Nossos ancestrais nem sequer pensaram em plantar arbustos de amora espinhosa em seu jardim. Esta baga foi colhida na floresta, cozinhou uma deliciosa geléia, fez tinturas e acabou de se deliciar. Mas agora as plantações de amora nas hortas domésticas estão cada vez mais lotando framboesas, groselhas e groselhas tradicionais. No entanto, os americanos estão longe de nós. No Novo Mundo, as bagas são cultivadas em escala industrial. E os criadores locais conseguiram criar novas variedades. Agora, para o deleite dos jardineiros de todos os países, a amora se tornou maior, despretensiosa e até perdeu seus espinhos desagradáveis.
Cumanica ou gota de orvalho: tipos de arbustos de bagas
Amoras são um parente próximo de framboesas, ambos são membros da família Rosaceae. Arvoredos selvagens de bagas de ouriço geralmente estão localizados perto de lagoas e nas bordas. Na Rússia, as duas espécies mais comuns: cinza e espessa.
Amoras gigantes (Rubus armeniacus) são encontradas no norte do Cáucaso e na Armênia. Foi essa baga que foi cultivada pela primeira vez como cultivada. Mas a planta era tão espinhosa que aos poucos foi substituída por novas variedades, às vezes completamente desprovidas de espinhos.
Na Eurásia, as amoras são frequentemente cultivadas por jardineiros amadores para seu próprio prazer. E nos continentes americanos, plantações inteiras são reservadas para essa baga, que é cultivada para venda. O líder na produção de amoras é o México. Quase toda a colheita é exportada.
Amoras são arbustos ou arbustos com rizomas e brotos perenes que vivem apenas 2 anos. A planta possui folhas pitorescas e complexas, verdes acima e esbranquiçadas abaixo. Existem formas sempre verdes. No final de maio ou junho (dependendo da variedade e do clima), a amora é coberta com pincéis de flores. Depois, em vez de pequenas flores branco-rosa, os frutos aparecem. As contas de drupa são gradualmente derramadas com suco, avermelhadas e adquirem uma cor azul escura. Em algumas variedades, elas são cobertas com um revestimento cinza-azulado, em outras com um brilho brilhante.
As frutas doces de amora ácida são muito saudáveis. Eles contêm açúcares naturais, potássio, manganês, ferro, vitaminas A, C e E. Essas bagas ajudarão a reduzir a temperatura do corpo, aliviar a inflamação, melhorar o sistema digestivo, acalmar os nervos e fortalecer o sistema imunológico.
Apesar de muitas características comuns, as plantas combinadas com o nome "amora" podem diferir bastante nas características de aparência e cultivo. Convencionalmente, eles podem ser divididos em formas eretas, de escalada, transitórias e sem rolamento.
Blackberry na posição vertical
Amoras, que crescem como framboesas, também são chamadas de kumanika. São arbustos altos (2 me acima) com hastes retas, eventualmente caídos em um arco. Geralmente eles são cultivados com suporte em uma treliça.
Nas formas originais, os brotos são cobertos com espigas grandes e frequentemente curvas. Arbusto de amora prefere solo úmido, sem rega abundante, a produtividade será baixa. Os frutos são de forma cilíndrica, azul-preta, brilhante. A maioria das variedades eretas suporta bem as geadas, embora nas regiões do norte precisem de abrigo. A amora-preta se propaga por raízes e estacas.
A vista com brotos eretos tornou-se a base para muitas variedades da seleção americana e polonesa. Estes são Agavam, Apaches, Gazda, Ouachita, Ruben.
Escalada de Blackberry (rastejando)
Arbusto de amora com brotos rastejando no chão foi chamado de "gota de orvalho". Um representante típico da espécie em estado selvagem é o amora-cinza que cresce nas florestas da Eurásia, inclusive na taiga da Sibéria Ocidental. Brotos encaracolados podem atingir 5 m de comprimento. Eles não precisam de apoio, mas os jardineiros costumam amarrá-los a treliças. Numerosos picos em uma amora-preta são pequenos.
As frutas são mais frequentemente arredondadas, menos frequentemente alongadas, azul-violeta com um revestimento azulado opaco. Os rendimentos das gotas de orvalho são geralmente maiores que os de Cumanica. No entanto, a resistência ao gelo desta planta está abaixo da média. Sem boa proteção, o arbusto não sobreviverá ao inverno rigoroso. Mas a amora-preta escalada tolera a seca, não exige muito da qualidade do solo e pode crescer em sombra parcial. A cultura é propagada por sementes, estacas apicais.
As variedades mais famosas de escalada de amora: Izobilnaya, Texas, Lucretia, Columbia Star, Thorless Logan, Oregon Thornless.
Visão de transição
Há uma amora, que é algo entre um arbusto ereto e rastejante. Seus rebentos crescem primeiro na vertical e depois murcham, chegando ao chão. Essa planta se propaga por camadas de raiz e enraizamento dos topos. Este tipo de amora é capaz de tolerar pequenas geadas, mas prefere ser isolado no inverno.
Variedades de forcado de transição incluem Natchez, Chachanska Bestrna, Loch Ness, Valdo.
Blackberry cravado
A amora silvestre é uma criação do homem; a espécie não ocorre na natureza. A planta não pontiaguda foi obtida cruzando amoras-pretas (Rubus laciniatus) com outras variedades. Variedades completamente desprovidas de espinhos, com brotos verticais, rastejantes e semi-espalhadas, agora foram criadas.
Vídeo: os benefícios das amoras-pretas e as características de seu cultivo
Variedades
Segundo algumas estimativas, mais de 200 variedades de amora foram criadas; segundo outras, são metade disso. A seleção dessa cultura de frutos silvestres ocorre há pelo menos 150 anos. Os primeiros híbridos foram recebidos pelos jardineiros americanos no século XIX. O mais famoso biólogo soviético I.V. também contribuiu para a variedade de variedades de amora. Michurin.
A princípio, a seleção de amoras tinha como objetivo criar plantas produtivas de frutos grandes, adaptadas aos invernos gelados. Nos últimos anos, os criadores têm demonstrado grande interesse em criar variedades não cravejadas, experimentando as datas de amadurecimento das bagas. Agora, os jardineiros podem escolher uma amora-preta que atenda plenamente às suas condições, dê frutos duas vezes por temporada. A classificação das variedades é muito arbitrária. Uma e a mesma espécie tem o direito de entrar em 2 ou 3 grupos.
Por exemplo, a variedade Agaveam testada pelo tempo é uma amora precoce, resistente ao inverno e tolerante à sombra.
Blackberry precoce
Amoras-pretas começam a amadurecer no início do verão: nas regiões sul - no final de junho, em julho, no norte. As bagas não ficam pretas de uma só vez, mas sucessivamente; a colheita geralmente se estende por 6 semanas. Entre as primeiras variedades, existem amoras espinhosas e não espinhosas, eretas e rastejantes. Sua desvantagem comum é a baixa resistência ao gelo.
Natchez
A variedade Natchez, criada há 10 anos no Arkansas. É uma amora com frutos grandes (peso médio de bagas - até 10 g), desprovida de espinhos. Os rebentos são semi-eretos, com 2-3 m de altura e os primeiros frutos amadurecem em junho. Eles têm um sabor doce e ligeiramente adstringente. A colheita amadurece completamente em 30-40 dias. De um arbusto consegue coletar cerca de 18 kg de frutas. A tolerância ao gelo da planta é baixa (pode suportar até -15sobreC) no inverno precisa de abrigo.
Ouachita
Esta é uma variedade muito generosa de criação americana. Os arbustos são poderosos, verticais (altura não superior a 3 m), sem espinhos. As frutas são de tamanho médio (6-7 g), amadurecem de junho a julho. O rendimento, de acordo com os autores da variedade, é de até 30 kg a partir de um arbusto. A desvantagem é que dificilmente pode suportar baixas temperaturas (máximo de -17sobreC) É difícil cobrir os arbustos, eles não dobram bem.
Gigante (gigante de Bedford)
Amoras gigantes são cultivadas em escala industrial. Este é um arbusto com hastes de escalada densamente pontilhadas de espinhos. Bagas densas e muito saborosas de tamanho médio ou grande (7 a 12 g) começam a amadurecer em julho. Esta variedade é caracterizada por resistência média ao gelo, invernos bem sob abrigo leve.
Columbia Star
Esta é uma das mais novas variedades americanas que ainda não ganharam popularidade. O Columbia Star é um amora preta espinhosa com brotos longos (cerca de 5 m); eles tornam um pouco difícil cuidar da planta. Os criadores do híbrido prometem altos rendimentos e frutas muito grandes (até 15 g). Este amora pacientemente tolera calor e seca, mas tem medo dos fortes (abaixo de -15sobreC) geadas. Especialistas observam o sabor refinado das bagas.
Chachanska Bestrna
Uma variedade de seleção polonesa, que fornece até 15 kg de colheita do mato. É conveniente escolher bagas de brotos meio espalhados, não há espinhos neles. Frutas suculentas são grandes, sabor agridoce. Sua desvantagem é a vida útil curta. Blackberry Chachanska Bestrna é despretensioso, sem problemas tolera calor, seca e frio a -26sobreC, raramente doente.
Osage
Jardineiros comemoram Osage como uma amora com o sabor mais refinado. No entanto, sua produtividade não é muito alta, são coletados 3-4 kg de bagas de uma planta. Os arbustos crescem verticalmente, sua altura é de até 2 m, os brotos são pontiagudos. As bagas são de formato oval redondo, de tamanho médio. A resistência ao gelo é fraca (não suporta abaixo de -15sobreC), então você não pode ficar sem abrigo, mesmo no sul.
Karaka Black
Esta é uma nova variedade de amora-preta, desenvolvida por biólogos da Nova Zelândia. Frutas alongadas (peso entre 8 e 10 g) parecem originais e têm um sabor agridoce característico. Frutos Karaka Black por muito tempo, até 2 meses, cada arbusto produz um rendimento de até 15 kg. As desvantagens deste blackberry são brotos pontiagudos e baixa resistência ao gelo.
Leia mais sobre a variedade em nosso artigo: Blackberry Karaka Black - campeão em frutas grandes.
Vídeo: a frutificação do blackberry Karak Black
Variedades com período de maturação médio
Esses arbustos de bagas produzem culturas no meio ou no final do verão. O sabor da fruta geralmente depende do clima. Nos verões chuvosos, eles são mais ácidos, no calor podem perder a umidade e secar.
Loch Ness
Loch Ness é considerado um dos melhores em sabor entre variedades pouco exigentes. Esta amora meio espalhada é desprovida de espinhos, os arbustos são compactos. Colheita Loch Ness colhida a partir do final de julho. É estável, com bom cuidado de uma planta, são obtidos cerca de 30 kg de bagas deliciosas com um leve sabor azedo.
Loch Tay
Esse híbrido de pescoço curto se destaca por bagas doces grandes (até 15 g) com uma pele densa que quase não é danificada durante o transporte. Mas o rendimento da variedade não é o mais alto, cerca de 12 kg por planta. Os tiros flexíveis do BlackBerry Loch Tey são longos, cerca de 5 m, portanto, eles precisarão de apoio. E antes do inverno, os cílios terão que ser removidos para se abrigar. Gelo abaixo de -20sobreC destrutivo para esta variedade.
Valdo (Waldo)
Esta variedade de amora é testada pelo tempo e recebeu as melhores recomendações dos jardineiros. Arbusto sem espinhos, rastejando, compacto, muito conveniente para pequenas áreas. As bagas de tamanho médio (até 8 g) amadurecem em julho. Cerca de 17 kg são colhidos de cada arbusto. A resistência ao gelo é média, em um abrigo para clima frio será necessário.
Kiova
A variedade é distinguida por enormes bagas. O peso individual atinge 25 g, e a colheita, que amadurece em julho-agosto, atinge 30 kg do mato. Mas os brotos retos deste amora são cobertos com espinhos afiados. Esta planta pode suportar geadas a -25sobreC, mas no clima do norte, na véspera do inverno, precisa de abrigo.
Vídeo: Kiowa grande variedade de amora
Notas tardias
As variedades de amora, cujos frutos amadurecem tarde, em regra, são despretensiosos e não exigem esforços significativos do jardineiro. Eles são bons porque a colheita amadurece no final do verão e, às vezes, no início do outono, quando outras frutas já estão descansando. Mas nas regiões do norte nem sempre é conveniente. Às vezes, um amora-preta não tem tempo para amadurecer antes da primeira queda de neve.
Texas
O autor da variedade é o cientista natural soviético I.V. Michurin. Ele chamou sua criação de "framboesa amora". As culturas são semelhantes na estrutura das folhas, período de maturação das bagas e seu sabor.
Este é um forte arbusto rastejante. Brotos flexíveis, como cabaças, são cobertos com grandes espigas, folhetos e caules também são espinhosos. É mais conveniente cultivar uma variedade em uma treliça. Bagas no momento da maturação são framboesa escura com um ligeiro revestimento azulado. Para provar - um cruzamento entre framboesas e amoras. O rendimento máximo do Texas é de 13 kg por planta, o mato dá frutos por até 15 anos. A desvantagem da variedade é sua baixa resistência ao gelo. Sem proteção, este blackberry não vai inverno.
Oregon Thornless
Uma variedade de origem americana. Ele tem hastes rastejantes que crescem até 4 m, folhas bonitas. Esta amora é cultivada em um suporte e, às vezes, usada para decorar edifícios de jardins. Bagas de tamanho médio (7-9 g) amadurecem no final do verão. Cerca de 10 kg de colheita são colhidos de um arbusto. Oregon Thornless é capaz de suportar temperaturas que caem para -20sobreC, mas será mais confiável abrigá-lo na véspera do inverno.
Navaho
Outra variedade de criadores americanos. Os brotos diretos (altura média - 1,5 m) crescem sem apoio e são desprovidos de espinhos. Bagas de ácido doce são pequenas (5-7 g), amadurecem em agosto-setembro. De cada arbusto colete até 15 kg de frutas. A planta não exige cuidados, mas sua resistência ao inverno é baixa.
Coroa Tripla Sem Espinhos
A variedade foi criada por jardineiros do Oregon. É uma amora meio espalhada, seus brotos flexíveis se estendem até 3 m. Não há espinhos. Bagas de tamanho médio, rendimento - cerca de 10 kg por arbusto. O Blackberry Triple Crown tolera calor e seca, mas precisa de proteção contra geadas.
Leia mais sobre a variedade em nosso artigo - Triple Black Crown Blackberry: Triple Crown of Plenty.
Chester (Chester Espinho)
Essa variedade possui arbustos compactos e não espinhosos semi-friáveis. As bagas são relativamente pequenas (5-8 g), mas o rendimento está acima da média. Uma planta produz até 20 kg de frutas. Chester pode ser atribuído a variedades resistentes ao gelo, pode suportar temperaturas que caem para -25sobreC. Mas, no entanto, não fará mal cobrir esse blackberry. Além disso, a planta é pouco desenvolvida na sombra e em solos com pouco pantanoso.
Sem espinhos
Uma das variedades mais frutíferas de amoras sem espinhos. Segundo os jardineiros, cerca de 35 kg de bagas podem ser coletadas de uma planta adulta. Eles amadurecem em agosto-setembro. Frutos agridoces alongados, tamanho médio (até 7 g). O arbusto de amora-preta Thornfrey é semi-trançado, com brotos resistentes com cerca de 5 m de comprimento. A planta resiste a doenças, mas não tolera o frio. Invernos sob abrigo.
Blackberry Black Satin
O cetim preto é uma variedade bem conhecida por muitos jardineiros. Este blackberry tem brotos caídos que são livres de espinhos. Bagas doces e redondas são de tamanho médio, pesando cerca de 8 g.Em um bom verão e com cuidado, é possível coletar 20 a 25 kg de frutas da planta, o amadurecimento dura de agosto a outubro. Gelo abaixo de -20sobreA classe C não se levanta sem proteção. Também não gosta de estagnação de umidade.
Leia mais sobre a variedade em nosso artigo - Blackberry Black Satin: uma colheita recorde é fácil e simples.
Doyle
Essa amora ainda é pouco conhecida entre nossos jardineiros.Esta é uma nova variedade não espetada que produz altos rendimentos no final da temporada. 25 kg de bagas grandes (cerca de 9 g) podem ser removidos de cada planta. Os brotos estão se espalhando pela metade, portanto, será necessário apoio para o cultivo. Doyle é tolerante à seca e ao clima abafado, a planta deve ser protegida da geada.
Variedades resistentes à sombra
A maioria das amoras não é caprichosa na escolha do solo e se adapta a qualquer condição. Mas as qualidades de sabor de muitas variedades dependem da localização da planta. A falta de verões leves e chuvosos torna as bagas mais ácidas. Embora existam variedades que amadurecem igualmente bem ao sol e à sombra. É verdade que esse tipo de amora não agradará o tamanho das bagas.
Evergreen Espinhoso
Esta variedade antiga, criada há mais de 100 anos, à primeira vista, perde a mais recente. Nos brotos de amora-preta meio espalhados de Thornless Evergreen, pequenas bagas perfumadas de 3-5g amadurecem. Mas em cada pincel existem até 70 peças. Portanto, o rendimento não sofre. Além disso, o Tornless Evergreen é uma das primeiras variedades sem espinhos e pode reter a folhagem mesmo sob a neve, e na primavera a planta começa a crescer rapidamente.
Agave
Esta variedade de amora provou ser tolerante à sombra e resistente ao gelo. Suas hastes retas pontiagudas crescem até 3 m. As bagas são pequenas, de até 5 g, e são cantadas entre julho e agosto. Jardineiros experientes colhem cerca de 10 kg de frutas de cada arbusto. Amoras Agawam dispensa abrigo no inverno e até nos mais fortes (até -40sobreC) a geada não congela. A desvantagem da variedade são os brotos basais abundantes, que causam muitos problemas aos jardineiros.
Amora resistente ao gelo
As variedades verticais e de transição de amoras toleram temperaturas mais baixas melhores do que as rastejantes. Entre as variedades resistentes ao gelo, há espinhosas e sem molas, cedo e tarde.
Abundante
Este amora é o resultado do trabalho do lendário criador I.V. Michurina. Variedade com arbustos compactos fortes, sem descendentes de raízes. Os brotos são meio espalhados, cobertos com espinhos curvos. As bagas são oblongas, de tamanho médio (6-7 g), com sabor doce e azedo. Izobilnaya de amora - uma das variedades mais resistentes ao gelo da seleção nacional. Mas nas regiões do noroeste da Rússia é melhor cobrir os arbustos com neve.
Ufa
Obtido da variedade Agawam. Ela adotou as principais características de seu ancestral, mas difere em maior resistência ao inverno. O blackberry Ufa é cultivado com sucesso na Rússia central. Os frutos desta variedade são pequenos (peso 3 g), mas saborosos. O rendimento é decente, de até 12 kg por planta.
Polar
A variedade, criada por criadores poloneses, produz caules altos e fortes sem espinhos. Bagas grandes (10-12 g) amadurecem mais cedo. Polar pode inverno sem proteção contra geadas -30sobreC. Nesse caso, o rendimento será de até 6 kg por planta. Os jardineiros notaram que mais arbustos estavam sendo colhidos em arbustos que passavam o inverno cobertos.
Arapaho (Arapaho)
Essa variedade americana, que apareceu nos anos 90 do século passado, já conquistou jardineiros em todo o mundo. Arapaho é uma amora preta espinhosa com um período de maturação precoce. Bagas muito suculentas de tamanho médio (7-8 g) têm a forma de um cone largo. A produtividade está acima da média. Blackberry Arapaho resiste bem a doenças e pode suportar sem resistência uma queda de temperatura para -25sobreC.
Apache
Outra variedade dos Estados Unidos entrou no mercado em 1999. Esta amora combina as características dos melhores representantes de diferentes espécies. Brotos verticais poderosos são desprovidos de espinhos. Bagas cilíndricas alongadas são grandes, 10 g cada, doces, bem armazenadas. A produtividade é tão alta que a variedade é frequentemente cultivada como comercial. Apache resiste perfeitamente a doenças, invernos sem problemas.
Darrow
Uma variedade da América suporta geadas até -35sobreC. O comprimento dos brotos espinhosos é de cerca de 2,5 m. As bagas são pequenas, pesando até 4 g e seu sabor é inicialmente doce e azedo. Frutos maduros adquirem uma grande doçura. A produtividade da variedade Darrow é média, uma planta adulta fornece até 10 kg de bagas.
Reparando graus
Tal amora dá duas colheitas por estação. O primeiro maduro em brotos de inverno em junho-julho, o segundo - no final do verão em brotos jovens. No entanto, em regiões com clima severo, não é rentável cultivar variedades de reparo. Bagas precoces podem morrer de geada, e bagas posteriores não têm tempo para amadurecer antes do início do tempo frio.
Prime Arc Freedom
Uma nova variedade verticalmente crescente de amoras-espinhosas. Bagas com alto teor de açúcar e muito grandes, de 15 a 20 G. A colheita, como prometem os criadores da variedade, deve ser abundante. As desvantagens da variedade incluem baixa resistência ao gelo. Sem proteção, esse blackberry não faz o inverno.
Vídeo: frutificação de um reparo blackberry Prime-Arc Freedom
Magia Negra (Magia Negra)
Um baixo (até 1,5 m) reparando blackberry amadurece em duas ondas: no final de junho e agosto. Bagas de tamanho médio e grande, muito doces. A produtividade é baixa, de 5 kg por arbusto. As desvantagens da variedade Black Magic são a presença de espinhos e a baixa resistência do inverno.
Ruben (Reuben)
Este híbrido ereto com poderosos arbustos espinhosos pode ser cultivado sem suporte. A primeira safra é colhida em julho, a segunda pode demorar até outubro. As bagas são grandes, de 10 a 16 g, de alta produtividade. Mas o BlackBerry Ruben não tolera calor mais do que 30sobreC e geada mais difícil -16sobreC.
Blackberry para diferentes regiões
Amoras têm uma longa estação de crescimento. Desde o despertar dos arbustos após a hibernação até a floração, passam de 1,5 a 2 meses. O amadurecimento e a colheita duram 4-6 semanas. Por um lado, isso é bom: as flores não morrem devido às geadas de retorno da primavera e do clima frio, as amoras são colhidas quando outras culturas de frutas já estão descansando. Por outro lado, em regiões de clima severo, as variedades com maturação tardia não têm tempo para produzir totalmente a safra antes da primeira neve. Portanto, as características climáticas locais devem ser consideradas ao escolher qual amora plantar em seu local. É necessário prestar atenção à tolerância à geada e à seca da variedade, ao tempo de frutificação.
Variedades para a faixa central da Rússia, Moscow Region
Para as amoras, que planejam cultivar no centro da Rússia, inclusive perto de Moscou, as principais características são a resistência ao gelo e o tempo de maturação. Quanto mais alto o primeiro, melhor será o arbusto. No entanto, mesmo as variedades resistentes ao inverno terão um bom inverno se forem pelo menos ligeiramente aquecidas no outono. Você pode polvilhar os arbustos com folhas, serragem ou encher com uma espessa camada de neve. Graças a isso, você não apenas salvará a planta, mas também aumentará a produtividade.
Quanto ao período de maturação, as variedades de amora precoces ou intermediárias devem ser selecionadas para um clima acentuadamente continental. Bagas tardias para um curto verão podem não amadurecer completamente.
Na faixa do meio e nos subúrbios de Moscou, os jardineiros cultivam com sucesso variedades de Thornfrey, Agawam, Ufa, Loch Ness, Thornless Evergreen, Darrow, Chester, Izobilnaya.
Amora-preta para cultivo nos Urais e na Sibéria
As últimas variedades de amoras, caracterizadas pela resistência à geada, são cultivadas por jardineiros nos Urais e na Sibéria. Para o clima severo dessas regiões, Darrow, Apache, Arapaho, Ufa, Izobilnaya e Agavam são adequados. Para o clima da faixa do meio, são plantas que não cobrem. Mas as geadas dos Urais e da Sibéria podem destruí-los. Portanto, amoras precisam de proteção.
Se você deseja obter uma colheita decente, plante um arbusto que adora calor nos lugares mais ensolarados.
Variedades para a Bielorrússia e a região de Leningrado
O clima da Bielorrússia e São Petersburgo é semelhante, é caracterizado por invernos relativamente quentes e verões frescos. Portanto, variedades de amora-resistentes no inverno com um período de maturação médio são adequadas para essas condições. Por exemplo, Agawam, Arapaho, Triple Crown ou Doyle. As plantas que sofrem muito com a geada precisarão ser isoladas para o inverno.
Não é necessário plantar variedades reparadoras nessas regiões e naquelas que não toleram alta umidade.
Blackberry para o sul da Rússia e Ucrânia
Nas regiões sul da Rússia e Ucrânia, quase todas as variedades de amora crescerão bem, incluindo as de reparo. Mas você deve prestar atenção à seca e resistência ao calor das plantas. Por exemplo, Ruben não dá frutos se a temperatura subir para 30sobreC.
Do ponto de vista comercial, é especialmente benéfico criar variedades tardias de amora. Suas bagas amadurecem quando outras culturas já desapareceram do mercado.
Deve-se notar que as variedades com baixa resistência ao gelo no inverno deverão ser cobertas mesmo em climas amenos. Mas a alta resistência à baixa temperatura permitirá que o jardineiro relaxe. A maioria das variedades sobrevive sem perda, mesmo em um inverno relativamente quente.
Moradores da Ucrânia e russos das regiões sul podem recomendar as variedades Natchez, Owachita, Loch Tey, Valdo, Loch Ness, Tonfrey, Cetim Preto e Doyle. Thornless Evergreen e Agaveam darão frutos bem em áreas sombreadas. O Blackberry Prime Arc Freedom e o Black Magic produzirão duas colheitas por temporada.
Vídeo: Uma visão geral das diferentes variedades de amoras
Gardeners comentários
Blackberry este ano agradou. Variedade Polar. Para nós, uma nova cultura, na minha opinião, confiável. Polar tem alta resistência ao gelo. Além disso, o poço está quente do chão. Eu tenho mais medo de sair.
Raphael73//forum.prihoz.ru/viewtopic.php?f=28&t=4856&start=840
Eu tentei meu primeiro blackberry neste fim de semana ... Esta é uma música. Saboroso, doce, grande ... Havia apenas alguns frutos maduros, nós dois voamos, prestes a tirar uma foto, só então lembrados. Grade Triple Crown super! Sim, e não espinhoso.
Tatyana Sh.//www.tomat-pomidor.com/newforum/index.php?topic=7509.20
Eu realmente gosto dos gostos de Doyle, Natchez, Owachita, Loch Ness, Chester, Asterina e outros, o fato é que diferentes variedades amadurecem ao mesmo tempo, no meu clima a frutificação começa no final de junho até as geadas. Mas a resistência ao gelo é mais difícil, não existem variedades ideais, de modo que não é espinhosa e grande, pode suportar geadas e dar frutos durante todo o verão, todas as variedades modernas exigem abrigo para o inverno. Mas muitos amantes cultivam amoras-de-jardim com sucesso, tanto na região de Vladimir quanto em todas as áreas da região de Moscou, apenas variedades devem ser selecionadas para cada região. Existem variedades com maior resistência à geada, como a Polar cultivada em linha reta, a resistência declarada à geada é de até -30, cedo, Chester também é de até -30, mas atrasada.
Sergey 1//forum.tvoysad.ru/viewtopic.php?t=1352&start=330
Tenho dois arbustos crescendo - Loch Nes e Thornfrey, de acordo com os vendedores. Começa a dar frutos em agosto e até outubro pequenas bagas pretas e azuis ficam penduradas e amadurecem. Mas eles nunca foram saborosos - azedos com sabor a amora. Na primavera, estavam levemente geadas.
Trevo 21//forum.tvoysad.ru/viewtopic.php?t=1352&start=330
Três anos atrás, eu adquiri três variedades antigas de amoras não-espetadas: Natchez, Loch Tey e re-classificamos o Black Diamond. Este ano, houve apenas 2 brotos dando frutos, a baga era grande e muito doce nos três arbustos. Abrigo é obrigatório para o inverno. E o mais importante, quando uma nova sessão de substituição cresce para 10 cm, ela precisa ser dobrada ao chão com um gancho de cabelo para crescer deitada. Então é fácil, sem quebrar os brotos, torcer para o inverno e cobri-lo com um palmo.
Elena 62//www.tomat-pomidor.com/newforum/index.php?topic=7509.20
Primeiro, o cetim preto foi plantado espontaneamente e depois estudou sobre a própria cultura, sobre variedades, sobre abrigo, e passou a entender que valia a pena incomodar. Depois de experimentar a BS, ficou claro que apenas variedades antigas como Natchez e Loch Tey são adequadas para nós. Mesmo depois de experimentar a baga, a BS ficou agradavelmente surpreendida, uma boa baga. Invernos bem, não há problemas com abrigo com formação adequada durante o verão.
Anna 12//forum.tvoysad.ru/viewtopic.php?f=31&t=1352&start=360
Eu tenho cerca de 16 variedades de amora em crescimento. Testado em seu site ainda mais. Muitos removeram ou não sobreviveram ao primeiro inverno. Helen removeu, agora o tiro dele não me dá descanso, a erva daninha é terrível. Eu removi o Karaku Black neste outono, não sei o que me espera no próximo ano. Dos espinhosos, a Magia Negra permaneceu. Mas os espinhos parecem pequenos. As demais variedades não são espinhosas. Tecnologia agrícola, como framboesas. Ele gosta de regar e se alimentar. Os brotos descongelados são reduzidos a zero, cultivados durante o verão - refugie-se no inverno. Nada complicado, em gratidão - um mar de bagas!
GalinaNick//www.tomat-pomidor.com/newforum/index.php?topic=7509.20
Quero apresentar a nova classe de reparo BLACK MAGIC. Uma nova variedade maravilhosa, precoce, saborosa e muito produtiva. É ainda mais agradável para mim que seja perfeitamente polinizado em nosso calor de 40 graus e em baixa umidade, a única desvantagem são os picos, mas na variedade em todos os lugares há apenas elogios. Na primavera, consegui comprar duas mudas minúsculas em recipientes de 200 gramas, plantei-as nos gases de escape e cuidei com cuidado, o que foi minha surpresa quando os arbustos floresceram em agosto e as bagas de sinal amadureceram em setembro, foi a primeira vez que tive frutas no ano de plantio.
Sergey//forum.tvoysad.ru/viewtopic.php?f=31&t=1352&sid=aba3e1ae1bb87681f8d36d0f000c2b13&start=345
As amoras-pretas estão cada vez mais lotando as culturas tradicionais em nossas áreas. Esta baga tem muitas vantagens. Mas, para obter uma colheita decente e não se decepcionar com as amoras, você precisa prestar atenção na escolha da variedade. O mercado moderno oferece variedades que podem ser cultivadas em diferentes climas, sem preocupações especiais.