutos são bem transportados, armazenados a uma temperatura de +10 ° C por até 20 dias e a 0 ° C até 40 e até 60 dias.

Com muito cuidado, a colheita é de 70 kg / ha.

A variedade aumentou a resistência à geada, tolera geadas até -30 ° C, mas, como outros representantes dessa espécie, os botões de flores podem ser afetados durante geadas de retorno precoce.

Nos anos chuvosos, é fortemente afetada pela Kleasterosporiose, da qual os frutos sofrem em massa.

Plantação de damasco da condessa

Plantar um damasco dessa variedade não causará dificuldades para um jardineiro experiente e é bem possível para um iniciante. Como plantar uma árvore corretamente e evitar erros nisso - nas instruções passo a passo abaixo.

  1. A primeira coisa que inicia o processo de plantar qualquer árvore, incluindo o condessa damasco, é a escolha de um local adequado. A variedade, embora tenha alta resistência ao gelo, mas nos primeiros anos precisa ser protegida dos ventos frios e congelados. Para isso, é melhor escolher um local na pequena encosta sul ou sudoeste (10 a 15 °), protegido do vento por barreiras naturais, como árvores, prédios, cercas. Se não houver, uma muda nova terá que ser coberta com um palmo para o inverno ou equipada ao redor com uma cabana feita de galhos, filmes ou outros meios improvisados.

    As jovens condessas damasco para o inverno precisam ser protegidas de geadas e lebres

  2. Para o plantio de primavera (ou seja, neste momento, é melhor plantar damasco), as mudas devem ser compradas no outono, numa época em que há comércio em massa de material de plantio. As plantas saudáveis ​​são escolhidas com a idade de um a dois anos, com raízes bem desenvolvidas.
  3. Para armazenamento, as raízes das mudas são mergulhadas em uma mistura de argila vermelha e verbasco em proporções aproximadamente iguais, colocadas em um ambiente úmido, por exemplo, envolto em estopa úmida e, em um saco plástico e selado, elas são baixadas para o porão ou porão. E também é possível armazenar mudas enterradas no chão, cobrindo o inverno com ramos de abeto, neve, etc. Não é necessário obter mudas prematuramente na primavera. Isso é feito imediatamente antes do plantio, uma vez que as mudas devem permanecer em repouso, para melhor criarem raízes.

    Então eles plantam mudas para o inverno

  4. Covas para plantio também estão sendo preparadas desde o outono. O tamanho do poço deve ter pelo menos 70-80 cm de profundidade e o mesmo diâmetro. Parte do solo da camada superior e fértil é devolvida ao fundo do furo acabado. Depois, é necessário adicionar alguns baldes de húmus ou adubo (ambos), alguns litros de cinza de madeira e 300 g de superfosfato duplo. Misture tudo bem e cubra até a primavera com algum material à prova d'água para melhor preservação dos nutrientes.
  5. Na primavera, antes do início do fluxo de seiva, mas quando a ameaça de geadas de retorno passa, elas começam a pousar. No monte formado no poço, coloque o colo da raiz das mudas, de modo que fique vários centímetros abaixo do nível do solo, e as raízes se espalhem ao redor do monte. Deve-se lembrar que o local da vacinação não deve ser enterrado. Os damascos sofrem frequentemente com o envelhecimento, portanto a vacina não deve ser mais baixa (ou melhor acima) 5 cm acima da superfície do solo. Depois disso, eles gentilmente enchem a cova com terra, batendo levemente.

    O colo da raiz de uma muda de damasco é colocado no topo da colina e as raízes são cuidadosamente endireitadas

  6. Agora você precisa desenhar um círculo próximo ao tronco com um rolo de terra ao longo do diâmetro do poço e regar bem a árvore.
  7. O último passo é cortar as mudas a uma altura de 60 a 80 cm e amarrá-las a um pino conduzido com antecedência ao lado. Se houver galhos, reduza-os em um terço.

Características do cultivo e sutilezas do cuidado

A Condessa de Damasco não requer nenhum método de cuidado especial. Não é difícil cultivá-lo, para isso são utilizados os tipos de cuidados convencionais, isto:

  • rega;
  • cobertura superior;
  • aparar.

Como e quando regar o damasco da Condessa

Damasco não gosta de umidade e alta umidade. Em tais condições, as raízes e parte do tronco são frequentemente aquecidas, e a árvore também é afetada por doenças fúngicas, especialmente a cleasterosporiose.

Portanto, o damasco raramente é regado, mas abundantemente. O solo deve ser ensopado a uma profundidade de 30 a 40 cm, com irrigação no outono - até 60 cm No dia seguinte, o círculo próximo ao tronco é afrouxado para fornecer oxigênio às raízes.

Termos de rega de damasco:

  1. Na primavera, durante o período de floração ou imediatamente após o final.
  2. No início do verão, quando há um aumento máximo de brotos.
  3. No final do verão, duas semanas antes da colheita.
  4. No final do outono, antes de partir para o inverno.

É claro que, se chover durante esses períodos, a rega é excluída.

O que e quando alimentar o damasco da Condessa

Os fertilizantes plantados durante o plantio serão suficientes para uma árvore jovem antes da frutificação. Quando as primeiras frutas aparecerem, a alimentação suplementar precisará ser feita periodicamente. A questão da nutrição deve ser abordada com cuidado, para evitar overdoses que possam prejudicar a planta. Antes de aplicar este ou aquele fertilizante, você precisa estudar cuidadosamente as instruções para ele.

Tabela: tipos de curativos e o momento de sua aplicação

FertilizantesDosagemDatas de inscrição
Orgânico: composto, húmus5 kg / m2Uma vez a cada 3-4 anos
Mineral
Nitrogênio (nitrato de amônio, uréia)30-40 g / m2Na primavera da escavação
Potássio (monofosfato de potássio)10-20 g / m2Após a floração
Fósforo (Superfosfato)20-30 g / m2Escavação de outono
IntegradoDe acordo com as instruçõesDurante a floração e formação de ovários, pulverizando sobre uma folha

Que tipos de aparas são realizadas no damasco da Condessa

A poda é parte integrante e importante do tratamento com damasco.

Como é formada a coroa da condessa de damasco

Para árvores altas, às quais essa variedade pertence, geralmente é usada uma forma de coroa de camada esparsa. Esse é o tipo mais importante de poda, já iniciado no plantio de uma muda. Em seguida, eles agem assim:

  1. Ao atingir a idade de um ano, você precisa escolher os melhores 2 a 3 ramos. Devem crescer em direções diferentes do tronco e estar um do outro a uma distância de 20 a 30 cm.O ramo inferior deve estar a um nível de 30 a 40 cm do solo. Esses galhos, assim como o condutor central, são encurtados em 30%, e o último deve ser 30 a 40 cm mais alto que o galho superior, e os demais são cortados "em anel".
  2. Com dois anos de idade, você precisa formar um segundo nível de 2 a 3 filiais, de acordo com o mesmo esquema que o primeiro. 2-3 ramos fortes e multidirecionais são selecionados, o restante é cortado e o condutor central também é encurtado. Ramos crescidos no esqueleto encurtam em 30%.
  3. Aos três anos de idade, um terceiro nível é formado e o condutor central acima do ramo esquelético superior é completamente cortado. A formação acabou.

    No quarto ou quinto ano de vida, a coroa de damasco está totalmente formada

Ao formar a coroa, o princípio da subordinação deve ser observado, a saber, que os ramos esqueléticos do segundo nível devem ser mais curtos que os ramos do primeiro e os ramos do terceiro nível, mais curtos que os ramos do segundo.

Guarnição sanitária e de manutenção

A poda sanitária é a remoção de galhos secos, danificados e doentes. É realizado durante toda a vida da árvore, geralmente no final do outono ou no início da primavera.

A poda de suporte ou reguladora consiste em remover os galhos que crescem dentro da coroa, bem como em podar os topos de brotos jovens de 10 a 12 cm (o último também é chamado de perseguição). Tal poda é realizada em qualquer época do ano, exceto no inverno, pode ser combinada com a sanitária, mas também pode ser feita no verão.

Quando a cunhagem dispara, o corte deve ficar um pouco acima do rim esquerdo

Poda antienvelhecimento

É realizado em árvores antigas, com o objetivo de rejuvenescê-las, prolongando a vida útil e aumentando o rendimento.

Existem duas maneiras de rejuvenescer:

  • O primeiro é o mais simples. Quando em uma árvore adulta a frutificação passa para as extremidades dos galhos, os galhos esqueléticos dentro da coroa ficam completamente expostos. Tal operação incentivará o crescimento de novos galhos jovens nos quais serão colocados botões de flores.
  • A segunda maneira é uma substituição faseada dos ramos esqueléticos.
    1. Para fazer isso, escolha 2-3 galhos, que devem ser substituídos, e corte-os a uma distância de 30 cm do tronco.
    2. No próximo ano, novos ramos crescerão a partir dos brotos despertados. Você precisa escolher um de fora do ramo antigo, que será sua continuação. O resto é cortado "em um anel".
    3. Quando os novos galhos crescem bem e começam a dar frutos, você pode começar a substituir outros.

Como aparar a coroa

Existem regras gerais para executar qualquer tipo de ajuste:

  • Ao executar o trabalho, apenas ferramentas afiadas devem ser usadas.
  • Antes do uso, as ferramentas devem ser desinfetadas com um anti-séptico.
  • Você não pode deixar o cânhamo ao remover galhos, porque quando apodrecem, eles se tornam uma fonte de infecção de um galho ou tronco saudável.
  • As fatias devem ser feitas em ângulo reto com o eixo do ramo.
  • Galhos grossos são cortados em partes, tentando não danificar os vizinhos.
  • Todas as seções são tratadas com jardim var.

Doenças e pragas, como lidar com eles

Nos verões ensolarados e quentes, você geralmente não precisa se preocupar com o fato de o damasco ficar doente. Isso geralmente ocorre em estações chuvosas e frias, quando as condições para o desenvolvimento de vários tipos de fungos se tornam favoráveis. Outro motivo para a ocorrência de doenças e o aparecimento de pragas é a negligência de medidas preventivas pelo jardineiro. Porém, se você realiza pontualmente e regularmente uma certa lista de simples manutenção preventiva no jardim, os problemas podem ser evitados mesmo nos anos mais chuvosos.

Trabalho preventivo, tipos e datas

Todo o trabalho de prevenção de doenças e pragas é realizado no final do outono e início da primavera. A planta neste momento deve estar em repouso e na ausência de fluxo de seiva.

O que você precisa fazer no outono:

  • Coletar e queimar folhas caídas. Eles não podem ser usados ​​para compostagem, já que vários esporos de fungos, besouros, carrapatos etc. quase certamente se estabeleceram neles para o inverno.
  • Poda sanitária e também queimar galhos remotos. O bônus será coletado após queimar uma fogueira, que é um fertilizante valioso.
  • Branqueie os ramos esqueléticos e os troncos das árvores com uma solução de cal com a adição de 1% de sulfato de cobre. Isso evita queimaduras na casca e evita que os insetos rastejantes se movam para cima em direção à coroa.

    Troncos caiados e galhos de árvores não são apenas bonitos, mas também protegem a casca das queimaduras

  • Desenterrar os círculos do tronco. Portanto, neles será melhor permanecer a neve, e as pragas que passam o inverno no solo que morrerão de geada também serão elevadas à superfície.
  • Pulverize a coroa com solução a 3% de sulfato de cobre ou solução a 5% de sulfato de ferro.
  • Cobrir árvores jovens de geada, como mostrado acima.

Trabalho realizado no início da primavera:

  • Retire a neve dos troncos das árvores.
  • Inspecione as coroas, se necessário, corte galhos danificados e secos.
  • Inspecione a casca das árvores; rachaduras do gelo podem aparecer nele. Eles devem ser bem limpos e protegidos com var.
  • Realize a pulverização preventiva de coroas com preparações universais, como DNOC, Nitrafen, etc.
  • Atualize a cal branca das árvores.

Que doenças são perigosas para o condessa damasco

Isso, como mencionado acima, doenças fúngicas que ocorrem principalmente em clima úmido.

Kleasterosporiose

O primeiro sinal desta doença são manchas marrom-avermelhadas que aparecem nas folhas das plantas. Eles dizem que na superfície das folhas os esporos do fungo que brotaram e estão se desenvolvendo rapidamente chegaram. Em 1-2 semanas, as manchas crescem para tamanhos impressionantes, às vezes até 10-15 mm. Dentro das manchas, o fungo devora toda a carne suculenta, seca e se desfaz, formando buracos. Devido a esse fenômeno, a doença recebeu seu segundo nome - holey spotting. Afetadas dessa maneira, as folhas ficam amarelas e caem em meados de agosto.

Durante esse período, o fungo também afeta os frutos e brotos da árvore. Se a doença não for combatida, a árvore enfraquece e pode congelar no inverno devido a fortes geadas.

No verão, o klyasterolsporioz afeta os frutos do damasco

Mas se na primavera o damasco foi pulverizado com nitrafen, a doença será muito mais difícil de começar o trabalho sujo. Além disso, durante a estação, principalmente após as chuvas, é necessário realizar tratamentos preventivos com fungicidas sistêmicos (antifúngicos). Os melhores são Horus, Quadrice, Skor e outros. Não esqueça que cada medicamento é viciante para o fungo e, após o terceiro tratamento, sua eficácia é reduzida. Portanto, os medicamentos devem ser alternados, processando em intervalos de duas semanas. Imediatamente antes de comer frutas, devem ser usados ​​preparativos a curto prazo. Portanto, Quadris pode ser usado por 3-5 dias, Hórus 7 dias antes de comer frutas. Se o verão estiver seco e não houver sinais de fungos, o processamento poderá ser omitido.

Moniliose

Nos damascos, é comum, juntamente com a cleasterosporiose, apenas um pouco diferente. A primeira infecção geralmente ocorre quando os esporos dos fungos entram na flor, onde as abelhas os carregam. Desenvolve-se com rapidez suficiente, penetrando na flor, folhas, brotos, que, como resultado, ficam pretos e ondulados. Externamente, parece queimadura de frio ou queimadura química. Alguns jardineiros inexperientes pensam assim a princípio, portanto, eles não usam drogas antifúngicas, o que leva ao rápido desenvolvimento da doença. Com uma derrota severa, a árvore inteira pode parecer carbonizada, por esse motivo a doença também é chamada de queimadura monilial.

Como regra, a pulverização preventiva, mencionada acima, protege o damasco da infecção da primavera. Mas se a infecção ocorreu, é preciso cortar imediatamente os brotos afetados em 30-40 cm de madeira saudável e tratar a coroa com fungicidas.

Se a infecção ocorrer no verão, é claro que o fungo não passará por frutas deliciosas, atingindo-as com podridão cinzenta. Isso pode ser evitado da mesma maneira como descrito acima na luta contra a claustosporiose - pulverização regular com fungicidas sistêmicos.

No verão, a moniliose afeta frutos de damasco com podridão cinzenta

Fusarium (secagem de Fusarium)

Clima seco favorável e negligência da árvore (má nutrição, falta de resíduos sanitários, rachaduras na casca) são fatores favoráveis ​​para esta doença. O fungo patógeno entra na planta a partir do solo através do sistema radicular, como regra, ocorre durante um período de fluxo abundante de seiva, que coincide com o período de floração.

A doença começa com o aparecimento de manchas afundadas marrom-acinzentadas nas folhas e depois nos frutos. A carne sob as manchas fica podre, seca.

Se o jardineiro quiser salvar uma árvore assim, ele deve executar o complexo habitual de combate a doenças fúngicas, bem como cuidar da saúde da árvore, realizar o curativo, a rega e a poda necessários.

Que pragas são perigosas para o condessa damasco

Algumas pragas podem estragar a vida da condessa se não forem combatidas e impedidas.

Weevil

Besouro pequeno com uma probóscide longa. Tem muitas variedades. Invernos em fendas de casca, folhas, solo. No início da primavera, deixa os locais de inverno e dirige o tronco para jovens, apenas botões inchados, a partir dos quais começa seu banquete. Então folhas, flores, ovários e brotos jovens e suculentos desaparecerão. É bem afetado por inseticidas convencionais (inseticidas), como DNOC, Nitrafen, Decis, Fufanon, etc.

O gorgulho come brotos, folhas, flores e brotos de damasco

O besouro é muito sensível e quando uma pessoa aparece, imediatamente cai de um galho e se esconde no chão. Você pode tratar o solo com inseticidas neste momento. Mas é melhor chegar de manhã cedo, quando ainda está frio e o ar não aqueceu acima de +5 ° C. Nesse frio, o besouro adormece e fica imóvel nos galhos da coroa. Se você espalhar qualquer tecido embaixo da árvore, basta agitar os besouros. Além disso, fica claro o que fazer com eles.

Tendo ganho força, o besouro deposita ovos na terra solta sob uma árvore, da qual pequenas larvas (4-6 mm) rastejam no início de junho. Essas larvas estão no solo há cerca de um mês, enquanto se alimentam das raízes jovens do damasco, o que causa danos a ele. Durante esse período, o uso de drogas como a Diazonina é eficaz, o que varia de 5 a 10 g / m2 precisam ser espalhados ao redor da árvore e plantados no solo. Você precisa fazer isso no final de maio. O medicamento agirá por 20 dias, o que é suficiente para a morte da grande maioria das larvas.

Pulgões

Convidado frequente em jardins e jardins. Tem muitas variedades, mas parece quase o mesmo. Na superfície inferior das folhas, uma massa de pequenos insetos de preto, verde e outras cores se instalam. Muitas vezes, as formigas o trazem para a árvore, que posteriormente se alimentam das doces secreções desse inseto.

Os pulgões se multiplicam muito rapidamente, comendo folhas, flores, ovários, brotos jovens a caminho. Se não parar a tempo, os brotos jovens param de crescer e os velhos morrem. As folhas enrolam e secam.

Os pulgões comem, incluindo brotos jovens de damasco

O uso de inseticidas modernos ajuda na luta contra os pulgões:

  • Fufanon. Começa a atuar 2 horas após o tratamento e por 7 dias.
  • Onça pintada Válido 1 hora após o tratamento e por 3 semanas.
  • Actofit. Produto biológico. altamente eficaz, seguro para os seres humanos. Dois dias após o processamento, as frutas podem ser consumidas.
  • E outras drogas.

Comentários de Grade

A Condessa de damasco cresce em meu Zhukovsky há dez anos. O que posso dizer? Colheita começou a trazer em 5 anos. Havia então cerca de 50 damascos bastante grandes. O sabor é bom. Especialmente se você observar os preços dos damascos importados no mercado, sua condessa parece ideal))

Agora já estamos coletando de quatro a cinco baldes. Isso não é ruim. Só agora ele lançou da coroa, ele já acenava cinco metros. Mas pequeno filho lá em cima, como Mowgli sobe))

Vobschem damasco satisfeito.

Anton

Eu moro em Fryazino. Plantei a condessa no ano passado, meu vizinho vem crescendo há muito tempo, gostei da variedade, resolvi me plantar também. Quero fazer uma boa coroa para que não cresça tão alta quanto a de um vizinho. Eu cortei de acordo com as instruções. vamos ver o que acontece depois

Monika999

Condessa de damasco é uma variedade digna para a Rússia Central. Suas vantagens superam completamente as desvantagens e, por sua região, é uma das melhores variedades. A variedade pode ser recomendada com segurança aos jardineiros da região Central para plantar e cultivar em seus locais, mas sujeita à presença de variedades polinizadoras próximas, devido à auto-esterilidade da Condessa.

Pin
Send
Share
Send