Quase todos os jardineiros solanáceos são cultivados com mudas. As batatas são talvez a única exceção. Mas esse método também é aplicável a ele. Suas principais vantagens são a capacidade de obter uma safra anterior e mais abundante, a propagação de variedades valiosas e a desvantagem é a complexidade. Embora nada de sobrenatural seja exigido pelo jardineiro. Só é necessário estudar preliminarmente todas as nuances do procedimento.
Cultivo de mudas de batatas a partir de sementes
A grande maioria dos jardineiros cultiva batatas a partir de tubérculos. Mas se você pratica esse método constantemente, a qualidade da colheita se deteriora constantemente de ano para ano, o volume diminui, porque o material de plantio degenera ao longo de 5-7 anos. Você pode atualizá-lo de duas maneiras - basta comprar novos tubérculos das categorias "super-super-elite", "super-elite", "elite" e assim por diante, ou cultivá-los você mesmo.
A segunda opção, além de significativa economia de custos, não deixa de ter outras vantagens significativas:
- Confiança na qualidade do material de plantio. Aparentemente, um jardineiro raro pode distinguir os mini tubérculos de elite das pequenas batatas comuns. O risco de adquirir uma falsificação é ainda maior ao comprar em mão ou em feiras.
- Economize espaço necessário para armazenar batatas para o plantio. As condições ideais para as sementes são muito mais fáceis de criar.
- A ausência de doença. Excluindo a primeira reprodução, os tubérculos podem ser infectados com vírus, bactérias e fungos patogênicos. As condições para o seu cultivo são desconhecidas para você.
- A capacidade de criar sua própria variedade única, caracterizada por qualidades ótimas de sabor para você, aparência de tubérculos, resistência a certas doenças e adaptada ao clima na região em crescimento.
- A melhor produtividade. O material de plantio de alta qualidade traz em média 25 a 30% mais batatas que os tubérculos degenerados. A colheita é melhor armazenada, menos perda no processo.
Há também desvantagens:
- Fragilidade e mau humor de mudas. O sistema radicular das batatas é formado mais lentamente que outras Solanaceae, as sementes germinam mal. As mudas precisam fornecer condições ideais e monitorar constantemente sua manutenção. Eles reagem especialmente dolorosamente ao déficit leve e à qualidade inadequada do solo.
- A necessidade de usar fungicidas para a prevenção de doenças fúngicas. Caso contrário, por causa deles (especialmente por causa da "perna preta"), você pode perder a colheita já nesta fase.
- A duração do processo. O cultivo de uma colheita completa se estende por dois anos.
O processo começa com a preparação de sementes. A maneira mais fácil de comprá-los. As variedades Lada, Imperatriz, Ilona, Assol, Milena, Ballada, Triunfo, Agricultor são populares.
Não é difícil coletar sementes independentemente. No início de agosto, escolha algumas “bagas” grandes que crescem nos arbustos de batata após a floração e pendure-as em um saco de linho ou gaze em uma sala iluminada, quente e bem ventilada. Quando a pele enruga e muda de cor para salada pálida e as frutas ficam macias ao toque, corte-as e esfregue a polpa através de uma peneira. Enxágue, separando as sementes, seque-as até um estado de fluidez e despeje em um saco de papel.
Vídeo: colheita de sementes de batata
Dessa forma, eles podem ser armazenados por um longo período de tempo, mas as sementes demonstram a melhor germinação nos primeiros 2-3 anos. Mesmo os indicadores máximos para batatas, em comparação com outros Paslenovy, são baixos, portanto, recomenda-se fornecer um material de plantio com uma margem. Não é difícil, em cada baga 150-200 sementes. Arbustos - "doadores" escolhem saudáveis.
As doenças fúngicas não são transmitidas para as sementes, algumas virais e bacterianas - sim.
O cultivo de mudas é realizado de acordo com o seguinte algoritmo:
- Preparação de sementes. É mais fácil absorvê-los por alguns dias em uma solução de qualquer bioestimulador (Epin, Zircon, Kornevin, Heteroauxin) - isso melhorará a germinação. Deixe o recipiente em um local quente, por exemplo, com uma bateria de aquecimento. Outro método é o endurecimento. Durante 10 dias, as sementes cobertas com turfa úmida são mantidas na geladeira à noite, à temperatura ambiente durante o dia. O caminho mais rápido é o aquecimento a uma temperatura de 40-42 ° C. O suficiente por 15 minutos.
- Preparação do substrato. O solo deve estar o mais solto possível. Você pode, por exemplo, misturar turfa com solo solanáceo e areia adquiridos na proporção de 4: 1: 2. O substrato deve ser desinfetado, para proteger contra doenças fúngicas, é adicionado giz ou carvão ativado triturado em pó (uma colher de sopa de 2 l).
- Plantando sementes. Na última década de março ou início de abril, as sementes são semeadas no chão. Vasos separados são preenchidos com o solo, fazendo orifícios de drenagem. As sementes são colocadas em intervalos de 4-5 cm, entre as linhas deixam o dobro. De cima, eles são cobertos com uma camada de areia fina de 0,5 cm de espessura, compactando-a levemente e regada por pulverização do solo da pistola de pintura. Você pode plantar batatas em caixas comuns, mas isso significa um mergulho subsequente, e as mudas são muito frágeis, elas podem não sobreviver a esse estresse.
- O surgimento de mudas. Antes disso, os vasos com sementes são mantidos no escuro a uma temperatura de cerca de 25-27 ° C, coberta com um filme plástico. Útil se o calor vier de baixo. Vai demorar cerca de duas semanas para esperar. Ventile as plantações por 5-7 minutos diariamente, pulverize regularmente o solo. O solo deve estar levemente úmido o tempo todo. Recipientes com mudas são transferidos para o local mais iluminado da sala (por exemplo, mais perto da janela voltada para o sul). A temperatura é mantida entre 23 e 25 ° C.
- Cuidados com mudas. As batatas precisam de um horário de 10 a 12 horas. Isso significa o uso quase inevitável de lâmpadas fluorescentes ou fitolamps convencionais. Os tanques são colocados no parapeito da janela para que as folhas das plantas vizinhas não toquem. Uma vez a cada 5-7 dias, eles são virados para que as mudas não "se agrupem", alcançando o sol. As plantas são regadas a cada 3-4 dias, permitindo que o solo seque até uma profundidade de 1-2 cm.O primeiro curativo é introduzido uma semana após a germinação das sementes, diluindo a uréia ou outro fertilizante nitrogenado na água (1 g / l). Em seguida, a cada 20 a 25 dias, os arbustos são alimentados com fertilizantes comprados em lojas para mudas, preparando uma solução com metade da concentração especificada pelo fabricante.
- Endurecimento. Eles começam uma semana e meia antes do pouso. Tanques com mudas são levados diariamente para o ar fresco, aumentando o período de permanência fora de casa de 2-3 para 8-10 horas.
O plantio de mudas no jardim é planejado, orientado pelo clima da região. Para as "zonas agrícolas de risco", o horário ideal é a primeira década de junho e o final de maio, para a parte oriental da Rússia - o começo deste mês. No sul, você pode segurá-lo em meados de abril. A idade das plantas é de 40 a 55 dias, a presença de 4-5 folhas verdadeiras é obrigatória.
Vídeo: plantando mudas de batata no chão
O canteiro está sendo preparado desde o outono, cavando profundamente a área selecionada e introduzindo todos os fertilizantes necessários. São adicionados cerca de 1 litro de húmus, 30-40 g de superfosfato simples e 20-25 g de nitrato de potássio por 1 m². O local é escolhido bem iluminado e aquecido pelo sol, sem que as águas subterrâneas subam à superfície e não nas terras baixas.
Leve em consideração as regras de rotação de culturas. Os canteiros atrás de outras Solanaceae não são adequados para batatas; os melhores antecessores são leguminosas, crucíferas, abóboras e quaisquer verduras.
Vídeo: erros típicos ao cultivar batatas a partir de sementes
Para as mudas, os buracos são cavados com antecedência com cerca de 10 cm de profundidade.Um punhado de húmus, aproximadamente a mesma quantidade de cinza de madeira e um pouco de casca de cebola são colocados no fundo para repelir pragas. O padrão de plantio é o mesmo dos tubérculos - pelo menos 30 cm entre as plantas adjacentes e cerca de 60 cm entre as fileiras. Coloque arcos sobre o canteiro do jardim, puxe um material de cobertura branca para proteger as plantações do sol. Você pode atirar quando as mudas começarem a crescer. Dentro de um mês após o plantio, as batatas são regadas 2-3 vezes por semana, mas com moderação, gastando cerca de 0,5 l de água por arbusto.
Vídeo: o processo de cultivo de batatas a partir de sementes, desde a preparação para o plantio até a colheita
Eles desenterram tubérculos em agosto-setembro. Siga a descrição da variedade. A colheita é muito variada. Os tubérculos diferem acentuadamente em peso (10-50 g), cor da pele, forma e sabor. Para plantar para a segunda temporada, escolha as batatas mais adequadas para você. Cerca de 1 kg de material de plantio futuro é removido do mato, até 1,5 kg quando cultivado em uma estufa ou estufa. Esses tubérculos são armazenados como batatas de semente comuns; na primavera, eles conduzem uma preparação padrão para o plantio. Com os devidos cuidados, você pode esperar um aumento de rendimento de 25 a 30%.
Vídeo: batatas a partir de sementes para a segunda temporada
Mudas de batata dos "olhos"
O cultivo de mudas a partir dos "olhos" permite que você use o mesmo tubérculo várias vezes, aumentando significativamente o número de arbustos. Isso permite que você propague uma variedade valiosa rara em uma estação.
O “olho” de um tubérculo é um recesso em forma de cone com um diâmetro de até 1 cm, mas quase pode se fundir à superfície da pele. Em variedades de maturação média e tardia, como regra, existem mais. Os “olhos” são cortados imediatamente antes do plantio com um pequeno pedaço de polpa com cerca de 1 cm de espessura.Antes de cada incisão, a faca é desinfetada, por exemplo, mergulhando em uma solução roxa profunda de permanganato de potássio. Fatias imediatamente polvilhadas com cinza de madeira ou giz triturado.
Leva 25 a 30 dias para cultivar mudas dessa maneira. O solo é preparado da mesma forma que para as sementes de batata; não deixe de introduzir uma preparação que forneça proteção contra doenças fúngicas (Trichodermin, Glocladin). Padrão de plantio - 5-6 cm entre as plantas e 7-8 cm entre as fileiras. Então eles são cobertos com uma camada de terra com 1,5 cm de espessura.
As capacidades com "olhos" são mantidas em local bem iluminado, a uma temperatura de 16 a 20 ° C. O surgimento de mudas terá que esperar cerca de duas semanas. Assim que as mudas crescem até 2-3 cm de altura, elas são completamente cobertas com o solo. Portanto, repita mais uma ou duas vezes, isso é necessário para formar um sistema raiz mais poderoso. O substrato é umedecido, pois seca 2-3 cm de profundidade. Duas semanas após o surgimento das mudas, é realizada a fertilização com fertilizante nitrogenado mineral.
Mudas com cerca de 12 cm de altura e com pelo menos 5 folhas verdadeiras estão prontas para o plantio no solo. Os arbustos serão mais fáceis de remover da gaveta se anteriormente os regar abundantemente. O caule é enterrado no solo por cerca de um terço.
A planta não terá para onde retirar nutrientes; não possui tubérculos. Para compensar isso, adubos de húmus e minerais devem ser adicionados durante a preparação. Húmus e fertilizante complexo para batatas (cerca de uma colher de sopa) também são adicionados ao buraco. Tais plantas formam em um único caule, podem ser plantadas com mais frequência, deixando entre os arbustos 15-20 cm, entre as fileiras - cerca de 70 cm.
Vídeo: plantando mudas no jardim
A segunda opção é cultivar batatas a partir de "olhos" germinados. As batatas de semente são colocadas em um substrato para germinação cerca de um mês (ou um pouco mais) antes do plantio planejado. Cada "olho" no tubérculo dá de 2 a 5 brotações com primórdio da raiz. Quando atingem um comprimento de cerca de 1 cm, são cuidadosamente torcidos para fora do tubérculo e plantados em recipientes separados ou caixas comuns. O solo deve ser solto e nutritivo. Você pode, por exemplo, misturar húmus com um substrato para Solanaceae na proporção de 1: 2.
O cuidado com as mudas é semelhante ao que as mudas obtidas das sementes requerem. O "truque" do método é que os tubérculos dos quais já foram obtidos brotos podem ser recolocados no solo para germinação, polvilhados com solo superficial e abundantemente regados. Após cerca de 10 dias, novas sessões serão exibidas.
Vídeo: várias "gerações" de brotos de um tubérculo
Ao cultivar batatas dessa maneira, 20-45 novas plantas são obtidas de cada tubérculo. Mas eles precisam de cuidadoso cuidado. Essa é a principal desvantagem do método. Especialmente importantes são os solos nutritivos de qualidade adequada, a capina regular (ou a cobertura morta) e a cobertura adequada. Os fertilizantes são preferencialmente aplicados toda semana.
Vídeo: cultivo de mudas de batata a partir dos "olhos"
Preparação e plantio de tubérculos de batata para mudas
O cultivo de mudas a partir de tubérculos é aconselhável apenas se for necessário obter uma colheita extra precoce ou em regiões com climas rigorosos com um verão muito curto, quando variedades com até o menor tempo de maturação não têm tempo para amadurecer. Acontece que "handicap" cerca de um mês. A colheita pode ser colhida no final de junho. O método também é valioso, pois os arbustos praticamente não sofrem de doenças e pragas. O pico da atividade dos insetos ocorre em maio-junho, quando as plantas já são fortes, desenvolvidas e capazes de resistir a elas.
Tubérculos com uma forma típica de variedade, do tamanho de um ovo de galinha, são adequados para transplantar mudas sem o menor sinal de dano por doenças e pragas.Antes da germinação (no final de fevereiro), são embebidas por 30-40 minutos em uma solução nutritiva, diluída em 5 l de água morna, 2 g de permanganato de potássio, sulfato de cobre, ácido bórico, sulfato de zinco, sulfato de cobre e 15-20 g de superfosfato e sulfato potássio.
As batatas secas são dispostas para germinação em uma única camada, coberta com um pano ou papel. Ele precisa de luz (apenas difusa) e uma temperatura de cerca de 15 ° C. Os tubérculos são pulverizados semanalmente com soluções nutricionais e tinturas - cinza de madeira (vidro de 2 litros), superfosfato (100 g de 3 litros), excrementos de frango (1:20). Em cerca de um mês, os tubérculos irão brotar.
Vídeo: preparando tubérculos para plantar
As batatas são plantadas em recipientes separados. Adequado, por exemplo, vasos de flores, corte garrafas de cinco litros. Eles ocupam muitos lugares, essa é a principal desvantagem do método. O cuidado com as mudas é o mesmo que as mudas cultivadas a partir de sementes. Mas esses casos são muito mais fortes e menos caprichosos. Eles são capazes de "perdoar" falhas individuais na tecnologia agrícola e desvios das condições ideais de detenção. Vai demorar mais um mês para cultivar mudas.
É transferido para o jardim no final de abril. A preparação do solo não possui características específicas, o esquema de plantio também é padrão. Por pelo menos uma semana, as plantas são cobertas com spanbond, lutrasil, protegendo do frio noturno e facilitando a adaptação. Como regra, eles se enraízam bem em um novo local, estão se movendo ativamente no crescimento.
O cultivo de mudas de batata é um evento interessante que permite que você experimente o papel de criador. O método raramente é usado pelos jardineiros, porque as mudas precisam de cuidados cuidadosos. Mas, às vezes, é muito útil, por exemplo, se você precisar atualizar o material de plantio ou propagar uma variedade rara e valiosa. O processo requer a preparação preliminar do material de plantio e o conhecimento das nuances dos cuidados com as mudas. Não é necessário nada mais complicado do jardineiro, mas você precisa se familiarizar com a técnica com antecedência.