Entre um grande número de ervas picantes, o manjericão é ótimo para o cultivo em casa. Além de bondade, aroma e boa aparência, esta planta é selecionada para plantio de vasos, devido ao fato de poder crescer no inverno e no verão, além de cuidados completamente despretensiosos. Mesmo que você nunca tenha cultivado verduras no peitoril da janela, poderá obter facilmente uma colheita decente de temperos aromáticos iniciando seus experimentos com manjericão.
Variedades de manjericão para cultivo doméstico
Variedades de manjericão são ótimas. Além da folha verde comum, há manjericão roxo e marrom. Existem variedades com folhas grandes e pequenas, vários tons de aroma.
Para o cultivo em casa, as variedades de folhas pequenas e baixas (até 0,5 m) que crescem em arbustos compactos são ideais.
O registro estadual de melhoramento recomenda duas variedades mais adequadas para o cultivo de maconha:
- Basilisco A vantagem dessa variedade é a maturação precoce e a compacidade. Uma planta baixa (até 20 cm) tem um grande número de folhas pequenas com aroma de cravo-da-índia;
- Marquês. Um casquilho esférico compacto pode crescer até 25 cm de altura. O aroma das folhas é cravo da índia.
Se você tem experiência em casa, pode cultivar qualquer tipo desse tempero. Observe que as variedades gregas de folhas pequenas e roxas crescem mais e mais.
Condições e métodos para cultivar manjericão em casa
O manjericão é uma planta quente e fotófila, portanto as seguintes condições são necessárias para o seu desenvolvimento e crescimento:
- temperatura do ar confortável na região + 20-25 graus;
- longas horas de luz do dia. Ao plantar uma planta nos meses de inverno, ela precisará ser iluminada com lâmpadas fluorescentes;
- solo fértil;
- rega e pulverização sistemáticas.
Em casa, você pode obter verduras de manjericão de três maneiras:
- Transplantar uma planta adulta de campo aberto em uma panela. Se no final da temporada de verão você ainda tiver plantas de manjericão que não floresceram no jardim, você pode desenterrá-las e transplantá-las com um pedaço de terra para um recipiente adequado. Essa planta floresce rapidamente, mas por um tempo você pode usar folhas perfumadas. Além disso, uma planta adulta é ideal para obter mudas para o cultivo de novos arbustos de manjericão.
- Tendo cultivado uma planta a partir de estacas. O método permite rápido o suficiente (após duas a três semanas) para obter ervas jovens. Esse arbusto de manjericão o servirá por cerca de três a quatro meses.
- Semeando sementes. Uma planta cultivada dessa maneira precisará de muito mais tempo para formar um arbusto, mas também fornecerá ervas aromáticas frescas por muito mais tempo do que o manjericão cultivado de maneira diferente.
Cultivo de manjericão a partir de sementes
Sementes de manjericão estão disponíveis em lojas especializadas. Esta é a opção mais apropriada ao planejar o cultivo de vários arbustos da planta. Se em sua casa de campo de verão o manjericão cresceu, o que lhe convinha em todos os aspectos, é bem possível coletar suas sementes você mesmo. Deve-se notar que apenas as plantas que você plantou através de mudas fornecerão sementes de alta qualidade e de alta qualidade: com o plantio direto no solo em uma zona de clima temperado, as sementes desse tempero não terão tempo para amadurecer. As sementes são colhidas em clima seco quando as brácteas secam e escurecem:
- O caule de flores secas é cortado da planta e colocado em uma sala escura e bem ventilada para amadurecimento.
- Após a secagem, as sementes se derramam das caixas. Eles devem ser limpos de detritos e secos adicionalmente.
A germinação de sementes de manjericão dura 4-5 anos.
Preparando o material de plantio
O manjericão chegou até nós de países com um clima quente; portanto, suas sementes só estarão ativas se houver calor e luz suficientes. Ao plantar com sementes não preparadas, levará muito tempo para aguardar as mudas; portanto, é recomendável aquecer o material de plantio. É melhor fazer isso ao sol ou radiadores. É importante que as sementes sejam aquecidas a uma temperatura de +40 graus. Acelera as mudas e as sementes de imersão, nas quais são saturadas com a umidade. A imersão é realizada em água quente correspondente à temperatura de aquecimento (+40 graus). Após este procedimento, as sementes são ligeiramente secas.
Por favor, note que quando embebido, o manjericão semeia mucilagem.
Os brotos de manjericão das sementes aquecidas e umedecidas com umidade aparecerão 7 a 10 dias após o plantio.
Capacidades para pouso
Antes de escolher os recipientes de plantio, você precisa decidir como cultivará manjericão - com ou sem colher. Se você planeja transplantar mudas, o recipiente inicial pode ser copos plásticos rasos, cassetes comuns ou bandejas para mudas. Ao cultivar sem colher, selecione imediatamente recipientes altos e espaçosos, por exemplo, vasos de litro, nos quais as raízes da planta se sentirão livres e confortáveis. Como os vegetais cultivados costumam estar localizados no parapeito da janela da cozinha, é útil considerar como os contêineres se encaixam no interior, haverá espaço suficiente para um arranjo conveniente de todos os vasos.
As opções para a colocação subsequente de vasos com mudas em vasos com dobradiças e prateleiras suspensas localizadas na abertura da janela são bastante aceitáveis. Eles vão se tornar uma decoração brilhante do interior, resolver o problema que muitas vezes surge da falta de espaço.
Galeria de fotos: idéias para plantar manjericão e outras ervas na cozinha
- Baldes com plantas ficarão lindos em trilhos ou ganchos na abertura da janela
- Os verdes podem ser plantados em frascos de vidro comuns com o volume apropriado
- Tanques de desembarque bem escolhidos podem criar conforto adicional em sua cozinha
- Os verdes podem ser cultivados em recipientes de cerâmica, plástico ou metal
- Recipientes e vasos pendurados economizarão espaço no peitoril da janela
- Ao colocar prateleiras, observe que as plantas precisam de muita luz natural
Solo de plantação de manjericão
Uma das condições para o cultivo bem-sucedido de manjericão é um solo leve e fértil, com boa umidade e permeabilidade ao ar. O solo adequado pode ser formado misturando os seguintes componentes:
- húmus + fibra de coco na proporção de 1: 2;
- solo fértil + composto em partes iguais;
- húmus (1 parte) + turfa (2 partes).
Para proteger futuras mudas de pragas e doenças, recomenda-se aquecer o solo. Isso pode ser feito em uma assadeira no forno. O solo é calcinado a uma temperatura de + 100-120 graus por uma hora. Para aumentar o valor nutricional, a mistura preparada deve ser derramada com uma solução de fertilizantes minerais: são tomadas uréia, sulfato de potássio e superfosfato (1/8 colher de chá de cada ingrediente) por 1 litro de água.
Antes de encher os recipientes, uma camada de drenagem de dois centímetros de argila expandida, seixos, poliestireno ou tijolo quebrado é colocada no fundo. Em cima, o solo preparado é derramado, não atingindo 3-4 cm das bordas, regado abundantemente.
Semeando sementes
Depois que as sementes e a capacidade de plantio estiverem preparadas, você poderá começar a semear. É completamente padrão, mas ao executar é necessário considerar os seguintes recursos:
- as sementes são dispostas em solo úmido e depois polvilhadas com uma camada de centímetro de solo. Com uma semeadura mais profunda, as plantas vão brotar por um longo tempo, e um pequeno plantio aumentará a probabilidade de lixiviação e possível morte de sementes;
- 3-4 plantas se sentirão confortáveis em um vaso de flores. Quando cultivadas sem colheita, você pode plantar um pouco mais de sementes, removendo posteriormente as mudas mais fracas;
- ao plantar em bandejas, as sementes são colocadas a uma distância de 2-3 cm;
- após a semeadura, os recipientes são cobertos com polietileno, vidro ou tampa de plástico, que é removida somente após a emergência;
- até os primeiros brotos aparecerem, os vasos podem ser mantidos em qualquer ambiente quente, sem se preocupar com a iluminação. A luz nesta fase não é importante para as sementes;
- a rega é realizada apenas quando o solo superficial seca;
- após a emergência, o material de cobertura é removido, o recipiente é transferido para um local bem iluminado; se necessário, os brotos são afinados.
Se as sementes foram plantadas imediatamente em uma panela espaçosa, depois que os brotos atingem uma altura de cinco centímetros, o solo é adicionado ao tanque, o que fortalecerá o broto jovem.
Escolha
Os brotos que brotaram em pequenos recipientes de mudas precisarão de uma picareta. Passe na fase de 1-2 pares de folhetos reais. O solo para transplante pode ser usado da mesma forma que para semear. As mudas são escavadas com cuidado, sem cobrir o chão das raízes, e imediatamente as colocam em pequenos orifícios no tanque principal.
Condição importante! Como as mudas de manjericão não formam raízes subordinadas no caule, elas são mergulhadas sem aprofundar, ou seja, a profundidade do plantio deve ser a mesma das mudas.
Após a colheita, as mudas devem ser regadas, se necessário, alinhar as plantas raquíticas. As mudas de manjericão precisarão de cerca de uma semana para se adaptar às novas condições e crescer novamente.
Basil Care
Vasos com plantas devem estar em um local bem iluminado. De março a agosto, a luz natural será suficiente para ele e, no final do outono e inverno, o manjericão crescente precisará de iluminação adicional. Para que todas as folhas recebam uma quantidade suficiente de luz, é recomendável girá-las periodicamente no parapeito da janela. O solo em vaso deve ser mantido em um estado moderadamente úmido. No verão, você pode regar e pulverizar o manjericão diariamente; no inverno, a rega é realizada duas vezes por semana. A rega mais frequente pode levar ao alagamento do solo e ao apodrecimento das raízes.
A rega é realizada com água à temperatura ambiente e, após o procedimento, o solo deve ser afrouxado pouco para garantir o fluxo de oxigênio necessário pelas raízes da planta.
A temperatura do ar na sala onde o tempero aromático está crescendo deve ser bastante alta - não inferior a +20 graus. Os rascunhos têm um efeito negativo na planta. Se um forte sopro for sentido no parapeito da janela, a planta deverá ser protegida envolvendo os vasos com um filme plástico transparente. Para que o manjericão caseiro lhe agrade com seu aroma e ervas por muito tempo, ele deve ser fertilizado. Analisando a experiência de cultivo interno de uma planta, podemos recomendar o adubo orgânico com biohumus ou Agrolife (de acordo com as instruções). O número de curativos superiores não deve exceder 2 por mês.
Se você decidir usar fertilizantes minerais, preste atenção ao fato de que deve optar por misturas especializadas para manjericão e não use compostos destinados a outras culturas.
Vídeo: colheita no peitoril da janela - plantar manjericão a partir de sementes
Cultivo de manjericão a partir de estacas
Uma maneira rápida e bastante simples de obter verduras de manjericão está crescendo a partir de mudas:
- Uma planta adulta comprada em um mercado ou em uma loja cultivada em uma cabana de verão é bastante adequada. O tiro superior ou lateral é cortado dele. Seções podem ser tratadas com um estimulante de raiz ou cinzas.
- As estacas são colocadas em um recipiente com água.
- Depois de 7 a 10 dias, os brotos cortados criarão raízes.
- Agora, as mudas podem ser plantadas em recipientes espaçosos, com solo leve e solto.
O cuidado com o manjericão plantado a partir das mudas é o mesmo que com a planta cultivada a partir de sementes. A primeira colheita de folhas verdes pode ser cortada em cerca de 2-3 semanas.
Poda e colheita de manjericão
Você pode cortar folhas de manjericão o mais cedo possível após o aparecimento de 6 folhas reais na planta. Se você fizer certo, o arbusto se ramificará, a quantidade de vegetação aumentará rapidamente. Aqui estão algumas dicas para o manjericão de poda estimulante e de alta qualidade:
- folhas e caule de manjericão são recomendados para serem cortados com uma ferramenta afiada;
- um simples corte das folhas do caule levará ao fato de que a planta está exposta e pode secar;
- depois que 3 pares de folhas verdadeiras aparecerem, é recomendável beliscar o topo da planta cortando o caule acima das últimas folhas jovens que começam a crescer a partir dos seios. O procedimento de pinça é repetido assim que novos processos aparecem nos seios. Uma pitada desse tipo estimulará o desenvolvimento do arbusto em largura, tornando-o mais produtivo;
- se você precisar pegar algumas folhas de manjericão para adicioná-las à assadeira, selecione as folhas laterais mais antigas e corte-as logo acima da junção com a haste principal. Essa poda também contribuirá para o surgimento de novas brotações;
- as quatro folhas mais baixas da planta devem ser deixadas. Se isso não for feito, o manjericão começará a crescer em altura, se tornará menos produtivo;
- o pedúnculo apareceu deve ser removido imediatamente. Corte-o com algumas folhas embaixo. O fato é que, na fase de floração, o aroma e a suculência das folhas são perdidos. Um caule de flor é deixado apenas se você quiser coletar sementes de especiarias;
- se você precisar de uma grande quantidade de vegetação, é recomendável cortar o caule inteiro, deixando 2 pares de folhas inferiores. Em breve, novas folhas suculentas aparecerão de seus seios, a planta rejuvenescerá e o deliciará com aroma e ervas frescas por muito tempo.
Se você tem o desejo e a necessidade de ter sempre à mão as ervas aromáticas e frescas do manjericão, embora esteja absolutamente confiante em sua qualidade, crie um mini-jardim doméstico. Forneça à cultura as condições necessárias, um pouco de atenção e você certamente obterá excelentes resultados.