Kishmish é uma uva incrível que pode ser usada como variedade de mesa e como técnica. Gosto extraordinariamente doce com notas almiscaradas para adultos e crianças. Mas a principal característica da variedade é a ausência de sementes. Um kishmish pode ser comido pelas duas bochechas sem medo de sementes. Embora não sejam prejudiciais, eles têm um gosto adstringente que muitas pessoas não gostam. E dos úteis Kishmish eles fazem passas bem conhecidas.
A história das uvas Kishmish
O nome dessa variedade tem raízes persas e soa delicioso, como uma espécie de doçura oriental - Kishmish. Traduzido literalmente como "uvas secas". Naturalmente, a pátria dessa variedade é a Ásia Central. Kishmish foi mencionado pela primeira vez em 1212 em um conto de fadas uzbeque.
Era uma vez, uvas com sementes muito pequenas ou com sua completa ausência apareceram no território da Ásia Central. Isso aconteceu por mutação natural. Um experimento natural foi percebido pelos humanos e continuado. O resultado de um trabalho minucioso foi o nascimento de muitas variedades de uvas com bagas brancas, rosa ou escuras.
Descrição e características da variedade
O nome Kishmish une um grande grupo de variedades que têm várias características.
- A principal característica distintiva é a falta de sementes na baga. Em algumas variedades híbridas, as sementes ainda estão presentes, mas são tão pequenas e pouco desenvolvidas que praticamente não são sentidas.
- Os cachos de Kishmish são densos ou soltos com bagas pequenas. A cor depende da variedade. Mas, independentemente da variedade - a baga tem uma estrutura densa e excelente preservação.
- A polpa tem um alto teor de açúcar - de 17 a 25%. Isso faz de Kishmish uma baga ideal para fazer passas.
- Kishmish é uma uva universal, que pode ser atribuída simultaneamente a variedades de sobremesa e de mesa. Bagas podem ser consumidas cru, seco, feito vinho, geléia fervida.
- Todas as variedades são excelentes polinizadores.
- Kishmish é um produto alimentar muito útil. As vitaminas e os microelementos nele contidos ajudam a se recuperar após uma doença grave, sustentam o músculo cardíaco e trazem a pressão de volta ao normal.
Nisso, talvez, as semelhanças gerais terminem. As variedades têm diferentes resistência ao amadurecimento e ao gelo.
Kishmish Radiant - vídeo
Variedades populares
Graças ao trabalho de seleção, as variedades amantes do calor de Kishmish agora podem ser cultivadas não apenas na Rússia Central, mas também em regiões mais frias. As variedades mais populares diferem não apenas na cor e tamanho das bagas, mas também em um conjunto de características.
- Kishmish húngaro, ou Kishmish 342 - uma variedade muito popular. É considerado precoce, pois leva apenas 110 a 115 dias para amadurecer. A planta é vigorosa. As bagas são de tamanho médio, verde claro. A massa do pincel é de 300 a 500 G. A polpa é macia, com um sabor almiscarado. Resistente a doenças fúngicas. Suporta geadas de 22 a -26 ° C. Usado como uma variedade de sobremesas, adequada para a secagem.
- Kishmish Aksaysky é uma variedade madura precoce, você pode colher a colheita já no final de julho - início de agosto. Arbustos de médio vigor. O cacho é grande, de forma cônica, com um peso médio de 500 a 600 g, e as bagas são grandes e ovais. A polpa tem um agradável sabor harmonioso, com um leve aroma a noz-moscada, o teor de açúcar é alto. As bagas são pintadas em tons de rosa claro, mas quando totalmente maduras, tornam-se rosa escuro. Resistente ao oídio, oídio, relativamente resistente à podridão cinzenta. Apresentação e transportabilidade são boas.
- O século Kishmish - uma variedade criada nos EUA em 1966, é famosa em todo o mundo. O período de maturação é médio - em 120 - 125 dias a partir do início da estação de crescimento. A planta tem um arbusto vigoroso. Cachos de formato cônico, de densidade média, muito grandes - 700 - 1200 G. As bagas são verde-amarelas, de forma oval, com uma pele fina mas forte. A polpa é homogênea, levemente crocante, doce. O sabor é equilibrado, com aroma de noz-moscada, teor de açúcar 13%, acidez - 6 g / l. A variedade possui alta resistência a rachaduras, o que proporciona uma boa apresentação. Mas não é muito bem armazenado - as bagas adquirem rapidamente uma tonalidade marrom. Resistente ao gelo - suporta até -25 ° C.
- Kishmish Radiant é a única variedade incluída no Registro Estadual. Regiões de admissão - Baixo Volga e norte do Cáucaso. Pertence a variedades com um período de maturação médio - 125 - 130 dias. Arbusto vigoroso com tamanho médio de folhas fortemente dissecadas com cinco lobos. A placa da folha é verde claro com uma superfície brilhante. A flor é bissexual. A escova alada e friável, com um peso médio de 413 G. Segundo alguns relatos, pode ganhar peso de até 1 kg. As bagas têm uma forma ovóide alongada e tamanho médio. A pele rosada é densa, a carne tem um sabor bom, carnuda e suculenta. A classificação dos provadores é muito alta - 9,1 pontos (em uma escala de 10 pontos). O rendimento médio é de 126c / ha. É atingido por mofo por 4 pontos, podridão cinza por 3 pontos (o indicador é muito menor que o padrão), por um oídio por 1 ponto.
- Kishmish Moldavsky é uma variedade média-tardia; decorrem 155 dias desde o início até o estágio de amadurecimento técnico. O mato está coberto de vegetação. Os pincéis são grandes, com um peso médio de 600 g. As bagas são redondas, às vezes ovais, a pele é fina e forte, roxa clara com um ligeiro revestimento ceroso. A polpa é carnuda, crocante. O sabor é harmonioso, doce. A variedade é resistente ao oídio e à filoxera. Se não houver danos ao ralador de folhas, as bagas são resistentes à podridão cinzenta. Suporta geadas até -18 ° C. Apresenta excelente transportabilidade e é armazenado por um longo tempo.
Recursos de desembarque
O cultivo bem-sucedido de uvas Kishmish começa com uma variedade selecionada corretamente que, de acordo com suas características, é adequada para sua região. Além disso, algumas regras devem ser observadas.
Seleção do local e preparação do solo
A escolha do local certo para qualquer uva é um momento crucial no processo de plantio. Por exemplo, Kishmish não crescerá em sombra densa. Não vale a pena plantar próximo a árvores por causa da competição por água e nutrientes. Também exclua áreas com correntes constantes - as uvas adoram conforto. Para plantar essa variedade, você precisa tomar a área mais quente e ensolarada, aberta para o sul ou sudoeste. O local deve ser plano ou ter uma leve inclinação.
Um leve sombreamento é permitido apenas nos primeiros anos de desenvolvimento. Como Kishmish tem arbustos altos, a coroa do cultivo de uvas pode ser facilmente trazida para a zona de iluminação mais alta.
Uma boa opção é plantar uma planta perto do muro de pedra de uma estrutura técnica - um celeiro, uma garagem que fecha as uvas do lado norte. Isso não deve ser feito perto da casa, pois a rega abundante pode levar à perturbação da fundação.
Em princípio, Kishmish pode crescer em qualquer solo. Mas uma colheita estável trará apenas solos soltos e nutritivos, que aquecem com rapidez suficiente e proporcionam ao sistema radicular fácil acesso ao oxigênio e à umidade. Solos argilosos e argilosos leves, chernozems em rochas cretáceas e calcárias possuem tais características. Os arenitos também podem ser uma boa opção, mas você deve considerar a capacidade deles de perder rapidamente umidade e nutrientes.
Inadequados para uma vinha são os solos com um subsolo impermeável às raízes (saída de rocha, localizada a menos de 1 m da superfície), áreas pantanosas e salinas.
Prepare o solo com antecedência. Se o plantio for realizado na primavera, comece a preparar o local no outono.
- limpar a área da vegetação e pedras, nivelar a superfície, preencher os buracos;
- Cavar o solo profundamente (a uma profundidade não inferior a 65 cm), enquanto aplica simultaneamente húmus podre (3-4 kg por 1 m²) e 100 g de superfosfato. Grandes torrões de terra não precisam ser quebrados, tais solavancos durante o inverno ajudarão a capturar mais chuva e desmoronarão na primavera;
- 1–1,5 kg de farinha de fosforito são adicionados aos solos ácidos;
- para melhorar a condição do solo argiloso pesado, adicione pedra britada, areia grossa e húmus;
- solo arenoso solto está associado à introdução de turfa, estrume e chernozem;
- se for difícil cavar muito na área, use uma plantação de fitas.
Tempo de pouso
O plantio de Kishmish pode ser feito na primavera e no outono. Nos locais de onde a variedade vem e nas regiões sul, elas plantam no outono. As mudas são plantadas de outubro a novembro, dependendo do clima.
No exemplo da Crimeia, posso dizer que o outono é o momento mais conveniente para o plantio de uvas, e não apenas para ele. O clima favorável, combinando calor e precipitação, cria esse microclima exclusivo quando o sistema radicular consegue se adaptar às novas condições antes do início da primeira geada.
Em regiões mais frias, onde o outono pode trazer surpresas na forma de geadas repentinas, o melhor é plantar na primavera. Mas você precisa se apressar neste caso. O processo será bem-sucedido se a muda de uva for plantada antes do início do fluxo de seiva, antes que a planta acorde. A temperatura do solo deve estar dentro de 10 ° C para que as raízes não congelem. Como regra, essas condições são típicas para abril - início de maio.
Além disso, você deve estar ciente de que no outono é praticado o plantio de mudas e, para estacas, o melhor momento é a primavera.
Seleção de mudas
O desenvolvimento posterior da planta, sua produtividade, depende de como você seleciona corretamente o material de plantio.
- O processo de transplante mais fácil é realizado por mudas jovens. Portanto, plantas de 1 a 2 anos são consideradas as mais preferidas.
- As raízes Há uma regra - quanto mais raízes, melhor. Verifique se eles não estão danificados, inchados, com pontas pendentes. Peça ao vendedor para cortar um pedaço da raiz, se o corte for leve, a muda estará viva.
- Stam. Liso, sem sinais de infecções e manchas necróticas, espessamento e flacidez.
- Ganho. Deve estar maduro, não fino, tem vários rins.
Processo de plantio
Um poço de uva é desenterrado com uma reserva. Sua profundidade é de 70 a 80 cm, largura - 1 m. Tais volumes são devidos ao fato de que as raízes de uma muda podem se desenvolver bem apenas em solos soltos, o que fornece ao sistema radicular o oxigênio necessário.
- A camada fértil, retirada durante a escavação, é misturada com 2 - 3 baldes de estrume ou húmus apodrecido, 200 - 300 g de superfosfato, 100 - 200 g de sal de potássio.
- O suporte é introduzido no fundo sólido do poço e a drenagem é feita - tijolo quebrado ou cascalho grande.
- Despeje a mistura do solo e encha-a com água para que o solo assente.
- Quando chegar a hora de pousar, faça um buraco no poço. Sua profundidade deve ser tal que apenas 2 olhos sejam visíveis após o plantio acima da superfície do solo.
- As raízes das mudas devem ser direcionadas estritamente para baixo.
- Após o plantio, as mudas são regadas com água morna; depois de absorver a umidade, o solo é coberto.
Uma maneira comprovada de plantar uvas - vídeo
Ao plantar mudas, é importante aderir ao esquema. Entre as plantas em uma fileira deve ser de 2, 5 - 3 m. A mesma distância deve ser mantida nos corredores.
A profundidade do plantio da uva depende diretamente da região climática e da composição do solo. Nas regiões sul, as mudas são plantadas para que o calcanhar esteja a um nível de 50 a 55 cm da superfície do solo. Em áreas frias e em solos arenosos - 60 - 65 cm.
Recursos de Cuidados
De quão cuidadosos Kishmish recebe, sua produtividade depende.
Rega e alimentação
Kishmish gosta de regar. Mas um volume muito frequente e insuficiente não trará nenhum benefício. Além disso, a qualidade do solo deve ser levada em consideração, por exemplo, as arenosas requerem mais umidade que o chernozem.
Mudas requerem maior atenção. Eles são regados a cada 4 dias, especialmente se o tempo estiver quente. 3 a 4 baldes de água devem ser derramados sob a planta jovem. Para absorver a umidade uniformemente, divida essa quantidade em 2 doses - manhã e noite.
Os períodos mais importantes para a irrigação de uvas frutíferas:
- início de vegetação;
- uma semana antes da floração;
- imediatamente após a floração;
- período de enchimento de bagas.
2 semanas antes da colheita, a rega é reduzida em 2 vezes.
A alimentação deve ser moderada. O curativo misto é considerado favorável para Kishmish, alternando com matéria orgânica e fertilizantes complexos.
Mesa fertilizante
Período | Taxa de fertilizantes |
Início da primavera | Para que as uvas comecem a crescer mais rapidamente, é usada uma solução contendo nitrogênio. Para regar um o arbusto em 10 l de água é dissolvido:
A cobertura mineral pode ser substituída com sucesso por uma solução orgânica de estrume, por exemplo. |
Uma semana antes floração | Prepare uma solução de 65 g de nitrofosfato e 5 g de ácido bórico (dilua em 10 l de água). Pode usar e matéria orgânica - 2 kg de esterco por balde de água. |
Solstício de verão | A introdução de nitrogênio é interrompida para que as videiras tenham tempo de amadurecer antes do início do tempo frio. Portanto, antes no início do amadurecimento das uvas, use fertilizantes de superfosfato e potássio - 20 g por 10 litros de água. |
Meados de outono | Uma planta que perdeu a frutificação precisa recuperar a força antes do início do inverno. Para fazer isso, a cobertura do outono deve consistir em potássio e fósforo, tomados 25 g por balde de água. |
Uma vez a cada três anos no outono, você pode fazer esterco ou adubo para escavação.
Tratamento foliar para melhorar a qualidade da colheita
Durante o período de floração das uvas Kishmish, é utilizada a droga Gibberellin, que reduz a queda do ovário, resultando em maior produtividade. Além disso, aumenta o teor de massa e açúcar das bagas. Para o mesmo objetivo, você pode usar a droga Ovário.
Poda
Cada muda de uva nos primeiros 3 a 4 anos de desenvolvimento deve ser modelada. Sem essa técnica importante, a planta não poderá produzir culturas de alta qualidade e será problemático cuidar dela.
Kishmish começa a cortar na primavera, independentemente do momento do plantio. Como regra, uma forma de cordão é usada com uma, às vezes com duas mangas, que, na maioria das vezes, são direcionadas em uma direção.
Para não sobrecarregar o mato, é permitida uma média de 10 a 12 videiras por 1 m de altura da planta. Como a variedade é vigorosa, a poda longa é praticada - de 8 a 12 olhos. A prática mostra que nas variedades asiáticas, às quais Kishmish pertence, os primeiros 4 a 5 brotos são inférteis, por isso é aconselhável aplicar uma poda longa a elas. Após o início do crescimento da parte aérea, normalize removendo brotos inférteis e inflorescências em excesso, deixando 2 pincéis em cada parte aérea.
Quantos olhos cortam uvas - vídeo
Preparações de inverno
Nas regiões do sul, não há necessidade de abrigar uvas. Mas se você cultivar frutas silvestres na Rússia Central e ao norte, essa técnica de cuidado deve ser realizada.
- No outono, o espaçamento entre linhas das ervas daninhas é maior, pois durante o verão o solo é compactado e as reservas de umidade diminuem. Solos soltos melhor capturam e retêm umidade.
- Ao mesmo tempo, destrua as ervas daninhas, as pragas são arranjadas nelas para o inverno.
- Gaste fertilização com fertilizantes de fosfato de potássio e rega antes do inverno na hora certa.
Os arbustos jovens das uvas abrigam mais cedo do que a frutificação. As videiras são desamarradas, colocadas no chão e presas com grampos de ferro ou madeira. Tampa superior com material não tecido e tampa com terra. Você pode construir caixas de madeira compensada.
Doenças e Pragas
Somente uvas saudáveis podem dar frutos em abundância e mostrar frutos de alta qualidade. Portanto, a prevenção e a proteção das plantas contra doenças e pragas devem ser abordadas com responsabilidade.
- Podridão branca. Inicialmente, a crista e os caules das uvas são afetados. Em seguida, o fungo se espalha para bagas individuais e depois cobre todo o pincel. As bagas tornam-se letárgicas, ficam vermelhas e caem. Videiras doentes são cobertas com manchas redondas, com bordas nas bordas com uma borda preta. Nas áreas afetadas, a casca está encharcada. No tempo chuvoso, você pode ver os esporos de patógenos - pontos de cor esbranquiçada. Eles se formam nas bagas e áreas afetadas da videira. O problema geralmente se manifesta após queimaduras solares, granizo e bolor. A doença é tratável, pulverizar com uma solução a 4% de líquido de Bordeaux, uma solução a 5% de Kaptan ou uma suspensão a 1% de DTM são medidas para combatê-la. Prevenção:
- cumprimento de condições agrícolas;
- é especialmente estritamente necessário observar o regime de poda para que os arbustos sejam bem ventilados e iluminados pelo sol.
- Podridão cinzenta. A doença pode ocorrer em bagas no início de sua formação. Mas as uvas que começaram a derramar ou já amadureceram são as mais afetadas. As bagas são cobertas com manchas marrons, a pele está rachada, aparece uma camada macia e cinza - esporulação do fungo. Se o outono estiver seco, o fungo causa o amadurecimento das bagas, a chamada podridão nobre. Escovas afetadas pela podridão cinza não são adequadas para transporte e armazenamento. Infelizmente, não há tratamento eficaz para o fungo. Portanto, todos os esforços devem ser direcionados para medidas preventivas:
- rompimento oportuno e amarração de brotos;
- afinamento da massa foliar para que as bagas tenham maior acesso ao sol;
- Ao primeiro sinal de derrota, toda a colheita deve ser removida com urgência.
- Rubéola Primeiro de tudo, a doença afeta as folhas. Pontos de luz aparecem neles no final de abril - início de maio, que depois se espalham entre as veias. Em variedades com frutos leves, adquirem uma cor marrom com uma estreita borda amarela cerosa. Nas variedades escuras, a cor das manchas é bordô brilhante com uma borda verde-amarela. As folhas afetadas secam e caem prematuramente. A rubéola pode resultar na inibição do crescimento de brotos, inflorescências e ovários. O sabor das uvas pode mudar para pior. Se a rubéola aparecer na última temporada, na primavera, assim que as folhas começarem a pintar, pulverize 2 a 3 pulverizações com 1,5 - 2% de líquido de Bordeaux ou 0,5% de solução de Tsineba. O intervalo entre procedimentos é de 5 a 10 dias. O processamento posterior é o mesmo que contra o oídio - solução a 1% do fluido Bordeaux. A cobertura oportuna e o cuidado adequado do solo ajudarão a reduzir o risco de uma doença.
- Leafloader. A lagarta danifica brotos, ovários e frutos. Uma lagarta pode destruir até 50 botões. Se as bagas estiverem danificadas, os microrganismos nocivos se desenvolvem nelas, levando à decomposição das primeiras frutas individuais e depois à escova inteira. Para as borboletas, as iscas são feitas na forma de recipientes pendurados entre arbustos a uma altura de 70 cm da superfície do solo. Um pouco de vinho diluído em água 1/3 é derramado na armadilha. Contra lagartas, é utilizado o tratamento com Vofatox (2,5 - 3 g da preparação por 1 m²) ou metiletil tiofos (15 g por 10 l de água). Para fins de prevenção, imediatamente após a remoção do abrigo de inverno, limpe a casca velha na qual as pupas hibernam e queimam.
- Vespas. Esses insetos, atraídos pelo sabor doce das bagas, estragam a pele, pelo que as uvas não podem ser armazenadas. Além disso, as bagas danificadas passam por um processo de decomposição, que passa a frutas inteiras. Existem muitas maneiras de lidar com vespas. É o uso de pesticidas, armadilhas especiais e iscas envenenadas, a destruição de ninhos. Mas se você considera as vespas insetos úteis, as medidas para combatê-las podem não ser tão radicais. Você pode, por exemplo, plantar plantas em volta de vinhedos que cheiram a vespas que não são do seu agrado - hortelã, erva-cidreira, manjericão. Além disso, coloque sacos de proteção especiais costurados em tule na escova especial das uvas.
Opinião sobre uvas Kishmish
Eu tive a impressão ao longo dos anos - preciso aumentar o número de Luchshy Kishmish. Não é à toa que ele está entre os dez líderes do mundo. Para mim, é estranho. Ele não pode cultivar, mas tenho uma cabana do meu irmão nas margens do reservatório de Volgogrado (há umidade excede a umidade na cidade muitas vezes e aí o raio fica constantemente doente.) para que as passas radiantes amem o espaço e o vento, mesmo com a falta de umidade.
PETR//forum.vinograd.info/showthread.php?p=1234034
De kishmish, vi e experimentei Kishmish radiant, Kishmish 342, Rusbol e Kishmish Zaporizhzhya. Essas passas estão crescendo comigo. Como tento cultivar apenas variedades resistentes e resistentes ao gelo, não terei uma variedade especial. Portanto, Perlette e Dream, por causa de sua dor e baixa resistência ao gelo, não estão listados comigo. As passas radiantes também são, naturalmente, instáveis e não resistentes, por dois anos eu não ousei plantá-la. Mas essa é uma obra-prima entre as sultanas e, quando vi um monte de 75 (setenta e cinco!) Centímetros de comprimento com uma baga magnífica, decidi abrir uma exceção. Kishmish 342 e Rusball são bastante despretensiosos e saborosos, 1-2 classes de ausência de sementes, isto é, praticamente sem rudimentos. O Zaporizhzhya kishmish é ainda mais estável e resistente ao gelo, mas com um caráter violento: durante todo o verão se esforça a cada passo para eliminar a inflorescência e tentar amadurecer, o que se sobrecarrega em detrimento do desenvolvimento. Portanto, ele deve ser constantemente contido, interrompendo as inflorescências. Ele tem a quarta classe de ausência de sementes - os rudimentos podem ser muito tangíveis (embora em 2008 praticamente não existissem rudimentos). Das vantagens, destaca-se o bom amadurecimento da videira, enormes inflorescências com pólen nublado. Plantei "mulheres" ao seu redor (Demeter, Victoria, Gift Zaporozhye) - elas são polinizadas lindamente.
Vladimir Karkoshkin//www.vinograd7.ru/forum/viewtopic.php?t=66
Já experimentei muitas passas. A maioria gosta de Veles, Radiant e Century. Aumentou o número de arbustos. Veles é especialmente bem-sucedida em nosso mercado: amadurecimento muito cedo, belas vistas e bom gosto. Os últimos dois anos foram praticamente sem rudimentos. Se você não sobrecarregar e cortar a inflorescência do terço inferior e da asa superior, obterá cachos de framboesa brilhantes de cerca de 1-1,5 kg, com bagas de cores uniformes.
Vladimir Karkoshkin//lozavrn.ru/index.php?topic=1853.0
Para crianças e muitos adultos, a cuspir é relutante em ceder, de modo que as variedades de uvas sensuais estão sempre em demanda. Quero apresentar a todos alguns dos meus itens. Muito satisfeito este ano com as passas Afrodite. Eu já escrevi sobre ele. A todas as qualidades positivas, acrescentarei um enorme trabalho duro da variedade. Uma carga como Afrodite foi arrastada por algumas variedades. No mato havia cerca de 40 kg no segundo ano de frutificação.
Sergiy//citrusforum.org.ua/viewtopic.php?t=680
Na primavera passada, plantamos passas de passas Luchisty e 342 de dois anos. Este ano já vamos colher uma pequena safra aos 342, mas Luchisty mal cresceu durante todo o verão passado e, como resultado, não acordou na primavera. Deixei-o na esperança de que ela voltasse a si no verão, mas parece que ela definitivamente precisa ser removida.
Scratte//www.autosaratov.ru/phorum/threads/158249-All-inograd/page7
Uma passa, com muitas variedades, é completamente despretensiosa no cultivo. Além disso, os criadores criaram espécies dessa uva que não têm medo de baixas temperaturas e produzem colheitas de alta qualidade, mesmo em regiões com clima frio. As passas podem ser cultivadas não apenas para sua mesa, mas também para venda, se você selecionar variedades com excelentes taxas de armazenamento e transporte.