Sanka tomate apareceu em domínio público há 15 anos e imediatamente se apaixonou por muitos jardineiros. A variedade permanece em demanda até agora, suportando com sucesso a concorrência em curso de novas criações. Contribua para suas muitas vantagens. Especialmente os jardineiros mencionam despretensiosidade e consistentemente alta produtividade, mesmo em condições longe das condições climáticas e climáticas ideais. Também é significativo que os frutos de Sanka amadurecem um dos primeiros.
Descrição da variedade de tomate Sanka
A variedade de tomate Sanka está listada no Registro Estadual da Federação Russa desde 2003. Esta é a conquista dos criadores russos. Oficialmente, é recomendado para cultivo na região da Terra Negra Central, mas a prática indica que ele tem a capacidade de se adaptar com sucesso a uma ampla variedade de condições climáticas nem sempre favoráveis e a quase todos os caprichos climáticos. Portanto, Sanka pode ser cultivada em quase toda a Rússia, com exceção do extremo norte. Na faixa do meio, é freqüentemente cultivada em campo aberto, nos Urais, na Sibéria, no Extremo Oriente - em estufas e estufas de filmes.
Os arbustos de tomate, sem muito dano a si mesmos, toleram o clima frio na primavera e no verão, uma abundância de chuvas, suportada pela falta de luz solar. Mas isso não significa que haja proteção contra geadas no retorno da primavera. Se você plantar sementes ou mudas em terreno aberto muito cedo, o material de plantio simplesmente morre quando exposto a temperaturas congelantes. Esses tomates também não possuem requisitos elevados para a qualidade do substrato.
Sanka é uma variedade, não um híbrido. Sementes de tomates cultivados podem ser usadas para o plantio para a próxima temporada. No entanto, a degeneração gradual é inevitável, as características das variedades são "erodidas", os tomates "soltos". Portanto, é aconselhável renovar as sementes pelo menos uma vez a cada 5-7 anos.
Até o vencimento, a variedade pertence à categoria inicial. Sanka é até chamado de ultra-precoce, porque ele traz uma das primeiras colheitas. Em média, decorrem cerca de 80 dias desde o aparecimento de mudas de sementes até o amadurecimento dos primeiros tomates. Mas depende muito do clima na região em crescimento. No sul, por exemplo, Sanka pode ser removido do mato após 72 a 75 dias, e na Sibéria e nos Urais, o período de amadurecimento costuma ser adiado por mais 2-2,5 semanas.
Sanka é uma variedade determinante de tomates. Isso significa que a altura da planta não pode exceder o valor "predefinido" pelos criadores. Ao contrário das variedades não determinantes, o caule não termina com um ponto de crescimento, mas com um pincel de flores.
A altura do arbusto é de 50 a 60 cm. Em uma estufa, ele se estende de 80 a 100 cm, não sendo necessário amarrá-lo. Ele não precisa ser enteado. Esta é uma grande vantagem para os jardineiros iniciantes, que geralmente cortam os brotos errados.
A planta não pode ser chamada densamente frondosa. Placas de folhas são pequenas. As primeiras inflorescências são formadas no seio da 7ª folha, e o intervalo entre elas é de 1 a 2 folhas. No entanto, a compactação da bucha não afeta a produtividade. Durante a estação, cada um deles pode produzir até 3-4 kg de frutas (ou aproximadamente 15 kg / m²). Mesmo em campo aberto, as colheitas são colhidas antes da primeira geada. Pequenas dimensões podem selar significativamente o pouso. 4-5 arbustos de tomate Sanka são plantados em 1 m².
A colheita amadurece junto. Você pode escolher tomates verdes. No processo de amadurecimento, o sabor não sofre, a carne não se torna aquosa. Mesmo os tomates maduros Sanka por um longo tempo não se desfazem do mato, mantendo a densidade da polpa e um aroma característico. O prazo de validade é bastante longo - cerca de dois meses.
Os frutos são muito apresentáveis - a forma correta, redonda, com costelas levemente pronunciadas. O peso médio de um tomate é de 70 a 90 g. Quando cultivadas em estufa, muitas amostras ganham uma massa de 120 a 150 g e as frutas são coletadas em pincéis de 5 a 6 peças. A pele é lisa, até vermelha saturada. Não existe nem uma mancha esverdeada, característica da grande maioria das variedades de tomate, no local de fixação do pedúnculo. É bastante fino, mas durável, o que leva a uma boa transportabilidade. Ao mesmo tempo, os tomates são suculentos, carnudos. A porcentagem de frutos de uma espécie não comercializável é relativamente pequena - varia entre 3-23%. Depende em grande parte do clima e da qualidade dos cuidados com a colheita.
O sabor é muito bom, com uma leve acidez. Sanka é rico em vitamina C e açúcares. No entanto, esta é uma característica de todos os tomates pequenos. Cientificamente comprovado - quanto maior o tomate, menor a concentração dessas substâncias nele.
Sanka é uma variedade universal. Além do consumo fresco, o suco é extraído, pasta de tomate, ketchup e adjika são preparados. Devido ao seu tamanho pequeno, os frutos são adequados para decapagem e decapagem. A pele densa evita que o tomate rache e se transforme em mingau.
Essa variedade também é apreciada por sua boa imunidade. Sanka não possui proteção absoluta "embutida" contra nenhuma doença, mas é relativamente raramente afetada por fungos típicos da cultura - ferrugem tardia, septórios e todos os tipos de podridão. Isto se deve em grande parte ao amadurecimento precoce dos tomates. Os arbustos têm tempo para dar a maior parte da colheita antes que o clima propício ao seu desenvolvimento seja estabelecido.
Além dos tomates vermelhos "clássicos", existe um "clone" de uma variedade chamada "Sanka Golden". Praticamente não difere dos pais, exceto pela pele pintada na cor laranja-dourada.
Vídeo: como são os tomates Sanka
Cultivo de mudas de tomate
Para a maior parte da Rússia, o clima não é muito ameno. As baixas temperaturas inibem o processo de germinação das sementes, podem danificar seriamente ou até destruir as mudas. Portanto, na maioria das vezes os tomates são cultivadas mudas. A variedade Sanka não é exceção.
As sementes das mudas são plantadas 50 a 60 dias antes do transplante planejado em campo aberto. Destes, 7 a 10 dias são gastos no surgimento de mudas. Consequentemente, nas regiões sul da Rússia, o momento ideal para o procedimento é entre a última década de fevereiro e meados de março. Na faixa do meio, é a segunda quinzena de março, em áreas com clima mais severo - abril (do início do mês ao 20º dia).
O principal requisito da Sanka para as condições de cultivo de mudas é a iluminação suficiente. A duração mínima do horário de verão é de 12 horas. O sol natural na maior parte da Rússia claramente não é suficiente, então você precisa recorrer a uma exposição adicional. Lâmpadas convencionais (fluorescentes, LED) também são adequadas, mas é melhor usar phytolamps especiais. A umidade ideal do ar é de 60 a 70%, a temperatura é de 22 a 25º durante o dia e de 14 a 16º à noite.
O solo para cultivo de tomate ou qualquer Solanaceae pode ser adquirido sem problemas em qualquer loja especializada. Mas jardineiros experientes preferem cozinhar por conta própria, misturando húmus foliares com volume aproximadamente igual de composto e metade da areia grossa. De qualquer forma, o solo precisa ser desinfetado. Para fazer isso, é derramado com água fervente, congelado, frite no forno. Um efeito semelhante é obtido por tratamento com uma solução espessa de framboesa de permanganato de potássio ou qualquer fungicida de origem biológica, preparado de acordo com as instruções. Um aditivo útil para qualquer solo é o giz triturado ou o pó de carvão ativado. Colher de sopa suficiente em 3 l de substrato.
Precisa de pré-plantio e as sementes de Sanka. Primeiro, eles são verificados quanto à germinação, imersos por 10 a 15 minutos em uma solução de cloreto de sódio (10 a 15 g / l). Aqueles que aparecem imediatamente jogam fora. Leveza incomum significa ausência de feto.
Em seguida, use as preparações de Strobi, Tiovit-Jet, Alirin-B, Fitosporin-M. Afetam positivamente a imunidade da planta, minimizam o risco de infecção por fungos patogênicos. Tempo de processamento - 15-20 minutos. Em seguida, as sementes são lavadas em água corrente fria e deixadas secar.
A etapa final é o tratamento com bioestimulantes. Pode ser tanto remédios populares (suco de aloe, bicarbonato de sódio, água com mel, ácido succínico) quanto medicamentos adquiridos (humato de potássio, Epin, Kornevin, Emistim-M). No primeiro caso, as sementes Sanka são mantidas na solução preparada por 6-8 horas, nos segundos 30-40 minutos são suficientes.
O próprio procedimento para plantar sementes de tomate para mudas é assim:
- Caixas largas planas ou recipientes de plástico são preenchidos com substrato preparado. O solo é moderadamente regado e nivelado. Os sulcos rasos são marcados com um intervalo entre eles de cerca de 3-5 cm.
- As sementes de tomate são plantadas uma de cada vez, mantendo uma distância entre elas de pelo menos 1 cm. Quanto mais denso o plantio, mais cedo você terá que mergulhar brotos. E mudas jovens toleram esse procedimento muito pior do que as plantas já cultivadas. As sementes são aprofundadas em um máximo de 0,6-0,8 cm, polvilhadas com uma fina camada de areia fina. De cima, o recipiente é coberto com vidro ou um filme transparente. Antes da emergência, o tomate não precisa de luz. Mas o calor é necessário (30-32ºС). Regar as plantações do spray, diariamente ou a cada dois dias. Na presença de recursos técnicos fornecer aquecimento de fundo.
- 15-20 dias após a emergência, o primeiro curativo é aplicado. O procedimento precisará ser repetido após mais uma semana e meia. O uso de matéria orgânica é agora indesejável, os fertilizantes para mudas são mais adequados. A concentração do medicamento em solução é reduzida pela metade em comparação com o fabricante recomendado.
- A colheita é realizada na fase da terceira folha verdadeira, aproximadamente duas semanas após a emergência. Os tomates são plantados em vasos individuais de turfa ou em copos de plástico com um diâmetro de 8 a 10 cm.No último caso, é necessário fazer vários orifícios de drenagem e despejar um pouco de argila expandida, seixos e cascalho no fundo. O solo é usado da mesma forma que para as sementes. As mudas são extraídas da capacidade total junto com a terra, que grudou nas raízes, tentando não danificar esse caroço, se possível. As amostras transplantadas são regadas moderadamente, por 4-5 dias os vasos são limpos das janelas, protegendo as mudas da luz solar direta.
- Para que as mudas Sanka se adaptem mais rapidamente e com sucesso a um novo local, cerca de 7 a 10 dias antes do transplante em campo aberto ou em estufa, elas começam a endurecê-lo. Nos primeiros 2-3 dias, algumas horas ao ar livre são suficientes. Gradualmente, esse tempo é estendido para meio dia. E no último dia, eles deixam os arbustos para "passar a noite" na rua.
Vídeo: plantando sementes de tomate para mudas e cuidando delas
Um jardineiro inexperiente pode perder uma colheita de tomate já no estágio de crescimento das mudas. A razão para isso é seus próprios erros. O mais típico deles:
- Rega abundante. No solo, transformado em pântano, a "perna negra" se desenvolve quase inevitavelmente.
- Tempo de plantio muito cedo para as mudas. Espécimes cobertos de vegetação são muito piores e levam mais tempo para criar raízes em um novo local.
- Picking incorreto. Apesar da opinião generalizada, não é necessário comprimir a raiz dos tomates. Isso inibe bastante o desenvolvimento da planta.
- Uso de substrato inadequado e / ou não higienizado. O solo deve ser nutritivo, mas ao mesmo tempo solto e leve.
- Endurecimento curto (ou sua completa ausência). A prática mostra que os arbustos que foram submetidos ao procedimento se enraízam mais rapidamente e começam a crescer no jardim ou na estufa.
Vídeo: erros típicos ao cultivar mudas de tomate
Os tomates são transferidos para um local permanente durante maio. Ao aterrissar em campo aberto, a temperatura noturna deve estabilizar entre 10 e 12ºС. O esquema ideal de plantio para Sanka é de 40 a 50 cm entre arbustos adjacentes e 55 a 60 cm entre filas de desembarques. Você pode economizar espaço, escalonando as plantas. A altura do arbusto pronta para o plantio é de pelo menos 15 cm, são necessárias 6-7 folhas verdadeiras.
A profundidade dos furos para Sanka é de 8 a 10 cm, e um punhado de húmus é jogado para o fundo, algumas pitadas de cinza de madeira peneirada. Um complemento muito útil é a casca de cebola. Isso assusta muitas pragas. O horário ideal para o pouso é à tarde ou pela manhã em um dia fresco e nublado.
Cerca de meia hora antes do procedimento, as mudas são bem regadas. Portanto, é muito mais fácil extrair da panela. As mudas são enterradas no solo para o par inferior de folhas, regadas, gastando cerca de um litro de água para cada planta. Aparas de madeira, areia fina ou lascas de turfa são aspergidas na base do caule.
Dentro de uma semana e meia após o plantio em campo aberto sobre mudas de tomate Sanka, é desejável construir uma cobertura de qualquer material de cobertura de cor branca. Na primeira vez em que são regadas apenas de 5 a 7 dias após o plantio, aproximadamente duas semanas depois são batidas. Isso estimula a formação de um número maior de raízes subordinadas.
Plantando sementes no chão e se preparando para isso
O tomate Sanka é merecidamente considerado despretensioso nos cuidados. Mas conseguir uma colheita abundante só é possível quando cultivado em condições ótimas ou próximas.
A pior coisa para qualquer tomate é um déficit leve. Portanto, para o desembarque, Sanka escolhe uma área aberta, bem aquecida pelo sol. É aconselhável orientar as camas de norte a sul - os tomates serão acesos uniformemente. As correntes de ar não causam muitos danos aos desembarques, mas ainda é desejável ter uma barreira a alguma distância que proteja o leito dos ventos frios do norte sem obscurecê-lo.
Sanka sobrevive com sucesso e dá frutos em quase todo o solo. Mas, como qualquer tomate, ele prefere um substrato bastante solto, mas nutritivo. Isso deve ser levado em consideração ao preparar o leito, adicionando areia grossa ao solo "pesado" e argila em pó (8-10 litros por metro linear) ao solo "leve".
Para qualquer cultura de jardim, a rotação de culturas é muito importante. No mesmo local, os tomates são plantados por um período máximo de três anos.Maus predecessores e vizinhos para eles são quaisquer plantas da família Solanaceae (batatas, berinjela, pimenta, tabaco). O substrato está muito esgotado, aumenta o risco de infecção por fungos patogênicos. Adequados para a Sanka nesta capacidade são: Abóbora, Leguminosa, Crucífero, cebola, alho, ervas picantes. A experiência mostra que os tomates são bons vizinhos com morangos. Em ambas as culturas, o tamanho dos frutos aumenta visivelmente, respectivamente, e o rendimento também aumenta.
O jardim para Sanka começa a ser preparado no outono. A área selecionada é cuidadosamente escavada, enquanto a limpa da planta e outros detritos. No inverno, é aconselhável apertá-lo com um filme plástico preto - para que o substrato derreta e aqueça mais rapidamente. Na primavera, cerca de duas semanas antes do plantio planejado de mudas, o solo precisará ser bem afrouxado e nivelado.
Os fertilizantes também são introduzidos em duas doses. No outono - húmus (4-5 kg / m²), superfosfato simples (40-50 g / m²) e sulfato de potássio (20-25 g / m²). Se a acidez do solo for aumentada - também farinha de dolomita, limão cortado, casca de ovo em pó (200-300 g / m²). Na primavera - cinzas peneiradas (500 g / m²) e qualquer fertilizante contendo nitrogênio (15-20 g / m²).
Com o último, é muito importante não exagerar. Um excesso de nitrogênio no solo provoca arbustos de tomate para um acúmulo excessivamente ativo de massa verde. Eles começam a engordar, os brotos e os ovários de frutas desses espécimes são muito poucos, eles simplesmente não têm nutrientes suficientes. Outra consequência negativa da "superalimentação" - enfraquecimento do sistema imunológico.
É estritamente proibido trazer estrume fresco sob os tomates. Em primeiro lugar, ele pode simplesmente queimar as raízes frágeis das plantas e, em segundo lugar, é um ambiente quase perfeito para a hibernação de ovos e larvas de pragas e patógenos.
Se for planejado plantar Sanka na estufa, é aconselhável substituir completamente os 10 cm superiores de substrato no outono. Em seguida, o solo fresco para desinfecção é derramado com uma solução violeta saturada de permanganato de potássio. Vidro dentro limpo com uma solução de limão cortado. Também é útil queimar um pequeno pedaço de verificador cinza na estufa (com as portas bem fechadas).
No início da primavera, o solo é derramado com água fervente e jogado com palha - retém bem o calor. Se na última temporada os tomates em estufa sofreram de algum tipo de doença, aproximadamente duas semanas antes do plantio, o substrato é tratado com solução de Fitosporin-M.
O plantio de sementes de tomate em campo aberto é praticado principalmente nas regiões quentes do sul. O momento mais adequado para isso é meados de abril. O clima na maior parte da Rússia é imprevisível. As geadas de retorno da primavera são bastante prováveis. Mas o suficiente e disposto a arriscar. Afinal, acredita-se que os espécimes obtidos a partir de sementes no solo sejam menos propensos a sofrer de doenças, eles toleram melhor os caprichos do clima.
O truque a seguir ajuda a reduzir um pouco o risco de perda de safra nesta fase. Jardineiros experientes plantam sementes secas e germinadas. As primeiras filmagens terão que esperar mais, mas podem evitar um possível clima frio.
Os poços são formados previamente, aderindo ao esquema descrito acima. 2-3 sementes são semeadas em cada uma. As mudas de desbaste são realizadas na fase 2-3 desta folha. Deixe apenas um, o germe mais poderoso e desenvolvido. O "excesso" é cortado com uma tesoura o mais próximo possível do solo.
Antes que as mudas apareçam, a cama é apertada com filme plástico. Após - defina arcos acima dele e feche - o com branco lutrasil, agril, spanbond. O abrigo não é removido até que as mudas atinjam as dimensões das mudas, prontas para o plantio no solo.
Vídeo: procedimento para plantar sementes de tomate no jardim
Cuidar de plantas em campo aberto e em estufa
Mesmo um jardineiro iniciante que não tem muita experiência lidará com o cultivo de tomates Sanka. Uma das vantagens indiscutíveis da variedade é a ausência da necessidade de remover enteados e outras formações de arbustos. Eles são atrofiados, então também não precisam ser amarrados. Consequentemente, todo o cuidado com Sanka é reduzido a rega, fertilização e capina regulares dos canteiros. Este último deve receber atenção - por alguma razão, essa variedade não tolera a proximidade das ervas daninhas.
Qualquer tomate é uma planta que adora a umidade. Mas isso só se aplica ao solo. A alta umidade para eles geralmente é fatal. Portanto, ao cultivar Sanka em uma estufa, a sala deve ser ventilada regularmente. Após cada rega, sem falhar.
É importante aderir à média de ouro. Com um déficit de umidade, as folhas ficam desidratadas e começam a enrolar. Os arbustos superaquecem, hibernam, praticamente parando no desenvolvimento. Se o substrato for umedecido muito ativamente, a podridão se desenvolverá nas raízes.
Os indicadores ideais para estufas são a umidade do ar no nível de 45-50% e o solo - cerca de 90%. Para garantir isso, Sanka é regada a cada 4-8 dias, gastando 4-5 litros de água para cada arbusto. O procedimento é realizado para que as gotas não caiam nas folhas e flores. Ideal para a cultura - irrigação por gotejamento. Se não for possível organizá-lo, a água é derramada nos sulcos dos corredores. É indesejável molhar os tomates sob a raiz - as raízes são rapidamente expostas e secam. A aspersão não é categoricamente adequada - depois disso os botões e os ovários das frutas se esfacelam maciçamente.
O melhor horário para o procedimento é de manhã cedo ou tarde da noite, quando o sol já se pôs. A água é utilizada exclusivamente aquecida a uma temperatura de 23 a 25º. Muitas vezes, os jardineiros colocam um recipiente diretamente na estufa. Ao cultivar tomates, o barril deve ser coberto com uma tampa para não aumentar a umidade do ar.
As mudas de tomate plantadas em campo aberto não são regadas até que os arbustos se enraízem em um novo local e comecem a crescer. Depois disso, e até que os gomos sejam formados, o procedimento é realizado duas vezes por semana, gastando 2-3 l de água para cada arbusto. Durante a floração, os intervalos entre a rega são dobrados, a norma é de até 5 litros. Os arbustos nos quais os frutos são formados são regados a cada 3-4 dias, a norma é a mesma. Cerca de duas semanas antes da colheita, quando os primeiros tomates começam a ficar vermelhos, os arbustos fornecem apenas a umidade mínima necessária. Isso é necessário para que a carne retenha suculência e adquira o sabor e o aroma característicos da variedade. Obviamente, os intervalos entre a irrigação são ajustados dependendo da chuva do verão. Às vezes, Sanka em geral pode fazer apenas com chuvas naturais.
A pior coisa que um jardineiro pode fazer é alternar períodos de "seca" prolongada com rega rara e abundante. Nesse caso, a casca da fruta começa a rachar. Talvez o desenvolvimento da podridão de vértice. E se, pelo contrário, tudo for feito corretamente, Sanka, sem sofrer muitos danos, suportará o calor de 30 ° C e acima, o ar seco demais não o prejudicará.
Vídeo: dicas para cultivar tomates em uma estufa
Dos fertilizantes, a variedade de tomate Sanka prefere produtos orgânicos naturais. Para um jardineiro, essa também é uma escolha inteligente. A variedade é de maturação precoce, é melhor não arriscar - nitratos e outras substâncias prejudiciais à saúde podem se acumular nos frutos. Três dias de alimentação são suficientes para Sanya.
O primeiro é realizado 10 a 12 dias após o transplante de mudas no solo. Os tomates são regados com infusão de esterco fresco de vaca, fezes de pássaros, folhas de dente de leão e verduras de urtiga. Prepare a cobertura por 3-4 dias em um recipiente sob uma tampa bem fechada. O recipiente é preenchido com matérias-primas em cerca de um terço e depois adicionado à água. A disponibilidade do fertilizante é evidenciada pela característica "aroma". Antes do uso, é necessário coar e adicionar água na proporção de 1:10 ou 1:15, se a areia servir de matéria-prima.
Jardineiros experientes aconselham pulverizar botões e ovários de frutas com uma solução de ácido bórico (1-2 g / l). Isso impedirá que eles desmoronem sob a influência de condições climáticas negativas. E 7 a 10 dias antes da fruta amadurecer, os arbustos são tratados com consolda. Isso acelera o processo de amadurecimento do tomate, um efeito positivo na manutenção da qualidade.
O segundo curativo é realizado 2-3 dias após a floração. Você pode usar fertilizantes adquiridos à base de vermicomposto, projetados especificamente para tomates ou em geral para qualquer Solanaceae ou infusão de fermento. Se estiverem secos, o saco é misturado com 50 g de açúcar granulado, diluído com água morna no estado da polpa e dissolvido em um balde de água limpa. Um pacote de fermento fresco é simplesmente cortado em pedaços pequenos, adicione 10 litros de água e mexa até restarem pedaços.
A última vez que Sanka é alimentada em mais 14 a 18 dias. Para fazer isso, prepare uma infusão de cinzas de madeira (10 copos por 5 litros de água fervente) e adicione uma gota de iodo a cada litro. O produto é deixado em repouso por mais um dia, completamente misturado, diluído com água 1:10 antes do uso.
Vídeo: cuidado com o tomate ao ar livre
Doenças fúngicas, esses tomates são afetados relativamente raramente. Normalmente, medidas preventivas são suficientes para prevenir a infecção. O maior perigo para a colheita futura é alternariose, manchas bacterianas negras e a "perna negra". Quando cultivadas em campo aberto, Sanku pode atacar pulgões, na estufa - moscas-brancas.
Galeria de fotos: doenças e pragas de Sanka perigosas para o tomate
- As folhas e os frutos do tomate sofrem de alteranriose; se nada for feito, o arbusto morre rapidamente
- A "perna negra" pode privar o jardineiro da maior parte da colheita já no estágio de cultivo de mudas, a principal razão para o seu desenvolvimento é abundante e / ou rega frequente
- A mancha preta de bactérias não é uma doença fatal para o tomate, mas o rendimento é bastante reduzido e os frutos afetados por ela perdem notavelmente a apresentação e a teimosia.
- Pulgões - uma praga de jardim "onívora", vivendo em simbiose íntima com formigas, é quase impossível removê-la sem se livrar delas
- Por alguma razão, o Whitefly tem um amor especial por azul e amarelo - esse recurso pode ser usado para fazer armadilhas caseiras.
A melhor prevenção é o cuidado competente da lavoura. Não se esqueça da rotação de culturas e plante arbustos no jardim muito lotados. O ambiente favorável para a maioria dos fungos patogênicos é o ar úmido e úmido combinado com alta temperatura. Tais condições também são adequadas para pragas. Para evitar a infecção, vários cristais de permanganato de potássio são adicionados à água para irrigação uma vez a cada 12 a 15 dias. A cinza de madeira é adicionada à base das hastes e também ao solo no processo de afrouxamento. Mudas jovens podem ser polvilhadas com giz triturado ou carvão ativado.
Tendo descoberto os primeiros sintomas indicando que a infecção não pode ser evitada, a rega é reduzida ao mínimo necessário. Para se livrar da doença em um estágio inicial, via de regra, remédios populares suficientes. Jardineiros com experiência usam extratos de mostarda em pó, absinto ou yarrow. Água de cozimento ou carbonato de sódio (50 g por 10 l), essência de vinagre (10 ml por 10 l) também são adequados. Para melhorar as soluções, grude nas folhas, adicione um pouco de aparas de sabão ou sabonete líquido. Os arbustos são pulverizados 3-5 vezes com um intervalo de 2-3 dias.
Se não houver efeito desejado, são utilizados quaisquer fungicidas de origem biológica - Topázio, Alirina-B, Bayleton, Baikal-EM. Geralmente, três tratamentos com um intervalo de 7 a 10 dias são suficientes. Esses medicamentos não prejudicam a saúde humana e o meio ambiente, mas mesmo seu uso é indesejável durante a floração e 20 a 25 dias antes da colheita.
Pulgões e moscas-brancas se alimentam de seiva das plantas Uma substância pegajosa e transparente permanece nas folhas, sendo gradualmente atraída por uma camada de revestimento em pó preto. A maioria das pragas não tolera odores pungentes. Perto das camas com tomates e nos corredores, você pode plantar ervas picantes. Outras plantas têm propriedades semelhantes - sálvia, chagas, calêndula, calêndula, lavanda. Suas folhas e caules são usados como matéria-prima para a preparação de infusões, o que é recomendável que Sanka pulverize a cada 4-5 dias. Você também pode usar flechas de cebola e alho, pimenta, casca de laranja, folhas de tabaco. Essas mesmas infusões ajudam a se livrar de pragas, se não houver tantas. A frequência dos tratamentos é aumentada para 3-4 vezes ao dia. No caso de um ataque em massa de insetos, são usados inseticidas de ação geral - Inta-Vir, Fury, Actellik, Iskra-Bio, Mospilan. Em alguns casos, a Coca-Cola e o álcool etílico a 10% produzem um bom efeito (mas o resultado não é garantido).
Gardeners comentários
Sanka é uma variedade ultra-madura (da germinação à maturidade de 75 a 85 dias), determinante, com 30 a 40 cm de altura.As frutas são redondas, vermelhas vivas, densas, transportáveis, muito saborosas, carnudas, pesando 80 a 100 g.A frutificação é estável e longa, em qualquer clima. Resistente a pouca luz. Vou cultivá-los para a terceira temporada. Todas as especificações são verdadeiras. Os primeiros tomates maduros foram em 7 de julho (em campo aberto). Gostei de Sanka exatamente tão cedo. Quando os tomates de alface com frutos grandes já saem no outono, eles se tornam menores, ainda estão cobertos de tomate e têm um sabor bastante decente. Já é tarde.
Natsha
//www.tomat-pomidor.com/forum/katalog-sortov/%D1%81%D0%B0%D0%BD%D1%8C%D0%BA%D0%B0/
Eu tenho tudo como não é com as pessoas. Eu não gostava de tomate Sanka. Eu tinha tomates pequenos: um pouco mais ou menos a gosto.
Marina
//www.tomat-pomidor.com/forum/katalog-sortov/%D1%81%D0%B0%D0%BD%D1%8C%D0%BA%D0%B0/
Costuma-se dizer que o sabor dos tomates maduros cedo deixa muito a desejar. No entanto, Sanka é um tomate delicioso (na minha opinião). E bom em decapagem. E quase nenhum mal, praga tardia, embora chuvas frias caíssem ao longo de julho. Ela cresce em algum lugar até 80 cm, embora eles escrevam nas anotações - 40-60 cm. É muito frondosa. Gosto que ele tenha frutos fortes, uniformes e densos. E pela comida, não é ruim, e pela conservação. E o mais importante - que em nossas condições em campo aberto produz frutos.
Sirina
//dacha.wcb.ru/index.php?showtopic=54259
Ele plantou Sanka pela primeira vez. Terreno aberto, região de Moscou. Variedade sem complicações. Vou plantar mais.
Aleks K.
//dacha.wcb.ru/index.php?showtopic=54259
Eu cresço Sanka apenas porque é cedo. No momento, ainda não existem tomates normais, por isso comemos com um estrondo. Quando tomates verdadeiros amadurecem, esse Sanka, que Liana não está mais "enrolado", sente-se imediatamente que há pouco sabor real de tomate neles.
Irish & K
//www.ogorod.ru/forum/topic/364-sorta-tomatov-sanka-i-lyana/
Nós Sanka dois anos cultivadas mudas para venda. Nossos jardineiros a amavam. Dizem um bom tomate. Colheita, exigente e precoce. As frutas têm tempo para amadurecer antes da praga.
Demétrio
//zonehobby.com/forum/viewtopic.php?t=2123
Até o verão de 2012, Sanka não conhecia o tomate e não o plantou. No verão passado, verificou-se que não havia mudas de tomate suficientes. Bons amigos ajudaram, deram vários arbustos Sanka. No meio do verão, a praga tardia caiu. E entre todos os nossos tomates, ele se mostrou o mais resistente à doença. Parte da colheita planejada, ainda temos. Há muito tempo se percebe que as variedades precoces de tomate têm tempo para crescer antes do início das doenças das plantas na estufa. E Sanka precisa de apenas um pouco mais de três meses antes de amadurecer. Embora esses tomates não sejam ricos, havia muitas frutas neles. E há menos problemas com eles. Não é necessário colher os galhos mais baixos, eles quase não precisam de uma liga. E, em geral, são despretensiosos. Mesmo sem o sol, em dias nublados, cresciam bem. A única coisa é que eles não gostam de solos pesados. E, claro, como todos os tomates, eles adoram se vestir bem. Também gostamos do sabor do tomate. Eles ficaram tão carnudos, suculentos. Em uma palavra, uma fusão.
Lezera
//otzovik.com/review_402509.html
Na primavera passada, adquiri sementes de tomate da variedade Sanka. Crescendo através de mudas, a germinação foi de cem por cento. Plantada em campo aberto no início de maio (território de Krasnodar). Arbustos enraizaram tudo. Ativamente cresceu, ganhou cor, ovários e, claro, a colheita foi excelente. Quero enfatizar - os arbustos são pequenos, não mais que 50 cm, e eu, sem saber disso, amarrei-o a estacas. Mas, dados os ventos fortes, isso é normal. As frutas são todas um para um - uniformes, redondas, amadurecem juntas e são boas na forma de salada e enlatadas (as frutas não explodem). Considerando as condições climáticas, colhi tomates em 53 dias. Na bolsa indicada - 85 dias. Colhidos até meados de outubro, no entanto, os tomates já eram menores. Experimente. Eu acho que você não vai se arrepender. Esta temporada não pode prescindir de Sanka.
Gibiskus54
//www.stranamam.ru/post/10887156/
O tomate Sanka é adequado para o cultivo em toda a Rússia. Dado o clima local, é plantado em estufa ou em campo aberto. As dimensões do arbusto permitem cultivá-lo mesmo em casa. A variedade se distingue pela resistência, exigência quanto às condições de detenção, falta de cuidados extravagantes. A palatabilidade do fruto é muito boa, o objetivo é universal, o rendimento é consistentemente alto. Sanka é uma boa escolha para jardineiros iniciantes e experientes.