Weigela: plantio e cuidado em campo aberto

Pin
Send
Share
Send

Um arbusto com um belo nome parece exótico para os nossos jardineiros, mas na verdade merece um lugar no canteiro, tanto por direito de origem quanto por sua beleza. Se você ainda não aprecia a floração exuberante e a fragrância, familiarize-se com a weigela, porque plantar em campo aberto e cuidar dela não é tão difícil quanto parece.

O papel dos weigels no paisagismo

Weigela é um arbusto perene relacionado à madressilva.

Os paisagistas adoram Weigel por dois recursos. Em primeiro lugar, este arbusto floresce duas vezes por ano, por isso é mais fácil fazer um canteiro de flores com ele. O segundo destaque é a mudança no tom das flores. Os botões que acabaram de abrir são brilhantes e os botões totalmente abertos são brilhantes. Weigela simplesmente se surpreende com o jogo de tons em cada cacho de flores.

O exuberante arbusto alto do Weigela fica ótimo no fundo do gramado

Normalmente, a weigela começa a florescer em meados de maio e termina apenas em meados de junho. A floração do verão é a mais bonita e magnífica, muitas vezes os verdes não são visíveis atrás dos botões. No final de agosto, o mato é novamente coberto de inflorescências, mas em uma escala mais modesta. As flores permanecem no weigel até o final de setembro.

Os paisagistas usam este arbusto:

  • em aterrissagens simples como um sotaque brilhante no gramado;

    Um selo weigel não parece pior que o rosa

  • em plantações em grupo para cobertura de troncos de árvores nuas, especialmente com copas a céu aberto;

    O arbusto weigel ligeiramente esfarrapado contrasta perfeitamente com o cone alto do abeto.

  • em colinas alpinas e jardins ornamentais (principalmente variedades de baixo crescimento);

    O anão Weigela se tornará um ponto brilhante no fundo de paralelepípedos ásperos

  • como sebes (altas) e mixborders (baixas e médias).

    Mesmo um pequeno salto de weigel pode transformar uma cerca cinza chata

Ou seja, em quase todos os papéis que outros arbustos decorativos desempenham, o weigel pode ser útil. A propósito, graças à variedade varietal do mato, belas composições podem ser criadas a partir de diferentes subespécies de weigel.

A planta cresce bem ao lado de espécies coníferas tradicionais para jardins ornamentais, bem como de outros arbustos: spirea, cotoneaster, viburnum (melhor Buldenezh), bérberis e marmelo japonês.

Requisitos climáticos

Na natureza, a weigela cresce na Ásia Central, são encontradas mais de 15 variedades dessa planta. Apenas três espécies são encontradas no território da Federação Russa; todas elas crescem no sudeste do país.

Se você se deparar com uma venda precoce de Weigel, Middendorff ou agradável, deve saber que essas são espécies selvagens. Eles crescerão bem no Extremo Oriente, mas não estão adaptados a um clima mais severo.

Weigels varietais vieram até nós da Europa, onde foram popularizados por um professor de botânica chamado von Weigel. Portanto, eles são bastante resistentes a climas frios e se sentem bem na zona intermediária da Federação Russa, sob o céu aberto.

Automatizar a rega de weigels é uma ótima maneira de garantir que a planta que adora a umidade tenha o regime de umidade correto

Weigela prefere solo fértil com uma grande quantidade de húmus, uma reação alcalina ou neutra e boa aeração (solta ou solta). É extremamente importante não permitir o alagamento, caso contrário, uma planta acostumada a um clima mais seco morrerá rapidamente.

Se sua região possui solo ácido ou você não pode fornecer ao weigel o regime de umidade correto, é melhor cultivar esse arbusto em uma banheira. Se no local houver um local suficientemente seco e você estiver pronto, se necessário, para fazer os fertilizantes necessários e regular a reação do solo, é bastante aceitável pousar.

Normalmente, a weigela cresce em uma banheira até atingir os três anos de idade

Variedades populares

Weigela é incrivelmente diversificada na cor e formato da flor, altura do arbusto e características da coroa. Graças aos esforços de especialistas, todo jardineiro pode encontrar uma variedade deste arbusto que atenda plenamente às suas necessidades e gostos. Entre as subespécies mais famosas de Weigel:

  • Bristol Ruby é uma subespécie alta de origem híbrida. Adequado para plantações e sebes individuais, cresce até 2,3 m de diâmetro e até 3,5 m de altura. Ele recebeu esse nome por causa das flores vermelho-rubi florescendo entre junho e julho. Recupera-se rapidamente após a poda;
  • Nana Variegata é uma variedade anã de crescimento lento desenvolvida especificamente para jardins ornamentais. As folhas são brancas, e este é um marcador de variedades fotófilas. As flores são coletadas em inflorescências de 3-4, têm uma cor rosa pálido ou framboesa;
  • Middendorff é uma espécie natural de arbusto de tamanho médio (1-1,5 m). As folhas são verdes brilhantes com uma borda bilateral ao longo das veias. As flores são amarelo médio, crescem individualmente ou 2-6 em um pedúnculo. Floresce duas vezes em nosso clima por 25 a 30 dias. Weigela Middendorff é a única subespécie que tolera facilmente a reação ácida do solo e cresce em solo turfoso;
  • Candida é uma variedade alta com flores brancas. É popular entre jardineiros estrangeiros.
  • Eva Ratke é um híbrido polonês de Weigela coreano e florido. O casquilho tem uma altura de 0,7-1 m, a coroa é compacta. Flores tubulares de tonalidade de carmim com brilho aparecem em julho-agosto. A taxa de crescimento é moderada. Precisa de abrigo para o inverno.

As mais belas variedades de Weigela na foto

O arranjo oposto de folhas, a ausência de estípulas, a forma de flor em forma de funil ou em forma de sino, a posição vertical dos brotos e os frutos em forma de caixas bivalves permanecem comuns para todas as espécies de weigela. Por esses sinais, você pode reconhecer facilmente parentes, mesmo que outros parâmetros sejam muito diferentes.

Vídeo sobre os tipos e variedades de arbustos

Métodos de plantio em campo aberto

O plantio de Weigela tradicionalmente começa com a seleção de um local adequado. Deve estar ensolarado ou localizado na sombra parcial fraca, essa beleza do sudeste não gosta de sombreamento forte. Variedades amantes da luz com franjas nas folhas são plantadas apenas em um local ensolarado. Outro ponto importante é o vento. Deve haver necessariamente proteção contra ela (construção, cerca, arbusto menos sensível); caso contrário, fortes rajadas desarrumam flores e folhagens.

Plantamos mudas de Weigela:

  1. Cavar um buraco no local selecionado 50x50 cm e uma profundidade de meio metro. Para regiões com terrenos férteis, onde não é necessário curativo ativo, recomenda-se uma profundidade de 40 cm. Se houver várias mudas, verifique se a distância entre elas é de 2 m para variedades altas e 0,8 m para culturas de baixo crescimento, pois com o tempo o arbusto forma uma coroa exuberante.

    Se possível, tente liberar a área das raízes das ervas daninhas com antecedência.

  2. Coloque a drenagem no fundo do poço - camadas de cascalho e areia. A espessura da camada é de cerca de 15 cm, é melhor não reduzi-la.

    Como drenagem, você pode usar pedras, fragmentos de tijolos ou cerâmica de tamanho adequado

  3. Coloque uma muda no poço e cubra-a cuidadosamente com uma mistura de 2 partes de húmus / solo foliar, 2 partes de areia e 1 parte de terra de grama. Se o seu jardim não for fértil o suficiente, adicione 100 g de nitrofoska e 15 l de composto por cada arbusto à mistura do solo. Compacte a terra com a mão e levemente (as raízes de weigel se sentem melhor em solos soltos). O pescoço da raiz deve estar no nível do solo.

    Se o seu weigel é cultivado em um recipiente, você não precisa libertar as raízes do solo, plante-o com um caroço

  4. Regue as plantas abundantemente e aplique mulch no círculo radicular.

    Se houver água suficiente, a poça mergulhará no chão por algum tempo.

Para esse método, as mudas de três anos do viveiro são mais adequadas, as plantas mais jovens ainda não estão prontas para crescer ao ar livre sem supervisão adicional.

Se a experiência sugerir que a taxa de sobrevivência das plantas em seu jardim é baixa, você pode tratar o weigel com um estimulador de crescimento (Radifarm, Viva +).

Cuidados Weigel no jardim

Se você conhece as necessidades básicas de um weigela, cuidar dele não se torna muito difícil.

Em primeiro lugar, a planta precisa de aeração constante, de modo que o solo no círculo do tronco precisa ser afrouxado regularmente. Após a rega ou a remoção de ervas daninhas, é imperativo cultivar a terra a uma profundidade de 5 a 8 cm. Como nem todo proprietário de jardim pode dedicar tanto tempo a um arbusto separado, você pode encontrar uma maneira mais simples - cobrir o círculo próximo ao tronco com turfa ou serragem de madeira. Se a camada de cobertura morta for de 10 cm, a necessidade de afrouxamento frequente desaparecerá completamente.

Serragem, agulhas, lascas de casca - excelentes materiais de cobertura

O sistema radicular da weigela é fibroso (sem que uma raiz central claramente definida entre profundamente na raiz), mas diverge para os lados não muito próximos da superfície. Portanto, ao afrouxar, você pode ter certeza de que, quando a baioneta da pá estiver totalmente aprofundada, você não danificará as raízes.

A segunda necessidade é de procedimentos de água. É especialmente importante regar o weigel durante uma seca e na primavera após um inverno com neve. A umidade não deve ser poupada - cada arbusto precisa de um balde de água para 8 a 10 litros.

Ao podar, certifique-se de levar em consideração que a planta reage de maneira diferente a cada tipo de poda

A terceira etapa dos procedimentos de tratamento é a poda. O anual é realizado na primavera para remover galhos que foram congelados durante o inverno. Você precisa formar um arbusto apenas uma vez em 2-3 anos.

Vídeo: podando uma planta jovem

Como cuidar durante o crescimento e a floração

Para ajudar o weigel a se preparar para as exuberantes flores da primavera, ele precisa ser alimentado. Adubos minerais são adicionados mesmo na neve, para que, ao acordar, a planta possa imediatamente tirar proveito de elementos úteis. A uréia é usada como cobertura (20 g por m2), superfosfato e sal de potássio (10 g por m2).

A hora do segundo tratamento chega no momento da formação dos botões de flores. Então, o weigel precisa de superfosfato duplo e sulfato de potássio (30 g por 1 arbusto ou 1 m2 área). A terceira alimentação é realizada antes da escavação do outono e consiste em cinzas (200 g por 1 m2) ou pessoal especializado (por exemplo, "Kemira Autumn").

Weigela responde bem aos fertilizantes universais

Após a cobertura, as plantas devem ser regadas abundantemente.

Certa vez, perdi vários arbustos decorativos devido à alimentação abundante. Queria muito mais flores que passei um tratamento adicional com fertilizantes com maior concentração. Eu mesmo não entendo como, tendo uma educação adicional como assistente de laboratório em análise química, eu poderia tratar produtos químicos de forma tão negligente. Mas o resultado vergonhoso na forma de três núcleos decadentes de arbustos outrora fortes funcionou de forma mais eficaz do que quaisquer palestras, exames e uma banheira extra de água fria. Depois disso, tento nunca esquecer que qualquer cobertura é uma experiência química séria, por mais mundana que pareça. Até consegui um caderno de anotações e sempre escrevo o que e quando fiz no jardim de infância, para não permitir mais situações tão irritantes, não por excesso de entusiasmo, mas simplesmente por esquecimento.

Cuidados após a floração

Imediatamente após o término da floração, chega a melhor hora para formar a poda de weigel. Ao mesmo tempo, brotos antigos são removidos e jovens são cortados pela metade. O segundo procedimento está atrasado por 2 ou até 3 anos. Trabalhos futuros são realizados de acordo com o calendário, levando em consideração o clima, o clima da sua região e o estado das plantas.

Uma das tarefas mais difíceis de cuidar de Weigela é preparar adequadamente uma planta que adora calor no inverno. Como se costuma dizer, é melhor ficar aqui do que ficar lá. Os jardineiros usam dois métodos de abrigo: com galhos prensados ​​e montados.

Se necessário, para proteger o arbusto do peso da neve, você pode fazer um bastão cruzado sob o material de cobertura.

Um arbusto atrofiado e jovem para o inverno "se espalha" no chão, dobrando cuidadosamente os galhos e fixando-os para não endireitar. Esse monte pode ser emoldurado com cobertura vegetal e coberto com um material à prova d'água de sua escolha (do spandbod ao filme) e depois consertar o abrigo. É conveniente fazer isso com um tampo em abeto e ao redor do arbusto com pedras.

Esse abrigo de inverno é suficiente para a faixa do meio

Arbustos altos com galhos lenhosos com essa abordagem são fáceis de quebrar, portanto são protegidos na posição vertical. É necessário amarrar a bucha em um pacote solto, cobri-la com o material selecionado e protegê-la com uma armação de arame.

Vídeo: Weigela Secrets

Eu, como jardineiro preguiçoso, realmente amo a tradição de decorar canteiros de flores com pedras.No início, quando escondia um arbusto, era preciso procurar seixos adequados em todo o local e até mesmo em silêncio do seu marido para adaptar os materiais de construção para esse negócio. Depois, encontrei a quantidade certa de belas pedras arredondadas para vizinhos e amigos e agora sempre as mantenho perto dos arbustos. No verão, são decorativos e, no inverno, tornam-se funcionais.

Que problemas os jardineiros têm

Uma das possíveis dificuldades ao plantar um weigel é a hora errada. Se a maioria dos outros arbustos e árvores são preferencialmente plantados no outono, é melhor realocá-lo na primavera. Arbustos de outono plantam raízes muito piores e morrem com mais frequência. Para "preservar" as mudas até a primavera (se você as comprou acidental ou inconscientemente no outono), cave-as em uma posição inclinada e polvilhe a maior parte da coroa com terra. Nesse estado, o weigel é bem-sucedido e você pode soltá-lo na primavera.

Outros problemas, na maioria dos casos, também estão associados à execução tardia de robôs de jardim ou ao seu número insuficiente.

Vídeo: Weigela em seu próprio jardim

Tabela: Trabalho de Cuidado Sazonal

TemporadaO que fazer
Janeiro
  • condensar a neve ao redor dos arbustos, para que não sejam danificados por roedores;
  • retire a neve molhada para que os galhos finos não quebrem com o seu peso.
Fevereiro
Março
Abril
  • cortar brotos congelados;
  • afrouxar e cobrir o círculo do tronco;
  • regar regularmente e abundantemente os arbustos;
  • realizar o primeiro curativo;
  • semeie em campo aberto.
Maio
  • colhendo mudas;
  • cobrir plantas antes de geadas tardias;
  • pragas de fumaça e spray com solução Topsin (3%);
  • fornecer rega abundante;
  • erva daninha;
  • solte e aplique novamente o círculo do tronco.
Junho
  • galhos cortados para estacas;
  • remover o excesso de crescimento na zona do pescoço da raiz;
  • remover ervas daninhas, afrouxar e cobrir o círculo do tronco;
  • alimentar os arbustos com fertilizantes complexos;
  • tratar contra doenças e pragas com líquido Bordeaux.
Julho
  • apare a coroa para uma formação adequada;
  • remova inflorescências secas (se você não planeja coletar sementes);
  • cuidar de mudas e mudas (se houver);
  • pulverize novamente o mato contra doenças e pragas;
  • alimente a planta com uma solução aquosa fraca de verbasco (1:10).
Agosto
  • cobertura de plantas jovens;
  • erva daninha;
  • cuidado de estacas.
Setembro
  • plantar novos arbustos de weigela e replantar os antigos;
  • mulching de círculos do tronco;
  • cuidados com estacas e mudas (se ainda não estiverem prontas para transplante).
Outubro
  • remoção de folhagem;
  • mulching com uma camada grossa para o inverno (turfa ou folhagem de carvalho seco);
  • dobrar galhos no chão para evitar congelamento;
  • abrigo de mudas para o inverno;
  • coleta de sementes após a segunda floração (durante o craqueamento das cápsulas).
Novembro
  • proteção contra roedores com a ajuda de iscas;
  • abrigo de arbustos para o inverno.

Vou dizer uma banalidade, mas as plantas em seu próprio jardim são quase crianças. Enquanto eu estava com preguiça de fazê-los com mais frequência 2-3 vezes por ano, eles de alguma forma se enfrentaram e pareciam quase decentes. Mas como uma mãe está decepcionada com seus próprios bebês, observando o sucesso de seus filhos do mesmo ano, então comecei a ficar com vergonha do meu canteiro de flores, chegando a visitar amigos. O canteiro foi formado precisamente a partir do cálculo da economia de tempo, porque eu amo flores e odeio suportar plantas anuais para plantar todos os anos. Mas os arbustos também precisam mexer para que sejam realmente bonitos. Considerando que o entusiasmo da jardinagem me ataca com flashes curtos e geralmente fora de estação, era realmente difícil sincronizar as necessidades das plantas e meu próprio humor. Com o tempo, consegui me disciplinar e incorporar a cama mínima necessária em meus planos diários. O resultado foi obtido com e sem manicure - parece um pouco, mas a imagem muda drasticamente. É verdade que agora novas plantas aparecem raramente - eu trato todo mundo como um bebê adotado.

Métodos de criação

Os jardineiros praticam a propagação de weigela por sementes e métodos vegetativos: estacas (enraizamento de brotos cortados), estratificação (enraizamento de brotos dobrando e adormecendo com o chão sem tirar a sarça), brotos jovens de toco ("crianças" que aparecem regularmente na raiz do pescoço). O cultivo de mudas de brotos e brotos é idêntico, e o método de postura é mais simples, pois o crescimento jovem não requer cuidados adicionais no estágio de enraizamento.

Veigel é mais frequentemente propagado por camadas arqueadas

Como cultivar mudas de weigel

Ao contrário de muitos outros arbustos ornamentais, o Weigel é perfeitamente propagado por sementes. As sementes coletadas permanecem viáveis ​​por um ano inteiro, mas não devem ser armazenadas por mais tempo. A preparação preliminar de sementes não é necessária, elas são bastante tenazes e sem ajuda adicional. Para a semeadura, você pode usar as bandejas para mudas ou cobertas com vasos de flores, em geral, qualquer tipo de mini-estufa.

Como regra, todas as plantas brotam simultaneamente, o que simplifica muito o cuidado de brotos jovens. A colheita é realizada após o aparecimento do segundo par de folhas, então você pode fazer capina. Se as mudas tiverem espaço suficiente para crescer (7 a 8 cm entre vizinhos), no futuro elas precisarão apenas de rega.

Se você não encontrou ferramentas de mergulho, pode usar as ferramentas disponíveis

No final do primeiro ano após o surgimento das mudas, as mudas crescem de 6 a 7 cm de altura e o sistema radicular ocupa um local com um diâmetro de 3-5 cm.Nesta fase da vida, o caule ainda não se ramifica, mas existem 3 ou mais pares de folhas, além de axilares e rins apicais. Essas mudas estão prontas para crescer ao ar livre. É melhor levar as caixas para o jardim e colocá-las sob a sombra parcial das árvores.

Esse arbusto é adequado para plantar no chão ou na cuba

No segundo ano de vida, as mudas têm uma altura de 40 a 50 cm e um sistema radicular superficial bem desenvolvido. Essa planta já pode encontrar um local de residência permanente em seu jardim. Mas as primeiras flores terão que esperar mais 2 anos.

O método de propagação por sementes não é adequado para formas híbridas e de jardim de weigels, nas quais as propriedades decorativas necessárias foram dadas por enxertia. É melhor semear as formas naturais de Weigela: agradável, cedo, Middendorff.

Weigel cultivado a partir de estacas

A propagação vegetativa é a melhor maneira de preservar as características varietais do seu animal de estimação verde. O momento ideal para esse procedimento é meados de junho, quando os botões de flores da primavera já cumpriram sua função e novos ainda não apareceram. Brotos jovens, ainda não teimosos, devem ser cortados. O corte inferior deve ser reto, o oblíquo tradicional cortará o feixe ao qual as folhas estão presas. O corte superior deve ser colocado acima da almofada de lençóis, o inferior - logo abaixo dela.

Em anos escolares distantes, você certamente foi informado de que as plantas têm três maneiras de arrumar as folhas no caule: alternada (escada), oposta (folhas emparelhadas crescem uma em frente à outra) e torceu (as folhas cobrem a haste com um anel). Os jardineiros iniciantes devem se lembrar disso definitivamente, uma vez que as estacas de plantas com uma posição alternativa são cortadas do fundo de forma oblíqua, com zumbido e oposto - apenas em linha reta.

Para cortar estacas, você pode usar uma lâmina convencional

Na questão de aparar dois pares de folhas restantes no caule, os especialistas não são solidários: você pode removê-los completamente, cortá-los ao meio ou deixar 2/3 da lâmina da folha.

Em seguida, proceda da seguinte maneira:

  1. Coloque as estacas recém cortadas em água à temperatura ambiente por 1-2 horas.

    O nível da água na jarra não deve ser alto - apenas umedeça o fundo 2-3 cm

  2. Trate as hastes preparadas com estimulante do crescimento e deixe durante a noite em uma sala escura e quente. Tempo ideal de exposição - 12 horas, temperatura - 20sobre-25sobreC. Como estimulante, normalmente é usada uma solução de 150 mg de heteroauxina em 1 litro de água. Observe que sem a estimulação do crescimento, a probabilidade de enraizamento das estacas é reduzida em uma ordem de magnitude.

    Ao comprar uma sacola, calcule quanto dinheiro é necessário para processar todas as suas estacas

  3. Prepare uma mistura de areia com turfa e plante as estacas em terreno aberto, cortando-as a uma profundidade de 1 cm.De cima, misture o solo com areia lavada do rio e depois cubra-a firmemente com um filme plástico (como opção - uma garrafa de plástico cortada). Regue as mudas duas vezes por dia até ficar completamente enraizada.

    Uma garrafa cortada é a mini estufa mais fácil e barata

Especialistas dizem que se você aderir a esse método, é garantido um bom enraizamento.

Weigela se propaga igualmente bem em estacas de inverno e verão. Mas as mudas de verão florescem primeiro aos 2 anos de idade, e essa é uma enorme vantagem para os jardineiros impacientes. Infelizmente, os primeiros botões terão que ser removidos antes da abertura, para que o arbusto forme uma coroa mais magnífica e densa.

Se você perdeu a época das estacas de verão, pode tentar cultivar estacas de inverno. Eles são cortados em abril, separando o caule sob o broto com folhas não queimadas. Além disso, a tecnologia é semelhante, mas o enraizamento é realizado em vasos com uma mistura de areia e grama. Após a formação das raízes, as plantas são beliscadas e alimentadas com esterco de vaca (0,5 l de chorume por 1 m2) ou fertilizantes minerais (30 g de superfosfato + 25 g de nitrato de amônio).

O enraizamento das estacas não é garantido, portanto cozinhe-as com uma margem

Lembre-se de que, apesar dos esforços extras, as estacas de inverno não apenas pioram, mas também criam raízes com menos facilidade. Portanto, se você precisar de um resultado garantido, é melhor esperar o verão.

As nuances do cultivo em diferentes regiões

Devido à alta adaptabilidade dos pesos, cresce bem em quase todo o país. Mas há várias nuances que devem ser levadas em consideração por um jardineiro de regiões com clima severo.

Crescendo na região de Moscou e na região de Leningrado

Nesta região, as variedades híbridas deste arbusto são as mais indicadas: Candida, Eva Ratke, Rosea, Lucifer. Do crescimento selvagem em climas temperados continentais, Weigela cedo é apropriado, que é freqüentemente encontrado no sul do território de Ussuri e florescendo (variedades Purpurea e Alba). Mas o último tolera o frio e precisa de um abrigo cuidadoso. Se você não está envergonhado com a necessidade de proteger as plantas da geada, o Weigela Sadovaya e o Weigela Middendorf crescerão bem no jardim perto de Moscou. Aqui eles não apenas crescerão bem, como poderão se propagar com sucesso por estacas e sementes, de acordo com o esquema padrão.

Uma cabana perto de Moscou decorada com Weigels se assemelha a uma casa aconchegante na Provença

O plantio de Weigela na região de Moscou é realizado de acordo com a tecnologia já descrita acima. A única diferença é que o plantio de primavera é recomendado. A primeira floração terá que esperar 4 anos.

No clima frio, o outono weigel morre frequentemente no primeiro inverno, apesar de uma embalagem cuidadosa.

Se você deseja obter um arbusto compacto com muita floração, basta dois curativos por ano. Durante o inchaço dos brotos das folhas (mas antes que as primeiras folhas desabrochem), é introduzido nitroammophoska, 40 g por balde de água sob cada arbusto. No final da primavera, antes da floração dos botões, adiciona-se sulfato de potássio e superfosfato em uma quantidade de 30 g por 10 l de água para cada arbusto.

Antes das primeiras geadas, os arbustos devem ser cobertos com agrofibra, folhas secas ou ramos de abeto (como rosas). Se o inverno for projetado para ser severo, é melhor jogar com segurança e usar material de cobertura ou spandbod como abrigo.

Vídeo: a melhor variedade de perucas para a faixa do meio

Crescendo na Sibéria e nos Urais

O único obstáculo ao crescimento normal de weigels nessa região são as fortes geadas de inverno. Portanto, apenas as variedades mais estáveis ​​de weigela devem ser plantadas aqui: Alba, Striatum, Victoria, Shtiriaka, Príncipe Vermelho, Eva Ratke. Jardineiros afirmam que são capazes de sobreviver ao inverno com uma queda de temperatura de curto prazo para -43sobreC. É claro que mesmo essas variedades não passam o inverno sem abrigo, mas podem ser cultivadas em campo aberto, sem perder tempo com a manutenção de banheiras no inverno.

Apesar da aparente fragilidade e ternura, esta peruca Styriak é capaz de suportar invernos extremamente rigorosos

O plantio de mudas aqui também é preferível à primavera, já que o outono não tem tempo suficiente para crescer mais forte antes das geadas. O restante dos cuidados com Weigel na Sibéria quase não é diferente das mesmas ações em outras regiões.

TOP 5 dicas úteis

  1. Ao usar pesos em aterrissagens em grupo, faça um círculo comum de troncos. Isso facilitará muito o afrouxamento, a irrigação e a cobertura morta dessa área e você gastará menos tempo cuidando do grupo.
  2. Você não deve comprar pesticidas caros para Weigela. Você pode conviver com meios tradicionais: sulfato de anabazina (solução a 0,2%), sulfato de nicotina (substância ativa a 0,4% + um pouco de sabão para fixar nas folhas), tricloromegafosomos (solução de 0,2 a 0,3%), carbofos (Solução a 0,2%), clorofosomos (0,3-0,5%). Se você tem medo de trabalhar com produtos químicos e inseticidas complexos (Keltan, Rogor, Nitrafen), livrar-se de pulgões, lagartas que comem folhas, tripes, ácaros e cochonilhas ajudará a infusão de felpa, alho, absinto, cebola ou amargo pimenta.
  3. Se você notar câncer bacteriano na raiz do mato, não tente salvá-lo - todos os esforços serão em vão. É melhor desenterrar e queimar plantas rapidamente, para que outros representantes da flora do seu jardim não sejam infectados com esta doença.
  4. Quem é preguiçoso em cuidar de mudas de weigel pode simplificar sua tarefa e tirar proveito da ajuda da natureza. Você não precisa coletar sementes no outono - deixe-as no chão e deixe-as crescer sem a sua participação. Em um teste tão severo, as mudas mais fortes sobreviverão, o que será muito mais fácil crescer até os dois anos de idade.
  5. Quando mudas recém-transplantadas começam a murchar e mudam a cor das folhas para amarelo, isso indica uma doença da planta. Verifique se há sinais de superfície de parasitas e verifique se as condições de umidade estão corretas. Acontece que tudo está em ordem, mas as plantas continuam definhando. Então, provavelmente, você inadvertidamente trouxe você mesmo os parasitas quando fertilizou uma muda - larva do besouro ou urso de maio, que se alimenta de raízes. Tente derramar o solo ao redor dos arbustos com uma solução de karbofos ou actara, e o weigel se recuperará com o tempo.

Mesmo que a floração não seja muito abundante, o weigel parece muito decorativo

O que os jardineiros dizem: feedback dos profissionais

Vantagens: lindo! magnífico! fascinante!

Minuses: arbusto temperamental

Este arbusto cresce em nosso jardim há dez anos. Nos primeiros anos, ele floresceu muito mal, apenas algumas flores. Corremos com ele pelo jardim, procurando um lugar adequado. Até agora, após cerca de seis anos, eles não o anexaram no canto mais confortável e ensolarado. Desde então, cresceu decentemente e nos faz felizes todos os anos com seus botões rosados, semelhantes aos sinos. Em geral, weigela - o arbusto é bastante temperamental. Requer a escolha de um local protegido dos ventos, solo fértil e bem drenado. Não tolera inundações. Mas na estação quente requer rega regular. [...] Nos invernos gelados, os brotos de weigel podem congelar, na primavera eles precisam ser cortados. Além disso, após a floração, uma vez a cada vários anos, realizamos poda antienvelhecimento, removendo galhos antigos. Periodicamente, o arbusto é fertilizado com uma solução de fertilizante orgânico. Mas sem fanatismo. Demorou seis anos para entender as necessidades de nosso arbusto Weigela. Mas agora ele é uma verdadeira decoração do jardim!

Zerkana

//otzovik.com/review_3081547.html

Vantagens: exigente, não requer muito cuidado.

Pontos negativos: Precisa moldar

Uma vez em um mercado onde as flores são vendidas, uma avó estava vendendo estacas de arbustos, e havia apenas uma flor nessas estacas. Era vermelho, com a forma de um grande sino. Gostei muito e comprei por um preço puramente simbólico. Foi Weigela.Plantei no início da primavera, em uma terra bem fertilizada com turfa e areia. O caule criou raízes bem e rapidamente. Cresceu bem, não vou aumentá-lo o tempo todo, ainda o adubo, mas eu realmente queria que ele florescesse para o próximo ano. Mas, para minha tristeza, no ano seguinte ela não floresceu, mas, por outro lado, deu uma vegetação bonita e exuberante, boas folhas verdes densamente cobertas de galhos de arbustos. Fiquei muito chateado, fui a uma loja especializada para consultar sobre esse arbusto. E tudo me foi explicado lá, acontece que o Weigela não requer muito fertilizante, porque tudo ficará verde, menos minerais e tudo útil para a planta na terra, melhor florescerá com flores. No ano seguinte eu o fiz, durante todo o ano anterior não inundei nada além de água sob esse arbusto. E este ano, no início de junho, ele floresce em minha capacidade total.

Silena

//otzovik.com/review_2173371.html

A planta é baixa, a altura de um arbusto adulto atinge pouco mais de dois metros, mas isso ocorre sob a condição de que não congele no inverno. Existem prós e contras neste arbusto, e cada produtor considera-os como bem entenderem. Na minha análise, descreverei minha experiência e minhas observações. [...] A única desvantagem é que o Weigel tem medo não apenas de temperaturas congelantes, mas também de uma grande diferença de mais para menos. Mas a planta tem muitas vantagens e a primeira é que, após a poda de galhos secos que sofreram baixas temperaturas, o arbusto é restaurado instantaneamente. Com apenas uma diferença, essa planta floresce apenas uma vez durante o período vegetativo. [...] Flores de cor escura queimam um pouco ao sol. Parece bonito em composições com coníferas e flores perenes, como incenso, hosta, tradescantia, rudbeckia.

angel47

//otzyvy-otritsatelnye.ru/otzyvy/tovary-i-uslugi/tovary/43386-veygela.html

A [fábrica de Weigel] instalou-se recentemente em nosso jardim, mas já se tornou um favorito claro. Plantaram-se, não compraram, mas aproveitaram as mudas, que foram gentilmente cedidas por um jardineiro familiar. Eles plantaram debaixo de uma jarra, nem todos se enraizaram de uma só vez. Cresce dependendo do local e da terra, você ainda precisa do sol. Estacas ficavam o tempo todo debaixo do banco, às vezes no ar. No ano seguinte, os arbustos literalmente explodiram em crescimento. Então a mesma mulher deu um pequeno arbusto. É claro que ele cresceu ainda mais rápido e, o mais importante, floresceu o verão inteiro. Mesmo no outono, um galho estava em flor. Eu simplesmente me apaixonei por Weigela. Cuidado padrão, se você quiser, pode ser regado com fertilizantes, seria grato. Não quero regar - seu direito que eu não saberei. Não me arrependo de nada por tanta beleza)) Você pode regar infusão de urtiga - os mesmos produtos orgânicos. Também quero escrever que temos muitos arbustos, um plantado como uma continuação do hedge e que parece muito bom, mas, neste caso, é necessário algum tipo de remanso. No centro do país, sem apoio, está crescendo. Ainda não posso esperar até que o weigel vermelho cresça, eles plantaram uma haste no verão passado. Na foto, o arbusto Weigela rosa por dois anos, floresceu por muito tempo, lindas flores cheiram bem. Se você vê tais arbustos, compre, não se arrependerá!

raudona

//otzovik.com/review_4363688.html

[...] Um local ensolarado deve ser escolhido para a weigela, embora também possa crescer em sombra parcial. O solo deve estar solto, permeável. É necessário um cuidado mínimo - rega, fertilização e poda após a floração. Propagados por estacas jovens e ligeiramente lignificadas - elas são cortadas do mato e plantadas na areia ou no solo solto sob uma película e regadas. As plantas enraizadas já podem florescer no próximo ano. As estacas enraízam facilmente, só é preciso cortá-las cerca de 10 cm e remover a maioria das folhas. Weigela pode ser usado em composições com lilás, forsia, maquete e outros arbustos. Preste atenção à poda. Toda primavera, é necessário remover brotos congelados e secos, e é melhor fazer a formação de arbustos depois que o weigel florescer (encurte brotos jovens pela metade para obter um bom perfilhamento).

Solnyshko4

//otzovik.com/review_3008756.html

Eu [weigel] cresce pelo terceiro ano (Kazan) e floresce duas vezes por ano, um arbusto muito bonito. No inverno, eu apenas inclino os galhos, tento jogar mais neve nele.

Lily

//www.botanichka.ru/article/weigela/

Como você pode ver, weigela não é tão caprichosa quanto se diz. A maioria dos jardineiros está feliz com seus arbustos, mesmo que não cumpram o plano de cuidar dele em 100%. Portanto, certifique-se de tentar plantá-lo em casa, porque você não terá menos prazer em sair do que em contemplar seus botões brilhantes.

Pin
Send
Share
Send