Berinjela e Sibéria: parece que os conceitos são incompatíveis, mas não é assim. É claro que no verão é muito quente na Sibéria, mas não por muito tempo, e as berinjelas precisam de um verão longo e quente. Portanto, até recentemente, esse vegetal era exótico nos Urais. Mas os criadores tentaram e os entusiastas tiveram a oportunidade de crescer com sucesso essa cultura apaixonada pelo calor na Sibéria.
As melhores variedades para a Sibéria
Como as berinjelas têm uma longa estação de crescimento, a escolha para a Sibéria é óbvia: somente variedades precoces ou até supervoces podem ser cultivadas aqui. Bem, em uma pitada, você pode plantar bem cedo, mas eles exigirão cuidados mais cuidadosos. Felizmente, agora existem várias dezenas de variedades adequadas, e até o Registro Estadual da Federação Russa recomenda muitas variedades e híbridos de berinjela para cultivo em todas as zonas climáticas, sem exceção.
Berinjela para campo aberto
É mais confiável usar híbridos (F1) para berinjelas que não são muito simples em tecnologia agrícola na zona de risco agrícola, mas algumas variedades antigas não são muito inferiores a elas. Agora, há um grande número de opções, mas na Sibéria, se você quiser cultivar berinjela em campo aberto, precisará escolher entre híbridos e variedades precoces ou super-precoces.
- Ágata F1 - um híbrido de alto rendimento, tem uma estação de crescimento tão curta que às vezes você pode ficar sem mudas: no final da primavera, você pode tentar plantar sementes preparadas sob o filme e antes da primeira geada, parte da colheita amadurece. Frutos da forma e cor berinjela, normais, pesando 200-250 g, alto rendimento. O híbrido é resistente a doenças.
- O diamante é uma variedade bem merecida no meio da temporada, cultivada desde 1983. O tempo entre o surgimento e a maturação técnica é de 109 a 149 dias, período altamente dependente das condições climáticas. O arbusto é atrofiado, com 45 a 56 cm de altura, e os frutos são cilíndricos, de coloração púrpura escura, com maturação técnica e marrom amarronzado com maturação biológica. A massa da fruta é de 100 a 150 g e o sabor é excelente. Relativamente resistente a doenças.
- Bull Heart F1 - um híbrido no meio do início, os frutos estão prontos para uso 4 meses após a semeadura das sementes. Arbustos altos, obrigatórios para encadernação, frutos em forma oval, pesando 300-400 g, brilhantes. Maior tolerância à dor, frutificação prolongada.
- Esmeralda F1 - berinjela com um forte aroma e sabor de cogumelos, é caracterizada pelo aumento da resistência ao frio e a doenças. Desde a semeadura até a prontidão dos primeiros frutos, passam de 100 a 110 dias. Berinjela verde, oval, pesando até 300 g. É considerado um dos híbridos mais fáceis de cultivar, capaz de dar frutos em qualquer condição climática.
- O F1 burguês é um híbrido alto e maduro. O mato requer formação obrigatória, mas ao mesmo tempo é observada sua maior resistência a doenças. Frutas por muito tempo. Frutas de até 500 g, com formato semelhante ao tomate, são bem transportadas e armazenadas.
- Rei do Norte F1 - um híbrido com críticas de entusiastas a não muito. Capaz de produzir culturas mesmo em temperaturas muito baixas, não gosta de calor intenso. Produtividade atinge 14 kg / m2. De mudas para a colheita leva cerca de três meses. Os frutos são grandes, muito longos e finos, geralmente caídos no chão.
- Bataisky é uma variedade no meio da temporada, desde mudas em massa até a maturação técnica do fruto, leva 118-142 dias. Os arbustos estão acima da altura média (45-75 cm). Os frutos são de forma cilíndrica, de roxo escuro a preto, a superfície é brilhante. A massa de frutas é de 140 a 220 g e a polpa é branca, sem amargura. A qualidade dos produtos enlatados é boa e excelente. Produtividade e morbidade são médias.
- Vera - um grau recomendado para uso em culinária caseira e conservas, amadurecimento precoce. Período desde a germinação completa até a colheita de 100 a 118 dias. As frutas são em forma de pêra, pesando 120-200 g. O rendimento é estável, mas baixo.
- Salamandra é uma variedade projetada especificamente para a região da Sibéria. É resistente a mudanças repentinas de temperatura, do frio ao calor, o que é típico em algumas regiões e territórios da Sibéria. E o mato e frutas de tamanho médio, bem maduros. A fruta é cilíndrica, roxa, pesando cerca de 250 g.
- Argumento siberiano F1 - incluído no Registro Estadual para cultivo em campo aberto e sob abrigos de filmes, no meio da temporada. A planta é alta, frutas em forma de clube, pesando cerca de 150 G. A qualidade do sabor dos produtos é excelente, a produtividade é média.
Berinjela para estufa
Em princípio, qualquer berinjela pode ser plantada em uma estufa moderna. Mas as variedades de amadurecimento tardio na Sibéria podem não amadurecer, mesmo em estufa. Além disso, economizando espaço, os cultivadores de vegetais tentam cultivar variedades altas e produtivas e híbridos em condições de estufa.
- Giselle F1 - um híbrido universal no uso de frutas, pode ser cultivado em estufas e em solo desprotegido, mas em boas estufas o rendimento é muito maior: até 14 kg / m2. Frutas com peso de até 500 g, formato cilíndrico, padrão para coloração de berinjela, são bem armazenadas. A primeira colheita ocorre cerca de 110 dias após a semeadura das sementes.
- Romântico - uma variedade madura precoce, difere da maioria das variedades com frutas de cor púrpura suave, o formato da berinjela é oval. Arbustos com cerca de um metro de altura, rendimento médio. A variedade não pode ser considerada fácil de cultivar, pode ser plantada apenas em boas estufas: ao menor resfriamento, ela fica facilmente doente com doenças fúngicas.
- Balagur é uma variedade de amadurecimento muito precoce; após a semeadura, os frutos podem ser saboreados após 90 dias. Os arbustos são altos, literalmente como uma árvore de Natal pendurada com pequenos frutos lilás pesando cerca de 100 g: em um arbusto podem crescer até 100 pedaços. O sabor é ótimo. A variedade é caracterizada pelo aumento da resistência a resfriados e doenças, mas requer cuidadosa formação de arbustos.
- Maria é uma variedade de alto rendimento de maturação média; na Sibéria, pode ser cultivada em estufas e em abrigos simples. Os arbustos crescem entre 70 e 75 cm e a resistência a doenças é bastante alta, o mesmo se aplica às mudanças de temperatura. Cedo maduro. Os frutos são cilíndricos, pesando cerca de 200 g, com bom gosto e rendimento médio.
- O amadurecimento precoce 148 é uma variedade antiga e bem conhecida. Pode ser usado tanto para terrenos abertos quanto para estufas. Os arbustos são subdimensionados, compactos. Os frutos estão prontos para a colheita 110 dias após a semeadura das sementes. A produtividade é baixa, frutas pesando 100-200 g, em forma de pêra. Despretensioso para as condições, dá frutos antes do início da geada.
Condições de cultivo
Passa muito tempo desde a semeadura até a colheita de berinjela: as variedades mais maduras produzem frutos somente após três meses ou mais. Infelizmente, este vegetal só pode ser plantado no jardim no início do verão: precisa de calor real. Mesmo no sul, para obter uma produção precoce, a berinjela é cultivada através de mudas e, na Sibéria, o método sem sementes praticamente não é aplicável.
Em princípio, a berinjela não precisa de nada sobrenatural: elas precisam de solo quente, constantemente úmido e muito fértil. O amor pelo calor, bem como uma longa estação de crescimento, impediram a promoção da cultura em regiões climáticas adversas por um longo tempo. Na Sibéria, os residentes de verão geralmente abrem sua temporada nos feriados de maio. Neste momento, começa a preparação dos canteiros de berinjela, embora seja melhor fazer isso no outono.
Se houver uma boa estufa, você pode preparar um local para a berinjela. Embora, é claro, os melhores vegetais cresçam sob o sol, e a berinjela não é exceção. Mas fora da estufa, eles ainda precisam preparar um abrigo temporário: construir uma estufa a partir dos arcos, cobri-la com um filme. Linhas de berinjela devem ser colocadas de norte a sul para melhor iluminação e aquecimento pelo sol. Os melhores antecessores para berinjela são as culturas de repolho, cebola, abóbora e feijão. Não os plante após tomates, pimentões e batatas.
No outono, o canteiro deve ser limpo de detritos vegetais e cavado com fertilizantes. Berinjela é muito exigente na composição do solo. Deve ser solto, respirável e saturado com húmus e fertilizantes minerais. São adicionados pelo menos 1 balde e meio de húmus ou composto e um pote de 1 litro de cinza de madeira por 1 m², além de uma colher de sopa de superfosfato e sulfato de potássio. Se a terra for argila, você definitivamente deve adicionar turfa, serragem podre, areia e administrar uma alta dose de composto.
Cultivo de mudas
O cultivo de mudas de berinjela começa muito difícil, mas quando as mudas envelhecem, as principais dificuldades ficam para trás. Nem todo jardineiro trata desse assunto: as mudas de berinjela exigem muito trabalho e paciência.
Quando plantar berinjela para mudas
As sementes de berinjela, especialmente as despreparadas, brotam por muito tempo, e as sementes preparadas não brotam ao mesmo tempo. As primeiras filmagens podem aparecer em 6-8 dias e, algumas semanas depois, pode aparecer o seguinte. Portanto, é preciso começar a preparar a semeadura, mesmo no inverno, independentemente de a berinjela ser cultivada em estufa ou em campo aberto.
As melhores datas para plantar sementes na Sibéria são os primeiros dias de março. Nesse caso, as mudas podem ser esperadas em meados de março e o aparecimento de brotos - no final de maio. Logo depois, você pode plantar berinjela em abrigos de filmes. Com uma semeadura posterior, será possível plantar mudas em campo aberto em junho, quando as geadas terminarão na Sibéria. Pode não ser necessário abrigo, mas o rendimento será menor: apenas os primeiros frutos amadurecerão antes do início do tempo frio.
Se se supõe o transplante de mudas para a estufa, a semeadura é realizada uma semana e meia antes, após 20 de fevereiro. É claro que as mudas podem ser plantadas em uma estufa aquecida, mesmo em abril, mas é difícil prepará-lo no inverno, mesmo em um apartamento na cidade: não há luz solar suficiente, as plantas se esticam e pode ser muito frio no peitoril da janela.
Vídeo: cultivo de mudas de berinjela
Preparação para sementeira
A berinjela é melhor semeada imediatamente em vasos de turfa de tamanho médio. Mas, para isso, é necessário gastar imediatamente muitas sementes (semeie pelo menos 3 peças em uma panela, para que as panelas não desapareçam devido à má germinação). E eles vão ocupar espaço por três meses inteiros no apartamento. Portanto, inicialmente eles são semeados em uma pequena caixa comum e depois mergulham. No entanto, essa cultura não responde muito bem à colheita, muitos residentes de verão plantam sementes em xícaras pequenas e depois as transferem para vasos maiores sem perturbar o sistema radicular.
O preparo do solo para mudas é de grande importância. Se houver turfa e areia, a mistura pode ser feita de forma independente, misturando bom solo e turfa ao meio e adicionando dez por cento da areia. Cerca de 50 g de qualquer fertilizante mineral completo e um punhado de cinzas de madeira devem ser imediatamente adicionados ao balde da mistura obtida. Esse solo deve ser desinfetado despejando-o com uma solução rosa de permanganato de potássio.
Para o cultivo de uma dúzia de arbustos, é muito mais fácil comprar solo pronto na loja, escolhendo o que diz sobre berinjela.
As sementes antes da semeadura também são desinfetadas, preparando uma solução de permanganato de potássio em uma cor escura. O processo de tratamento das sementes dura de 20 a 30 minutos, após o que é obrigatório enxaguar com água limpa. Se a berinjela deve ser cultivada em campo aberto, também é necessário o endurecimento das sementes na geladeira (em tecido úmido por 3-4 dias).
No dia anterior à semeadura, vale a pena tratar as sementes de berinjela e o estimulador de crescimento, isso aumenta a germinação e fortalece as plantas futuras. A maneira mais fácil de usar Epin-Extra ou Zircon, estritamente de acordo com as instruções. Você pode tomar o suco da agave, diluindo-a 5 vezes com água e mantendo as sementes na solução por várias horas. Alguns jardineiros germinam sementes antes da semeadura, mas isso não é necessário: por vários dias de preparação eles já incharam o suficiente.
Semeando sementes para mudas
Copos pequenos são preenchidos com o solo preparado, onde são plantadas 2-3 sementes (uma a uma, se houver poucas sementes, mas é possível que as xícaras vazias permaneçam). A profundidade de semeadura é de cerca de 1,5 cm. No topo havia uma camada de neve alguns centímetros. Derretido, absorve uniformemente o solo e compacta o solo tanto quanto necessário. Além disso, a água da neve ativa os processos de crescimento.
Os vidros devem ser cobertos com vidro ou filme transparente e aquecidos, a temperatura ideal até a emergência de 25-28 ° C. Até aquele momento, a luz brilhante não era necessária, mas imediatamente após a formação dos primeiros "loops" na superfície, os copos precisavam ser transferidos para um local claro, caso contrário as mudas esticariam rapidamente. Se a superfície do solo secar em antecipação às mudas, ela deve ser cuidadosamente umedecida com água.
Cuidados com Mudas
Os primeiros tiros aparecerão em sete dias, mas provavelmente serão poucos. Quando os "loops" aparecerem, os óculos devem ser transferidos para um peitoril da janela bem iluminado, com uma temperatura de 16-18 ° C. Esse regime é necessário por cinco dias, depois a temperatura é aumentada gradualmente para 23-25 ° C (vários graus a menos à noite) e mantida assim até o final do cultivo de mudas. Quando fica claro quais mudas estão atrás das outras, elas são cuidadosamente removidas, deixando as mais fortes no copo.
As mudas são regadas com água tratada a uma temperatura de cerca de 30 sobreC, eles fazem isso 1-2 vezes por semana, mas com moderação: devido ao alagamento do solo, há um risco maior de as mudas ficarem doentes com uma perna preta. Duas semanas após a germinação, aplique a cobertura: 1 colher de sopa de uréia em um balde de água. Os copos são virados periodicamente para a fonte de luz para que as mudas não se dobrem.
As mudas crescem desigualmente, e o transbordo para vasos maiores deve ser realizado seletivamente. Faça isso com muito cuidado, tentando extrair uma planta do copo com todo o solo disponível. O volume mais adequado de contêineres para transbordo é de cerca de um litro, o solo é o mesmo que em copos. Encha-o o suficiente para remover todos os vazios e despeje-o com água morna. Mais cuidados são os mesmos de antes do transbordo.
Entre 15 e 20 dias antes do transplante de mudas para o jardim, eles o temperam, levando-os para a varanda, primeiro por um curto período de tempo e depois por várias horas. Ao mesmo tempo, a temperatura na rua não deve ser muito baixa: 12-14 sobreC para mudas - não é suficiente. Na manhã do dia do transplante, as mudas são bem regadas. Pronto para o plantio de mudas deve ter uma altura de 20 a 25 cm e 5-8 folhas verdes grandes. Então ela se torna com cerca de 2,5 meses de idade. Se os botões já surgiram - excelente.
Transplante de mudas para o solo
A berinjela pode ser plantada em uma boa estufa na Sibéria já no final de abril, mas geralmente é feita em meados de maio. Com a falta de calor, é utilizado adicionalmente um material não tecido de cobertura adicional. Em campo aberto e sem abrigo, o plantio de mudas na Sibéria pode ser empanado em meados de junho, quando o solo esquenta bem. É possível algumas semanas antes, mas, neste caso, primeiro instale os arcos, cubra-os com um filme e depois substitua o filme por uma camada dupla de fiação, até meados de junho, remova o abrigo somente à tarde.
Aterragem
É desejável que, no momento do desembarque, a temperatura média diária do ar não seja inferior a 20 sobreC. E como isso não pode ser esperado na Sibéria, os canteiros estão preparados por um longo tempo, tentando garantir que, no momento do plantio, o solo aqueça até pelo menos 15 sobreC. Jardineiros experientes preparam camas quentes para berinjela. Para fazer isso, escolha um local bem iluminado, fechado dos ventos do norte.
Já no verão anterior, eles cavam um buraco com uma profundidade de 20 a 25 cm no tamanho das futuras camas. Uma variedade de resíduos orgânicos é adicionada: serragem, folhagem, galhos pequenos, grama, lixo, etc. Se houver turfa, tudo isso é generosamente polvilhado com ela. Regue periodicamente o futuro jardim com tinturas de esterco ou excrementos de pássaros. Cair adormecer limpo solo fértil.
Os lados dos canteiros obtidos são cercados com tábuas, ardósia, etc. Na primavera, os canteiros são polvilhados com madeira e uma semana antes do plantio das mudas, eles são bem derramados com água morna com a adição de verbasco. Depois disso, cubra com um filme para aquecimento. No dia anterior ao transplante de mudas, o solo é afrouxado e, em seguida, são feitos buracos no tamanho de vasos com mudas. O esquema de plantio depende da variedade, mas entre os arbustos não deve ser inferior a 35 cm e entre fileiras - de 50 a 70 cm. Eles tentam plantar berinjelas à noite, quando o sol não está mais fervendo.
Ao plantar, as mudas quase não são enterradas, a inclinação da berinjela também não é necessária. Os vasos de turfa são plantados inteiros, transplantados de outras mudas com todo o conteúdo do vaso. É aconselhável fornecer pinos imediatamente se a variedade exigir liga. As plantas do jardim são regadas com água morna e o solo ao redor dos arbustos é ligeiramente coberto. Certifique-se de cobrir o plantio com materiais não tecidos.
Vídeo: cama para berinjela siberiana
Plantio de Estufas
Berinjela na Sibéria pode ser plantada em uma estufa nos últimos dias de maio e em uma estufa 1-2 semanas antes. Em estufas, especialmente policarbonato, as condições de temperatura exigidas são criadas cedo para as berinjelas. Ao plantar mudas, é preciso prestar atenção à temperatura do ar na estufa e do solo, não deve ser mais frio 14 sobreC.
Com antecedência, você precisa preparar cuidadosamente as camas na estufa. No outono, todos os detritos das plantas devem ser destruídos e o solo preparado. Se foram observadas doenças de plantas, é melhor alterar completamente o solo. No outono, vale a pena formar uma cama, cavando o solo com fertilizantes. Uma semana antes do plantio de mudas, o canteiro é regado com uma solução azul clara de sulfato de cobre e coberto com um filme.
Após alguns dias, o filme é removido e o solo pode atingir um estado em que será possível trabalhar com ele. Afrouxe profundamente, nivele com um ancinho e plante mudas. Os padrões de aterrissagem são os mesmos que em campo aberto. Para variedades altas, é conveniente usar um ajuste de xadrez. A tecnologia de plantio é a mesma que fora da estufa.
Vídeo: plantio de mudas em estufa
Semeando no jardim
No sul, ao cultivar berinjela, você pode ficar sem mudas. Mas na Sibéria, isso pode ser feito apenas assumindo muitos riscos e escolhendo variedades e híbridos super-precoces para esse cultivo. Nesse caso, o uso de estufas nem sequer tem uma vantagem séria sobre o campo aberto.
Para ter tempo de colher as primeiras berinjelas, elas devem ser semeadas no jardim no início de maio. Neste momento, na Sibéria, eles estavam indo para o país apenas pela primeira vez, então o jardim deveria ser preparado no outono e, em seguida, também deveria ser construído um abrigo de filmes. No momento da semeadura, o solo a uma profundidade de 10 cm deve aquecer a pelo menos 15 ° C. Você pode derramar a cama com água quente e depois cobri-la com um filme.
As sementes são semeadas muito densamente: sua germinação em condições espartanas pode ser insuficiente. Nas fileiras dispostas após 50-60 cm, as sementes são semeadas a cada 5-6 cm. Após a emergência, as mudas são afinadas várias vezes, removendo as amostras mais fracas. O filme é removido apenas no verão atual.
Cuidado de pouso
A primeira vez que as berinjelas no jardim crescem muito lentamente, o crescimento é retomado em duas semanas, quando as mudas criam raízes. Primeiro, você precisa de cuidados mínimos: basta manter o solo um pouco úmido e solto. Durante o verão, os cuidados incluem rega, fertilização, afrouxamento e formação de arbustos.
Berinjela em campo aberto
O solo no leito da berinjela deve estar sempre um pouco úmido. Berinjela requer muita água, mas o excesso de água deve ser descartado. É necessário regar apenas com água aquecida ao sol, debaixo da raiz. Na Sibéria, eles estão tentando plantar mudas com brotos e, até serem plantadas, são regadas uma vez por semana: de manhã ou à noite, gastando cerca de 1 m em um balde de água2. Assim que as flores desabrocham, é necessário regar com mais frequência. Temperatura da água - não inferior a 25 sobreC.
Após cada rega ou chuva, é realizado um afrouxamento. Plantas de abate na Sibéria não são usadas. Obviamente, as ervas daninhas devem ser constantemente controladas. Até a fixação das frutas, não é necessário vestir a cobertura, a menos que os arbustos cresçam normalmente. Mas então a berinjela é frequentemente alimentada duas vezes por mês. Ao mesmo tempo, infusões de verbasco ou excremento de aves são usadas pela primeira vez e o nitrogênio não deve ser administrado durante o período de crescimento maciço dos frutos, portanto, apenas superfosfato e sulfato de potássio são usados. Você pode substituir esta mistura por infusão de cinzas de madeira.
A maioria das variedades de berinjela e híbridos exige a formação de arbustos, mas em campo aberto na Sibéria, as berinjelas costumam crescer naturalmente. No entanto, é necessário pelo menos cortar enteados desnecessários, enquanto eles acabam de aparecer. Essa operação elementar permite que as berinjelas conservem a força e as direcionem para o crescimento dos frutos. As folhas inferiores amareladas também são removidas. É necessário sacrificar uma parte dos ovários: nas condições de um verão curto, é difícil obter mais de 7-8 frutos nos arbustos.
Na Sibéria, você precisa monitorar constantemente o clima atual. Quando está quente lá fora, as camas são mantidas abertas e, se a temperatura cair abaixo de 15 ° C, os arbustos são cobertos com materiais não tecidos. No final de agosto, a cama é novamente coberta com um filme. Os produtores de vegetais mais responsáveis também monitoram a duração da luz do dia: as berinjelas produzem melhores frutas em um dia curto. Portanto, se possível, de manhã e à noite eles cobrem as plantações com excesso de luz.
Berinjela em estufa
Berinjelas na Sibéria também precisam de cuidados na estufa: em um verão úmido e nublado, dificilmente você pode obter mais de duas frutas de um arbusto, mesmo em ambientes fechados. Essa cultura precisa de luz e calor. A iluminação pelo sol deve ser máxima e a temperatura dentro da estufa deve ser de cerca de 25 a 30 sobreC, quase na ausência de flutuações diurnas. Durante o dia, na estufa sob o calor, você pode facilmente manter a temperatura simplesmente abrindo a janela e as portas, mas elas devem ser fechadas à noite. Recipientes de água colocados na estufa ajudam.
Não chove na estufa, o que significa que é necessário regar com mais frequência do que na rua. Se durante o cultivo em solo desprotegido for possível não chegar ao local no meio da semana, você precisará visitar a estufa diariamente: sem arejar na estação quente, a temperatura pode sair da balança e, em caso de aquecimento, as berinjelas não se ajustam.
O regime de alimentação não difere daquele quando cultivado em campo aberto, e a formação de arbustos é necessária. De fato, nas estufas eles tentam plantar variedades altas, portanto, pelo menos, os arbustos devem ser amarrados a treliças ou estacas.
Quando os arbustos atingirem 30 cm, aperte a parte superior do caule principal, após o que os brotos laterais começam a crescer. Por fim, eles não deixam mais que cinco. Se um número suficiente de frutas se formar no rebento, e o rebento continuar a crescer, eles também beliscam a parte superior. Todas as operações de formação são interrompidas um mês antes da última colheita: agora as forças da planta devem ser direcionadas para o amadurecimento dos frutos.
Doenças e Pragas
As doenças mais comuns são berinjela em estufa, onde ocorre alta umidade. Em campo aberto, as pragas são mais irritantes.
Doenças principais
- A perna preta é uma doença das mudas; raramente afeta as plantas adultas. A partir deste fungo, o pescoço da raiz da berinjela escurece. O tratamento não é possível. Espécimes doentes são removidos, o solo em seu lugar é tratado com alvejante, em outros lugares polvilhados com cinzas.
- O mosaico é uma doença viral, as folhas adquirem um padrão em mosaico e os frutos são cobertos com manchas amarelas. É difícil curar uma doença assim: as plantas precisam ser removidas.
- A podridão cinzenta é uma doença fúngica, manifestada primeiro por manchas escuras e depois por uma camada cinza. As partes doentes da planta são cortadas, o restante pode ser espalhado com uma pasta contendo Tricodermina.
- A praga tardia é uma doença perigosa de qualquer cultura solanácea. As folhas são cobertas com manchas marrons, secam e desaparecem. Os frutos apodrecem e deformam. Às vezes, os preparativos de zircão ou Fitosporin ajudam.
- Oídio é um dos fungos mais comuns. Primeiro, um revestimento branco aparece nas folhas inferiores, depois no restante, vai para os frutos. O tratamento é Fitosporin ou Trichodermin.
As pragas mais perigosas
- O besouro da batata do Colorado - a conhecida baleia minke - prejudica a berinjela não menos que uma batata, mordiscando as folhas. Os besouros devem ser coletados manualmente e destruídos.
- O pulgão é um inseto pequeno, parece pequenos pontos acinzentados na parte inferior das folhas, suga a seiva das plantas. É possível aplicar preparações Fitoverm ou Iskra-bio para pulverização.
- Lesmas - coma folhas e frutas. Todo mundo conhece essas criaturas desagradáveis, é possível combatê-las, mas difícil. Pode ser tanto iscas (elas voluntariamente vão para a cerveja) quanto preparações especiais espalhadas pelo chão, por exemplo, comedor de lodo.
- A mosca branca é uma borboleta que roe buracos nas folhas. Em campo aberto, a pulverização com o Confidor ajuda.
Colheita e armazenamento
Os frutos da berinjela na Sibéria amadurecem não antes de agosto. No final do verão, durante a estação quente de cada arbusto em campo aberto, você pode colher de 5 a 7 frutas. As berinjelas são colhidas na fase de maturidade técnica: os frutos devem crescer até o tamanho necessário, adquirir uma cor característica para a variedade, coletar polpa suculenta. Neste momento, as sementes são brancas, macias e verdes. Colhidas semanalmente, cortando a tesoura de frutas junto com o pedúnculo. Berinjelas maduras não são adequadas para alimentação.
A berinjela é armazenada por não mais de três semanas. Eles devem ser armazenados com o caule, a melhor temperatura durante o armazenamento 1-2 sobreC, umidade relativa 85-90%. Como é difícil armazená-los, eles tentam processar os frutos nos primeiros dias após a colheita.
Na Sibéria, o verão é quente, mas curto, o que não é suficiente para o cultivo bem-sucedido de berinjela. No entanto, usando vários truques, os jardineiros obtêm bons rendimentos deste saboroso vegetal aqui. Eles fazem isso tanto em estufas quanto fora delas, mas plantam principalmente variedades e híbridos maduros e cuidam deles com muito cuidado.