Cultivar alho bom é fácil. Mas, violando as regras da tecnologia agrícola, é frequentemente atacado por uma variedade de pragas. Apesar de seu número ser grande, é possível combatê-los, mas é necessário perceber e identificar a tempo quem exatamente precisa ser destruído.
Pragas de alho
Pragas de alho não são apenas perigosas em si mesmas. Além de danificar e destruir folhas e cabeças, muitos insetos são portadores de doenças. A luta contra doenças é um pouco mais difícil do que com pragas, por isso você não pode permitir que elas se espalhem nos canteiros de alho.
Tripes de tabaco
O tripes é um inseto amarelo ou marrom claro muito pequeno, atingindo um comprimento de apenas 1 mm. Depois que as fêmeas depositam seus ovos nos tecidos moles das plantas (geralmente folhas, e não apenas alho), literalmente alguns dias depois, larvas gulosas aparecem deles. Alimentam-se dos sucos de várias plantas, sugando-as das folhas e das inflorescências. Ao mesmo tempo, o alho enfraquece, para de crescer e, com uma forte propagação da praga, pode morrer. Detectar uma praga é fácil.
É quase garantido que Trips não apareça se a rotação correta da colheita for observada, os canteiros forem limpos de ervas daninhas e restos de plantas a tempo. Ele tem medo do cheiro de cenoura, que deve ser plantada ao lado do alho. Além dessas medidas simples, a propagação da praga é evitada pelo tratamento de material de plantio com água quente (os dentes são mantidos por 8 a 10 minutos em água a uma temperatura de aproximadamente 45 graus). sobreC, após o que são mergulhados em água fria).
Se aparecer tripes, pode ser destruído pela infusão de celandine. Para fazer isso, encha o balde com grama, encha-o com água quente e deixe repousar por 2 dias, depois filtre e pulverize as plantas com esta infusão. Numerosos produtos químicos, como Vermitek, Actellik, Karate, etc., agem mais rapidamente.Eles devem ser usados de acordo com as instruções, mas como geralmente leva muito tempo para coletar alho, você não deve ter muito medo dos efeitos da "química" na colheita, mas deve ter cuidado ao pulverizar muito cuidado.
Assim, por exemplo, o medicamento Vermitek, que é baseado na substância abamectina, causa paralisia na praga e começa a agir no dia seguinte. 2-3 tratamentos são necessários com um intervalo de 5-7 dias; para a preparação de uma solução, 5 ml da droga são diluídos em 10 l de água. No entanto, a droga é prejudicial não apenas para tripes e outros insetos: para os seres humanos pertence à 2ª classe de perigo, portanto, as precauções ao trabalhar com ela implicam o uso obrigatório de um respirador e as roupas que serão lavadas imediatamente. Ao mesmo tempo, de acordo com as instruções para o medicamento, após 3-4 dias após o seu uso, você pode colher. Informações semelhantes se aplicam a outros medicamentos observados, embora as substâncias ativas em sua composição sejam diferentes. Assim, a composição da preparação do Karatê contém menos perigosa para os seres humanos (3ª classe de risco) lambda-cygalothrin e Actellika - pyrimifhos methyl (2ª classe), no entanto, seu efeito sobre as pragas e o momento da saída para o trabalho manual são quase os mesmos. .
Mosca de cebola
A mosca da cebola é bastante grande, cerca de 1 cm, tem uma cor cinza, suas larvas são brancas. Aparece no final da primavera, põe ovos na base das plantas de alho e cebola: na base das folhas ou diretamente no chão. As larvas chocadas após uma semana não prejudicam as folhas: elas rapidamente entram nos dentes jovens e as roem. Como resultado, as cabeças de alho amolecem e apodrecem.
O aparecimento de uma mosca é evitado pelas mesmas técnicas que no caso de tripes. Um bom efeito dissuasor é dado pelos métodos populares. Por exemplo, polvilhar plantas com uma mistura seca de pó de tabaco, cinza de madeira e pimenta moída. No início do verão, é útil derramar alho com água salgada (um copo de sal de mesa em um balde de água). Se você repetir o procedimento após mais 2-3 semanas, é improvável que a mosca apareça. No caso de detecção de larvas, é melhor usar imediatamente inseticidas, por exemplo, como Spark, Inta-Vir ou Aktara.
Por exemplo, a substância ativa da preparação Inta-Vir é a cipermetrina, que se refere a inseticidas - piretróides. Para as plantas, isso não representa um perigo, mas danifica os insetos, tanto indesejáveis quanto benéficos; portanto, deve ser usado com cautela. Em relação aos seres humanos, refere-se a substâncias da 3ª classe de perigo. Para preparar a solução, o comprimido é dissolvido em um balde de água, passe 2-3 pulverizações com um intervalo de 2 semanas. A colheita pode ser colhida 2 semanas após o processamento.
Outras drogas agem de maneira semelhante. Por exemplo, a composição do efeito inseticida Spark Double, além da cipermetrina, inclui permetrina, que aumenta o efeito do primeiro piretróide. Mas em outras preparações da linha Iskra, a composição pode ser diferente: por exemplo, a Golden Spark “funciona” devido ao imidaclopride, como resultado do qual seu espectro de ação é um pouco mais amplo, e a Spark M é uma droga baseada em karbofos. O Actara que contém inseticida tiametoxam também é moderadamente perigoso para os seres humanos. Na maioria dos casos, a pulverização com uma solução é realizada uma ou duas vezes (com um intervalo semanal), a composição das soluções de trabalho e os métodos para sua preparação são descritos em detalhes na embalagem.
Traça de cebola
Esta é uma pequena borboleta noturna cinza-marrom com envergadura de até 14 mm. Estabelece-se no início do verão entre as folhas de alho e cebola, ovos amarelados com menos de 0,4 mm de tamanho, das quais as lagartas verde-amarelas emergem logo. Faixas de luz longitudinais ou manchas de forma irregular nas folhas são o resultado da atividade das lagartas. Como resultado, as folhas murcham e morrem, a planta inteira enfraquece. Eles são especialmente ativos em clima seco. As medidas para controlar as traças são quase as mesmas que as moscas da cebola. Entre os medicamentos mais ativos, além do Spark ou Actara, o Fastak pode ser observado. Baseia-se na substância alfa-cipermetrina (2ª classe de risco para seres humanos); são necessárias duas pulverizações com um intervalo de 10 dias.
Portanto, se o assunto não foi longe demais, é melhor usar o Spark menos perigoso e familiar, dissolvendo o comprimido em um balde de água. É verdade que agora são vendidos muitos inseticidas com nomes semelhantes (Spark-bio, efeito Double Spark, faísca Gold, etc.), mas o efeito é semelhante, basta ler atentamente na embalagem como preparar a solução corretamente e também após quantos dias repetir o tratamento.
Nematóide de alho
O nemátodo é um verme branco fino muito pequeno que se alimenta de suco de alho. Existem muitos nematóides, e apenas no alho existem três espécies: caule, galha e raiz. O último vive no solo, roe as cabeças das plantas jovens, é difícil detectá-lo a tempo. Como resultado, as escamas se soltam e a cabeça apodrece. O nematóide da vesícula forma um pequeno inchaço nas raízes, portanto, também não se manifesta imediatamente. O caule é encontrado por manchas acastanhadas nas folhas, como resultado das quais a pena é deformada.
Quando os nematóides aparecem, eles devem ser combatidos imediatamente, e o alho não deve ser plantado neste local por 4-5 anos. O solo após a colheita é regado com uma solução de formalina (1:25), gastando meio balde por 1 m2 e tomando todas as precauções. Os desembarques em si podem ser salvos apenas com um pequeno número de pragas. A partir de métodos populares, é utilizado caldo de tabaco (0,5 g de pó de tabaco por balde de água, fervido por 2 horas, diluído pela metade após o resfriamento) ou uma decocção de raízes de calêndula (0,5 kg por balde de água, fervida por 15 minutos, resfriada). Essas infusões são pulverizadas com plantas e solo.
Infelizmente, com a aparência em massa da praga, é quase impossível salvar a colheita, e produtos químicos fortes não ajudam. Portanto, será necessário cuidar bem do jardim no outono, e o material de plantio na primavera deve ser higienizado. Mesmo molhar os dentes em água durante o dia pode reduzir o risco de infecção. Mas seu processamento é mais confiável em uma solução de permanganato de potássio (um dia em uma solução rosa). Existem recomendações sobre o tratamento dos dentes com formalina, mas é necessário cuidado ao preparar a solução. Está disponível na forma de uma solução a 40% e precisa ser diluído com muita força: a concentração máxima para desinfecção do material de plantio é de 0,5%, ou seja, deve ser diluída 80-100 vezes. No cultivo industrial de hortaliças, esse procedimento é amplamente utilizado, mas em residências particulares é melhor limitar-se ao permanganato de potássio.
Carrapato de alho
Um carrapato é um dos convidados mais frequentes sobre o alho, mas pode se manifestar não apenas no jardim, mas também mais tarde, ao armazenar produtos. Esta é uma criatura muito pequena, com cerca de 0,2 mm, quadrúpede, de cor esbranquiçada. É muito difícil detectá-lo, mas os resultados de sua atividade são conhecidos: são manchas amareladas deprimidas encontradas em cabeças de adultos em escamas secas. As fêmeas colocam ovos muito pequenos no verão nas folhas de alho e, em poucos dias, a atividade maliciosa de uma nova geração já está começando.
Como o carrapato vive não apenas no solo, mas também na cabeça de um adulto, a inspeção dos dentes antes do plantio e sua completa desinfecção são obrigatórios. O sucesso em controlá-lo durante a estação de crescimento de uma planta é muito duvidoso, embora a presença de uma praga não seja difícil de determinar: se ela estava presente nos dentes, as folhas podem inicialmente crescer curvas. Os inseticidas mais comuns não agem nos carrapatos; eles são mortos por acaricidas projetados para combater os carrapatos. Portanto, os medicamentos Actofit ou Actoverm são eficazes, mas deve-se ter em mente que, apesar de pertencerem a produtos biológicos, para os seres humanos eles apresentam uma terceira classe de toxicidade (moderadamente perigosa).
A ação desses medicamentos é baseada no bloqueio do sistema nervoso de pragas, sua morte completa ocorre após 2 dias. Para preparar uma solução de trabalho, 4 ml de Actofit são dissolvidos em 1 litro de água, sendo realizados no máximo dois tratamentos por estação. Em princípio, a substância ativa em ambas as preparações é a aversectina C - o mesmo composto que em Fitoverm. Portanto, antes de comprar medicamentos na loja, você deve ler atentamente as instruções e comparar preços.
Pulgões
Os pulgões são bem conhecidos pelos jardineiros, pois esse é um dos inimigos mais comuns da maioria das culturas. Apesar do fato de haver muitas espécies de pulgões, elas parecem quase iguais; medidas semelhantes para combatê-los. Os pulgões sempre se depositam nas folhas mais jovens, mas depois se mudam para outras, formando colônias inteiras. Durante a estação, muitas gerações mudam e cada uma delas se alimenta de sucos de plantas. As folhas do alho jovem, danificadas por pulgões, dobram-se e muitas vezes ficam doentes, pois os pulgões podem tolerar patógenos de várias doenças.
É surpreendente ao mesmo tempo que o alho adulto em si seja um bom remédio para pulgões em outras plantas.
Felizmente, é fácil livrar-se dos pulgões do alho jovem. Existem muitos remédios populares (mostarda em pó, refrigerante, pó de tabaco, cinzas de madeira etc.), mas se você estiver atrasado e esses remédios não ajudarem, poderá usar inseticidas químicos (por exemplo, Inta-Vir ou Fufanon) para plantações jovens esqueça esta praga. O Fufanon, que contém a substância malatião organofosforada, não é menos eficaz que o Inta-Vir e afeta os seres humanos aproximadamente na mesma extensão, portanto você não deve usá-lo sem necessidade desnecessária. Se o pulgão tiver superado, 10 ml da emulsão são dissolvidos em um balde de água e as plantas são pulverizadas. No total, não são realizados mais de 2 tratamentos por temporada, nas últimas 3 semanas antes da colheita.
Vídeo: As principais pragas do alho
Prevenção de pragas
Pragas de alho que são mais ou menos comuns na prática estão listadas acima. Não é fácil lutar contra todos, por isso é importante tentar não deixá-los aparecer. Como já observado, a medida preventiva mais importante é a seleção cuidadosa e a preparação pré-plantio dos dentes para o plantio. O armazenamento adequado da colheita também é importante, enquanto até as pragas depositadas nas cabeças não estragam o alho tão rapidamente.
Além disso, as medidas preventivas contra pragas são as seguintes.
- Rotação correta da colheita: o canteiro de alho é retornado ao seu local original somente após 4-5 anos e, pelo menos duas vezes durante esse período, vale a pena plantar cenouras neste local.
- Limpeza completa dos resíduos das plantas após a colheita com escavação no jardim. A desinfecção do solo com sulfato de cobre ou permanganato de potássio (soluções de 0,1-0,2%) é muito desejável e, no caso de infecção do local com formalina (solução de 0,5-1%).
- Liberação oportuna de canteiros: muitas pragas se instalam inicialmente em gramíneas jovens e suculentas.
- Alimentação oportuna de alho: plantas fortes resistem melhor à ação de pragas.
- Remoção de brotos extras de alho fora do jardim, que apareceram devido à distribuição aleatória das sementes: em alguns locais do jardim é útil manter várias plantas de alho, mas brotos não controlados podem se tornar focos de doenças e pragas.
Vídeo: prevenção de doenças e pragas do alho
Nem todas as pragas de alho são fáceis de controlar, por isso é muito importante evitar a ocorrência delas. Essas são medidas simples que visam manter a limpeza no local e no armazenamento, além de desinfetar o material de plantio. Mas se as pragas forem encontradas no jardim, elas devem começar imediatamente a luta.