Mirtilos recentemente se despediram do status de uma planta exótica. A planta ganhou popularidade entre jardineiros em regiões com verões curtos e invernos rigorosos, devido à sua excepcional resistência ao gelo. A lista de variedades populares inclui a variedade de amadurecimento tardio Elizabeth.
Histórico de seleção
Mirtilos varietais vêm da América do Norte, onde as bagas foram colhidas em forma selvagem até o século XIX. Somente em 1906 começou o trabalho no cultivo de plantas. O fundador foi o botânico Frederick Vernon Covill. A variedade Elizabeth é uma origem híbrida, obtida pelo cruzamento das variedades Katarin e Jersey.
Descrição da nota
O arbusto vertical de mirtilos Elizabeth atinge uma altura de 1,6 a 1,8 me caracteriza-se por espalhar galhos que se entrelaçam entre si, formando uma coroa espessa. Os rebentos têm um tom avermelhado pronunciado, indicando uma alta resistência ao frio da planta. As folhas da variedade são pequenas, verdes e com revestimento azulado. As flores são brancas com um tom rosado.
As primeiras frutas amadurecem no início de agosto; a frutificação dura várias semanas. De um arbusto, em média, você pode obter até 5 kg de colheita. As bagas são arredondadas (levemente achatadas nos pólos), grandes, com um diâmetro de cerca de 22 mm, densas, coletadas em uma escova solta. A casca da fruta é de um azul bonito com uma coloração azulada, na superfície há uma pequena cicatriz. Ao colher, eles são facilmente separados dos caules. Jardineiros de bom gosto destacam-se como uma das melhores variedades.
Características do Jardim de Mirtilos Elizabeth
Com um número impressionante de vantagens, os mirtilos Elizabeth têm várias desvantagens que podem afetar a escolha dessa variedade para o cultivo no local.
Prós:
- frutificação relativamente rápida - o volume reivindicado de bagas (5-7 kg) é alcançado com mais freqüência no 5-6º ano, possível no 4º ano com técnicas agrícolas competentes. Nos primeiros 2-3 anos, a planta não pode dar frutos, tentando direcionar todas as forças para a formação de um forte crescimento de mato e madeira;
- sabor de sobremesa, em que há notas claras de uva de mirtilo;
- amadurecimento e coloração amigável e uniforme, sem tons intermediários;
- resistência ao transporte;
- variedades de resistência ao gelo (até -32 ° C);
- resistência a mudanças significativas de temperatura;
- os botões das flores não congelam no inverno, mas sofrem um pouco com as geadas de retorno;
- a variedade é resistente a doenças fúngicas (praga tardia, podridão radicular e câncer de caule);
- as bagas não caem quando maduras.
Contras:
- o volume da colheita recebida do mato depende diretamente do efeito das geadas de retorno da primavera nas plantas;
- prazo de validade curto;
- com o frio início do outono, os frutos nem sempre têm tempo para amadurecer.
Recursos de desembarque
A chave para uma planta forte e uma colheita abundante, além das condições climáticas, é a escolha certa do material de plantio, um local para futuras mudas, bem como o momento de seu plantio. Igualmente importante é a observância das tecnologias de pouso.
Seleção de material de plantio
Na maioria das vezes, o material de plantio é comprado em viveiros ou centros de jardinagem especializados. Geralmente eles vendem mudas de mirtilo com um sistema radicular fechado. É importante que o solo em que as raízes não sejam secas.
Ao comprar, você precisa prestar atenção à parte aérea da planta: a condição das folhas, brotos, casca. Se os brotos ou folhas secarem, apresentarem algum tipo de mancha ou apenas ficarem lentos, evite comprar. Provavelmente, essa planta ficará doente por muito tempo e acabará morrendo.
Se em um site ou em alguém que você conhece já tem um arbusto de mirtilos Elizabeth, o material de plantio pode ser obtido por conta própria.
Método de propagação de sementes
Neste caso, as sementes são extraídas de frutos maduros. Para isso, as frutas são colhidas e amassadas, a lama resultante deve ser bem lavada: é colocada em um recipiente com água e bem misturada. Apenas as sementes plantadas no fundo são adequadas para o plantio, são removidas e secas. Depois disso, eles podem ser dobrados em sacos de papel ou tecido e deixados para serem armazenados até a primavera em local fresco e seco. 3 meses antes da aterrissagem prevista, os sacos são transferidos para a geladeira para estratificação.
Além disso, sementes imediatamente após o recebimento podem ser plantadas em caixas. Agosto é considerado o momento mais favorável para a semeadura. O solo de mirtilo é acidificado antecipadamente, misturado com turfa. As sementes são plantadas a uma profundidade de cerca de 1 cm, polvilhadas por cima com uma mistura de areia e turfa, e a caixa é coberta com um filme. A rega é realizada usando uma pistola de pintura.
Recomenda-se transplantar os brotos aparecidos em recipientes separados após o aparecimento de 2-3 folhas reais, e o plantio em campo aberto é realizado pelo 2º ano após o plantio.
A principal característica negativa deste método de reprodução é a taxa de frutificação. A primeira colheita de plantas cultivadas a partir de sementes pode ser obtida somente após 7-8 anos.
Métodos de propagação vegetativa
Os mirtilos obtidos pelo método vegetativo geralmente começam a dar frutos no quarto ano.
- Propagação por estacas: esse método é considerado o mais promissor. No outono ou no início da primavera, partes médias ou apicais dos brotos maduros mais fortes do ano passado, com um diâmetro de 0,5 a 1,2 cm, são selecionadas para estacas. As estacas têm 8 a 15 cm de comprimento. Ao manter as mudas por um mês a uma temperatura de 1-5 ° C, as chances de enraizamento aumentam significativamente. O plantio é realizado em um substrato leve misturado com turfa. As mudas são transplantadas para um local permanente em campo aberto no segundo ano.
- Obter camadas é uma das maneiras mais comuns de propagar mirtilos. Para fazer isso, vários brotos são dobrados no chão, são fixados com pinos especiais e polvilhados com o solo. Após alguns anos, as mudas têm seu próprio sistema radicular, após o qual as camadas são separadas da planta mãe e transplantadas.
- Ao dividir a planta - um arbusto de mirtilos é desenterrado, após o qual o sistema radicular é dividido para que cada parte tenha um rizoma de pelo menos 7 cm. Os locais de corte são tratados com carvão em pó, novos arbustos são plantados.
Técnica de plantio de mirtilo
O plantio de mirtilos de jardim pode ser realizado na primavera ou no outono. Além disso, você pode se concentrar no estado das mudas:
- plantas finas e fracas são plantadas na primavera;
- cópias mais fortes suportarão o desembarque no outono.
É preferível plantar arbustos na primavera antes que os botões inchem. Durante o verão, as plantas jovens conseguem ficar mais fortes e enraizar-se bem.
Para plantar mirtilos de jardim, escolha lugares ensolarados com proteção contra o vento. Deve-se lembrar que a planta não gosta de solos pesados e pantanosos; portanto, é plantada em elevações para que a sombra das árvores e dos arbustos maiores não cubra os mirtilos. Os solos dos mirtilos devem ser ácidos, úmidos e respiráveis. Para fazer isso, os caroços de plantio são preenchidos com um substrato no qual é adicionada turfa, terra embaixo de plantas coníferas ou areia do rio na proporção de 1: 3. A acidez ideal é pH 3,5-4,5. Também é necessário introduzir fertilizantes minerais complexos no solo. Fertilizantes orgânicos não são adicionados, pois ocorre a alcalinização do solo.
Pontuações padrão para pouso são preparadas com antecedência:
- profundidade - 0,6 m;
- diâmetro - 0,1 m;
- degrau de aterrissagem - pelo menos 2 m.
Processo de pouso:
- No fundo do poço, é colocada uma camada de drenagem de seixos, entulho, tijolo lascado ou cascalho.
- Antes do plantio, os recipientes com mudas são colocados em água ou derramados bem, para que um pedaço de terra possa ser removido sem danificar o delicado sistema radicular.
- Em seguida, o nódulo é baixado suavemente para dentro do poço, após o qual é coberto com um substrato preparado, compactando-o.
- O círculo do tronco é coberto com serragem, casca de madeira, lascas de madeira, palha. É feita uma camada de cobertura morta de pelo menos 5 cm para evitar o desgaste do solo, o crescimento excessivo do caule ao redor das ervas daninhas e também a perda de umidade.
Vídeo: preparação do solo e plantio de mirtilos de jardim
Recursos de Cuidados
A saúde depende do cuidado dos mirtilos, da quantidade e qualidade dos frutos maduros. É necessário alimentar e regar oportunamente os arbustos, a fim de garantir a vida normal da planta.
Rega
Mirtilos Elizabeth precisa de muita água para amadurecer. A umidificação é especialmente importante em clima quente e seco. A irrigação é realizada pelo menos 2 vezes por semana, evitando a estagnação da umidade, bem como rachaduras no solo. Dois baldes de água dependem de um arbusto: o primeiro vaza de manhã cedo, o segundo - à noite, depois de 19 horas.
Nas regiões sul, as plantas podem precisar de pulverização. É produzido à tarde, após o pôr do sol, para que a coroa não receba queimaduras.
Top vestir
A introdução de nutrientes é realizada de acordo com a idade do mato, bem como com a depleção do solo.
Tabela: tempo e quantidade de fertilizante, dependendo da idade dos mirtilos
Idade da planta | O momento | Quantidade de fertilizantes | Substâncias | |
Ano de plantio | 10-14 dias após o plantio. | 10 l de solução acabada |
| 5 kg de turfa ou composto. |
No próximo ano após o desembarque | Depósito não obrigatório | |||
Arbusto de 2 anos | Abril, junho. | 1 colher de sopa. eu | Fertilizantes minerais complexos. | |
Arbusto de 3-4 anos | 2-4 art. eu | 10 kg de turfa ou composto | ||
Arbusto de 5 anos | 7-8 art. eu | |||
Arbusto de 6 anos | 16 colheres de sopa. eu |
Poda
É necessário realizar o corte sanitário da coroa anualmente - para remover galhos quebrados, doentes e sem rolamento. A remoção de brotos antigos que não formam frutas, mas apenas engrossam a coroa, permite redistribuir o fluxo de nutrientes no mato de mirtilos. O procedimento é realizado no início da primavera ou no inverno, quando a planta está em repouso. A primeira poda será necessária 5-6 anos após o plantio.
Antes do procedimento, é recomendável manusear cuidadosamente o inventário: afie e desinfecte-o para evitar a infecção do arbusto.
Comentários
As bagas desta variedade são muito grandes, doces e perfumadas. Na minha experiência não muito grande - esta é uma das melhores variedades.
vasso007//otzovik.com/review_5290929.html
As bagas são grandes, com até 2 cm de diâmetro. Para o meu gosto - esta é a variedade mais deliciosa. Proporção muito harmoniosa de açúcar e ácido.
Golfinho sensível//otvet.mail.ru/question/75133958
Variedades de amadurecimento tardio, como Elizabeth, Darrow e similares, são mais frutadas e com bom gosto.
Karl sson//dacha.wcb.ru/index.php?showtopic=5798&st=380
De acordo com os resultados de um exame independente de minha filha e quatro colegas de trabalho, Elizabeth ficou em segundo lugar (seu gosto também parecia mais simples em comparação com o rio, a tonalidade da uva é muito acentuada, embora eles digam sobre essa variedade que tem um sabor extraordinário de sobremesa). Vou tentar segurar Elizabeth por mais tempo, talvez o gosto dela seja mais revelado; caso contrário, eu a puxei uma semana e meia depois de ficar azul. Bagas achatadas ficam azuis quase imediatamente, sem tons intermediários e coloração gradual das bagas (apenas uma vez - e ficaram azuis), apenas um pequeno grão perto do galho indica que a baga ainda não está madura.
chapim azul//forum.vinograd.info/showthread.php?p=1181912
... havia pessoas da região de Moscou que entendiam nos mirtilos, disseram que Elizabeth não tinha tempo para amadurecer neles.
Leo Brest//forum.vinograd.info/showthread.php?p=1181912
Mirtilos da variedade Elizabeth são conhecidos nos EUA, Alemanha e Polônia. Nas regiões do norte da Bielorrússia, Ucrânia e Rússia durante a vegetação tardia não amadurece completamente, o que obscurece a alegria dos jardineiros da colheita. Ao plantar nos Urais, algumas bagas desaparecem inevitavelmente. Apesar disso, a variedade Elizabeth continua sendo uma das mais populares e procuradas.