Ninfa - a variedade mais doce das madressilvas

Pin
Send
Share
Send

Jardineiros com prazer cultivam madressilva em suas parcelas pessoais. Não é usado apenas como planta decorativa para jardinagem vertical - decoração de pérgulas, mandris. A madressilva também é valorizada por frutas muito saborosas e saudáveis. Esta é uma das culturas mais resistentes ao inverno, produzindo frutos mesmo em áreas agrícolas de risco - nos Urais, Altai e Sibéria. A variedade Ninfa foi reconhecida como insuperável em suas características até o momento.

História das Variedades Ninfa

O gênero madressilva (lonicera) possui mais de 200 espécies, a maioria das quais cresce no hemisfério norte. Na Rússia, 50 espécies são encontradas na natureza. Residentes da Sibéria e do Extremo Oriente há muito tempo colhem frutos silvestres. A primeira informação sobre madressilva com frutos doces comestíveis está contida em Skasky, russo V. Kamchatka Pesquisador Atlasova (final do século XVII). Formas selecionadas de madressilva, encontradas pelos locais na taiga, começaram a crescer nos jardins do leste da Sibéria. Em meados do século XIX, os criadores de plantas chamaram a atenção para a planta. Como resultado de numerosas experiências no início do século XX, apareceu madressilva cultivada. I.V. Michurin considerou esta planta uma valiosa colheita de frutos silvestres.

Ninfa da madressilva - uma das melhores variedades da seleção russa

Ninfa - uma variedade criada na Estação Experimental de Pavlovsk com o nome de N.I. Vavilova (São Petersburgo). Criadores M.N. Plekhanova e A.V. Kondrikova recebeu como resultado da polinização da cultivar gigante de Leningrado. A madressilva, também chamada Gamma, foi introduzida no Registro Estadual em 1998 e recomendada para cultivo em toda a Rússia.

A ninfa não tem medo de geadas severas, por isso é cultivada sem problemas nas regiões do norte

Descrição do produto

Ninfa de madressilva é uma das melhores variedades. Apreciado por frutas doces. Além disso, a variedade possui alta resistência ao gelo. As fotos suportam frio até -50 ° C, raízes até -40 ° C. Botões, flores e ovários não perdem a viabilidade a -8 ° C. Portanto, a cultura pode ser cultivada em regiões com invernos rigorosos.

Recurso

Uma variedade de maturação precoce média. Forma um arbusto vigoroso (até 2,5 m) que se espalha ligeiramente, com brotos fortes, retos e pubescentes de cor verde claro. As folhas são grandes, verde escuro, oval alongado. A lâmina da folha é reta, com uma base larga e redonda.

Ninfa da madressilva forma um arbusto vigoroso e ligeiramente espalhado

Floresce em grandes flores em forma de sino de cor pálida. A principal vantagem da variedade são as deliciosas frutas que amadurecem em junho. Bagas pesando 0,8 g são alongadas, fusiformes, com uma superfície tuberosa. Casca de espessura média, tom azulado azulado. As frutas são doces, aromáticas, classificação de sabor - 4,7 pontos em 5.

O principal valor da variedade Ninfa são os frutos doces.

A variedade dá uma média de 2 kg por arbusto, com muito cuidado - mais. A madressilva começa a dar frutos no terceiro ano, mantém uma boa produtividade até os 25 a 30 anos, e geralmente até os 40 anos. Derramamento de frutas maduras é média. A cultura raramente fica doente, pouco afetada pelos pulgões. Como desvantagem, é observado o espessamento da coroa se o corte oportuno da bucha não for realizado.

A ninfa é auto-infértil; para obter a colheita, é necessário plantar outras variedades próximas. Os melhores polinizadores são Amphora, Chosen One, Pavlovskaya.

Recursos de desembarque

O desenvolvimento e a produtividade do arbusto de bagas dependem amplamente do local certo e da saúde das mudas.

Seleção de assento

A madressilva é uma cultura resistente ao inverno, que não tem medo de ventos frios; portanto, pode ser plantada em uma área aberta, mas sob a condição de que na maior parte do dia seja bem iluminada e aquecida pelo sol. A ninfa crescerá na sombra, mas a falta de luz afetará negativamente o rendimento e o sabor das frutas.

Madressilva deve ser plantada em áreas bem iluminadas

A variedade é despretensiosa às condições do solo, mas ainda prefere solos argilosos e de tempero orgânico com acidez neutra. Em solos ácidos, o arbusto morre lentamente. Você não deve plantar a colheita em locais úmidos e com pouca ocorrência de água subterrânea: o excesso de umidade leva ao apodrecimento das raízes.

Tempo de pouso

A melhor época para plantar mudas no local é de agosto a final de outubro. O plantio de primavera é indesejável, pois a madressilva inicia o processo de vegetação muito cedo. Em meados de março, os botões incham, e o transplante nesse momento afetará negativamente a planta: começa a doer, não enraíza bem.

Somente em determinadas áreas, na ausência de neve na primavera (até 15 de março), os arbustos de baga podem ser plantados por transbordo.

Seleção de mudas

Os centros de jardinagem agora oferecem uma ampla variedade de madressilvas cultivadas. Lá, você pode escolher exatamente as variedades que estão sujeitas às condições locais, obter aconselhamento especializado sobre o cultivo. Nos viveiros, as mudas geralmente são vendidas em contêineres - as terras plantadas com um pedaço de solo, criam raízes rápida e indolor. É melhor comprar plantas com 2-3 anos de idade.

É melhor comprar mudas de madressilva com um sistema radicular fechado - elas enraizarão sem dor e crescerão

Mudas saudáveis ​​devem ter galhos flexíveis com brotos, o sistema radicular é desenvolvido, sem sinais de podridão. Ao escolher as plantas dos jardineiros, a casca escamosa geralmente confunde. No entanto, esse recurso dessa cultura de bagas não tem nada a ver com a baixa qualidade das mudas.

Regras de desembarque

O local é preparado 2-3 semanas antes do plantio. Cavar o chão, remover ervas daninhas, cavar buracos com 40 cm de largura e profundidade.Ponha uma camada de drenagem de seixos ou argila expandida, coloque no fundo uma porção de solo fértil misturado com 20 l de húmus, 60 g de superfosfato e 500 g de cinza (em vez de cinza, você pode adicionar 500 g giz).

Uma hora antes do plantio, as mudas são baixadas para uma solução com Kornevin, que estimula a formação das raízes.

Processo passo a passo:

  1. No centro do poço, um monte de terra fértil é formado.
  2. A muda é colocada, espalhando bem as raízes. As plantas do recipiente são plantadas com o solo.

    Para uma muda de madressilva, você precisa cavar um buraco com 40 cm de profundidade

  3. Polvilhe as mudas para que o broto de crescimento fique 5 cm abaixo do nível do solo.
  4. Certifique-se de sacudir a planta para que não se formem vazios, tampe o solo.

    A terra é compactada após o pouso, para que não haja mais vazios

  5. Um buraco redondo é formado e 10 litros de água são derramados lá.
  6. Depois de absorver a umidade, triture o solo com feno, húmus.

Recomenda-se que as mudas de madressilva não sejam podadas imediatamente após o plantio - encurtar os brotos leva a um atraso na frutificação.

Tecnologia agrícola

Os cuidados com as madressilvas das ninfas incluem umidificação regular do solo, fertilização, remoção de ervas daninhas, poda e medidas preventivas contra doenças.

Rega e afrouxamento

Nos primeiros 2 anos, apenas a rega e a remoção de ervas daninhas são realizadas. A cultura adora umidade, mas não tolera zonas úmidas. A madressilva é regada 4-6 vezes por temporada com 10-15 litros de água por arbusto. A cultura precisa especialmente de umidade durante a floração e a formação de frutos. A falta de água afeta negativamente o sabor das bagas e o tamanho da colheita.

A baga precisa especialmente de umidade durante a floração e a formação de frutos

Para melhorar a polinização e atrair abelhas para o jardim, durante o aparecimento de brotos, jardineiros experientes aconselham pulverizar a madressilva com uma solução de açúcar ou mel (2 colheres de sopa. L. 10 l).

Após chuva ou rega, solte cuidadosamente o solo. Como as raízes da madressilva estão localizadas próximas à superfície, o afrouxamento é realizado a uma profundidade rasa de 8 cm. Uma camada de cobertura morta com uma espessura de 10 cm também permite manter o solo úmido e inibir o crescimento de ervas daninhas. Feno, palha, serragem e húmus são usados ​​como material de cobertura.

Uma camada de cobertura morta ao redor da madressilva ajuda a reter a umidade e inibe o crescimento de ervas daninhas.

Top vestir

Nas duas primeiras temporadas, a madressilva não é alimentada, falta os nutrientes introduzidos durante o plantio. No terceiro ano da primavera, a baga é fertilizada com nitrato de amônio (30 g 10 l). Quando os brotos se abrem sob o arbusto, são adicionados 10 kg de húmus, no final de agosto - 400 g de cinza. Antes do início do tempo frio, preparando o arbusto para o inverno, fertilize o solo com 5 kg de composto, 100 g de cinza, você pode adicionar 40 g de superfosfato (por 1 m2) A cada três anos no final da temporada, recomenda-se alimentar a madressilva com fertilizantes com potássio (15 g m2), aumentando a resistência das plantas a doenças.

Antes da floração, é útil realizar o adubo foliar com fertilizante natural HB 101 (1 ml 20 l m2) Este medicamento é produzido a partir de bananeira, pinheiro, cipreste e cedro japonês, contém silício e é um ativador de crescimento, fortalece a imunidade das plantas.

Cinza de madeira - um fertilizante natural eficaz que contém potássio, fósforo, cálcio e outros minerais essenciais da madressilva

Vídeo: Honeysuckle Care

Poda

Os primeiros três anos não passam a formação de um arbusto. Nas estações subsequentes, galhos secos, doentes e quebrados são removidos no outono. A partir dos 6 anos, é necessária a poda antienvelhecimento. Corte 2 galhos velhos na base e deixe 3 brotos. Gradualmente, aos 15 anos, o arbusto é completamente rejuvenescido.

A poda permite obter um arbusto bem iluminado e ventilado

Com um forte crescimento de madressilva, a coroa deve ser afinada. Isso é necessário para que o sol ilumine uniformemente toda a baga e os insetos polinizadores penetrem facilmente no meio do mato.

Métodos de criação

Madressilva pode ser cultivada a partir de sementes, estacas, camadas e dividindo o mato.

  1. O método das sementes é bastante trabalhoso e é usado principalmente para experimentos de seleção.
  2. É fácil propagar madressilva dividindo o arbusto. Um arbusto bem desenvolvido é dividido em partes com raiz, ramos esqueléticos e brotos jovens. Um divisor com galhos encurtados para 45 cm é plantado em local preparado.
  3. Na maioria das vezes, a propagação da cultura de bagas usando o método de estacas. As estacas lignificadas são colhidas no final da temporada: o crescimento anual é cortado em segmentos de 15 centímetros e armazenado no porão até a primavera. No final de março, eles são plantados em uma estufa, deixando um rim acima da superfície. A terra é umedecida regularmente, a estufa é arejada. Um mês depois, as raízes se formam nas estacas.

    As estacas de madressilva são cortadas no outono e armazenadas no porão até a primavera

  4. Quando propagadas por estacas verdes no início do verão, as mudas são divididas em partes de 12 cm de comprimento e plantadas em recipientes com uma mistura de nutrientes do solo, regada, coberta com um filme, arejando e umedecendo o solo regularmente. O enraizamento ocorre dentro de um mês. As mudas são plantadas em um local permanente no próximo outono.
  5. A madressilva é propagada por camadas apicais. O topo da parte aérea é enterrado em uma ranhura sob um arbusto, fixado com um suporte e regado. A camada cria raízes em um mês, mas deve ser separada e plantada no outono da próxima temporada.

    Uma maneira bastante simples de reproduzir madressilva - camadas apicais

Vídeo: propagação de madressilvas por estacas verdes

Preparações de inverno

A madressilva é uma planta resistente ao frio, não sem razão natural que vive principalmente nas latitudes do norte. Portanto, a cultura não precisa de aquecimento. Na véspera do tempo frio, eles só realizam irrigação com carga de água e cobrem o solo com húmus. Em invernos muito severos, as pontas dos brotos, que são removidas no início da primavera, podem ser levemente danificadas pela geada.

Prevenção de doenças

Ninfa da madressilva tem boa imunidade. Mas sob condições climáticas adversas, sinais de danos ao mato por doenças podem aparecer. Medidas preventivas oportunas impedirão o aparecimento de pragas.

Tabela: Doença da madressilva

Doença Sintomas Prevenção Tratamento
OídioAs folhas são cobertas com revestimento branco, seco, a dureza do inverno da cultura diminui.
  1. Evite o espessamento dos desembarques.
  2. Não humedeça demais o solo.
Pulverize os arbustos antes da floração com 1% de Topsin-M, 0,2% de Fundazol, 0,4% de Tsineba.
Fungo de fuligemUm revestimento escuro se forma na folhagem. Com uma lesão significativa, a planta murcha rapidamente.Retire as folhas caídas.Antes da floração, duas vezes com um intervalo de 7 dias, trate com mistura de Bordeaux a 1%, Fundazole a 1%, Tsineba (8 g 10 l).
TuberculoseNas brotações, formam-se tubérculos vermelho-marrom, nos quais esporos de fungos se desenvolvem.
  1. Realize cortes regulares.
  2. Queime as hastes afetadas.
No início da estação de crescimento, pulverize com uma mistura de Bordeaux a 1%.

Galeria de fotos: Doenças que podem afetar madressilva

Tabela: Pragas da madressilva

Pragas Manifestações Prevenção Medidas
EscudoAs larvas do inseto da escama, que aparecem no início da primavera, aderem aos brotos, cobrindo-os com um escudo denso. Comer suco de planta, pragas levam à secagem e morte do mato.
  1. Plante arbustos em áreas bem iluminadas.
  2. Rega oportuna.
  1. Remova os brotos afetados.
  2. Antes da floração, duas vezes com intervalo de 10 dias, trate com Fitoverm 0,1%, Actellic 0,2%, Confidor 0,15%.
Carrapato de madressilvaA aparência da praga contribui para o plantio espessado ou sombreado. Um carrapato suga o suco da folhagem, frutas. As folhas enrolam e caem.Dilua o arbusto.
  1. Antes da floração, trate com Kinmiks a 0,05% e Spark a 0,1%.
  2. Após a floração, pulverize com 0,2% de Actellik, 0,2% de Fufanon, Tersel (25 g 10 l).
PeixinhoA larva do besouro roe galhos por dentro, os brotos secam.
  1. Para plantar plantas repelentes próximas: absinto, tansy, cravo-de-defunto, sálvia, que pelo cheiro afugentam as pragas.
  2. Sacuda insetos e destrua.
  1. Corte os galhos danificados completamente.
  2. Processar antes e depois da floração Karbofosom (60 g 8 l).

Galeria de fotos: Pragas madressilva

Bagas de madressilva como pássaros. Para proteger a colheita das aves, ao amadurecer a fruta, os arbustos devem ser cobertos com uma rede de proteção.

Colheita

Bagas de madressilva ninfa amadurecem no início do verão, ao mesmo tempo. As frutas frescas são armazenadas na geladeira por apenas 2-3 dias, portanto, para preservar as bagas curativas por um período mais longo, elas são congeladas, secas, sorvetes, sucos de frutas, compotas preparadas, adicionadas a sobremesas e doces.

A geléia com morangos é especialmente saborosa.

Madressilva frutas são consumidas frescas, secas, compotas são preparadas a partir deles, geléia

A madressilva contém muitas vitaminas e minerais, por isso é aconselhável incluí-lo na dieta de pessoas com doenças do coração, vasos sanguíneos, olhos. O suco é tratado para líquen e úlceras. E a partir das folhas secas da madressilva, são preparados chás medicinais, recomendados para doenças de pele e renais.

Comentários

A madressilva é uma fruta com amargura, então escolha novas variedades que não sejam amargas e de alto rendimento. Ninfa - muito saborosa, doce, sem amargura.

Lyudmila

//www.babyblog.ru/community/post/ogorod/3142501

A madressilva é geralmente de baixo rendimento, 1-2 kg a partir de um arbusto muito grande - este é provavelmente um recorde. Das minhas sete variedades, a ninfa era a mais doce. Quase sem ácido, apesar do mau tempo de maio a junho.

LenaRya

//www.websad.ru/archdis.php?code=47401

Contei 13 arbustos de madressilva em casa. Polinizados de diferentes maneiras. O melhor de tudo - Ninfa, gigante de Leningrado, Bakcharskaya, vitamina. O mais doce é a ninfa.

Vitaya

//www.sadiba.com.ua/forum/showthread.php?p=903974

Nymph madressilva é uma planta despretensiosa e durável que mantém a produtividade por muitos anos. A cultura resistente ao frio tolera facilmente os invernos rigorosos da Rússia e seus frutos amadurecem em meados de junho. Os jardineiros também são atraídos pela decoratividade das ninfas - os arbustos são frequentemente usados ​​para decorar a paisagem e erguer sebes.

Pin
Send
Share
Send