Apesar da visão atual de que é fácil cultivar cebolas, a realidade mostra que isso está longe de ser o caso. Não é apenas exigente na composição do solo e nas condições de umidade, as cebolas têm um grande número de doenças, que nem sempre são fáceis de lidar. As plantas de cebola geralmente ficam doentes em solos argilosos alagados e superalimentados com fertilizantes nitrogenados.
Doenças de cebola
As cebolas pertencem às culturas, cujo cultivo está longe de ser todo jardineiro, e você precisa imaginar o risco associado à possibilidade de plantar doenças de doenças virais e fúngicas. Isso se aplica às cebolas cultivadas em nabos, bem como às variedades cuja pena verde é de valor nutricional.
Apesar de a natureza das doenças, das quais existem várias dezenas, ser diferente, podemos assumir que as abordagens para o tratamento são relativamente uniformes. Assim, as doenças fúngicas, que são especialmente graves em condições de alta umidade, podem ser curadas por um número limitado de medicamentos, se você começar a fazê-lo a tempo. As doenças virais, por via de regra, não são tratadas, as plantas doentes devem ser destruídas. No entanto, doenças virais podem ser prevenidas combatendo seus distribuidores - uma variedade de insetos nocivos.
Oídio
Oídio é uma característica da doença, não apenas para as cebolas, e seus sintomas são semelhantes em todos os casos. Eles podem aparecer já no início da primavera: para arcos perenes logo após o crescimento da folhagem, para plantados no início da primavera - um pouco mais tarde. Manchas amareladas aparecem nas folhas, logo sua cor fica malva, esse fenômeno é acompanhado pela formação de um abundante revestimento em pó branco, que lembra a farinha.
Este revestimento, que é especialmente perceptível pela manhã, escurece gradualmente, tornando-se marrom-rosado, as folhas se tornam frágeis, secam, os bulbos param de crescer. Especialmente, a doença se manifesta em plantações espessadas, em tempo chuvoso, com falta de luz solar.
Normalmente, a fonte de infecção é o material da semente, portanto é necessária sua desinfecção antes do plantio. As sementes e as sementes podem ser simplesmente mantidas em água quente (40-42 ºС) por 6-7 horas, e ainda melhor - em uma solução rosa de permanganato de potássio. Para aumentar a garantia de neutralização depois disso, alguns jardineiros usam tratamento com biofungicidas (como Bactofit ou Poliram).
Além de processar o material de plantio, a colheita completa dos detritos das plantas após a escavação da cebola e a escavação imediata do canteiro ajudam a evitar a infecção de cebola no próximo ano. A rotação de culturas também é de grande importância: é melhor mudar a localização do canteiro de cebola todos os anos, mas se ele permanecer em um local por 2-3 anos, eles farão uma pausa pelo mesmo período. Uma boa medida preventiva é a dispersão periódica de cinzas de madeira nos canteiros de cebola e de agentes químicos - tratamento do solo no outono com preparações de Horus ou Oksikhom.
Se a doença se manifestar, é necessário reduzir drasticamente a quantidade de água e interromper a fertilização com nitrogênio e tratar as cebolas e o solo ao seu redor com soluções de fungicidas (por exemplo, líquido de Bordeaux ou policarbacino). É claro que não será possível comer cebolas após esses tratamentos muito em breve, e talvez as penas não valham a pena. No entanto, as lâmpadas podem ser salvas se o tratamento for realizado em tempo hábil.
Peronosporose (míldio)
Os sintomas da peronosporose são semelhantes aos sintomas do oídio: primeiro, forma-se um revestimento cinza-púrpura nas penas. Posteriormente, as folhas são deformadas, escurecem e secam. Nesse sentido, a planta inteira enfraquece, o que pode levar à morte: as lâmpadas começam a apodrecer. A doença se espalha muito rapidamente por todo o jardim. Pode se manifestar cerca de um mês após o início do crescimento das penas, os mesmos fatores contribuem para isso como o oídio.
A prevenção e o tratamento da doença quase não diferem daqueles no caso de oídio. A peronosporose, em um estágio inédito, é bem tratada com infusões de várias ervas daninhas (dente de leão, urtiga etc.), que também são fertilizantes. Uma ferramenta eficaz é a droga Ridomil Gold.
Vídeo: a luta contra a peronosporose das cebolas
Podridão cinzenta ou cervical
A podridão do colo do útero raramente se manifesta diretamente no jardim: isso pode acontecer apenas no caso de chuvas prolongadas que ocorrem após o alojamento da pena. Geralmente, os sinais da doença tornam-se visíveis cerca de um mês após a colheita. A lâmpada no pescoço fica molhada, começa a apodrecer e a podridão captura rapidamente todo o seu volume. A casca é coberta com mofo cinza, devido ao qual os bulbos mentirosos também são infectados.
Como o agente causador da doença penetra nas lâmpadas através de danos mecânicos, uma boa medida preventiva é a desinfecção periódica de uma faca que corta a caneta lavando com uma solução escura de permanganato de potássio.
Lâmpadas armazenadas prematuramente, bem como aquelas cujo pescoço é especialmente espesso, são mais freqüentemente afetadas. Portanto, a secagem adequada da colheita é de grande importância: deve durar pelo menos uma semana e meia a uma temperatura de cerca de 30 sobreC e boa ventilação.
Dos produtos químicos, às vezes é usado o Quadrice, que uma semana antes da colheita, eles cultivam o solo em um canteiro de cebola. O tratamento pré-semeadura das mudas com fungicidas, bem como a limpeza completa de todas as ervas daninhas e resíduos das plantas, são essenciais.
Molde cinza
O mofo cinzento é uma doença fúngica; o fungo é capaz de afetar os bulbos a qualquer momento: isso pode ocorrer durante o crescimento e no inverno, durante o armazenamento da colheita. Ao contrário da podridão cinzenta, esta doença não afeta o pescoço da lâmpada, mas se desenvolve em todas as outras partes. As fontes de infecção são as mesmas que no caso da podridão do pescoço. Os tecidos afetados pelo fungo tornam-se flácidos, nublados, adquirem um cheiro repugnante e de cor amarelada, são cobertos com uma camada cinza. As medidas para a prevenção da infecção são as mesmas da podridão do pescoço.
Fusarium (podridão de Fusarium do fundo)
A fonte da doença reside no solo, a infecção pela cebola ocorre durante a estação de crescimento, contribui para o tempo chuvoso, principalmente nas fases finais do desenvolvimento das plantas. A podridão começa nas partes inferiores do bulbo, avançando para o ápice, o bulbo fica aguado, as raízes e as folhas morrem rapidamente. Um caso é possível quando a infecção ocorreu, mas não teve tempo para se manifestar durante a colheita; então a lâmpada se deteriorará já durante o armazenamento, especialmente em alta temperatura.
Como as pragas contribuem para a infecção de Fusarium, enfraquecendo as plantas, um dos métodos de prevenção de doenças é a destruição de pragas. Além disso, é importante saber que as variedades precoces de cebola são menos suscetíveis ao Fusarium, especialmente no caso de plantio precoce de uma semente saudável. A neutralização térmica dele antes do pouso é necessária. É importante observar a rotação correta das culturas, a ausência de alagamento, a escavação oportuna dos bulbos e sua cuidadosa preparação para armazenamento, incluindo a triagem.
Podridão de cebola bacteriana
A podridão bacteriana, como Fusarium, pode se manifestar já no jardim, até o final do crescimento da cebola, e talvez apenas durante o armazenamento. Mesmo no jardim, as folhas de cebola podem ser cobertas com pequenas feridas umectantes, mas são difíceis de ver, de modo que o jardineiro envia a colheita para armazenamento sem esperar problemas. A doença pode se manifestar apenas mais perto do inverno, destruindo gradualmente a lâmpada. A podridão bacteriana só é perceptível quando a lâmpada é cortada: as escalas normais alternam com suavizadas e translúcidas. Logo a lâmpada apodrece, produzindo um odor desagradável.
Por via de regra, a podridão bacteriana se desenvolve em cebolas imaturas e pouco secas, a fonte de infecção são restos de plantas por limpar, nos quais as bactérias podem viver por vários anos. Portanto, é absolutamente necessária uma limpeza cuidadosa dos canteiros após a colheita, bem como a observação da rotação das culturas. Além disso, os danos não devem ser permitidos ao cavar e transportar a cebola.
Ferrugem de cebola
A ferrugem é uma doença fúngica comum de todas as plantas de cebola, assim como o alho. Este é o verdadeiro flagelo das cebolas perenes cultivadas em ervas. Quando infectadas, manchas convexas de várias formas de cor amarelo claro se formam nas folhas, o que pode mudar de cor para laranja brilhante. Esses pontos ("almofadas") são colônias de fungos. Como resultado de sua influência, o desenvolvimento de folhas e, posteriormente, bulbos para.
A ferrugem é extremamente contagiosa e seu patógeno é estável, e se os detritos das plantas não forem completamente limpos após o final da temporada de jardinagem, a infecção por cebola pode continuar na cama por vários anos. A contaminação é promovida pela economia de espaço: você não deve engrossar a aterrissagem, por mais que queira. Em geral, as medidas para a prevenção e tratamento da doença são as mesmas que no caso de outras doenças fúngicas.
Mosaico de cebola
O mosaico é uma doença viral perigosa que não pode ser tratada. Quando infectadas, as folhas da cebola achatam, formam uma variedade de manchas, listras e traços, principalmente amarelos, às vezes esbranquiçados. Os bulbos aumentam, seu amadurecimento para. No futuro, as folhas estão adiantadas, muitas plantas morrem. A probabilidade de uma morte completa da colheita não é alta, mas sua quantidade e qualidade são significativamente reduzidas.
Como pequenos insetos (carrapatos, pulgões, nemátodos) servem como portadores do vírus, a prevenção de infecções consiste em combatê-los. Além disso, o extermínio oportuno da vegetação das ervas daninhas, moderação na irrigação e cobertura, rotação adequada das culturas e prevenção de espessamento excessivo são extremamente importantes.
Icterícia de cebola
A icterícia também é uma doença viral, seu tratamento é impossível. Quando o vírus ataca, as penas e as flechas da cebola ficam amarelas, começando pelas pontas e gradualmente mudando completamente de cor. As folhas ficam planas, muitas vezes entrelaçadas. Lâmpadas param de crescer. O portador do vírus é a cigarra, na qual, além de várias ervas daninhas, hiberna. As cebolas afetadas devem ser destruídas. As medidas preventivas são as mesmas que para os mosaicos.
Cabelo encaracolado
Quando eles falam sobre cebolas encaracoladas, uma imprecisão é admitida: não há doença com esse nome, mas penas encaracoladas (ou encaracoladas) acompanham várias doenças, principalmente virais. Na maioria das vezes, as penas ficam enroladas quando infectadas com mosaico ou icterícia. Além disso, o nemátodo do caule da cebola também sofre de uma doença como a ditilenose. Os nemátodes são quase invisíveis a olho nu, vivem no chão, prejudicam os bulbos e a folhagem da cebola. Como resultado, as lâmpadas quebram e as penas entrelaçadas e encaracoladas acabam murchando e morrendo.
Prevenção de doenças de cebola
Embora as doenças virais sejam incuráveis, elas podem ser evitadas através da observação adequada da tecnologia agrícola. Doenças fúngicas que podem ser curadas, é melhor não ser permitido no jardim. E se você não faz nada com tempo chuvoso e frio, tudo o mais está nas mãos do jardineiro. Na prevenção de doenças das plantas de cebola, cada item da lista a seguir é importante:
- conformidade com a rotação correta das culturas (periodicamente, o canteiro de cebola se muda para outro local, são organizadas novas plantações onde cebolas, alho, lírio, beterraba não crescem);
- desinfecção obrigatória do material de plantio;
- plantar ou semear cebolas o mais cedo possível, sem espessar;
- seleção do local ensolarado dos canteiros de cebola;
- prevenção do alagamento do solo;
- fazer apenas as doses necessárias de fertilizantes nitrogenados, sem excesso;
- destruição permanente de ervas daninhas, acompanhada de afrouxamento do solo;
- limpeza completa dos resíduos das plantas após a colheita e escavação imediata do solo;
- colher cebolas apenas em tempo seco;
- secar completamente a colheita antes de enviá-la para armazenamento;
- transporte suave da colheita para um local de armazenamento bem limpo e higienizado com antecedência.
Com a total observância dessas medidas, a probabilidade de doença da cebola é minimizada. Se isso ainda aconteceu, é necessário descobrir a causa o mais rápido possível e, se a doença for tratável, proceder ao processamento dos plantios, caso contrário, à remoção imediata das plantas doentes.
Tratamento de plantações de cebola em caso de doenças
Quando os sinais de doenças fúngicas aparecem, o excesso de irrigação e a alimentação de nitrogênio são interrompidos, as camas são polvilhadas com cinzas de madeira, o solo é bem solto e os resíduos de ervas daninhas são destruídos e os produtos de tratamento de plantas são escolhidos. Os agentes de controle químico podem ser usados apenas na primeira metade do verão e, se as cebolas crescerem em uma pena, é recomendável abster-se delas. De qualquer forma, antes de pulverizar qualquer medicamento, vale a pena retirar as plantas infectadas, se não houver muitas.
Nos estágios iniciais da doença, os remédios populares podem ajudar. São infusões e decocções de várias plantas (dente-de-leão, celandine, malmequeres) ou poeira de tabaco. Plantar plantas como malmequeres, endro, hissopo e outras ervas odoríferas reduz bastante o risco de doenças e afasta as pragas. Se apenas algumas plantas estiverem doentes, elas devem ser retiradas e os caroços em seu lugar devem ser derramados com uma solução de permanganato de potássio ou sulfato de cobre (1%).
Se uma doença fúngica afeta um grande número de plantas, todo o leito é pulverizado com preparações de cobre, por exemplo, cloróxido de cobre (40 g por balde de água) duas vezes por semana. No entanto, as folhas após esse tratamento não devem ser consumidas por 3-4 semanas. Entre outros medicamentos, Aktara, Karate, Fitoverm e outros são populares, pois permitem combater pragas de insetos que carregam vírus perigosos.
Vídeo: pulverizando cebolas por doenças fúngicas
Problemas no cultivo de cebolas
Além de doenças perigosas, os jardineiros geralmente encontram cultivo de cebola e outros problemas que não estão diretamente relacionados a doenças, mas que precisam ser abordados. Alguns deles são apresentados na tabela.
Tabela: problemas com o cultivo de cebola e sua solução
Descrição do produto | Razões | Medidas necessárias |
A cebola forma pequenos bulbos, termina cedo a vegetação | Na maioria das vezes - plantio espessado, possivelmente falta de umidade | Aos primeiros sinais de nanismo, é necessário desbaste, após o que a rega com a introdução de fertilizantes complexos |
Folhas de cebola ficam amarelas rapidamente | Se não for uma doença - espessamento, ervas daninhas, falta de umidade, nitrogênio, mosca de cebola | Se ocorrer o amadurecimento precoce, as medidas serão inúteis. Prevenção - a tecnologia agrícola certa, a luta contra as moscas da cebola |
A lâmpada não amadurece | Fertilizante em excesso de nitrogênio | No meio do verão, a aplicação de fertilizantes à base de potássio (pelo menos 30 g / m2 sulfato de potássio) ou cinza de madeira |
Arco de cebola | Armazenamento inadequado de aparelhos, aterrissagem tardia | Setas mordiscando imediatamente sua origem |
As folhas secam e quebram | Se não for uma doença, falta de umidade ou nutrientes | Rega, fertilização adequada |
Rachaduras na cebola | Falta ou excesso de umidade | Ao secar demais o solo - rega com alagamento - afrouxamento cuidadoso |
Cebola não cresce | Hiperacidez, sombreamento, excesso ou falta de nitrogênio | A correção é possível apenas no próximo ano, mas você pode tentar se alimentar com uréia |
Torção de folhas | Falta de umidade, nitrogênio, pragas | Irrigação, cobertura, rega com água salgada (100 g de sal por balde de água) |
A cebola seca | Falta de umidade, equilíbrio inadequado de nutrientes, pragas, pressão fria | Rega, cobertura, cultivo, extermínio de pragas |
Clareamento de folhas | Se não for uma doença - falta de nitrogênio, cobre, potássio, solos ácidos, violação das condições de umidade | Adubação, correção de tecnologia agrícola |
Como você pode ver, cada problema emergente tem muitas causas, elas geralmente estão interligadas e nem sempre é possível resolvê-lo. No entanto, a tecnologia agrícola adequada quase sempre permite que você cultive uma boa colheita de cebolas saudáveis.
O cultivo de cebolas raramente fica sem problemas, porque requer uma adesão cuidadosa à tecnologia agrícola. As menores violações podem causar dificuldades, incluindo doenças que nem sempre são tratáveis. No entanto, a prevenção de doenças reduz drasticamente o risco de sua ocorrência, e o monitoramento constante da saúde das plantas pode salvar a maior parte da colheita e em caso de infecção súbita por fungos ou vírus.