A couve-flor nos jardins dos jardineiros russos é bastante comum, mas ainda muito menos comum que o branco tradicional. Muitos, especialmente iniciantes, simplesmente não se atrevem a plantar uma cultura incomum, temendo dificuldades insuperáveis em cuidar dela. De fato, a couve-flor é mais exigente e caprichosa que o repolho branco, mas nada de sobrenatural é necessário para o jardineiro. Graças ao incansável trabalho dos criadores nas lojas, as sementes da colheita são apresentadas em uma ampla variedade. Realizações recentes incluem a variedade Cosa Dereza, que os jardineiros apreciaram rapidamente.
Como é uma couve-flor da variedade Goat Dereza
A lista de variedades e híbridos de couve-flor recomendados para o cultivo em clima temperado no Registro Estadual da Federação Russa inclui mais de 140 itens. Mas nem todo mundo está se tornando popular entre os jardineiros. Entre as realizações relativamente recentes e muito bem-sucedidas dos criadores, está a variedade Koz-Dereza. O originador é a empresa de sementes de biotecnologia. Ele foi incluído no Registro Estadual em 2007 e rapidamente se tornou um dos favoritos entre os residentes de verão na Rússia.
A variedade é classificada como precoce. Desde o aparecimento das mudas até o amadurecimento das cabeças de repolho, decorrem cerca de cem dias, desde o momento do plantio das mudas até a colheita - 55-70 dias. Mesmo em um clima temperado, ao plantar sementes e mudas com algumas "ondas", você pode fazer 2-3 colheitas por estação.
A roseta de couve-flor de Coza Dereza é bastante compacta, mas as folhas são poderosas, direcionadas para cima. Sua superfície é finamente borbulhada, a borda é ondulada. A cor é verde com um tom acinzentado. Também está presente uma fina camada de revestimento de cera cinza-azulado.
Cada tomada tem 20-25 folhas. A cabeça está parcialmente escondida por eles. É de forma redonda, ligeiramente convexa, não muito irregular. Repolho é muito apresentável, cabeças de repolho alinhadas. O peso médio de cada um deles é de 0,6 a 0,8 kg, mas os "campeões" com peso de 3-4 kg também amadurecem. Jardineiros particularmente bem-sucedidos conseguiram cultivar 6-6,5 quilos de repolho. As inflorescências são brancas como a neve, densas, mas suculentas e macias. Mesmo que a cabeça do repolho seja cortada, eles não "se desfazem".
O rendimento médio é de 3,2 kg / m². A vantagem indubitável da variedade é o amadurecimento amigável das cabeças de repolho, que permite removê-las de cada vez. Frutos Koza Dereza de forma estável, mesmo que o clima no verão não seja muito adequado para o cultivo de repolho. A variedade tem uma certa "plasticidade" ecológica. Além disso, ele sofre um estalo frio a -10 ° C sem muito dano a si mesmo.
O objetivo do repolho dessa variedade é universal. O Goat-Dereza é adequado para todos os tipos de pratos principais, preparações caseiras e congelamento. É valorizado pelo seu sabor. Adultos e crianças gostam de repolho. Purê de batatas pode ser usado para começar a alimentar bebês complementares.
Como qualquer couve-flor, para o crescimento normal da Kose-Deresa, são necessárias certas condições. A cultura tolera uma diminuição de temperatura a curto prazo, mas se ficar abaixo de -10 ° C por um longo tempo, o repolho congela em desenvolvimento. Essa cultura adora a umidade, tolera mal a seca, parando de crescer. Mas você não pode ir muito longe com a rega - isso afeta negativamente o suprimento de oxigênio às raízes. Em geral, a couve-flor prefere a estabilidade, ela não gosta de mudanças bruscas de temperatura, umidade.
A temperatura ideal de verão para esta variedade é 16-18ºС. Se estiver mais frio, as cabeças ficam menores, deformadas, perdem o sabor. A 25 ° C e acima, a planta praticamente para em desenvolvimento, as inflorescências podem ficar "frouxas".
Vídeo: descrição da cultivar de couve-flor Koza Dereza
O berço da cultura é o Mediterrâneo. Na Rússia, ela não se enraizou por um longo tempo, exatamente por causa de seu amor pelo calor. Mas tudo mudou sob Catarina II, quando o agrônomo autodidata A. Bolotov criou uma versão resistente ao gelo que pode trazer colheitas em um clima temperado.
O repolho Kosa-Dereza é rico em vitaminas e micro-elementos necessários para a vida humana normal. Destaca-se a rara vitamina U, bem como as vitaminas A, C, D, E, K, H, PP, todo o grupo B. Dos oligoelementos - potássio, magnésio, cálcio, ferro, manganês, flúor, cobalto, cobre. E tudo isso com um teor calórico extremamente baixo - apenas 28-30 kcal por 100 g. Couve-flor é indispensável para quem segue uma dieta, tentando perder peso. Ele contém fibras facilmente digeríveis, o que permite "enganar" o corpo, causando uma sensação de saciedade devido ao enchimento do estômago. A propósito, essa fibra é muito macia. É facilmente digerido mesmo na presença de doenças do trato gastrointestinal, incluindo úlceras e gastrite na fase aguda.
A propósito, a couve-flor é comparável ao cítrico em termos de teor de vitamina C. Apenas 50 g do produto são suficientes para satisfazer as necessidades diárias do corpo. Uma característica distintiva da cultura é a presença de biotina. Esta substância bastante rara ajuda a impedir o desenvolvimento e ajuda no tratamento de muitas doenças de pele e também é muito útil para o sistema nervoso. O consumo regular de couve-flor ajuda a se livrar da depressão prolongada, estresse, síndrome da fadiga crônica, ataques de ansiedade sem causa. Este vegetal também é necessário para mulheres grávidas. O ácido fólico e as vitaminas B são uma prevenção eficaz dos defeitos do desenvolvimento fetal.
Existem contra-indicações. Cuidado deve começar a usar couve-flor se você souber que tem uma tendência a reações alérgicas. Em quantidades mínimas, é consumido por problemas nas articulações, urinária ou colelitíase. É estritamente proibido incluir este vegetal na dieta para o metabolismo prejudicado da purina.
Vídeo: Benefícios de saúde da couve-flor
Preparação de pouso
A qualidade do substrato Koza-Dereza exige muito. Como qualquer couve-flor, seu sistema radicular é subdesenvolvido, superficial. Está localizado a apenas 25-40 cm de profundidade. A melhor opção para a cultura é o solo fértil, mas bem permeável da água e do ar, com uma reação ácido-base neutra ou ligeiramente ácida (chernozem, terra cinza, barro). Definitivamente, não é possível cultivar Kozu-Dereza em solo ácido ou salino, bem como em um substrato mais parecido com um pântano.
A couve-flor tem uma atitude muito negativa em relação à acidificação do solo nas raízes. Eles rapidamente começam a apodrecer, o jardineiro perde a maior parte ou a totalidade da colheita. Para minimizar o risco de desenvolvimento de podridão, não plante Kozu-Dereza em áreas onde a água subterrânea se aproxima da superfície do solo a menos de um metro ou nas planícies. A água da chuva fica lá por um longo tempo, o ar úmido e frio se acumula.
A preparação do repolho começa no outono. O solo é cuidadosamente escavado, escolhendo ao mesmo tempo todas as plantas e outros tipos de lixo. No processo, tudo o que é necessário é adicionado: húmus ou composto apodrecido (15-20 kg / m²) para aumentar a fertilidade, farinha de dolomita ou casca de ovo em pó (200-400 g / m²) para normalizar o equilíbrio ácido-base, superfosfato simples e sulfato de potássio (respectivamente 140-160 ge 100-120 g) - para fornecer às plantas os macroelementos necessários para o crescimento e desenvolvimento. Quem prefere o adubo natural pode substituir fertilizantes minerais por cinzas peneiradas (0,8-1 l / m²).
Na primavera, cerca de 2-3 semanas antes da aterrissagem esperada, a cama está bem solta. Se os fertilizantes não forem aplicados desde a queda, o erro será corrigido. Necessita, necessariamente, de húmus e preparações complexas de nitrogênio, fósforo e potássio (Azofoska, Nitrofoska, Diammofoska) na dose recomendada pelo fabricante. O estrume fresco é estritamente excluído. Sobretura o solo com nitrogênio e isso afeta negativamente a imunidade da planta. Outro perigo possível é introduzir ovos e larvas de pragas, esporos de fungos patogênicos no solo.
Crítico para a iluminação da couve-flor. Até a penumbra leve não se encaixa nessa cultura. O local deve estar aberto, bem iluminado pelo sol, mas é necessário ter proteção contra correntes de ar e rajadas de vento repentinas. Qualquer barreira feita pelo homem ou natural que não obscureça a cama irá lidar com essa tarefa. Você também deve saber que a couve-flor é uma planta para dias curtos. Se o horário de verão durar 12 horas ou mais, as inflorescências se formam notavelmente mais rápidas, mas ao mesmo tempo não são tão saborosas e mais "friáveis".
Não se esqueça da rotação de culturas. A couve-flor pertence à família dos crucíferos, e quaisquer "parentes" são maus predecessores. Depois de outras variedades de repolho, rabanete, rabanete, rutabaga, nabo, daikon, ele pode ser plantado na mesma cama o mais cedo possível após 3-4 anos. Recomenda-se cultivar Kozu-Dereza, onde legumes, solanaceae, abóbora, cebola, alho, cenoura e verduras cresceram antes disso. Todos os anos, ou pelo menos uma vez a cada dois anos, é transferido para um novo local.
Couve-flor a partir de sementes e suas mudas
A couve-flor Caussa-Dereza pode ser plantada no solo, mudas e sementes, mas a grande maioria dos jardineiros pratica o primeiro método. Isso se deve às características do clima e à imprevisibilidade do clima na maior parte da Rússia.
Dependendo da região específica, as sementes são semeadas para mudas no final de março ou na primeira década de abril. As mudas não se desenvolvem muito rapidamente; estão prontas para serem transferidas para um local permanente cerca de 40 dias após o surgimento, na segunda quinzena de maio. Nesse ponto, eles devem crescer até 15-18 cm de altura e ter 4-5 folhas verdadeiras.
A roseta de folhas de Cabra-Dereza é bastante compacta, mas esse repolho não gosta de se amontoar. É plantado em um canteiro, deixando 50 cm entre plantas adjacentes, entre linhas - 40 a 45 cm, o que se aplica a sementes e mudas. Você não deve tentar economizar espaço e colocar couve-flor sob as árvores frutíferas - em termos de obter comida do solo, elas não competem entre si, mas a árvore cria uma sombra indesejável. Além disso, eles têm um regime de rega completamente diferente.
Jardineiros experientes plantam não toda a couve-flor de uma só vez, mas 2-3 "acenam" com um intervalo de 10 a 12 dias. Isso permite que você estenda o período de frutificação.
Para melhorar a germinação, as sementes são pré-plantadas. A opção mais fácil é manter o recipiente com eles na bateria até que eles eclodam ou envolvê-lo em um pano umedecido em água à temperatura ambiente ou em uma solução rosa pálida de permanganato de potássio. A limpeza deve ser mantida constantemente úmida. Você também pode usar qualquer bioestimulante (Epin, Emistim-M, humato de potássio, suco de aloe, ácido succínico).
Existe uma maneira mais complicada. As sementes por um quarto de hora são mergulhadas em uma garrafa térmica com água quente (45-50ºС) e, literalmente, por alguns minutos, são imersas em um recipiente com frio. Depois disso, eles são misturados com turfa úmida ou areia e mantidos na geladeira durante a noite por uma semana, e transferidos para o local mais quente do apartamento por um dia.
A etapa final - gravura por 15 minutos em uma solução de biofungicida (Fitosporin-M, Bactofit, Fitolavin). Essas drogas destroem a maioria dos fungos patogênicos e qualquer couve-flor é muito suscetível a essas doenças. Antes do desembarque, eles são lavados em água corrente e secos até um estado de fluidez.
As mudas de couve-flor são cultivadas de acordo com o seguinte algoritmo:
- Os copos de turfa com um diâmetro de cerca de 10 cm são preenchidos com um substrato preparado. Recomenda-se o uso preciso desses recipientes, o que no futuro permitirá evitar a colheita e o transplante. O sistema radicular das mudas é extremamente frágil. O solo é comprado em uma loja ou preparado independentemente da mistura em proporções aproximadamente iguais de húmus, turfa, terra fértil e areia grossa. Nos dois casos, o substrato deve ser esterilizado e adicionar uma colher de sopa de cinza de madeira peneirada ou pó de carvão ativado a cada 2 litros. Esta é uma prevenção eficaz do desenvolvimento da "perna negra".
- Cerca de uma hora antes do procedimento, o solo em vasos é moderadamente umedecido. As sementes são plantadas 3-4 peças em cada recipiente, enterradas por 0,5 a 1 cm e polvilhe com areia fina por cima. As panelas são embrulhadas com papel alumínio ou colocadas em cima de um copo para criar uma “estufa”.
- Até os primeiros tiros, os recipientes são mantidos no escuro a uma temperatura de 20 a 22º. Imediatamente após o seu aparecimento, é bastante reduzido para 8-10 ° C durante o dia e 5-6 ° C durante a noite. Nesse modo, as mudas existem por uma semana. É difícil criar essas condições em um apartamento sem prejudicar seus habitantes, por isso é aconselhável mover as panelas para uma varanda envidraçada. Após o tempo especificado, a temperatura é aumentada para 13-16 ° C. Igualmente importante é a iluminação. Se não houver luz natural suficiente para fornecer as 10 a 12 horas por dia necessárias (e na maioria das partes da Rússia, este é o caso), a couve-flor é iluminada com lâmpadas fluorescentes, LED ou phytolamps especiais. Os brotos são regados regularmente, mas com moderação, impedindo que o substrato seque. É aconselhável usar periodicamente uma solução rosa-clara de permanganato de potássio em vez de água à temperatura ambiente.
- Antes de plantar no solo, as mudas são alimentadas duas vezes - na fase da segunda folha real e depois de mais 10 a 12 dias. Uma solução nutritiva pode ser preparada independentemente, diluindo em um litro de água 2,5-3 g de nitrogênio, 2 g de fósforo e 1,5-2 g de fertilizante de potássio. Não são piores os produtos especiais para lojas (Rostock, Kemira-Lux, Mortar). Antes da primeira alimentação, o abate é realizado, deixando uma das mudas na panela, a mais potente e desenvolvida. O restante, para não ferir suas raízes, é cortado ou comprimido perto do próprio solo.
- 7-10 dias antes do desembarque, começa o endurecimento. As mudas são levadas para o ar fresco, estendendo gradualmente o tempo gasto fora de 1-2 horas para um dia inteiro. Nos últimos 2-3 dias, o repolho até “dorme” na rua.
Vídeo: plantando sementes de couve-flor para mudas e cuidados adicionais para mudas
Não vale a pena adiar com o pouso em campo aberto. As mudas crescidas são muito piores adaptadas às novas condições de vida, geralmente formam pequenas cabeças soltas ou não "florescem".
Para o procedimento, escolha um dia nublado e não quente. Com antecedência, em conformidade com o padrão de plantio, são feitos buracos com 10 a 12 cm de profundidade e bem derramados com água, para que o repolho seja plantado na “lama”. No fundo, coloque um pouco de húmus, uma colher de chá de superfosfato simples (a couve-flor é particularmente exigente quanto ao teor de fósforo no solo) e cascas de cebola (um odor pungente afasta muitas pragas).
As mudas são enterradas no solo para o primeiro par de folhas de cotilédones. O "núcleo" deve permanecer na superfície. Em seguida, os arbustos são regados moderadamente e polvilhados com húmus ou migalhas de turfa na base do caule. Até as plantas se enraizarem, elas erguem uma cobertura sobre elas para protegê-las da luz solar direta. Você também pode fechar a couve-flor com ramos de abeto, tampas de papel.
Ao plantar diretamente no solo, o preparo das sementes também é realizado. Eles são plantados em poços preparados várias peças, aprofundando em 2-3 cm e borrifando areia por cima. O solo, neste ponto, a uma profundidade de 10 cm, deve aquecer até 10-12ºС. Portanto, você não deve planejar um pouso antes da primeira década de maio em regiões com clima temperado e no início de abril onde é mais quente.
Antes da emergência (levará cerca de uma semana), a cama é apertada com filme. Assim que as mudas aparecem, os arcos são instalados acima e fechados com qualquer material permeável ao ar branco (agril, lutrasil, spanbond). Eles limpam após cerca de um mês e meio.
Cuidar de mudas não é muito diferente do que as mudas exigem em casa. Eles também são regados moderadamente à medida que a camada superior do solo seca (geralmente o suficiente a cada 4-5 dias), são alimentados e descartados ao mesmo tempo. A cama precisa ser removida regularmente e cuidadosamente removida. Para proteger contra pulgas crucíferas, mudas emergentes de 10 a 12 dias são polvilhadas com uma mistura de cinza de madeira, lascas de tabaco e pimenta vermelha moída.
Recomendações sobre cuidados com as culturas
A couve-flor é mais caprichosa que o repolho branco, mas se você criar condições ideais para o desenvolvimento, não exigirá nada particularmente complicado do jardineiro. A cama é removida de ervas daninhas, solta 2-3 vezes por semana, mas com muito cuidado, a uma profundidade de não mais de 7-8 cm - o sistema radicular das plantas é superficial. A primeira vez que o procedimento é realizado 6-8 dias após o transplante de mudas no solo. É aconselhável fazer isso após cada rega, mas nem todos os jardineiros têm essa oportunidade.
Rega
Molhar para cabra-Dereza é crítico. Couve-flor é especialmente na necessidade de água durante a formação de inflorescências. Não deixe o solo secar nas raízes. Mas a rega abundante também é prejudicial. Isso provoca o desenvolvimento de podridão radicular.
É melhor regar a couve-flor por aspersão, simulando chuvas naturais. Então você pode molhar o solo uniformemente. Se não houver possibilidade técnica, a água é derramada nas ranhuras entre as fileiras de aterrissagens, mas não sob a base da haste. As raízes, nuas, secam rapidamente.
As mudas jovens são regadas pelo menos uma vez a cada 2-3 dias, gastando 7-8 litros de água por 1 m². Cerca de um mês após o plantio no solo, os intervalos entre os procedimentos são aumentados para 4-6 dias, e o volume de água é de 10-12 l / m². Claro, tudo isso é ajustado para o clima na rua. Em calor extremo, as cabeças e as folhas podem ser pulverizadas adicionalmente a partir do frasco de spray à noite após o pôr do sol.
Top vestir
Cabra-Dereza é uma variedade de amadurecimento precoce. Para ela, 3-4 refeições por temporada são suficientes. A primeira vez que o procedimento é realizado duas semanas após o transplante de mudas no jardim, na próxima - com um intervalo de 12 a 14 dias.
No estágio inicial de desenvolvimento, a cultura precisa de nitrogênio para ajudar o repolho a construir com mais eficiência a massa verde. A cabra-Dereza é regada com uma solução de qualquer fertilizante nitrogenado (10-15 g por 10 litros de água) ou esterco de vaca fresco, fezes de pássaros, ervas daninhas que crescem no local (as folhas de urtiga e dente-de-leão são mais usadas).
É muito importante não exagerar no nitrogênio. Na dosagem certa, é útil para a planta, mas com um excesso dessa macrocélula no solo, a imunidade da planta diminui, a couve-flor não forma bem as cabeças, os nitratos se acumulam nas inflorescências.
A segunda e a próxima alimentação - fósforo e potássio. A fonte natural desses macronutrientes é a cinza de madeira. É aplicado tanto na forma seca quanto na forma de infusão. Você também pode usar superfosfato simples e sulfato de potássio (25-30 g por 10 litros de água). Eles são alternados com fertilizantes complexos especiais para couve (Kristalin, Kemira-Lux, Novofert, Master).
Cabra-Dereza, como qualquer couve-flor, precisa de boro e molibdênio para se desenvolver. Com sua deficiência, as cabeças ficam marrons, "desmoronam". Portanto, pelo menos uma vez por mês, ele é pulverizado com uma solução de um medicamento especial. Você pode cozinhá-lo, diluindo em um litro de água, 1-2 g de ácido amônio molibdênio e ácido bórico.
Vídeo: Dicas sobre cuidados com couve-flor
Clareamento
A couve-flor branca como a neve parece muito mais apresentável esverdeada, acastanhada ou avermelhada. Uma mudança de cor é causada pela luz solar direta. Ao mesmo tempo, a carne também adquire uma amargura perceptível. A fim de preservar a sombra das inflorescências e o sabor inerentes à variedade Cosa Dereza, e à medida que amadurecem, a cabeça em crescimento é coberta com as folhas externas inferiores, cortando-as cuidadosamente. O mesmo procedimento aumenta o tamanho das cabeças de repolho - agora mais nutrientes são enviados a eles.
Doenças, pragas e seu controle
Infelizmente, a couve-flor é atacada com frequência por doenças e pragas. A variedade Kosa-Dereza dos criadores recebeu uma boa imunidade, mas ele não está completamente imune a infecções. Para minimizar os riscos, é muito importante cuidar adequadamente da colheita. Plantas saudáveis adoecem com muito menos frequência. Também medidas preventivas eficazes são a observância da rotação de culturas e o esquema correto de plantio (sem excesso de aglomeração). Antes do plantio, as sementes devem ser decapadas em uma solução fungicida.
Se o problema for percebido a tempo, na maioria das vezes ele pode ser resolvido recorrendo a remédios populares. Eles, ao contrário dos produtos químicos, são usados a qualquer momento, e este último - somente até a formação das cabeças. A maioria dos insetos não gosta de odores pungentes. Ao longo do perímetro da cama com couve-flor e nos corredores, são plantadas cebolas, alho, hortelã, alecrim, manjericão, bem como sálvia, lavanda e calêndula.
Se você não notou o início do desenvolvimento da doença e a maior parte da planta já está infectada, não deve poupá-la. Esse repolho é retirado e queimado para evitar a propagação da infecção. O solo deste local é desinfetado por derramamento com solução de sulfato de cobre a 3% ou permanganato de potássio e framboesa escura.
Das pragas, o maior dano à couve-flor é causado por:
- Mosca de repolho. Coloca ovos no chão. As larvas que nascem delas se alimentam de tecidos das raízes e do caule, consumindo longos "túneis". A planta desacelera em desenvolvimento, seca. Para assustar os adultos, o jardim ao redor do perímetro é cercado por salsa, aipo, plantas são pulverizadas com espuma de sabão doméstico ou diluídas com essência de vinagre de água (15 ml por 10 l). Para combatê-los, use Tanrek, Mospilan, Fufanon.
- Conchas de lagartas. Alimentam-se de tecidos foliares, deixando apenas estrias deles por vários dias. Os adultos são atraídos com feromonas ou armadilhas caseiras. Recipientes profundos são preenchidos com geléia, xarope de açúcar e mel diluído em água. À noite, você pode colocar uma fonte de luz próxima. Entobacterina, Bitoxibacilina e Lepidocida assustam seus medicamentos. Lagartas são destruídas com a ajuda de Actellik, Fufanon, Confidor-Maxi.
- Pulga crucífera. Pequenos insetos que podem transformar as folhas em peneira em alguns dias. Eles são efetivamente assustados com o cheiro de alho e tomate. O solo do jardim é polvilhado com uma mistura de cinzas de madeira, lascas de tabaco e pimenta vermelha. Em caso de invasão em massa da praga, são utilizados Tricloromethaphos e Fosbecid.
- Slug. Eles se alimentam de tecidos vegetais, comendo grandes buracos nas folhas e inflorescências. Um revestimento prateado pegajoso é visível na superfície. Eles espantam lesmas, cercando a cama com ervas picantes com cheiro forte, pulverizando com infusão de mostarda em pó. Ao redor da base do caule, uma “barreira” é construída de agulhas de pinheiro, areia, casca de ovo moída ou casca de noz, pimenta. Mais profundo pode ser coletado manualmente ou usando armadilhas. Os tanques são escavados no chão, enchendo-os pela metade com cerveja, kvas, fatias de repolho. A invasão em massa de pragas é um fenômeno excepcional. Somente neste caso, use produtos químicos - Meta, Trovoada, Lodo.
- Pulgão de repolho. Alimenta-se de suco de plantas. Pequenos insetos verdes pálidos literalmente se apegam às folhas. Aparecem vários pontos bege, claramente visíveis à luz. Repelir pulgões por infusões de quaisquer ervas com um cheiro acentuado pronunciado. Você precisa pulverizar repolho a cada 10 a 12 dias. Além disso, folhas secas de tabaco, mostarda em pó, casca de limão, flechas de alho e pedaços de batata são usadas como matéria-prima. Essas mesmas infusões ajudam a lidar com a praga, se os pulgões não forem demais. A couve-flor deve ser pulverizada apenas 3-4 vezes ao dia. Quando o tempo é perdido, Biotlin, Aktaru, Inta-Vir, Iskra-Bio são usados.
Galeria de fotos: o que parecem pragas perigosas para couve-flor
- O principal dano aos plantios de couve-flor é causado pelas larvas da mosca do repolho, mas os adultos também precisam ser combatidos
- As lagartas colheres literalmente em poucos dias comem folhas de couve-flor
- Pulgas crucíferas - uma das pragas mais perigosas para todas as variedades de repolho
- Couve-flor danificada por lesmas perde acentuadamente na apresentabilidade e teimosia
- Pulgões se depositam em folhas de couve em colônias inteiras
Doenças típicas da cultura:
- Bacteriose da mucosa. Manchas esverdeadas de “choro” aparecem nas cabeças. Gradualmente, escurecem, espalham um odor desagradável e putrefativo. Para prevenção, a couve-flor é pulverizada com Mikosan, o Pentaphage. Se a doença foi longe demais, resta apenas jogá-la fora. Quando há mais, os tecidos afetados são cortados, polvilhados com giz triturado ou carvão ativado triturado em pó.
- Podridão da raiz. As raízes ficam pretas, tornam-se viscosas ao toque. A base do caule fica marrom, amolece. A melhor prevenção é a rega competente. É aconselhável substituir a água comum pelo menos uma vez a cada 1,5-2 semanas por uma solução rosa claro de permanganato de potássio. Tendo descoberto os primeiros sinais da doença, a rega é reduzida ao mínimo necessário. Gliocladina, cápsulas de Trichodermin são introduzidas no solo.
- Kila. A doença mais perigosa para qualquer repolho, cujos meios para o tratamento atualmente não existem. Crescimentos feios semelhantes a tumores aparecem nas raízes, a parte aérea da planta seca e morre. A melhor prevenção é a rotação de culturas. No jardim em que o repolho sofreu com a quilha, ele não pode ser devolvido antes de cinco a sete anos. Também é útil regar as plantas a cada 2-3 semanas com uma solução de farinha de dolomita (200 g por 10 litros de água) e polvilhar o solo com cinza de madeira peneirada.
- Alternariosis. As folhas são cobertas com manchas marrom-pretas, transformando-se gradualmente em círculos concêntricos. Secam rapidamente e morrem. A propagação da doença contribui para o calor e a alta umidade. Para prevenção, o solo do jardim é pulverizado com giz triturado ou derramado com Planriz, Bactofit.
- Fusarium As folhas mudam de cor para amarelado, cobertas com manchas verdes escuras, as veias também escurecem. Então eles caem, as inflorescências são deformadas. Para a profilaxia, Fitosporin-M ou Fitolavin é adicionado à água para irrigação. Nos estágios iniciais do desenvolvimento da doença, ela pode ser curada tratando as plantas e o solo do jardim com Benomil ou Fundazol.
- Peronosporose. As folhas são cobertas com manchas amareladas embaçadas. O lado errado é completamente atraído com uma placa malva. O tecido afetado seca e morre, formando buracos. Para prevenção, a cama é polvilhada com giz triturado, as plantas são peneiradas com cinza de madeira. Para combater a doença, qualquer fungicida é usado.
Galeria de fotos: manifestações externas de doenças típicas da couve-flor
- Repolho, fortemente afetado por bacteriose mucosa, não pode mais ser comido
- A podridão radicular se desenvolve mais frequentemente com o alagamento do solo
- Ainda não existem meios para tratar o repolho de quilha
- Os tecidos afetados pela alternariosis morrem, permanecem buracos nas folhas
- Uma planta afetada por fusarium murcha literalmente em 7 a 10 dias
- Peronosporose ou míldio geralmente se desenvolvem com plantações espessadas em alta umidade
Gardeners comentários
Couve-flor este ano é simplesmente deslumbrante. Aqui está minha cabra-Dereza, quase com menos de 2 kg.
Kuzya68
//forum.prihoz.ru/viewtopic.php?t=257&start=90
Este ano, tenho variedades de couve-flor Alpha, Kosa-Dereza e Alrani. Alrani não é ruim, mas o resto não é nenhum.
Admin
//xn--8sbboq7cd.xn--p1ai/viewtopic.php?p=5336
Pelo quarto ano na minha vida, apenas o repolho da variedade Kosa-Dereza foi produzido, as variedades restantes de cabeças não estão amarradas. Qual é o problema, eu não entendi. Ele plantou as mudas e comprou. A mesma variedade é semeada no solo no início de maio, em um viveiro, e depois transplantada para locais permanentes. Em princípio, é possível semear imediatamente para um local permanente - a germinação é boa, não há necessidade de transplante.
Alay
//dacha.wcb.ru/index.php?showtopic=8215&st=40
Cultivo uma variedade de couve-flor Cabra-Dereza da Biotechnology. Crescendo pelo sabor e pelo aumento rápido da cabeça. Branca de neve, doce, sem amargura, o filho ama em forma bruta, o marido em sopas. Eu avalio a maturação precoce - 5, produtividade - 4,5, sabor - 5+, resistência a doenças e condições adversas - 4,5.
Bezhechanochka
//www.tomat-pomidor.com/newforum/index.php?topic=2477.0
Pela primeira vez na temporada passada, boas cabeças de repolho apareceram. Plantou uma variedade de couve-flor Cabra-Dereza. Anteriormente, não era possível cultivar algo que valesse a pena, e nem o clima era para cultivá-lo, mas agora eu subi e acho que vai dar certo.
Valentine
//vkusniogorod.blogspot.ru/2014/12/vyrashchivaniye-tsvetnoy-kapusty-sovety.html
Kosa-Dereza é uma variedade muito boa, cresce em todas as condições climáticas. O garfo é branco e não se arrasta muito por baixo das folhas.
Larisa Pavlyuk
//ok.ru/urozhaynay/topic/66363904595226
Eu gosto de couve-flor Koza-Dereza, já planto há quatro anos e este ano vou plantar novamente. É verdade que as cabeças de repolho não são muito grandes. Claro, talvez isso não seja uma desvantagem, mas uma virtude.
Olga Pushkova
//ok.ru/urozhaynay/topic/66363904595226
Plantou uma couve-flor para a amostra, chamada Goat-Dereza. Ela amadureceu em setembro, quase até o fim ... Ela plantou dois pedaços, as cabeças de repolho estavam dentro de 3 kg.
Bagheera123
//forum.sibmama.ru/viewtopic.php?t=46197&start=150
E houve primavera ... E eu plantei as sementes da couve-flor Kosa-Dereza ... E resultou em 54 mudas de mato. E pensei em plantar tudo: como de costume, pela queda de 5 a 8 garfos amadurecerá, e o restante no cano, ou com uma quilha doente, ou murcha, ou engolir. E o outono chegou ... E, como estava escrito em um saco de sementes, 54 colheres amadureceram em um momento, pesando 1 kg.
Massbu
//www.e1.ru/talk/forum/read.php?f=148&i=73543&t=73543
Koza-Dereza é uma das variedades mais populares de couve-flor entre os jardineiros russos. Eles rapidamente apreciaram seus méritos indubitáveis e a quase completa ausência de falhas.Não há nada complicado em obter uma colheita rica. Se você se familiarizar antecipadamente com os "requisitos" que a cultura faz para a tecnologia agrícola, o cultivo de couve-flor será acessível mesmo para um jardineiro pouco experiente.