Arbusto de Dogwood: plantio e cuidado em campo aberto, poda adequada da planta

Pin
Send
Share
Send

Jardineiros e paisagistas estão felizes em plantar cornel em suas parcelas: o florescer cedo de flores brilhantes agrada a vista após um inverno preto e branco, e quão atraentes são os cachos de bagas escarlate ou marrom no outono! O nome desse sabor azedo de bagas agridoces do turco é traduzido como "vermelho". Na verdade, os frutos de corniso geralmente têm essa cor, porém, em algumas variedades, os frutos podem ser amarelos. Uma das principais características do dogwood é que ele pode ser encontrado na forma de um arbusto e na forma de uma árvore - tudo depende do terreno e das condições para o seu crescimento. Em uma palavra, não importa o que o dogwood lhe interesse - o esplendor de suas hortaliças ou as propriedades únicas da fruta - o conhecimento não irá decepcioná-lo.

Dogwood: área de distribuição, descrição da planta e frutos

Na natureza, o dogwood é encontrado com mais frequência no Cáucaso. Embora seus ossos tenham sido encontrados no território da Suíça moderna em edifícios com mais de cinco mil anos de idade, os historiadores afirmam que os antigos gregos e romanos usavam os frutos desta planta como alimento. As formas culturais modernas de dogwood são difundidas não apenas dentro de seu alcance natural, mas também podem ser encontradas nos espaços abertos da Ásia Central e Moldávia, São Petersburgo e Báltico. Não há mistério em uma distribuição tão ampla dessa planta. Dogwood é bastante despretensioso e é capaz de tolerar geadas a menos 30-35 sobreC, além disso, uma planta adulta é resistente à seca e se sente igualmente bem ao sol e à sombra parcial. Dogwood também é apresentado no Registro Estadual de Realizações de Melhoramento para 2017, e todo o território da Rússia é indicado como região de admissão. E quanto dogwood é distribuído nos jardins sem nenhuma menção no Registro Estadual!

Dogwood é pouco exigente para a composição do solo e cresce em terras pedregosas, solos arenosos e barro. No entanto, solos férteis, neutros ou levemente alcalinos, leves e com alto teor de cal são mais adequados para ele. Os brotos de dogwood jovens tendem para cima e, crescendo, formam um arbusto semicircular de caule múltiplo com até 3-4 metros de altura ou uma árvore com até 6 metros de altura. O sistema radicular é fibroso.

Dogwood irá decorar qualquer área com sua aparência brilhante floração

Dogwood é uma planta muito ornamental. As corolas amarelas de suas flores são coletadas em inflorescências. Eles florescem em abril e enchem o ar com um delicado aroma doce. Dogwood floração dura até duas semanas, só então as folhas aparecem. Como as flores aparecem cedo, esta planta tem problemas com os polinizadores: para insetos, a temperatura é de + 8 + 10 sobreC, quando o dogwood floresce, não é muito confortável. Além disso, o dogwood precisa de "vizinhos" adequados - é auto-infértil. O polinizador universal pode ser um dogwood da floresta ou qualquer cultivar desta planta.

Dogwood flores - uma bela planta de mel

As folhas do dogwood são ovóides, alongadas até o ápice, verde-claro. As frutas são geralmente vermelhas, mas existem variedades com frutas brancas, amarelas e até marrons, quase pretas. O formato das bagas em algumas variedades é alongado, em forma de pêra, em outras é esférico. Peso na faixa de 1 a 9 g. A pedra é oblonga, se destaca facilmente, é de 12 a 30% do peso do feto. Os frutos amadurecem no final de agosto ou setembro.

Em termos de teor de vitamina C, as bagas de cornel são ainda superiores ao limão, de modo que as decocções de seus frutos e folhas são usadas na medicina como anti-inflamatório e tônico. Atributo para este caldo e efeito anti-escorbuto. E em algumas regiões do nosso país existem lendas que afirmam que qualquer doença pode ser curada com bagas de dogwood.

Dogwood frutas são geralmente vermelho escuro.

O sabor da fruta cornel não pode ser confundido com nada: é ligeiramente adstringente, adstringente, agridoce ou doce (dependendo da variedade - e também do grau de suculência). A polpa da fruta pode ser uniforme ou granular. A única coisa que não depende da variedade é o aroma único das bagas. Uma descrição de como usá-los pode ser um capítulo separado. Dogwood é consumido fresco, compota, compota de frutas, geléia é cozida a partir dele, geléia, pastilha e sucos são preparados. As bagas são secas e adicionadas ao chá, como folhas, e as sementes são usadas como substituto do café. E o que esconder, a vodka cornel é bastante popular, que preserva o aroma único das bagas e é considerada refinada.

Dogwood não é uma planta precoce: mudas enxertadas entram no período de frutificação no quinto-sexto ano. Mas o dogwood é frutífero: 20 a 25 kg de frutos são colhidos de árvores decadais e de 25 a um ano.

Um jovem dogwood já está dando frutos

Dogwood árvores são fígados longos, sua idade pode exceder cento e duzentos anos. Portanto, tendo plantado uma árvore assim em seu terreno, o jardineiro pode ter certeza de que seus netos e bisnetos poderão desfrutar dessas bagas.

Dogwood desembarque no centro da Rússia

Dogwood é mais comum no Cáucaso, o que significa que prefere um clima quente. Mas pode e deve ser cultivada na Rússia central, o que muitos jardineiros fazem com sucesso. O principal é proteger a planta de fatores adversos nos primeiros anos após o plantio, por exemplo, para proteger as mudas da seca. Devido à localização superficial das raízes, as mudas de cornel em anos secos podem sofrer com a falta de água. Portanto, a planta deve receber rega adequada, especialmente ao plantar em solos arenosos leves, onde a umidade não permanece. Ele não gosta de cachorros jovens e sol forte demais. Se possível, após o plantio e nos primeiros anos de crescimento, as mudas precisam fornecer um sombreamento fácil.

Regras básicas de pouso

Para aqueles que querem cultivar dogwood em sua parcela, jardineiros experientes recomendam a escolha de mudas de dois anos de idade. Eles devem ser comprados em viveiros comprovados. Além disso, é preciso lembrar quando e qual a melhor forma de plantar dogwood.

  • O melhor momento para plantar mudas de corniso é o outono.
  • Dogwood é uma planta auto-infértil; portanto, pelo menos duas variedades diferentes são plantadas no local.
  • Para que o dogwood jovem tenha raízes bem, escolha plantas em recipientes, e não com um sistema de raiz aberta.

Mudas de dois anos de idade são mais adequadas para o plantio.

Dogwood plantio passo a passo

  1. Prepare um poço de 60 a 70 cm de profundidade e com um diâmetro e misture o solo removido com húmus ou composto (1 balde), cinzas (250-300 g) e superfosfato (200 g).
  2. Despeje metade da terra no buraco. Coloque um broto na colina formada. Amarre-o a uma estaca e cubra-o com o resto da terra. Certifique-se de que o colo da raiz não seja profundo (deve estar 2-3 cm acima do nível do solo).
  3. Bata no solo, formando um buraco para regar. Despeje as mudas com dois baldes de água.
  4. Cobrir o círculo do tronco com palha, serragem ou húmus.

No inverno, as mudas jovens precisam ser cobertas com estopa e, para proteger o sistema radicular localizado superficialmente, jardineiros experientes recomendam nos primeiros anos mudas de mudas para o local de enxerto com terra.

Vídeo: como plantar uma muda de corniso

Cultivo e cuidados com dogwood na Rússia central

Casos de doenças ou danos causados ​​por pragas na região de Moscou e na Rússia central praticamente não são descritos. E as recomendações de cuidados se resumem a rega e poda abundantes e oportunas. Regar o dogwood é importante: com a falta de umidade, as frutas ficam menos suculentas, o sabor é ligeiramente pronunciado. Portanto, a planta deve ser regada regularmente, especialmente no verão (40-50 litros, uma ou duas vezes por semana, na ausência de chuva).

Mudas jovens de corniso crescem lentamente, mas depois o crescimento se torna mais intenso e algumas plantas ficam mais espessas - elas precisam de poda.

Se o dogwood precisar ter a forma de um arbusto, apenas os brotos que crescem dentro ou os brotos secos são cortados

É com a ajuda do processo de poda que o jardineiro pode dar ao cornel a forma de um arbusto ou uma árvore. Se a forma da bucha for preferida, apenas os galhos secos e de crescimento interno localizados incorretamente são removidos. Se o dogwood precisar ser modelado como uma árvore, os brotos localizados abaixo de 50 a 70 cm serão removidos nos primeiros anos após o plantio, e a forma resultante será mantida cortando o dogwood de acordo com o padrão tradicional para árvores frutíferas.

A poda regular de dogwood facilita a forma da árvore

O afrouxamento do solo sob o cornel é realizado com cuidado, não mais do que 10 cm - não se deve esquecer a localização da superfície das raízes. Quanto aos fertilizantes, os jardineiros não insistem em sua aplicação, pois em condições naturais o dogwood cresce e dá frutos mesmo em solos pobres. No entanto, se houve um desejo de fertilizar o cornel, deve-se ter em mente que os fertilizantes de nitrogênio-fósforo são aplicados na primavera e os fertilizantes de potássio são aplicados no verão ou no outono.

O principal fator que complica o cultivo de dogwood na Rússia central são as geadas de retorno da primavera. Você pode proteger a planta deles somente por fumaça (processando plantações com fumaça pela manhã). Outro problema: com a floração precoce (e no dogwood é sempre cedo), pode não haver insetos polinizadores. No entanto, quando várias plantas são plantadas em uma área, esse problema é perfeitamente resolvido.

Variedades de corniso para cultivo na Rússia central

As variedades de dogwood diferem entre si em termos de maturação, forma e cor das bagas. Produtividade e resistência ao gelo, elas demonstram aproximadamente o mesmo, portanto, não faz sentido destacar essas características. Os especialistas mais populares e recomendados incluem as seguintes variedades:

  • Alyosha: amadurece no início de agosto ou setembro, as bagas são amarelas, em forma de pêra, grandes - 6-9 g, agridoce.
  • Vladimirsky: amadurece em agosto-setembro, as bagas são grandes - cerca de 8 g, preto-vinho.
  • Vydubitsky: variedade no meio da estação, bagas pequenas, de cor vermelho escuro.
  • Elena: o dogwood dessa variedade dá frutos no início - no começo de agosto, as bagas parecem barris vermelhos lacados de tamanho médio com um osso pequeno.
  • Firefly: meia estação, bagas em forma de pêra, 6-8 g, cereja escura, agridoce, azedo.
  • Âmbar: recebeu o nome devido à cor original, os frutos maduros são quase transparentes, com casca fina, peso até 4 g, variedade no meio da temporada.

Galeria de fotos: Variedades populares de dogwood

Comentários

Dogwood tem crescido desde o final dos anos 90, trazido de Pyatigorsk para a região de Bryansk. Durante esse período, a temperatura caiu para menos 34. Macieiras e peras congelaram. Dogwood, pelo menos, que apenas aumenta o rendimento.

SergeyKrivonosov

//7dach.ru/sevda03/mozhno-li-vyrastit-kizil-v-sredney-polose-rossii-49044.html

Quero chamar a atenção de quem só vai plantar dogwood para o fato de que a planta é auto-infértil. Para a colheita, você precisa plantar pelo menos dois arbustos ou combinar com os vizinhos para plantá-los.

serde

//indasad.ru/forum/2-plodoviy-sad/617-chudo-yagoda-kizil

Decidimos cultivar dogwood por conta própria, gostamos de vinho e geleia de dogwood, mas já cometemos vários erros com as “avós” do mercado, por isso decidimos. Apesar da opinião atual de que o dogwood cresce mal ou não dá frutos na faixa do meio, nossos amigos provaram o contrário, o que influenciou nosso desejo de adotar a experiência deles. O local de pouso foi escolhido ligeiramente sombreado. A terra foi preparada no outono: eles cavaram um poço de aterrissagem com um diâmetro de cerca de 1 metro e profundidade de 80 cm, trazendo um pouco de terra nova misturada com fertilizantes (orgânicos e minerais). Durante o inverno, cobrimos o poço com um filme e, no final de fevereiro, abrimos. No final de março, decidimos plantar nosso dogwood. Eles pegaram húmus e composto, misturados e divididos em duas partes. Uma parte foi misturada com o solo e encheu o poço até a metade, formando um pequeno monte. Eles pegaram uma muda, colocaram em um monte e cobriram com o resto. Uma planta jovem requer boa rega (30-40 litros). O círculo da rotatória estava coberto de serragem para que a umidade não evaporasse. Nossos amigos recomendaram cortar os rebentos em 1/3 para equilibrar as raízes e as partes acima do solo. Já temos folhas aqui e ali. Para aqueles que estão interessados, pegamos dogwood Primorsky, acredita-se que é inverno resistente.

Elizabeth

//www.vogorodah.ru/vyrashhivanie-kizila/

Há muito que cultivo essas frutas saborosas e saudáveis. Na verdade, eu já tentei todos os métodos de cultivo de dogwood - a partir dos ossos e estacas. Meu dogwood cresceu e formou uma cobertura. Cortei-o no nível de 70 a 100 cm, colha este maravilhoso, caso contrário não vou citar, minhas bagas, em regra, são muito boas. A esposa faz geléia e gira compotas para o inverno.

Vakhtang

//www.vogorodah.ru/vyrashhivanie-kizila/

Há entusiastas que cultivam dogwood nos subúrbios. Ao mesmo tempo, até a colheita. Obviamente, essas não são as culturas do sul. Não me atrevo a afirmar que já existe alguma variedade adaptada à faixa do meio; no entanto, recomendo fortemente que você plante sementes no outono, pois existe esse desejo. É muito bom ver como as plantas auto-plantadas crescem. Só é necessário levar em consideração que o período de estratificação dos grãos de milho é superior a 800 dias; portanto, as mudas devem ser esperadas em dois invernos, mas nos três. Experimente, porque quantas coisas incomuns já estão crescendo em mais áreas do norte!

Anton

//7dach.ru/sevda03/mozhno-li-vyrastit-kizil-v-sredney-polose-rossii-49044.html

Para a Rússia central, o dogwood não é mais uma curiosidade no exterior e nem um estranho reverente que precisa de condições de efeito estufa. Esta planta maravilhosa, com frutos perfumados e saudáveis, pode ser encontrada em muitas hortas e em terrenos particulares. E o número de fãs dele promete apenas crescer, porque o dogwood é resistente ao frio, pronto para crescer em quase todo o solo e dar frutos por até cem anos - por que não é o inquilino perfeito para o seu jardim?

Pin
Send
Share
Send