Como cultivar mudas de tomate em um apartamento na cidade: a experiência de praticantes e dicas para iniciantes

Pin
Send
Share
Send

Em quase todas as regiões climáticas do nosso país, o tomate é cultivado através de mudas. Alguns moradores de verão fazem isso em uma estufa, nas regiões não setentrionais do norte também são adequadas estufas frias, mas na maioria das vezes, nos peitoris das janelas da primavera, os apartamentos da cidade são cobertos com caixas e vasos. Comparado a algumas outras culturas, o cultivo de mudas de tomate é relativamente fácil, então os jardineiros tentam fazê-lo por conta própria.

Plantio de sementes para mudas

Leva muito tempo desde a semeadura até a colheita dos tomates; portanto, a semeadura direta de sementes no jardim é possível apenas nas regiões sul. No Território de Krasnodar, as mudas não são necessárias, elas são cultivadas apenas se você deseja obter colheitas muito precoces. Na faixa do meio, você não pode ficar sem mudas, mas, felizmente, as condições de um apartamento na cidade por temperatura são ideais para cultivá-lo.

No início da primavera, tudo deve estar pronto para plantar sementes para mudas: eles encontraram suas sementes preciosas ou compradas, recipientes preparados ou vasos de turfa, componentes preparados da mistura do solo ou compraram solo pronto para mudas na loja.

Datas de plantio de tomates para mudas

O momento de semear em casa depende um pouco da variedade de tomates e de onde eles devem ser cultivados: em estufa ou em campo aberto. Se você plantar as sementes muito cedo (no início da primavera), pode acontecer que os arbustos já tenham crescido demais e a rua ainda esteja fria. Portanto, você não deve se apressar com este evento, pois os tomates são semeados depois da berinjela e da pimenta.

Para calcular o tempo de semeadura, decorre do fato de que, no estágio de mudas, o tomate precisa passar cerca de dois meses e pode ser plantado no jardim sem abrigo somente depois de passar a ameaça de geada. Obviamente, acontece que também não ocorre geada em regiões do norte em junho, mas principalmente na zona intermediária ou em regiões climáticas semelhantes, as mudas podem ser plantadas no final de maio. Portanto, o prazo para semear sementes para mudas cai na segunda quinzena de março. Para o cultivo em estufa, você pode plantar as sementes algumas semanas antes.

Quanto à variedade, como regra, as variedades maduras tardias são semeadas primeiro, as primeiras são as últimas. Alguns híbridos super-precoces em dois meses em vasos conseguem não apenas florescer, mas também dar frutos, e isso já é supérfluo. Portanto, os primeiros tomates maduros podem ser semeados no início de abril.

Seleção e preparação do solo e capacidade

Normalmente, as sementes de tomate são semeadas primeiro em qualquer caixa ou caixa pequena e, em seguida, as mudas são plantadas em copos separados ou simplesmente em uma caixa maior. Tudo depende das preferências do jardineiro, do número de arbustos cultivados e da disponibilidade de espaço livre no apartamento.

Na primeira etapa, desde a semeadura até a colheita, não há nada mais conveniente do que caixas de papelão feitas de suco ou leite com capacidade de um a dois litros. Corte um dos lados grandes, faça vários orifícios no lado oposto para a drenagem - e pronto. O volume é adequado apenas para a semeadura de 1-2 variedades e, por duas semanas, a força desse papelão é suficiente.

Para um mergulho, idealmente, devem ser adquiridos vasos de turfa de tamanho médio. Mas eles ocupam muito espaço e custam dinheiro. Portanto, proprietários frugais coletam todos os tipos de xícaras de creme de leite, queijo cottage, etc. Para a maioria das variedades de tomate, é suficiente um volume de 300 a 500 ml, especialmente para os gigantes - até um litro. Bem, se houver muito pouco espaço na casa, pegamos todas as caixas de madeira do tamanho apropriado e plantamos as mudas neste albergue. Somente as caixas não devem ser muito pequenas: a altura deve ser de pelo menos 8 cm.

As mudas de tomate podem crescer em praticamente qualquer solo, se for fértil e não infectado. Você pode simplesmente comprar um pacote de mistura de solo na loja: universal ou especificamente para tomates. Mas para o cultivo de um grande número de mudas um pouco caro. Com a auto-compilação da mistura, a composição ideal é turfa, húmus e terra (todos igualmente). Se algo estiver faltando, usamos o que está à mão, mas o solo composto deve ser leve, absorvente de umidade e respirável.

A saída mais simples do nada é solo e areia comuns (2: 1), mas essa mistura deve ser fertilizada com pelo menos cinzas e, de preferência, composto ou húmus.

Qualquer solo deve ser descontaminado. Vapor no forno não é muito agradável para o corpo, então a coisa mais simples é derramar a mistura com uma solução rosa quente de permanganato de potássio. Faça isso alguns dias antes de plantar as sementes.

Preparação de sementes

A preparação de sementes para semeadura depende de sua origem. Para muitas culturas, o plantio de híbridos (F1) é muito mais rentável.

Na minha humilde opinião, este postulado nem sempre se aplica aos tomates. Obviamente, existem híbridos com maior rendimento e frutos de melhor qualidade. Mas existem tantas variedades antigas e merecidas que não procuramos dizer adeus a elas. De fato, a partir de tomates varietais, você pode facilmente colher sementes e estar sempre com o seu, testado.

Se as sementes forem compradas na loja, você deve ler atentamente as instruções. Talvez eles já estejam preparados para a semeadura. As modernas tecnologias de preparação às vezes levam à germinação das sementes por mais tempo, mas crescem arbustos mais fortes. Ao realizar qualquer preparação independente dessas sementes, você pode estragar tudo o que o fabricante fez com elas antes da venda. Tais sementes podem ser semeadas imediatamente, secas. Bem, ou máximo - encharcado.

Você precisa preparar suas sementes para semear. O procedimento de desinfecção pode ser combinado com a rejeição de sementes. Para fazer isso, prepare uma solução forte e roxa escura de permanganato de potássio. Ao dissolver, verifique se todos os cristais estão dispersos. As sementes são mantidas em uma jarra com essa solução por 20 a 25 minutos, mas após cinco minutos com agitação vigorosa, as melhores sementes se afogam e, depois de mais cinco, apenas aquelas que não valem a pena semear permanecem na superfície. Talvez eles brotem, mas as plantas serão muito mais fracas que as demais.

É necessária uma solução forte de permanganato de potássio (esquerda) para o tratamento de sementes; uma solução fraca (direita) para desinfecção do solo

As sementes em conserva são filtradas através de um filtro, bem lavadas com água limpa e colocadas em um pano úmido. Depois de mantê-los aquecidos por alguns dias, coloque esse pano em um copo pequeno (de preferência, se houver uma placa de Petri), cubra com uma tampa e envie para a geladeira. O endurecimento consiste em mover as sementes da geladeira para o exterior com uma frequência de 8 a 12 horas por três dias. Depois disso, as sementes estão prontas para a semeadura.

É verdade que alguns jardineiros também usam tratamento de sementes com estimulantes de crescimento (Epin-extra, mel, suco de aloe, etc.), mas parece que isso não é necessário para tomates (mas, por exemplo, para berinjela, que são muito mais caprichosas, é preciso fazer isso ) É possível não processar minhas sementes? Obviamente, é possível, mas apenas se os arbustos no passado não machucarem e se houver garantia de que as plantas no futuro não sofrerão um frio severo.

Como semear tomates para mudas

Existem culturas para as quais a colheita é indesejável, há aquelas para as quais é inaceitável. Para os tomates, é útil, portanto, eles não devem ser semeados para mudas imediatamente em copos separados. Para a semeadura, pegue uma caixinha ou caixinha e despeje o solo preparado com uma camada de 5-6 cm, nivele e levemente compacto. Se semearmos várias variedades em um único recipiente, de qualquer forma, dividimos ou simplesmente assinamos as colheitas. O resto é simples.

  1. Marcamos com qualquer ferramenta adequada pequenas ranhuras com profundidade de 1-1,5 cm a distâncias de 4-5 cm uma da outra.

    Os sulcos podem ser feitos não muito profundos

  2. Colocamos as sementes preparadas a distâncias de 2,5 a 3 cm uma da outra.

    As sementes de tomate não são muito pequenas, podem ser organizadas uma de cada vez

  3. Polvilhe as sementes com o solo, por cima, se a neve ainda não derreter, coloque-a com uma camada de 3-4 cm. Se você não conseguir encontrar, regue suavemente as lavouras, corroendo o solo. Na ausência de neve (e é muito útil para futuras mudas!) Você pode regá-la antes mesmo de as sementes serem plantadas, ao longo dos sulcos.

    Neve para sementes é a melhor rega

  4. Cobrimos a gaveta com vidro ou filme e colocamos em um local quente, a temperatura ideal é 23-25 sobreC. Antes da emergência, a luz é desejável, mas não necessária.

    O filme cria perfeitamente um efeito estufa.

  5. Após 4-7 dias (dependendo da variedade e temperatura), você pode esperar um descascamento de "loops" de tomate. Transferimos a caixa para o peitoril da janela com uma janela aberta. Durante 5-6 dias durante o dia, é necessária uma temperatura de 16-18 ° C e, à noite, um pouco mais baixa. Aumente gradualmente para 18-20 ° C durante o dia e para 15-16 ° C à noite.

    As mudas ideais devem parecer grossas, mesmo no primeiro estágio

Métodos para plantar tomates para mudas

A semeadura descrita em uma caixa comum é uma técnica tradicional no cultivo de mudas de tomate. Em 10 a 12 dias, mergulharemos as plântulas em xícaras ou caixas grandes separadas. Recentemente, porém, outras abordagens não convencionais para plantar sementes de mudas tornaram-se comuns.

O uso de vasos de turfa

Os potes descartáveis ​​de turfa são feitos de turfa, prensados ​​na forma de potes de várias formas e tamanhos. A turfa é frequentemente tratada com fertilizantes e estimulantes do crescimento. As vantagens dos potes de turfa sobre quaisquer outros são as seguintes:

  • ao plantar no jardim, as mudas são plantadas com uma panela;
  • com esse transplante, as raízes permanecem intactas;
  • a turfa da qual os potes são feitos também é fertilizante.

Os tomates precisam de vasos de tamanho médio. Uma inconveniência dos vasos de turfa é que eles ficam encharcados pela água, por isso é melhor não buscá-los novamente: coloque-os em uma bandeja adequada e mantenha-os lá até plantar no jardim. Além disso, com um arranjo denso, as raízes de uma planta germinam em um vaso adjacente, isso deve ser monitorado.

Em vasos de turfa, as mudas são muito confortáveis, mas ocupam muito espaço

Potes de turfa são especialmente bons para culturas que não requerem colheita. Os tomates não pertencem a isso, mas, no entanto, alguns jardineiros plantam sementes de tomate em vasos e cultivam mudas neles até o fim. A técnica de semeadura não difere daquela no caso de uma caixa.

Sementeira em comprimidos de turfa

Os comprimidos de turfa são ideais para culturas que não gostam de colher. Mas, como potes de turfa, alguns amantes os usam persistentemente ao cultivar mudas de tomate, pois é extremamente conveniente. Os comprimidos são feitos de turfa prensada, à qual são adicionados nutrientes e vários estimulantes do crescimento. O diâmetro ideal dos comprimidos para mudas de tomate é de 7 cm.

Os comprimidos são colocados em uma bandeja e gradualmente preenchidos com água. Ao mesmo tempo, sua altura aumenta várias vezes. Em uma das extremidades dos comprimidos (você precisa encontrá-lo e colocar o comprimido com essa extremidade), existe uma pequena depressão na qual a semente é colocada. Depois disso, as sementes são levemente fechadas e novamente regadas um pouco. Os comprimidos com as colheitas em uma bandeja são cobertos e mantidos em um local quente e claro, adicionando água periodicamente. Após a emergência, a tampa é removida. Regue os comprimidos, apenas adicionando água à caixa. Não é necessário alimentar mudas em comprimidos.

Os comprimidos têm tudo para mudas: você nem precisa alimentá-lo

Uso de papel higiênico

Frequentemente, no primeiro estágio do cultivo de mudas (até a colheita), elas ficam sem terra, usando papel higiênico como substrato. Este é um exemplo da chamada hidroponia, mas é difícil levar mudas de tomate sem terra para o próprio transplante no jardim. Um exemplo de uso de papel simula a semeadura de sementes em uma caixa comum:

  1. Corte uma garrafa de plástico de um litro e meio ao meio e coloque várias camadas de papel higiênico no fundo de uma das metades.
  2. As sementes de tomate preparadas são colocadas entre camadas de papel, com 2-3 cm de distância.
  3. O papel é pulverizado com água, após o que metade da garrafa é embrulhada com filme.
  4. Coloque esta "caixa" em um local quente e aguarde as mudas.
  5. Quando brotos aparecem, eles abaixam a temperatura da mesma maneira que no caso da terra e depois de alguns dias aumentam.
  6. Até uma picareta, eles não fazem nada com a garrafa, depois desmontam a estrutura e mergulham as mudas em xícaras com terra.

Em outra modalidade, use papel higiênico na forma de um "caracol", torcendo-o em um rolo, previamente disposto em um filme denso.

Em um caracol, as mudas vivem apenas até um mergulho

Cuidados com Mudas

No apartamento, o melhor lugar para as mudas é o peitoril da janela ensolarado, mas os jardineiros fazem tudo o que é possível e, portanto, você precisa criar um design para iluminação adicional: mesmo em uma mesa ao lado da janela, pode estar escuro.

Condições de cultivo (iluminação, temperatura)

Do ponto de vista da temperatura, os primeiros dias após a germinação são críticos: se você deixar as mudas a uma temperatura acima de 20 sobreC, em alguns dias eles podem ser jogados fora. Eles se estendem instantaneamente, especialmente se ainda não houver luz suficiente. O restante do tempo para mudas de tomate deve ter uma temperatura diária de cerca de 20 a 22 sobreC (18 é adequado, mas 25 já é um pouco demais). Deve estar alguns graus mais frio à noite.

O horário de verão não é especificamente prolongado; em março e abril é suficiente, mas a iluminação deve ser clara. A luz solar natural é suficiente apenas no peitoril da janela sul (no oeste e no leste já não é suficiente, no norte é decididamente pequena). De qualquer forma, as mudas devem ser dispostas de modo que sejam empurradas ao máximo no vidro, mas não toquem. Vários dispositivos retrorrefletivos ajudam: espelhos, folhas de comida, etc. Essas telas caseiras são ajustadas para que a luz do sol entre nelas e, a partir delas, é refletida nas mudas.

A luz deve estar fria para não queimar as folhas

No entanto, a iluminação artificial em peitoris escuros ou em mesas é indispensável. É indesejável usar lâmpadas incandescentes para isso: elas também aquecem o ar. As melhores opções são lâmpadas de luz fria diurna ou diodo, a melhor coisa é fitolâmpadas especiais para mudas.

Rega

Com as regras de regar as mudas, tudo é simples, mas jardineiros inexperientes conseguem violá-las. Mudas de água extras não são necessárias! É especialmente assustador no primeiro estágio e em combinação com o tempo frio e nublado. O menor alagamento do solo, e mesmo na caixa geral, é garantido que leva à doença das mudas de mudas de preto e à morte de grande parte delas.

Regue as mudas apenas com água morna (25-30 sobreC) e no caso de secagem óbvia da camada superficial do solo. Eles fazem isso de maneira alguma todos os dias; a rega diária pode ser necessária apenas nos últimos estágios de desenvolvimento, quando as mudas já são muito grandes e não há espaço suficiente em vasos ou caixas.

Top vestir

O primeiro curativo é desejável quando uma folha real aparece, mas se as mudas se desenvolvem normalmente, ela pode ser adiada, porque 1-2 dias após isso (na fase de 2 folhas) os tomates terão que ser mergulhados. Portanto, o curativo de primeira linha é dado 10 a 12 dias após o mergulho. Use qualquer fertilizante mineral completo de acordo com as instruções. Se a mistura do solo foi inicialmente bem fertilizada, apenas a infusão de cinza de madeira pode ser suficiente.

A necessidade de cobertura posterior subsequente depende de como as mudas se desenvolvem e quanto tempo resta antes de serem plantadas no solo.Se houver receio de que as mudas cresçam, o nitrogênio não deve ser administrado e faz sentido repetir a alimentação das cinzas, isso pode ser feito 10 a 12 dias antes do plantio. Se as plantas se desenvolverem apertadas, é melhor usar azofoska. O objetivo da alimentação não é obter arbustos de meio metro até o final da primavera, mas tornar as mudas fortes e atarracadas.

Vídeo: da semeadura à colheita de mudas de tomate

Escolha

Para mudas de tomate, a colheita no seu sentido clássico é considerada obrigatória. Obviamente, o tomate crescerá sem ele, mas o transplante de mudas em uma residência espaçosa, com beliscões na raiz central, melhora significativamente a condição do sistema radicular e leva a uma planta mais forte.

A maioria dos jardineiros escolhe quando 2-3 folhas reais aparecem. Honestamente, a experiência pessoal mostrou que é mais fácil fazer isso antes. Se o solo for nutritivo, depois de 7 a 8 dias, nas condições de temperatura certa, as mudas cultivam boas raízes e as folhas reais ainda estão bicando. Se você esperar mais, as raízes poderão crescer tanto que será difícil entender qual delas é a principal, será difícil fazer um buraco para que toda a muda possa se encaixar livremente em um novo local.

A colheita de um tomate, é claro, é melhor feita em xícaras separadas com uma capacidade de pelo menos 300 ml, mas isso só é possível ao cultivar 10-20 arbustos. Nunca plantamos menos de 150. Colocar tantos copos em um apartamento é irreal. Portanto, após um mergulho, as mudas vivem em um dormitório - grandes caixas de madeira. Nós os fazemos do tamanho dos peitoris das janelas. E os tomates normalmente toleram o plantio no jardim com alguns danos às raízes, então não há necessidade de se preocupar em ter que cavar mudas da caixa.

Poucas horas antes da colheita, as mudas devem ser regadas generosamente. Eles desenterram as mudas com uma colher de brinquedo ou com a ajuda de um garfo, uma colher - o que estiver à mão. É conveniente fazer um buraco no tamanho das mudas cavadas em um novo local com um lápis velho (afinal, lembra um pico, aqui você tem uma palheta!). Aperte a raiz central para que ela se encaixe facilmente em um novo local. Às vezes você tem que rasgar metade, mas não mais. As mudas de transplante são enterradas para que as folhas cotiledonares permaneçam apenas 5 a 10 mm da superfície do solo. As mudas são transplantadas para uma caixa comum, de acordo com o esquema, não mais espesso que 10 x 7 cm.

Pikivka - uma lição de jóias

Aperte delicadamente as raízes com os dedos, despeje as mudas com água morna e limpe-as por 2-3 dias em sombra parcial à temperatura ambiente. As plantas que se enraizaram em um novo local depois disso continuarão rapidamente a crescer. Já no segundo dia será visto como eles são atraídos para a luz: significa que tudo está em ordem. De tempos em tempos, as caixas são viradas de um lado ou de outro em direção ao sol, para que as mudas se desenvolvam uniformemente.

Endurecimento

Duas semanas antes do plantio no jardim, as mudas são treinadas ao ar livre. Primeiro eles abrem as janelas, depois os levam para a varanda. Obviamente, a temperatura não deve ser inferior a 10-12 sobreC, e o tempo para caminhar deve aumentar gradualmente: de 20 minutos para um dia inteiro. Além disso, neste momento, os tomates são ensinados à falta de umidade, reduzindo a quantidade de rega. Se, ao mesmo tempo, as folhas caírem, tudo bem: você só precisa saber a medida, para não matar as plantas.

Vídeo: dicas para o cultivo de mudas de tomate

Doenças e pragas de mudas em casa

Se as mudas são cuidadas adequadamente e as sementes e o solo foram descontaminados, as doenças em casa são muito raras: as causas das doenças das mudas devem ser buscadas em suas ações. Algumas das doenças são tratadas com sucesso, outras são fatais.

  • A perna negra é uma doença perigosa, o motivo mais frequente é o alagamento do solo, a rega com água fria e o plantio muito denso. O fungo infecta mudas perto do solo, o caule escurece, afina e a planta morre. É impossível salvar espécimes doentes. Devem ser removidos, o solo regado com permanganato de potássio e polvilhado com areia seca. Mas é melhor transplantar plantas sobreviventes imediatamente em solo limpo.

    A perna preta é uma doença mortal

  • Septoria (mancha branca) é um fungo que cobre as folhas com pequenos pontos brilhantes que ficam marrons com o tempo. As doenças nos estágios iniciais são tratadas pulverizando mudas com fungicidas (mistura de Bordeaux, Ridomil Gold).

    Septoria é tratada apenas na fase inicial

  • O murcha de Fusarium é um fungo que afeta os caules das plantas que escurecem, murcham e perdem sua elasticidade. As folhas iluminam, enrolam e caem. As plantas desaparecidas são removidas e as vizinhas são pulverizadas com Trichodermin ou Fitosporin-M.

    Com as mudas de Fusarium, você pode salvar apenas aqueles que não começaram a desaparecer.

  • O mosaico de tomate é uma doença viral, manifestada por uma irregularidade característica na cor das folhas. Pontos de várias cores e qualquer forma aparecem neles. Com o tempo, a folha seca e morre. As plantas afetadas devem ser removidas, as restantes pulverizadas com uma solução de uréia a 3%.

    Mosaico parece inofensivo, mas esta doença é muito perigosa

  • Manchas marrons aparecem na forma de pequenas manchas amarelas nas folhas, logo as folhas morrem. Nos estágios iniciais, a doença pode ser curada com a ajuda de qualquer medicamento que contenha cobre, como o fluido Hom ou Bordeaux.

    Se a mancha marrom for detectada a tempo, as mudas podem ser salvas

As pragas em um apartamento na cidade não estão em lugar nenhum, se não permanecerem no solo; portanto, esse desastre também raramente ataca. As pragas mais famosas de mudas de tomate são as seguintes.

  • Os tripes são insetos muito pequenos que se multiplicam rapidamente e sugam sucos de folhas. A prevenção é pulverizar mudas com infusão de alho, controle de pragas - preparações Actellik ou Fitoverm.

    Thrips ação parece mordidas

  • Pulgões - suas larvas hibernam no chão, para que possam ser levadas para casa. Normalmente, o pulgão se instala na parte inferior da folha, transformando rapidamente as folhas em sem vida. Luta - as mesmas drogas que contra tripes.

    Os pulgões nos tomates têm a mesma aparência de outras plantas

Outras pragas de tomate que infectam arbustos no jardim (mosca branca, urso, broto, colher de jardim, etc.) praticamente não são encontradas em casa nas mudas.

Possíveis problemas ao cultivar mudas

Cultivar mudas de tomate em um apartamento é muito mais simples do que mudas de pimenta ou repolho. Mas um jardineiro inexperiente pode esperar pelo fracasso.

O primeiro problema com o cultivo de mudas está na espera do hospedeiro nos primeiros dias após a germinação. Se você não abaixar rapidamente a temperatura e aumentar a iluminação, os brotos se esticarão rapidamente. Se você conseguir entender, o joelho submucoso por alguns dias não terá mais de 3-4 cm de comprimento, basta adicionar solo e fixar a temperatura e as condições de luz. Caso contrário, você precisará realimentar novamente.

Uma situação é possível quando mudas bem germinadas caem repentinamente em massa. Muitas vezes, isso acontece com a semeadura muito grossa. Necessidade urgente de afiná-los, deixando o mais forte. É melhor não arrancar as plantas, mas cortá-las com uma tesoura na própria superfície do solo. Outro motivo - a perna preta - é discutido acima.

Se as mudas parecerem fortes, mas não crescerem, pode ser apenas frio. Essa situação ainda não é ruim: no frescor das mudas, ela só fica mais forte, mas você não deve adiar as duras condições de temperatura por mais de uma semana. Se tudo estiver em ordem com o calor, provavelmente os tomates simplesmente não têm nutrição suficiente, eles devem ser alimentados mais rapidamente.

Folhas amareladas são um problema comum. Muitas vezes isso acontece devido à falta de luz ou falta de nitrogênio. Esses dois fatores são fáceis de corrigir, mas se não ajudar, você pode tentar transplantar tomates em recipientes mais espaçosos com solo fértil e limpo.

Acontece que, em meio ao completo bem-estar, as plantas começam a murchar e perecer dramaticamente. As razões são tão diversas que são difíceis de prever. Estes podem ser não apenas problemas com falta ou excesso de umidade, mas até superalimentação com fertilizantes. Se um problema for descoberto, ele poderá ser resolvido e parte das plantas salvas.

O cultivo de mudas de tomate está disponível para qualquer residente de verão que possua habilidades básicas em trabalhar com plantas, tempo livre e um local para arrumar as caixas no apartamento. Portanto, a maioria dos jardineiros cultiva mudas por conta própria, porque você sabe exatamente o que plantou e o que obterá. Não é necessário depender de vendedores no mercado, mas você deve fazer seu próprio trabalho.

Pin
Send
Share
Send