A fama dos morangos Elizabeth 2 é muito contraditória. Alguns jardineiros dizem que a variedade é super produtiva, as bagas são grandes e saborosas. Outros estão decepcionados com arbustos com uma abundância de bigodes e uma baga seca e sem gosto. Existem duas razões principais para críticas negativas. O primeiro - em vez da famosa Elizabeth 2, um falso foi comprado, o segundo - atendimento inadequado.
A história de morango Elizabeth 2
Elizabeth 2 é considerada uma versão melhorada da rainha Elizabeth. Há uma lenda sobre a origem de ambas as variedades. Duas dúzias de anos atrás, a rainha Elizabeth, o criador inglês Ken Muir, trouxe um morango reparador e quase sem barba. O cientista é famoso como o criador das melhores variedades de obras-primas de morangos e morangos.
No viveiro de Donskoy (Rostov-on-Don), essa variedade foi cultivada, propagada e vendida com sucesso para a população. E no processo desse trabalho, os criadores notaram que alguns arbustos diferem dos originais em bagas maiores e doces. Havia mais bigode neles, e o remontamento se manifestou mais forte. Então, Elizabeth 2 apareceu.
Qual disso é verdade não é conhecido. É impossível encontrar morangos chamados Queen Elizabeth no espaço da Internet de língua inglesa, assim como em russo pouco se sabe sobre Ken Muir. Há apenas um fato que pode ser verificado: Elizabeth 2 está listada no Registro de realizações de seleção em 2004, dividido em todas as regiões da Federação Russa. O autor é o NPF Donskoy Nursery, o autor é Lyubov Efimovna Zakubanets. Todo o resto, muitos chamam a ação de relações públicas para aumentar o interesse pela variedade.
Elizabeth 2 está listada no Registro Estadual como morangos, no entanto, por engano ou por hábito, jardineiros e vendedores continuam chamando isso de morangos silvestres.
A confusão com a origem e a promoção da publicidade chegou às mãos de vendedores sem escrúpulos. No mercado, você pode encontrar morangos silvestres sob nomes semelhantes: a verdadeira rainha Elizabeth, rainha Elizabeth 2, super Elizabeth, Elizabeth a primeira e outras. Para não se tornar vítima de fraude e não deixar críticas irritadas sobre a variedade, você precisa conhecer Elizabeth 2 "pessoalmente".
Vídeo: primavera e morango Elizabeth 2 já dá a primeira colheita
Descrição da nota
A variedade pertence ao reparo e ao mais antigo. Os botões para a floração da primavera são formados no outono, então Elizabeth 2 floresce antes de outras variedades. Após a colheita precoce, os morangos silvestres colocam brotos de flores e dão frutos em julho e depois em setembro-outubro. Durante toda a temporada, da primavera ao outono, um arbusto dá até 3 kg de bagas: na primavera de 600 a 700 g, o restante amadurece de julho a novembro. Segundo as observações dos jardineiros, durante as geadas do outono, as bagas congelam e, durante o dia, o sol derrete e amadurece.
Os arbustos de Catherine 2 não se espalham muito, de densidade média, crescem de 50 a 60 cm de diâmetro.As folhas são verde-escuras, brilhantes, levemente côncavas, sua superfície é caracterizada por rugas e nervuras médias, e há dentes afiados pronunciados nas bordas.
Este morango forma um bigode um pouco, eles não se espalham para longe do mato, têm a cor verde usual.
Os pedúnculos estão quase sempre localizados sob as folhas, os botões são coletados em inflorescências exuberantes. A propósito, as flores de Elizabeth 2 são modestas, com tamanho não superior a 2 cm, mas as bagas crescem a partir delas, o peso de algumas chega a 90-100 g. As bagas são em forma de cone e bastante pesadas para o seu tamanho, porque por dentro são desprovidas de espaços vazios.. A polpa é densa, o que torna a variedade comercialmente atraente.
Elizabeth 2 tolera perfeitamente transporte, armazenamento, pode ser congelado sem perda de apresentação.
O sabor dos morangos Elizabeth 2 é avaliado em 4.7 pontos em 5 possíveis. É chamado de sobremesa, ou seja, agradável, agridoce. Há um aroma brilhante de morango. Mas devemos entender que tudo isso é verdade para os morangos silvestres, que tinham sol, umidade, comida e calor suficientes.
No outono e nos verões chuvosos, devido à falta de sol, qualquer fruta se torna fresca. Essa é outra razão para as críticas negativas sobre a Elizabeth 2. As frutas colhidas no outono, embora não sejam tão saborosas quanto o verão, mas são ótimas para a colheita no inverno.
Características do plantio de morangos Elizabeth 2
O plantio deve começar com a compra de mudas. À venda, eles aparecem na primavera e na segunda metade do verão. Compre morangos em viveiros e lojas especializadas, considere arbustos e folhas, compare: eles se encaixam na descrição da variedade Elizabeth 2. Além disso, não deve haver sinais de doença nas mudas, ou seja, manchas: amarelo, vermelho, redondo, sem forma, etc. .
As datas de plantio de morangos são estendidas para toda a estação quente, você pode plantar no chão do início da primavera até o final de agosto.
Outro passo importante, além de comprar mudas, é escolher um local no seu jardim. Normalmente, recomenda-se que os morangos escolham áreas ensolaradas, mas essa variedade cresce bem nos canteiros, sombreada parte do dia, por exemplo, com copas das árvores. No verão quente e árido, os maiores arbustos crescerão em sombra parcial, as bagas nelas também serão maiores do que nos morangos sob o sol escaldante.
Além da luz, Elizabeth 2 precisa de proteção contra o vento frio e, no inverno, contra a geada. Portanto, coloque as camas para que, no lado norte, sejam cobertas por uma cerca, arbustos ou pela parede da casa. Essas barreiras protegerão do vento e a neve será adiada. Além disso, para o cultivo de Elizabeth 2, uma inclinação para o sul é adequada. Somente as linhas não precisam ser guiadas pela altura da inclinação, mas pela largura.
O solo para os morangos remontantes precisa de mais fértil do que para as variedades comuns, porque para uma cultura que amadurece durante todo o verão, você precisa de mais nutrientes. Cavar o chão depois de espalhar 2 baldes de húmus ou composto e 2 xícaras de cinza de madeira por metro quadrado. Esquema de plantio 50x50 cm, entre os canteiros, deixam passagens de 60-80 cm, para que seja conveniente cuidar dos morangos.
O plantio em si não é diferente do clássico: faça buracos no tamanho das raízes e das plantas, sem adormecer, o centro do mato de onde saem os pedúnculos e folhas jovens.
Água não sob a base do arbusto, mas no sulco anular ao redor dele. Nesse caso, o ponto de crescimento permanecerá seco e não será atraído pela sujeira.
Vídeo: três maneiras de plantar morangos: no material de cobertura, sob cobertura de grama e húmus
Como cuidar de Elizabeth 2
A principal característica de cuidar desse morango silvestre é fornecê-lo com água e alimentos em quantidade suficiente para o cultivo de três colheitas por estação. E também se você planeja coletar a colheita inteira ao máximo, na primavera e no outono, a Elizabeth 2 precisa fornecer calor.
Métodos e normas de rega
Elizabeth 2 precisa ser regada com mais frequência e abundância e ser alimentada várias vezes durante a estação. Sem essas práticas agrícolas, os frutos serão pequenos, secos e sem sabor. Não é recomendável organizar a aspersão, pois as bagas crescem e amadurecem constantemente nos arbustos, que, devido ao excesso de umidade, podem ficar doentes com podridão cinzenta.
O problema do abastecimento regular de água será resolvido por um sistema de irrigação por gotejamento. Se não houver como arranjá-lo, regue os morangos assim que o solo embaixo se secar. O consumo de água por arbusto é individual a cada vez e depende da secura do solo no momento da irrigação, deve ser úmido em toda a profundidade das raízes - 30 cm. Portanto, se os 2 cm superiores secarem, 0,5-1 l de água suficiente deve ser embebido nas pontas raízes - despeje 3-5 litros por arbusto.
Características do Mulch
Para manter a terra úmida, mantenha-a sob a cobertura vegetal. O corte de grama, feno ou palha permitirá menos frequentemente não apenas regar, mas também alimentar. A camada inferior decompõe-se gradualmente e enriquece a terra com húmus. No entanto, essa regra funciona se chover pelo menos ocasionalmente. Em um verão quente e seco, essa cobertura queima ao sol, se desfaz, se transforma em poeira e é inchada pelo vento. Portanto, se houver calor na rua por vários dias, mais frequentemente regar não apenas os arbustos, mas também umedecer a cobertura para que apodreça e execute suas funções.
Umedecer a cobertura morta no calor tem outra vantagem: absorve a água como uma esponja e evapora gradualmente. Ao redor dos morangos, a umidade aumenta, a temperatura diminui, o que facilita a existência dos morangos sob o sol escaldante. Isto é especialmente verdadeiro quando o clima árido é estabelecido após o plantio de mudas jovens. Em um microclima úmido, eles criam raízes mais rapidamente.
Vídeo: cobertura morta com argila expandida, agrofibra, serragem, grama e até serapilheira
O que alimentar
Elizabeth 2 difere da maioria das variedades de reparo, pois fornece a colheita não duas vezes durante o verão, mas três, criando um transportador contínuo da primavera até as geadas. Portanto, não deve ser alimentado periodicamente, em determinadas fases, mas regularmente - a cada 2 semanas, incluindo o outono. A cobertura deve ser complexa, contendo todos os macro e microelementos.
Compre fertilizantes especiais para morangos / morangos silvestres sob as marcas: Fertika, Agricola, Gumi-Omi ou prepare suas próprias infusões de ervas daninhas. Afinal, ervas diferentes retiram todo um complexo de nutrientes da terra. Depois de fazer uma infusão deles e regar a terra, você retornará esses elementos e fertilizará os morangos sem qualquer química.
Receita de ervas daninhas de fertilizantes:
- Encha qualquer recipiente com grama suculenta, especialmente útil para alimentar urtigas.
- Encha com água, cubra, mantenha em um local quente, no verão - na rua, no outono - em um galpão ou estufa.
- Mexa a massa todos os dias. Ele fermentará, um cheiro fétido semelhante ao esterco aparecerá.
- Quando o conteúdo do tanque se transformar em uma pasta homogênea de cor verde-marrom, você poderá alimentar.
- Dosagem de fertilizante verde: 2 litros por regador de 10 litros. A rega pode ser feita nas folhas, consumo: 0,5 l para arbustos anuais e 1-2 l para adultos.
Além dos curativos principais, durante os períodos de floração, dê foliar: pulverize os morangos sobre os brotos com uma solução de ácido bórico (5 g por 10 l).
Vídeo: características de cuidar de morangos Elizabeth 2
Outras nuances do crescimento
Elizabeth 2 cresce bem e dá frutos em estufas e estufas. No início da primavera, instale nos leitos do arco e cubra com agrofibra. A primeira colheita amadurecerá ainda mais cedo e será mais rica e saborosa. Repita o mesmo no outono. No verão, substitua o isolamento por uma rede de pássaros.
No entanto, abrigo é um evento opcional. Muitos jardineiros têm o suficiente do que colecionam no verão. Além disso, as primeiras bagas da primavera em Elizabeth 2 são sempre menores do que nas colheitas subsequentes. Em geral, existem recomendações para remover os pedúnculos que apareceram na primavera. Como resultado, os morangos não desperdiçam sua força e proporcionam uma impressionante colheita de verão de bagas muito grandes e deliciosas.
Esta variedade é resistente a doenças e pragas, é afetada apenas em leitos negligenciados, portanto envolva os morangos com cuidado e atenção. Após cada onda de frutificação, apare as folhas amareladas e manchadas, bem como as velhas, caídas no chão. Remova os pedúnculos vazios deixados após a colheita das bagas. Limpe seu bigode regularmente. Com esse cuidado, os morangos são bem ventilados e iluminados pelo sol, não há condições favoráveis para fungos e pragas nas camas.
A resistência do inverno de Elizabeth 2 é média. Em invernos frios com neve rasa, pode congelar.. No final do outono, quando a temperatura cai abaixo de zero durante a noite, cubra os canteiros com mato, caules grossos de plantas, ramos de abeto, serapilheira ou agrofibra dobrados em várias camadas. O abrigo deve deixar o ar passar e prender a neve. Na primavera, assim que o chão derreter, remova todo o isolamento das camas.
Vídeo: abrigo de morango para o inverno
Colheita: O que combina com Elizabeth 2
Tradicionalmente, os morangos de jardim são colhidos durante o período de maturação a cada 1-2 dias. Os frutos da primeira colheita, é claro, são consumidos frescos, como um valioso produto vitamínico. Elizabeth 2 está bem vendida no mercado e, portanto, cresce tanto para si quanto para venda.
Se você planeja armazenar e transportar essa baga, colete-a na primeira metade do dia, quando o orvalho descer, mas o sol ainda não está muito quente.
Eles dizem que os morangos desta variedade são armazenados na geladeira por uma semana sem perder suas qualidades.. Para o inverno, você pode congelar o todo, as bagas não perderão sua forma após o descongelamento. A colheita do outono é menos doce. Mas neste momento no jardim, muitas frutas estão amadurecendo. Você pode fazer compotas e adicionar morangos a elas. Graças à polpa densa, as bagas permanecem intactas não apenas em compotas, mas também em compotas.
Vídeo: geléia de morango sem cozinhar
Opinião jardineiros sobre Elizabeth 2
Minha rainha E 2 já passou pelo quinto ano, vou multiplicar. Começa mais cedo do que tudo, dá frutos por muito tempo, termina de dar frutos junto com as variedades tardias. As bagas são as mesmas, não esmague, tamanho médio, bom gosto, doce. É verdade que você precisa se alimentar periodicamente. Mas por que não alimentar esse trabalhador esforçado? Não fiquei doente por 4 anos. Sai do inverno o melhor de todos.
Olga Tchaikovskaya//forum.prihoz.ru/viewtopic.php?f=46&t=7267&sid=dc51e2744fd65ef6d6a90033e616518c&start=15
A variedade tem um amadurecimento muito amigável. Portanto, são obtidas taxas decentes únicas. E para não dizer que o mato é poderoso, mas puxa a baga sem problemas. A baga é densa, doce, devido à polpa densa e à ausência de vazios, é bastante pesada por seu tamanho. Para o mercado, é isso. Muito satisfeito com a nota. É obtido um rendimento decente, mas esta é apenas a primeira onda. Minhas variedades NSD para rendimento e solados não são adequadas.
Roman S.//forum.prihoz.ru/viewtopic.php?f=46&t=7267&sid=dc51e2744fd65ef6d6a90033e616518c&start=15
Eu comprei o E-2 um arbusto há três anos. Eu não o deixei dar frutos. Era muito grande com folhas grandes. Seu bigode enraizou o verão inteiro em um círculo. No outono, plantou uma cama. Na primavera seguinte, as bagas eram grandes e saborosas. Mas os arbustos são muito menores que o primeiro materno (ficou morto, exausto). No outono, as bagas tornam-se densas e sem sabor (eu as uso para compota de maçãs). Este outono plantou uma nova cama de bigodes. Aparentemente, eu não sei como fertilizar, no segundo verão os arbustos e as bagas são menores. Bem, um ou dois no mato são grandes, o resto é comum e pequeno.
Chapalen//dacha.wcb.ru/index.php?s=b13ba93b2bc4e86148df7c4705bed274&showtopic=11092&st=20
Elizabeth gosta muito de si mesma, mas o truque dessa variedade é que ele também está tentando cultivar algo em outubro. Além disso, elas congelam à noite e, durante o dia, descongelam e continuam corando. E Mshenka e Zenga-Zengana, é claro que é muito mais saboroso, mas só os desfrutamos em julho.
Kern//www.forumhouse.ru/threads/67040/page-15
Elizabeth mostrou-se perfeitamente no início do verão (muito saborosa e grande) e absolutamente nada em agosto. Embora você possa entender o porquê, porque as variedades de reparo fornecem mais energia e precisam ser cuidadas mais.
Mandrake//www.forumhouse.ru/threads/67040/page-15
Comprei há 2 anos com minha irmã Elizabeth-2 em Sadko. Ela não me dá bigode, as bagas são grandes e sem sabor, e agora estão penduradas. Não sinto vontade de mexer com ela. Minha irmã me deu um arbusto de boa aparência e Bagas não provam nada.
abelhinha//www.websad.ru/archdis.php?code=340286
Elizabeth 2 pode realmente ser chamada de uma variedade de obras-primas. É muito frutífero, produz bagas pelo transportador, e grande e saboroso.Mas ela revela todas as suas forças apenas com bons cuidados. Se morangos comuns dedicamos tempo a apenas 1-2 meses por ano, esse "real" deve ser cuidado na primavera, verão e outono.