A Rússia se familiarizou com as batatas sob Pedro I. O novo vegetal enraizou-se longo e duro, mas depois foi apreciado, merecidamente proclamando “segundo pão”. Agora, em hortas, é cultivada em todos os lugares, porque o clima russo é muito adequado para a cultura. Os vegetais são extremamente despretensiosos nos cuidados, mas isso não significa que os tubérculos possam ser simplesmente jogados em buracos e esquecidos. A obtenção de uma colheita abundante é impossível se não forem plantadas no momento certo, também é necessário preparar previamente o jardim e o próprio material de plantio.
Quando é melhor plantar batatas?
O principal fator que determina o momento de plantar batatas em uma região específica são as condições climáticas e climáticas, bem como o grupo de variedades às quais essa variedade pertence.
Na Rússia central e na região do Volga, as batatas são geralmente plantadas nos primeiros dez dias de maio. Na região norte e noroeste - na junção de primavera e verão. Nos Urais e no Extremo Oriente - no dia 20 de maio. Na Sibéria - no começo de junho. Na região do Mar Negro, na Crimeia, no norte do Cáucaso - na primeira quinzena de abril.
Os tubérculos de batata são bastante sensíveis à temperatura do solo. Com o plantio muito cedo, seu desenvolvimento desacelera, as mudas aparecem tarde, elas estão mesmo à frente das batatas, plantadas uma ou duas semanas depois. A produtividade é significativamente reduzida, em média de 15 a 20%.
Ao mesmo tempo, as geadas previstas não são um obstáculo para o pouso. Os tubérculos toleram uma queda na temperatura do ar para -5ºС. Os resfriados são perigosos apenas para mudas que atingem uma altura de 3-5 cm.
A primeira plantou batatas precoces, amadurecendo em 55-60 dias. Faça isso não antes do solo, a uma profundidade de 7-8 cm, aquecer até 8ºС. Para determinar se chegou a hora, os sinais folclóricos ajudarão - as flores de cerejeira dos pássaros, os brotos das bétulas (as folhas chegam ao tamanho de uma moeda de um centavo), os dentes-de-leão aparecem.
Outra maneira de verificar é pegar um pedaço de terra a uma profundidade de 10 a 12 cm e jogá-lo no chão. Se for apenas deformado, o solo ainda está congelado. E quando se divide em vários fragmentos - o solo está pronto para o plantio. Se ele se desfaz em pequenas migalhas, o substrato já está secando, você precisa plantar imediatamente. O solo derrete mais rápido se, no início da primavera, limpar o leito de neve, polvilhar com migalhas de húmus ou turfa e apertar com polietileno preto.
As variedades do meio do início são plantadas no início de maio. A colheita pode ser colhida após 65-80 dias. Mas entre os jardineiros, eles geralmente não são muito populares. Essas batatas praticamente não são armazenadas, são caracterizadas por pouco amido e ausência de sabor pronunciado.
As variedades de maturação média (período de maturação de 80 a 85 dias) são plantadas na última década de maio. Os jardineiros os apreciam por sua alta produtividade e boa tolerância à seca.
O prazo para o plantio de variedades de médio a tardio (95 a 110 dias) é meados de junho. Caso contrário, em um clima moderado da colheita, você não pode esperar até a primeira geada. As batatas tardias são plantadas na mesma época. Suas vantagens indubitáveis são manter a qualidade, a transportabilidade e a imunidade muito boa.
Além disso, muitos jardineiros são guiados pelo calendário lunar, que indica anualmente os dias mais favoráveis e desfavoráveis para o plantio de uma determinada colheita. Em 2019, recomenda-se plantar batatas:
- em maio - 1, 15, 16, 21, 22, 23, 26, 27, 28, 31;
- em junho - 1, 18, 19, 23, 24, 28, 29.
E abster-se disso é melhor:
- em 5 de maio de 19;
- em junho - 3, 17.
Obviamente, você não pode seguir essas recomendações cegamente, sem levar em consideração o clima de cada dia específico.
Existem outros sinais que muitos jardineiros seguem. Por exemplo, eles não são aconselhados a plantar batatas na Palm Week - esses tubérculos costumam apodrecer. Na sexta-feira Santa e na quinta-feira limpa, qualquer trabalho de pouso é geralmente proibido. Uma batata plantada na quarta ou no sábado é de qualidade muito baixa.
Escolhendo um lugar e preparando o jardim
Na maioria dos casos, um lugar para batatas em uma horta é reservado para o princípio residual. Mas essa cultura extremamente despretensiosa tem seus próprios requisitos para condições de cultivo, que é desejável satisfazer, se possível.
No mesmo local, as batatas são cultivadas por três anos, não mais. Em seguida, é desejada uma pausa da mesma duração. As primeiras coisas a considerar são antecessores e vizinhos. É altamente recomendável não plantar batatas depois e ao lado de outras plantas da família Solanaceae (tomate, pimentão, berinjela, berinjela, tabaco, physalis). Caso contrário, você aumenta o risco de infecção com a praga tardia, fusariose e ataques do besouro da batata do Colorado. A abóbora (pepino, abobrinha, abóbora) também sofre com a praga tardia, por isso também é aconselhável colocá-los fora. E a presença de um canteiro próximo com morangos torna quase inevitável a invasão de vermes e nematóides.
O bairro com leguminosas, especialmente feijão, tem um efeito muito positivo nas batatas. Essas plantas saturam o solo com nitrogênio, que o besouro da batata e a minhoca realmente não gostam. Os feijões e ervilhas são melhor plantados ao longo do perímetro da cama, e não nos corredores, para que não tirem os nutrientes da batata.
Uma boa opção e crucífero (todos os tipos de repolho, rabanete, nabo, sueco, rabanete). Mostarda em folha, um dos melhores sideratos, pertence à mesma família. Outras culturas de raiz (beterraba, cenoura), verduras picantes, bem como cebola e alho não interferem nas batatas. Estes emitem voláteis, repelindo efetivamente muitas pragas.
A batata categoricamente não tolera aipo e salsa. Sua presença seguinte significa automaticamente uma queda acentuada na produtividade. Ele mesmo tem um efeito semelhante na macieira - os frutos são muito menores, seu sabor está se deteriorando. As batatas são mal plantadas no bairro de framboesas, aronia, cerejas e espinheiro.
Como muitas outras culturas, as batatas adoram calor e luz solar. O lugar para uma cama é escolhido igual, aberto, se possível protegido de correntes de ar. A cama é orientada de norte a sul.
A cultura do solo prefere a luz, com boa aeração, na qual a água não estagna. As batatas não crescerão em um substrato salino e pesado de argila, em nenhuma planície. Áreas com água subterrânea perto da superfície também são excluídas. Eles podem ser determinados pelo cheiro azedo proveniente do solo, pelo tom azulado e pela presença de uma grande quantidade de musgo.
O solo mais adequado é o barro, o barro arenoso, o sierozem da floresta, o solo podzólico e, obviamente, o chernozem. A extensão em que esse substrato se adequa às batatas pode ser julgada pelas ervas daninhas que crescem neste local. O solo de qualidade semelhante é preferido pelos capim-trigo, coltsfoot, dente-de-leão e trevo. Se o equilíbrio ácido-base for diferente do neutro, ele volta ao normal adicionando farinha de dolomita, pó de casca de ovo ao substrato ácido e turfa, agulhas ou serragem fresca de árvores coníferas no substrato alcalino.
No outono, os futuros canteiros de batata são desenterrados, na primavera cerca de duas semanas antes do plantio, são afrouxados a uma profundidade de 12 a 15 cm e, ao mesmo tempo, no processo de escavação, são adicionados orgânicos - 3-5 l de húmus ou composto apodrecido e mineral - 35-40 g cada superfosfato e 15-20 g de sulfato de potássio por 1 m² de fertilizante, além de eliminar todos os detritos das plantas. O potássio contribui para um aumento na massa de tubérculos, fósforo - sua quantidade.
Muitas vezes, jardineiros na preparação de canteiros de plantas no final do verão ou no início do outono adubo verde. Após cerca de dois meses, eles são cortados e plantados com vegetação no chão. Este é um fertilizante natural com outras propriedades benéficas. Por exemplo, Leguminosas em combinação com Asteraceae repelem o nematóide.
Vídeo: preparando camas de batata
Seleção de tubérculos para plantio
Na maioria das vezes, no próximo ano, os jardineiros plantam tubérculos de batata dessa cultura. Mas essa prática leva ao fato de que, depois de 5-7 anos os sinais varietais "corroem", a produtividade diminui, assim como o tamanho das raízes. O material de plantio precisa de atualização regular.
Para garantir sua melhor qualidade, durante o período de vegetação ativa, são observados os mais poderosos arbustos de caule múltiplo. No outono, eles analisam sua produtividade. Se o número de tubérculos for igual ou superior ao típico da variedade, este é um material de plantio adequado. E não é necessário que sejam muito grandes.
Os novos tubérculos são comprados exclusivamente de fornecedores com boa reputação - em creches ou lojas especializadas. Eles podem fornecer os documentos necessários confirmando a qualidade das batatas - certificados e licenças para o direito de vendê-las. Fazer compras em várias feiras agrícolas, e mais ainda à mão, é um grande risco. É impossível garantir que essa é a variedade desejada. Além disso, o material de plantio pode estar infectado.
A opção mais adequada para o plantio são os tubérculos de formato redondo ou ovóide regular, com peso de 50 a 90 g, não lentos e nem amassados. Eles devem ser difíceis de tocar e a pele deve ser lisa, lisa, sem sinais de descamação, sinais de mofo, podridão e manchas pretas. Estes últimos podem não ser partículas de terra aderente, mas rizoctonia. A presença de um grande número de "olhos" é bem-vinda, mas não é recomendável comprar batatas já germinadas. De qualquer forma, uma parte significativa dos brotos quebrará durante o transporte. Se não houver escolha, preste atenção à cor dos brotos - eles devem ser lilás, lilás, verde alface, mas em nenhum caso preto. Em tubérculos saudáveis, os brotos são uniformes e elásticos. Sua natureza semelhante a fio significa derrota por vírus.
Além da aparência, é necessário prestar atenção à descrição da variedade, sua adequação ao cultivo em uma região específica. As espécies que produzem igualmente boas culturas nas regiões norte e sul são extremamente raras.
Os agrônomos afirmam que as variedades de batata criadas na Rússia e nos países da CEI mostram melhor resistência a fungos patogênicos. E as raízes de seleção estrangeira são menos propensas a sofrer nematóides e doenças virais.
Processamento pré-plantio de tubérculos de batata
Antes do plantio, os tubérculos de batata devem passar por vernalização. Como todo um complexo de práticas agrícolas, eles começam a realizar as atividades com antecedência, cerca de 30 a 40 dias antes do desembarque planejado. Se tudo for feito corretamente, o rendimento aumenta em cerca de 20 a 30%, as colheitas de raízes amadurecem mais rapidamente.
O material de plantio é removido do local de armazenamento e inspecionado. Os tubérculos enrugados são mergulhados por 10 a 12 horas em água, aquecidos a uma temperatura de 25 a 28º. Os brotos existentes quebram com precisão. Os tubérculos são tratados com fungicidas para impedir o desenvolvimento de doenças fúngicas. Preparações de origem biológica inofensivas à saúde humana e seguras ao meio ambiente são mais adequadas. Por exemplo, Gamair, Bactofit, Fitosporin-M, Agat-25K.
Em seguida, eles são espalhados pelo chão em uma sala onde é mantida uma temperatura constante de pelo menos 20 ° C, colocando um pano macio, mais próximo da janela. Você pode usar iluminação artificial, por exemplo, lâmpadas fluorescentes, mas depois cubra as batatas com papel ou um pano leve. À luz, as batatas produzem solanina, adquirindo uma tonalidade esverdeada. Esta substância é tóxica para muitas pragas, também é um fungicida natural. Uma vez a cada 5-7 dias, os tubérculos são virados e pulverizados moderadamente com água de um frasco de spray. Após cerca de 10 a 15 dias, a temperatura é reduzida para 15 ° C para que os "olhos" acordem.
Se não houver espaço adequado, as batatas podem ser dispostas em sacos plásticos brilhantes, fazendo vários orifícios de ventilação e pendurando-os nas paredes ou no teto.
A chamada vernalização úmida também é praticada - a germinação de tubérculos em caixas ou caixas cheias de perlita, vermiculita, areia, migalhas de turfa ou serragem. As duas primeiras opções são preferíveis - essas substâncias absorvem bem a água, o risco de apodrecimento dos tubérculos é mínimo. O substrato é mantido constantemente em um estado levemente úmido, a temperatura ambiente está no nível de 15ºС.
Você pode combinar os dois métodos. Primeiro, as batatas são plantadas e depois enviadas para germinação em recipientes cheios de um substrato adequado.
Cerca de uma semana antes do plantio, as batatas são pulverizadas com bioestimulantes - isso tem um efeito positivo em sua imunidade, aumenta a adaptabilidade às condições climáticas e climáticas que estão longe do ideal e reduz o tempo de amadurecimento da colheita. Eles usam os dois preparativos da loja - humato de potássio e sódio, Epin, Emistim-M, zircão e remédios populares - mel diluído em água, solução de bicarbonato de sódio e ácido succínico. Se você adicionar fertilizantes de potássio (3-5 g / l) à solução, a "resistência ao estresse" da batata melhora, os tubérculos se desenvolvem mais rapidamente.
Vídeo: preparando tubérculos de batata para o plantio
Plantando batatas manualmente e usando ferramentas especiais
Provavelmente todos estavam plantando batatas manualmente. Portanto, o procedimento não precisa de uma descrição detalhada. Os tubérculos são plantados em buracos ou sulcos separados e adormecem com a terra. O intervalo entre eles é de 25 a 40 cm (dependendo do tamanho da colheita das raízes e das dimensões do arbusto), o espaçamento entre linhas é de 65 a 70 cm. A profundidade do furo depende da qualidade do substrato - quanto mais leve, mais eles precisam ser aprofundados. Geralmente, de 8 a 10 cm. Além do tubérculo, um punhado de húmus, um pouco de cinza de madeira peneirada e casca de cebola são colocados nele. Seu cheiro repele muitas pragas. No final do patamar, a superfície da cama é nivelada com um ancinho. Ao usar o método "avô", é mais conveniente trabalhar juntos. Um cava buracos, o segundo coloca tubérculos neles. Para uniformizar as linhas, você pode pré-marcar a cama, por exemplo, usando um cordão, se houver dúvidas razoáveis sobre seu próprio olho.
Vídeo: como plantar batatas de maneira tradicional
Ao usar o esquema padrão em um centésimo (10 x 10 m), podem ser plantadas 14 linhas, cada uma contendo pelo menos 25 tubérculos. Assim, serão necessários 350 batatas, cuja massa total é de 25 a 28 kg. Se você precisar preencher um hectare, haverá 250 arbustos em uma linha e um total de 142 linhas. O número de batatas plantadas neste caso é de 35.500, seu peso é de cerca de 2,85 toneladas. O rendimento médio na zona média da Rússia é de 100 a 150 kg por cem metros quadrados. Sujeito a todas as nuances da tecnologia agrícola, esse número pode ser aumentado para 200-250 kg.
Além do tradicional, existem outros esquemas para plantar batatas:
- Aninhado em quadrado. O leito é transformado em uma "grade", com células de 50 a 70 cm e tubérculos são plantados na encruzilhada.
- Xadrez. Os orifícios nas duas filas adjacentes são escalonados um em relação ao outro.
- Duas linhas. As fileiras estão dispostas em pares com um intervalo não superior a 30 cm, a distância entre as fileiras duplas é de cerca de 1 M. Os furos são escalonados.
Mas, recentemente, mais e mais jardineiros preferem não se incomodar, mecanizando o processo ao máximo. Para fazer isso, existem motoblocos com colinas e plantadores de batatas especiais. Estes últimos são utilizados principalmente para o processamento de áreas muito grandes.
Um trator de passeio padrão consiste em um montador, que primeiro afrouxa o solo e depois enche os sulcos, recipientes de “tremonha”, onde os tubérculos são enchidos, e um distribuidor de esteira que alimenta as batatas em intervalos regulares. O medidor ideal para aterrissagem com um trator de passeio é de cerca de 60 cm. Antes de preencher os sulcos com tubérculos com terra, é necessário alterar as rodas de metal para as de borracha usuais, deixando a largura da esteira igual.
Vídeo: plantando batatas usando um trator de operador a pé
Métodos de pouso
O jardineiro nem sempre tem material de plantio suficiente. Portanto, geralmente não são plantados tubérculos inteiros, mas suas partes individuais. Aqui também existem nuances que você precisa conhecer com antecedência para não estragar a colheita futura.
"Olhos"
A essência do método é que os tubérculos são cortados em várias partes imediatamente antes do plantio no solo. Cada um deve ter um "olho" - um ponto de crescimento. As batatas excepcionalmente grandes, não congeladas, da forma correta são adequadas para isso, sem o menor sinal de doença e danos causados por pragas. Existem poucos "olhos" neles, mas são grandes e bem desenvolvidos. Os tubérculos são divididos em partes por uma faca higienizada e afiada, que deve ser esterilizada novamente após cada corte. Fatias imediatamente polvilhadas com giz triturado ou cinzas de madeira peneirada. "Olhos" nos sulcos são colocados brotam. O peso mínimo das "fatias" é de 5-8 g.
Na preparação do material de plantio tem suas próprias especificidades. Aproximadamente 20 dias antes do plantio, os tubérculos selecionados são pulverizados diariamente com água com a adição de bioestimuladores na loja (ampola de 0,5 L). Isso contribui para a formação de poderosos germes desenvolvidos.
No futuro, as mudas dos "olhos" precisam de doses mais altas de fertilizante. Afinal, geralmente tudo o que precisam é fornecido por um tubérculo.
Outra opção é cultivar mudas a partir dos "olhos". Para fazer isso, eles são cortados juntamente com a polpa, para que um cone seja formado e plantado antecipadamente em uma mistura de serragem madura e migalhas de turfa úmida. As mudas são transferidas para o jardim quando são formadas 3-4 folhas verdadeiras.
Vídeo: batatas dos "olhos"
Brotos
Em vez de tecnologia antiga, raramente é praticada agora. Além de economizar tubérculos, esse método permite que você produza batatas caras de variedades de elite em algumas estações e atualize o material de plantio, eliminando doenças. Há também desvantagens - o cuidado com os arbustos terá que receber mais atenção, porque eles são inicialmente mais fracos devido à falta de nutrientes. Eles também precisam de um substrato altamente nutritivo.
Batatas de variedades médias precoce, de maturação média e tardia são mais adequadas para isso. Eles necessariamente o germinam na luz, mas sem luz solar direta. No lugar de cada "olho", são formados 2-5 rebentos adequados para o plantio.
Quando atingem um comprimento de 10 a 15 cm, são separados do tubérculo, torcidos cuidadosamente e plantados em xícaras cheias de musgo de esfagno úmido ou fibra de coco, aprofundadas em cerca de 2/3. A sala é mantida a uma temperatura de 16 a 20 ° C; o substrato não pode secar por pulverização com uma solução bioestimulante. Mudas com 4-5 folhas já podem ser plantadas no solo.
Tubérculos usados uma vez podem ser enviados de volta para germinação. Assim, de cada batata você pode obter de 20 a 45 brotos. Para preencher cem metros quadrados, não restará mais de 1 kg de material de plantio.
Você pode plantar brotos diretamente no jardim, mas precisa quebrá-los no mesmo dia, ou pelo menos no dia anterior. Anteriormente, eles são imersos por 6-8 horas em uma solução de qualquer estimulante de raiz (Heteroauxin, Kornevin). Nesse caso, o amadurecimento do tubérculo leva 15 a 20 dias a mais do que o indicado na descrição da variedade.
Os tubérculos dos quais os brotos são quebrados também são adequados para o plantio, mas os arbustos se desenvolvem um pouco mais devagar. Eles são colocados separadamente dos brotos, em nenhum caso misturados. Caso contrário, esses arbustos simplesmente "estrangularão" plantas inicialmente mais fracas.
Vídeo: plantar batatas a partir de brotos
Mini tubérculos
Mini-tubérculos são pequenas batatas cultivadas em condições de laboratório a partir de tecidos celulares. Eles são inicialmente estéreis, portanto, pode-se garantir que o material de plantio não esteja infectado com nada. Sua única desvantagem é o alto custo. A primeira geração de tubérculos é a super elite, seguida pela elite, a primeira reprodução e assim por diante.
Quanto mais próxima a batata do tubo de ensaio, maior o seu rendimento e melhor a qualidade dos tubérculos. Após cerca de 6 a 8 anos, os caracteres varietais são amplamente perdidos, o material de plantio precisa ser atualizado novamente.
Os mini tubérculos devem ser adquiridos exclusivamente de fabricantes conhecidos e confiáveis. Muito poucos jardineiros na aparência podem diferenciá-los das batatas pequenas comuns.
O procedimento de vernalização e o plantio direto no solo, neste caso, não é diferente do dos tubérculos de tamanho padrão. A única ressalva é que o tratamento com fungicida pode ser excluído.
Sementes
Recentemente, cada vez mais jardineiros têm recorrido à propagação de batatas por sementes. Além do baixo custo do material de plantio, o método tem outras vantagens indiscutíveis - as sementes ocupam muito menos espaço que os tubérculos, não podem ser infectadas por fungos ou vírus. A experiência dos jardineiros indica que as batatas cultivadas a partir de sementes produzem grandes rendimentos, são menos propensas a serem afetadas pela praga tardia e sofrem menos com os caprichos do clima. As sementes podem ser compradas ou colhidas por conta própria, escolhendo algumas bagas que se parecem com tomates verdes em miniatura.
Não sem um método e desvantagens. Em primeiro lugar, nota-se a complexidade e a duração do cultivo, bem como a baixa germinação. As plantas derivadas de sementes são muito temperamentais, com o menor desvio das condições das ótimas, é muito provável que doenças, especialmente as "pernas negras", se desenvolvam. As mudas são extremamente frágeis, ao transplantar você precisa ter o máximo de cuidado possível.
A melhor época para semear é o final de março ou a primeira década de abril. Eles são pré-temperados e podem chocar, embrulhados em um pano úmido. Eles são plantados em solo muito solto e leve, o tanque deve ser transformado em uma "estufa", fornecer calor.
O surgimento de mudas terá que esperar pelo menos duas semanas. Na fase da segunda folha verdadeira, as mudas mergulham. Seus cuidados consistem em rega e tratamento regulares com biofungicidas para a prevenção de doenças fúngicas. Além disso, após o mergulho, será necessário 1-2 a fertilização com fertilizantes nitrogenados minerais.
As mudas são transferidas para o solo no final de maio. Durante o primeiro mês, ele é puxado com material de cobertura branca nos arcos. Durante uma temporada, são realizadas pelo menos duas colinas. Rega com moderação, mas frequentemente, a cada 2-3 dias, afrouxe e maconha regularmente. Os fertilizantes usam exclusivamente minerais.
Na primeira temporada, o jardineiro receberá uma safra de mini tubérculos com peso de 10 a 50 g, que variam muito em forma, cor da pele e assim por diante. Guarde-os como batatas comuns. Os melhores são selecionados dentre eles, que são plantados para o próximo ano, decolando uma safra completa.
Vídeo: do plantio de sementes de batata à colheita
Plantando batatas no inverno
Muitos notaram que os tubérculos de batata perderam acidentalmente durante a colheita brotar na próxima primavera. Consequentemente, eles têm muito boa resistência ao gelo. Essa propriedade pode ser usada para obter uma colheita super-precoce. Pesquisas realizadas por agrônomos indicam que os tubérculos plantados a uma profundidade de 10 a 15 cm toleram o congelamento do substrato a -10 ° C sem problemas. Ou seja, o método não é adequado para regiões com um clima acentuadamente continental, mas é praticado com sucesso na Rússia central e ao sul.
Tubérculos absolutamente saudáveis, pesando pelo menos 150 g, são selecionados para o plantio.É desejável que a variedade seja precoce e resistente ao frio. Eles devem ser mantidos na luz por 7 a 10 dias, para que a pele fique completamente verde. Isso protegerá o pouso do urso e do roedor.
A cama está preparada, como de costume. O local é escolhido para que definitivamente não seja inundado na primavera. Os tubérculos são plantados no outono, quando à noite o substrato na cama já congela e durante o dia descongela. Eles são colocados em um padrão quadriculado com um intervalo de 25 a 30 cm e um espaçamento de 45 a 50 cm. A profundidade do buraco é de 15 a 20 cm. Além de batatas polvilhadas com pimenta vermelha moída (de ratos), o composto é colocado nele (estrume apodrecido atrai o urso), casca de cinza e cebola.
De cima, a cama é lançada com galhos de abeto, cobertos com palha misturada com um palete, criando uma camada de 25 a 30 cm de espessura e, em seguida, é puxada com várias camadas de qualquer material de cobertura respirável.
No início da primavera, toda a cobertura é removida, as camas são novamente fechadas com material de cobertura nos arcos. Os brotos com uma altura de 4-5 cm são regados com uma solução de qualquer bioestimulante. Quando eles se estendem até 10-15 cm, o abrigo é removido, as batatas são batidas. Então tome cuidado, como sempre. Tais plantas raramente sofrem de ferrugem tardia e o besouro da batata do Colorado não tem tempo para atacá-las.
Cultivando batatas em uma estufa
Como regra, a estufa é reservada para outras culturas de jardim. Batatas dentro de casa raramente são cultivadas. Isso faz sentido apenas se houver um objetivo de tirar a colheita de horas. Apenas as variedades de amadurecimento precoce são adequadas para o cultivo em estufa. Se não for aquecido, a resistência ao gelo dessa variedade também é importante.
As batatas são plantadas em estufas aquecidas no final do verão para obter uma colheita para o Ano Novo, ou na junção do inverno e da primavera, e depois amadurecem no primeiro de junho. No primeiro caso, a presença de iluminação artificial também é obrigatória, caso contrário, as plantas se desenvolvem muito lentamente.
Os tubérculos para plantar em estufa devem ser um pouco maiores do que em terrenos abertos (80-100 g). Eles devem ser paisagísticos. O processo de vernalização ocorre, como sempre. Eles começam a aquecer a estufa cerca de uma semana antes do plantio.
A temperatura do solo no momento do plantio não deve ser inferior a 5ºС. Podem ser usados dois esquemas - padrão (o espaçamento entre fileiras é de cerca de 60 cm e o espaçamento entre os arbustos é de 25 a 30 cm) e com fileiras duplas (o espaçamento entre elas é de cerca de 30 cm, entre pares de fileiras de até 80 cm, as batatas estão localizadas de 25 a 30 cm) cambaleando). A profundidade do buraco é de 6 a 7 cm, apenas são plantados tubérculos inteiros, o cheiro do suco atrai roedores e outras pragas.
A temperatura durante toda a estação de crescimento é mantida no nível de 18 a 20º, aumentando para 21 a 23º apenas no período da floração. É regada 3-4 vezes, pela primeira vez - quando as mudas atingem 7-8 cm de altura. O método mais adequado é a irrigação por gotejamento. Imediatamente após isso, fertilizantes minerais complexos são aplicados. Antes da floração, os arbustos batem ou cobrem com palha.
Plantas com os menores sinais suspeitos, que lembram a praga tardia, cavam e destroem imediatamente. No espaço limitado da estufa, esse fungo se espalha quase que instantaneamente.
Se a estufa não for aquecida, as batatas podem ser plantadas exclusivamente na primavera, não antes do horário de 10 horas ou mais. Nas regiões do sul da Rússia, este é o começo da primavera, nos Urais e na Sibéria - meados de abril. É desejável orientar a estufa de oeste para leste e fornecer um telhado de duas águas - desta forma, aquecerá mais rapidamente. Após o plantio, o solo deve ser jogado com palha (camada 10-15 cm) e apertado com linho preto, lutrasil, agril. Os pré-tubérculos são paisagísticos, mas em nenhum caso eles germinam. O húmus é colocado no buraco, eles também são preenchidos com ele.
Vídeo: cultivo de batata em ambientes fechados
Quase todos os jardineiros estão envolvidos no cultivo de batatas. À primeira vista, sua tecnologia agrícola é muito simples, mas há muitas nuances aqui. Se você pré-preparar o jardim e processar os tubérculos, poderá colher uma colheita muito mais abundante do que o habitual. E existir junto com os métodos tradicionais pode economizar material de plantio. Os tubérculos são caracterizados por uma resistência muito boa à geada, podendo ser plantados mesmo antes do inverno, obtendo assim uma colheita super-precoce.