Flor de pavão, ou Episia - uma bela planta de ampel interna. Sua magnífica folhagem pitoresca, suave e brilhante em algumas variedades ou aveludada em outras, surpreende com uma variedade de cores: verde, roxo, prata, cobre, avermelhado, marrom. E durante a floração, a descrição muda completamente: no fundo das folhas multicoloridas, os brilhantes "acabamentos de gramofone" florescem. Além do vermelho clássico, existem inflorescências lilás, brancas e alaranjadas. Conhecendo as nuances de cuidar deles em casa, você pode obter excelentes resultados.
Descrição da descrição
Pertence à família Gesneriaceae. Descrição do gênero contém cerca de 30 espécies. Uma planta espetacular com folhagem colorida e texturizada tem muitos nomes - flor de pavão, chama roxa, planta de camaleão, violeta africana.
É encontrado na natureza nas florestas tropicais do Brasil, México, Colômbia e Antilhas, onde o crepúsculo reina até o meio dia. Aparentemente, portanto, esse nome para a flor está sombreado. Cresce sob arbustos na forma de uma grama curta e rastejante, com folhas coletadas em uma roseta e numerosos brotos.
A flor tropical também é cultivada como planta de casa. Não é caprichoso, é caracterizado por uma longa floração - do início da primavera ao outono. Mas impõe altas demandas de calor e umidade.
A descrição é geralmente cultivada como um ampel. Os brotos jovens se mantêm eretos, com o tempo, quando muitos processos laterais longos (até 40-60 cm) crescem, eles se deitam e formam uma bela cascata.
Descrição da beleza - vídeo
Variedades
Em casa, o cobre e o cravo-da-índia, rastejando com menos frequência e rastejando com menos frequência, bem como inúmeras variedades obtidas dessas espécies, são cultivadas com mais frequência.
Mais de cem variedades foram criadas, e cada uma tem uma cor e um padrão únicos.
A descrição do cobre é caracterizada por brotos rastejantes. Folhas ovais grandes (até 15 cm de comprimento), pubescentes, verde-oliva com uma faixa clara ao longo da veia. A parte inferior da placa da folha é avermelhada com uma faixa divisória branca. As flores são de tamanho médio (2 cm de comprimento), vermelho vivo com garganta amarela.
O cravo tem dois tipos de brotos: galhos encurtados com folhas e longos "bigodes" com rosetas. As folhas são menos expressivas, pequenas (3 cm de comprimento e 2 cm de largura), pubescentes, verdes, com dentes arredondados nas bordas, veia média bordô. As flores são brancas, com pontos na garganta, franjadas.
Uma descrição rastejante com brotos rastejantes é cultivada apenas como uma ampola. As folhas são longas (5-10 cm), verdes ou marrons, com padrões e manchas na borda. As flores são vermelhas com uma faringe rosa.
Cada vez mais, os jardineiros estão prestando atenção às novas variedades.
Exemplos de variedades na foto
- Em uma planta, as flores podem ser amarelo-rosa, rosa e amarelo com pontos rosa
- Folhagem decorativa com um padrão verde claro. Flores cor de rosa escuras
- Flores cor de rosa brilhantes com verde delicado com folhas rosa
- Folhagem marrom-prata é decorada com tecelagem rosa. Flores vermelhas
- Folhas verde-marrom decoradas com manchas leves
- Variedade com veludo verde com um padrão de folhas e flores lilás
Condições de cultivo confortáveis - mesa
Iluminação | Descrição - uma planta fotófila. Ela precisa de uma luz brilhante, mas difusa. Ao sol, a decoratividade diminui: as folhas perdem sua cor variada, as inflorescências secam. A opção mais confortável será na janela leste ou oeste, você pode colocá-lo no lado norte. Mas com pouca luz, a floração não será tão longa, os cílios das hastes se esticam, quase sem formar processos laterais. No lado sul, a flor é colocada longe da janela ou a luz dispersa é criada pendurando-a com uma cortina de luz, especialmente durante o sol ativo - de 10 a 15 horas. Você também pode manter a flor nas prateleiras sob iluminação artificial, enquanto a duração do horário de verão aumenta significativamente. |
Umidade | O habitante da floresta tropical possui requisitos especiais para a umidade do ar. No entanto, as folhas não podem ser pulverizadas para não apodrecer. O vaso de flores pode ser colocado em uma bandeja de seixos úmidos ou perto do aquário. Certifique-se de realizar rega uniforme regular. |
Modo de temperatura | A temperatura ideal para o verão é de + 20-25 ° C. A planta tolera facilmente até o calor intenso (+35), desde que seja mantida uma atmosfera úmida. No inverno, a sala também deve estar quente - não inferior a + 18, caso contrário, a flor simplesmente morrerá. |
Fertilizantes | No período primavera-verão, fertilizantes orgânicos e complexos são alimentados regularmente a cada duas semanas. |
Transplante | A epizia de rápido crescimento é transferida anualmente para contêineres maiores, adicionando terra fresca. Uma vez a cada 2-3 anos, a composição do solo é completamente substituída. |
Poda | Para dar à planta uma aparência bonita, os brotos germinados são cortados regularmente, formando arbustos puros ou composições ampelosas. |
Reprodução | Propagado por sementes, estacas frondosas, processos laterais. |
Aterragem e transplante
O crescimento das plantas e a renovação de terras empobrecidas contribuem para um bom desenvolvimento e floração.
Solo
Episans preferem um ambiente de crescimento leve e arejado. O solo deve ter uma acidez média (pH 5,5 - 6,5). A mistura do solo é preparada a partir do solo em folha, turfa e areia do rio (3: 1: 1), adicionando musgo esfagno e cinzas. Um substrato levemente ácido para violetas também é adequado.
As capacidades são selecionadas baixa e larga. Argila expandida, poliestireno triturado com uma camada de 3 cm é colocada como material de drenagem no fundo.
Nós transplantamos uma flor: um guia passo a passo
A flor cresce muito rapidamente, portanto, a cada primavera é transbordada, sem violar a integridade do coma de terra, para uma capacidade mais espaçosa (2-3 cm). O diâmetro máximo do vaso é de 18 a 20 cm.
A cada 2-3 anos, a planta é transplantada, atualizando completamente o solo.
- Antes do transplante, a flor é regada. Cuidadosamente removido da panela.
- Inspecione cuidadosamente as raízes. Remova áreas secas ou apodrecidas.
- Uma camada de drenagem é colocada no fundo do tanque. O solo preparado é derramado.
- Uma flor é plantada e a rega é realizada.
Transplante e transbordo - vídeo
Cuidados com episódios em casa: o que considerar
Para que a descrição revele completamente suas qualidades decorativas e floresça, é necessário atender a vários requisitos.
Rega
Na primavera e no verão, é necessário regar regularmente, a cada 3-4 dias. Excesso ou irrigação com água fria pode causar doenças. Regue as plantas através de uma bandeja ou nas raízes, até que a água comece a penetrar pelos orifícios de drenagem. Após alguns minutos, o excesso de água é removido da panela.
No inverno, a rega é realizada com menos frequência, 1-2 vezes por semana, quando a camada superficial do solo seca. Use água morna e macia.
Hidrate o solo suavemente para que as gotas não caiam nas folhas. Para isso, é útil um regador com nariz comprido. É adicionada água ao longo da borda da panela ou é usada irrigação no fundo.
Um hóspede dos trópicos precisa de uma atmosfera úmida. Para este efeito, é realizada uma pulverização regular perto da flor, em nenhum caso molhando as folhas. Você pode aumentar a umidade colocando a panela em uma camada de cascalho úmido para que seu fundo não entre em contato com a água. Aquários pequenos são frequentemente selecionados para o cultivo de aquarelas em aquarela, nas quais um microclima úmido é preservado. Um vaso de flores é colocado sobre uma cama de musgo esfagno umedecido. A superfície do solo pode ser decorada com seixos coloridos.
Top vestir
Eles se alimentam no verão e na primavera, combinando fertilizantes orgânicos e minerais. Ao mesmo tempo, o solo é enriquecido, o crescimento das plantas é aumentado, a imunidade é aumentada. Antes da cobertura, um caroço de terra é necessariamente umedecido.
Você pode aplicar fertilizantes complexos para plantas com flores, produzidas em forma líquida, em grânulos e pós. No estado líquido, os nutrientes são melhor absorvidos. As doses devem seguir exatamente as instruções. No outono e inverno, os fertilizantes não são aplicados.
A partir de fertilizantes orgânicos, é bom usar cinzas contendo potássio, fósforo, magnésio, cálcio, ferro e zinco. É misturado com o solo ao transplantar plantas ou fazer cobertura líquida (1 colher de sopa. L. Por 1 litro de água).
Estimula ativamente o crescimento das flores e a solução nutritiva do fermento: 10 g de fermento e 1 colher de sopa. eu açúcar dissolvido em 1 litro de água morna, insista 2 horas, dilua 1: 5 e fertilize o solo.
Você também pode fertilizar com infusão de cebola: 50 g de casca de cebola são fervidos em 2 litros de água por 10 minutos, insistidos por 3 horas, resfriados e filtrados.
Você não deve ir a extremos e alimentar muito generosamente seu animal de estimação verde. O principal é observar a medida.
Dicas de cultivo - Vídeo
Reprodução
A flor é bem propagada por estacas, folhas e sementes do caule. Com a propagação de sementes, caracteres varietais são perdidos.
A maneira mais fácil é separar uma saída jovem com 4 folhas de um bigode, coloque-a em um copo de plástico, pressionando-o no chão, despeje-o e cubra-o com uma película. Após 10 dias, as raízes aparecerão e a saída será plantada em um local permanente.
Pode ser enraizada com um bigode, sem cortar a planta. O tiro caído é levemente polvilhado com terra. Após o enraizamento, é separado e transplantado.
Tiros laterais
Fácil de propagar brotos de flores e laterais:
Uma sessão com 3-4 nós sem processos laterais é mergulhada superficialmente em água com carvão ativado ou mergulhada 1-1,5 cm em solo úmido, coberto com um filme.
A estufa é exibida regularmente.
A sessão se enraíza em 7 a 10 dias. Depois que as raízes aparecem, as plantas jovens são plantadas no substrato.
Uma flor que cresce mensalmente é transferida para um vaso maior.
Folhas
O processo de propagação das folhas é mais longo, 2-3 meses.
- A folha é cortada em um ângulo de 45 graus e polvilhada com cinzas ou carvão ativado.
- Em seguida, o caule das folhas é colocado em água a uma profundidade de 1-1,5 cm.
- Cubra o recipiente com um filme para criar um efeito estufa - é necessário um microclima quente e úmido para o enraizamento. Certifique-se de ventilar e remover regularmente a condensação formada no filme. Ainda não é necessária uma boa iluminação.
- Após a formação do calo (um crescimento a partir do qual as raízes crescem), um caule frondoso é plantado em um ângulo de 45 graus em uma estufa em solo solto e úmido com a adição de turfa ou musgo de esfagno úmido a uma profundidade de 1,5 cm. enraizamentos e germinação de crianças. Eles colocaram em um lugar brilhante.
- Certifique-se de manter a temperatura do ar + 23-25 graus, ventile.
- Após 1,5 a 2 meses, uma pequena saída deve aparecer. Não se apresse em separá-lo da folha-mãe - eles fazem isso apenas quando atinge um tamanho de 3-4 cm.O processo de propagação por estacas foliares é longo - 3-4 meses.
- Filhinhos separados são cuidadosamente transplantados para uma panela para não danificar as raízes finas.
Quando propagada por folha, a floração será apenas no segundo ano.
A princípio, a planta jovem deve ser protegida do sol brilhante, correntes de ar e tensões de temperatura.
Reprodução de uma folha - vídeo
Cortar e moldar a coroa
A descrição é cultivada como um arbusto e como uma ampola. Incontrolavelmente em expansão, pode parecer desarrumado. Para formar uma planta bonita após a floração, a poda é realizada. Os brotos são encurtados e, para o esplendor do mato, várias lojas restantes são plantadas em uma panela.
Como fazer um episódio florescer
A beleza tropical tem uma longa floração - de abril a outubro. Mas é necessário cuidar dela e criar condições ideais para o seu crescimento e a formação de brotos.
- Para um episódio que não gosta de luz solar intensa, é necessário fornecer luz difusa - isso afetará favoravelmente a floração.
- Você não deve alimentar demais a planta - em solo excessivamente fertilizado, aumentará a massa das folhas e não florescerá.
- A falta de umidade e o solo super-seco também podem ser a razão da falta de floração.
- É necessário criar o regime de temperatura desejado - a baixas temperaturas, os botões de flores não são colocados.
- Oferece florescimento magnífico e poda oportuna de vários brotos.
Período de descanso
As essências não têm período de descanso, recebem luz suficiente, continuam a crescer no inverno, mas não florescem.
Erros de cuidados
Ao inspecionar cuidadosamente a flor, você pode determinar imediatamente quais erros foram cometidos no tratamento.
Possíveis problemas - tabela
Erros de cuidados | Como consertar a situação |
O aparecimento de manchas escuras nas folhas. | Umedeça o substrato apenas com água morna. |
Folhas amareladas. | Mantenha uma atmosfera úmida, regue a tempo e não superalimente. |
A presença de placa cinza nas folhas. | Não se esqueça de ventilar a sala ou substituir completamente o solo. |
As pontas das folhas secam. | Não deixe o ar secar, afaste a panela dos radiadores. |
As folhas começam a enrolar. | Realize a rega correta, dependendo da estação. |
A cor das folhas fica desbotada, as flores secam. | Proteja a planta da luz solar direta. |
Fraca floração, forte alongamento das hastes. | Mova a flor para mais perto da luz ou use iluminação artificial adicional. |
Doenças e medidas preventivas: por que uma planta pode estar doente
Episódios saudáveis raramente ficam doentes. No entanto, eles podem ser infectados por outras plantas de interior. O maior perigo é representado por pulgões, cochonilha, nemátodo da raiz.
Doenças e medidas preventivas - tabela
Pragas doença | Sintomas da lesão | Prevenção | Tratamento |
Pulgões | Prefere se contentar com brotos, brotos e folhas. O inseto come a seiva da planta, sai murcha e enrola, os brotos secam. |
|
|
Corações | Nódulos brancos, semelhantes ao algodão, se formam na folhagem. Insetos sugadores inibem o crescimento das plantas, causam amarelecimento e secagem das folhas, a formação de placa cinza nelas. |
|
|
Nematóides | Lombrigas violam a integridade das raízes, levando à sua morte. plantas infectadas não crescem bem, as folhas começam a enrolar. |
|
|
Podridão da raiz | O fungo se dispersa em um ambiente úmido. Folhas desbotam. As raízes ficam macias, apodrecem gradualmente. |
|
|
Comentários Grow
Há um mês, a loja foi seduzida pela beleza das folhas do ensaio ... Mas não terminou aí ... Ira me deu mais quatro arbustos ... Criações encantadoras com folhas bonitas e brilhantes - na minha opinião, são absolutamente iguais a orquídeas preciosas ... plantei-as em vasos feitos de Enrolei fibra de coco ao redor do solo para que o solo não derramasse e o solo fosse leve, poroso, esfagno, casca de pinheiro pequeno ... E pendurei meus recém-chegados em uma pequena estufa em um local iluminado ... E agora, depois de três semanas, posso dizer com segurança ser o que eles gostaram, ventilador, novos brotos ... leves adicionados "em chamas jóias" (desculpe, é muito difícil transmitir em seu jogo). Até o pequeno super dup cresceu.
Buttercup//iplants.ru/forum/index.php?showtopic=10733
Boa tarde Crescido a partir de uma folha, tão exuberante, épica, já em quatro andares, começou a enrolar algo nas bordas da folha. A princípio, os antigos se comportaram assim, as primeiras folhas - ficaram visivelmente mais pálidos, começaram a secar da borda inferior, sem apodrecer. Agora, eu olho, e os jovens por trás deles decidiram reduzir suas pontuações com a vida ... Nem todos, é claro, mas eu encontro todos os dias após o exame! Não há criatura viva, eu não a inundo, ela fica pendurada em uma suspensão na janela leste, agora a superou mais perto sob a luz de fundo. Talvez ela esteja com frio? Quando eu arejo - removo-o da janela, longe do rascunho. Talvez com a luz do que? De alguma forma, eles reagem de uma maneira especial à falta e ao excesso de luz, mas agora, você sabe, não há excesso ... Ou talvez exista uma superabundância de hastes de ar? ... talvez, alimentar o broto com crescimento, com nitrogênio?
Beija-flor//homeflowers.ru/yabbse/index.php?showtopic=15168
Um capricho me excita - EPISISION. Em maio ou abril, comprei uma tomada enraizada da minha avó. Depois de algum tempo, ela floresce, mostrou fotos em Hvast. Floresceu antes das férias, mas na chegada - tudo. Eu o transplantei em um vaso um pouco maior (em setembro), mas isso não mudou a situação. Os botões aparecem e, sem abrir, secam. Ele estava localizado na varanda sul, sombreada e regada à medida que a camada superior secava. Agora transplantado para o solo por violetas em uma panela de 400 g, fertilizado regularmente, a dose para violetas. O que é necessário para a floração?
Olgaastana//homeflowers.ru/yabbse/index.php?showtopic=15168
... As descrições podem tolerar essa temperatura (não superior a +18). Só é necessário que a temperatura caia gradualmente. No verão, coloquei algumas essências na varanda. No outono não demorou. A temperatura caiu gradualmente para 18-20 ° C durante o dia. Os itens estão em ordem. Quando os levei para a exposição, eles carregavam + 12C o melhor de todos. É muito importante que a temperatura diminua gradualmente.
Anny//www.violets.com.ua/forum/viewtopic.php?f=16&t=1549&start=25
A descrição é reconhecida como uma das mais belas plantas de interior. Combina perfeitamente o efeito espetacular das flores brilhantes e a decoratividade das folhas, decoradas com padrões multicoloridos bizarros. Esta é uma planta muito grata, e se instalar no peitoril da janela, com os devidos cuidados, irá deliciar-se com a sua beleza, independentemente de estar em flor ou não.