Tomate nos Urais: por que não é muito difícil

Pin
Send
Share
Send

Cultivar tomates nos Urais não é uma tarefa fácil, e isso se deve ao curto período de calor do verão e às sérias mudanças na temperatura do ar. No entanto, dadas as conquistas dos criadores que criam variedades e híbridos sustentáveis, está se tornando mais fácil o cultivo decente de tomate, mesmo em campo aberto. Pelo menos, esses vegetais nos Urais deixaram de ser exóticos por um longo tempo.

Condições de cultivo de tomate nos Urais

De um modo geral, várias regiões e repúblicas dos Urais são caracterizadas por uma variedade de climas. O clima das partes norte e sul da região dos Urais é completamente diferente um do outro. Os Urais do Norte são caracterizados por condições climáticas muito adversas, enquanto a parte sul é bastante adequada para uma jardinagem bem-sucedida, incluindo o cultivo de variedades de tomate com um longo período de maturação.

O clima dos Urais centrais não é adequado para plantar tomates em solo desprotegido: o período de ausência de temperaturas negativas do ar dura menos de três meses. No entanto, nem uma única horta pode ficar sem tomate nos Urais. É verdade que eles são cultivados principalmente em condições de estufa; em solos desprotegidos, sujeitos à construção de abrigos temporários, apenas as variedades mais precoces têm tempo para amadurecer.

Na maioria das regiões dos Urais, são preferidas as variedades modernas de tomate e híbridos, que são altamente resistentes à dor e resistentes a mudanças nas condições climáticas. Por exemplo, Boni-M ultra-madura, Velozma e Malinovka no meio da temporada, Visconde de framboesa e norte maduros, Smilyansky Rudas e outros no meio. As variedades relativamente antigas e merecidas, por exemplo, Alpatyeva 905 A, Quiz, Volgogradets, Gruntovy Gribovsky 11 , Precoce siberiano, enchimento branco, etc.

O solo Gribovsky, é claro, não é a melhor variedade de tomates, mas seu sabor é muito bom e a tecnologia agrícola é simples

Onde o clima é semelhante ao da zona do meio, eles tentam plantar variedades determinantes e superdeterminantes em solo desprotegido e tomates altos em estufas. Nas condições dos Urais do Meio, e especialmente no norte, várias variedades estão em uso, uma vez que são plantadas quase exclusivamente em estufas. As estufas aquecidas modernas podem funcionar quase o ano todo, enquanto as estufas de filme tradicionais, incluindo as caseiras, podem aumentar o período de cultivo de tomates em cerca de um mês em comparação com o campo aberto, mas isso também é suficiente para obter rendimentos normais para os Urais.

Cultivo de mudas

É muito difícil cultivar tomate sem plantar mudas, e mais ainda nos Urais. Mas preparar mudas de alta qualidade em casa é uma tarefa bastante viável para qualquer jardineiro; pelo menos, as condições de temperatura de um apartamento comum na cidade são bastante favoráveis ​​para isso.

A que horas e como plantar sementes para mudas

Você não deve se apressar com a semeadura de tomates. Se você começar a fazer isso muito cedo, poderá entrar em uma situação quando as mudas estiverem prontas, e as condições climáticas ainda não permitem plantá-lo no jardim. Mudas de várias variedades de tomate devem permanecer em caixas ou vasos por 45 a 60 dias. Nas condições dos Urais, as variedades precoces são plantadas com mais freqüência, cujos frutos amadurecem 3-3,5 meses após a semeadura. Suas mudas nos Urais, mesmo em estufa, podem ser plantadas sem medo apenas no final de maio. Se você adicionar uma semana para a germinação das sementes, acontece que a semeadura das mudas deve ser feita antes do final de março.

No caso de variedades ultra-maduras (Biatlo, Gavrosh, etc.), você pode esperar mais uma semana, caso contrário terá que plantar mudas com ovários, e será mais difícil criar raízes em um novo local. As mudas podem ser transferidas para áreas abertas somente em meados de junho, portanto, não vale a pena plantar sementes antes da primeira quinzena de abril.

Mistura do solo

As mudas de tomate podem ser obtidas em quase todo o solo, mas devem ter alta capacidade de umidade e respirabilidade. Uma mistura de turfa, húmus e boa relva, tomada em quantidades iguais, atende a esses requisitos. Um punhado de cinzas de madeira também é levado para um balde dessa mistura, após o qual, talvez, as mudas não sejam necessárias e sejam alimentadas. A neutralização do solo por derramamento com uma solução cor-de-rosa de permanganato de potássio praticamente garante a destruição de possíveis patógenos.

Se a quantidade de mudas for pequena, é mais fácil comprar terra na loja.

Tanques de mudas

Você pode plantar imediatamente as sementes em vasos individuais, preferencialmente turfa, mas tradicionalmente a semeadura é realizada primeiro em pequenas caixas ou caixas gerais; daí, aos 10 a 12 dias de idade, as mudas são plantadas (mergulho) em "apartamentos individuais" ou em uma caixa maior. A colheita (sentado com o beliscão da raiz) tem um efeito muito benéfico no crescimento de mudas de tomate.

As caixas temporárias mais convenientes são caixas de papelão retangulares feitas de leite ou suco. Um lado grande é cortado neles e vários orifícios de drenagem são feitos do lado oposto. É importante que a altura da camada do solo seja de pelo menos 5 cm e, para um mergulho, se as mudas forem pequenas, você pode comprar vasos de turfa de tamanho médio ou usar copos de plástico ou papel com capacidade de 250 ml ou mais. Se houver muitos arbustos e não houver espaço suficiente no parapeito da janela, são feitas caixas de madeira de qualquer tamanho conveniente, com altura de 8 cm ou mais.

Preparação de sementes

Muitas vezes, as sementes vendidas em sacos já estão preparadas para a semeadura e nada precisa ser feito com elas. No entanto, isso nem sempre é bom para as condições dos Urais: aqui as sementes devem ser endurecidas antes da semeadura. E o endurecimento envolve pelo menos pré-imersão antes do inchaço. Portanto, a compra de sementes preparadas dificilmente é economicamente viável. Com as sementes adquiridas, e mais ainda com as sementes, é melhor realizar todas as operações preparatórias. Isto é:

  1. Calibração A maneira mais fácil é agitar as sementes em solução salina a 3%. As sementes que não se afogaram após alguns minutos não devem ser plantadas. Após este procedimento, as sementes devem ser lavadas com água limpa.

    Um jardineiro de olhos grandes pode colher as maiores sementes manualmente, mas usar uma solução salina é mais fácil

  2. Desinfecção. É realizado por 20 a 25 minutos em uma solução escura de permanganato de potássio, depois as sementes são lavadas novamente com água.

    Para uma desinfecção eficaz das sementes, a solução de permanganato de potássio deve estar escura

  3. Mergulhe em um pano úmido até que algumas sementes eclodam.

    Não é necessário esperar o aparecimento de raízes longas: será difícil trabalhar com essas sementes

  4. Endurecimento. Quando várias sementes mostram as raízes, todas as sementes no mesmo pano são colocadas na geladeira por 2-3 dias. Periodicamente, são retirados ao calor por 2-3 horas e recolocados.

Semeando sementes

As sementes preparadas são semeadas em uma caixa ou caixa a uma profundidade de cerca de 1,5 cm.A maneira mais fácil de fazer isso é a seguinte.

  1. Contornos no solo derramado na caixa, sulcos da profundidade necessária, 4-5 cm um do outro. As sementes preparadas são colocadas neles a cada 2,5-3 cm.

    Para semear uma dúzia ou duas sementes, qualquer caixa desnecessária é adequada

  2. Encha as sementes com o solo e, de cima, coloque 3-4 cm de neve. Se não estiver mais lá, basta regar as lavouras, mas de maneira a não lavar acidentalmente as sementes do solo.

    Quando derretida, a neve umedece uniformemente o solo, além de ter um pequeno efeito ativador

  3. Eles cobrem a caixa com vidro e a enviam para um local quente, a melhor temperatura é de cerca de 25 sobreC.
  4. As mudas aparecerão em no máximo uma semana. A caixa é imediatamente transferida para um parapeito da janela bem iluminado. Por 4-5 dias, você precisa abaixar a temperatura durante o dia para 16-18 ° C, e à noite outros 2-3 graus mais baixos. Depois disso, aumente lentamente para 20-24 sobreC.

    Não espere que todas as mudas apareçam: as primeiras peças são um sinal para diminuir a temperatura

Cuidados com mudas de tomate

Se a primeira semana de vida das mudas (na luz e no frescor) transcorreu silenciosamente, mais cuidados com ela não apresentam grandes problemas. É importante não elevar a temperatura acima da temperatura ambiente e dar boa iluminação às mudas. A luz do dia não precisa ser artificialmente prolongada, mas o brilho da luz deve ser suficiente. Pode ser necessário equipar a luz de fundo, mas não as lâmpadas incandescentes. A melhor opção são os phytolamps especiais.

Rega

Regar as mudas deve ser raro e moderado. O maior erro é encher as mudas antes do alagamento. Ao mesmo tempo, o risco de perda de plantas tende a 100%. O transbordamento é especialmente terrível quando as mudas ainda estão fracas e combinadas com a falta de calor e luz. Nesse caso, a doença da perna preta e a subsequente morte de quase todas as mudas são quase garantidas.

A rega é realizada quando a superfície do solo está claramente seca. A água deve ser tomada quente (25-30 sobreC) e resolvido. É difícil nomear a frequência da rega, mas isso certamente não acontece todos os dias. Acontece que a rega diária é necessária apenas nas últimas semanas antes do plantio no jardim, se as mudas crescerem claramente e na caixa estiver cheia.

Top vestir

Se o solo das mudas for composto corretamente, você pode prescindir da alimentação: as mudas de engorda são piores do que as cultivadas com uma dieta de inanição. Porém, se as mudas crescerem claramente devagar e as folhas enrolarem ou ficarem amarelas, é necessário um molho de cobertura. Para fazer isso, você pode usar qualquer fertilizante complexo e, às vezes, cinza de madeira suficiente.

De acordo com as regras, a primeira alimentação é realizada uma vez e meia a duas semanas após um mergulho, sendo mais fácil usar os azofos. Posterior - somente quando necessário. No entanto, é melhor não definir nitrogênio: não é necessário permitir que as mudas cresçam na forma de árvores enormes, difíceis de plantar no solo. Mas a infusão de cinzas pode ser regada algumas semanas antes do desembarque no jardim.

Escolha

A decapagem é uma etapa altamente desejável, se não necessária, no cultivo de mudas de tomate. Se as mudas forem transferidas para copos separados, sua capacidade, para diferentes variedades de tomate, deve ser de 250 a 700 ml, se em uma caixa grande - a distância entre as plantas é de pelo menos 7 cm.

A maioria das dicas sugere que a coleta é realizada na fase de 2 a 3 folhetos reais. Embora eu pessoalmente ache mais fácil fazer isso um pouco antes. Se o solo estiver bom, depois de uma semana, nas condições certas, os tomates cultivam boas raízes e as folhas esperadas estão surgindo.

2-3 horas antes da cirurgia, as mudas são regadas generosamente. Em novos recipientes, os buracos são feitos com um objeto pontiagudo e são colocadas mudas em miniatura escavadas. Antes do plantio, as mudas são levemente aparadas com uma tesoura ou uma unha (1-1,5 cm) da raiz central (se já cresceu muito, pode estar na metade). As mudas são instiladas de modo que as folhas cotiledonares fiquem acima da superfície da terra. Aperte cuidadosamente as raízes e regue as mudas com água morna. Por alguns dias, as mudas não dão luz poderosa e depois continuam fazendo tudo, como antes.

Os melhores recipientes para um mergulho são os potes de turfa, mas apenas eles ocupam muito espaço

Endurecimento

De 12 a 15 dias antes do plantio no jardim, os tomates estão acostumados a condições adversas: primeiro eles abrem as janelas e depois os levam para a varanda. Claro, a temperatura deve haver pelo menos 10 sobreC, e o tempo de endurecimento deve ser aumentado lentamente: primeiro cerca de 20 minutos, depois - durante todo o dia. Além disso, na última semana, as mudas também estão acostumadas à falta de água, pela qual reduzem a quantidade de água. Boas mudas não devem ser altas e pálidas. Deve ser atarracado, ter folhas verde-escuras em uma haste grossa.

Transplantar mudas no jardim

Você pode plantar mudas no jardim quando o solo a uma profundidade de 10 a 15 cm aquecer até pelo menos 14 sobreC. Ao mesmo tempo, a temperatura do ar durante o dia deve ser de 21 a 25 sobreC. Portanto, mesmo nos Urais do Meio, antes do final de maio, o plantio de mudas no jardim geralmente não é necessário. E assim, sem abrigo, plantar mudas em solo desprotegido pode ser arriscado, mesmo em meados de junho. Portanto, é aconselhável construir uma pequena estufa com qualquer material disponível para cobrir as plantações com filme ou materiais não tecidos. Embora, é claro, ano após ano não seja necessário, é melhor soprar na água ...

Os valores de temperatura aplicam-se ao solo aberto e protegido. Portanto, na estufa, as mudas costumam ser plantadas no meio ou no final de maio. Mas nas regiões do norte, mesmo na estufa, é necessário equipar camas quentes nas quais o resfriamento temporário não tem medo de tomates.

Camas quentes são várias matérias orgânicas incorporadas na terra (folhagem, galhos, lixo, esterco etc.), que aquecem adicionalmente as raízes das plantas quando apodrecem.

Os tomates adoram camas bem iluminadas, protegidas dos ventos do norte. É necessário garantir que a água subterrânea não esteja localizada perto da superfície, o terreno não seja pantanoso. Os melhores antecessores são legumes, repolho, vegetais de raiz, saladas. As camas são preparadas muito antes do plantio, temperando-as com fertilizantes. Os tomates realmente precisam de fósforo, portanto, mesmo que manejem com húmus e cinzas de madeira, 30-40 g de superfosfato por 1 m2 não será supérfluo.

Nos Urais, é costume plantar tomates um pouco mais densos do que nas regiões mais quentes. Assim, as variedades de baixo crescimento são plantadas de 30 a 35 cm de altura e 45 cm de altura, com espaçamento entre linhas de 50 a 60 cm, devido, entre outras coisas, à necessidade de cobrir as plantações contra geadas. Tente pousar à noite ou com tempo nublado.

Os poços cavados com antecedência são bem regados e as mudas em uma gaveta também são regadas. Eles tentam extrair mudas com um grande pedaço de terra: quanto mais precisamente isso é feito, mais rápido ele cria raízes. Se as mudas cresceram, você não precisa cavar buracos, mas trincheiras nas quais os tomates são plantados obliquamente. Mas é melhor não trazer isso para isso, mas cultivar boas mudas e plantá-las verticalmente, apenas aprofundando um pouco. Após o plantio dos tomates, é derramado pelo menos meio balde de água em cada poço, após o que não são tocados por uma semana.

Quanto mais inteiro o nódulo de terra for, mais rápido as mudas se enraizarão no jardim

É verdade que "não toque" se refere ao clima favorável. Se houver calor, você precisa regar em um dia. Se a noite congelar - cubra as plantas à noite e remova o abrigo durante o dia. Você pode remover completamente o abrigo após cerca de 20 de junho. Além disso, para variedades altas, vale a pena dirigir imediatamente em estacas para amarrar, ou talvez amostras muito grandes devam ser amarradas a elas imediatamente.

Plantio de sementes

A maneira imprudente de cultivar tomates é cada vez mais usada pelos jardineiros em conexão com o surgimento de novas variedades e híbridos que são resistentes ao frio e amadurecem muito rapidamente. Nos Urais, essa tecnologia não é muito fácil de usar, mas, em princípio, é aplicável. Tem vantagens óbvias associadas ao fato de que as plantas não precisam sofrer estresse ao mudar de local de residência, e o jardineiro fica livre da necessidade de ocupar todos os locais possíveis no apartamento com gavetas com mudas.

Semeando em campo aberto

Obviamente, nos Urais, um método sem sementes só é possível com o uso de abrigos temporários de filmes. As sementes são semeadas em estufa dupla no final de abril ou no início de maio. Como esta técnica é usada para o plantio de variedades determinantes precoces, os orifícios podem ser dispostos de maneira compacta, a distâncias de cerca de 30 cm um do outro (em um padrão quadriculado), o que facilita a construção de abrigos.

A cama é preparada com antecedência: assim que o tempo permitir, é derramada com água quente e coberta com uma película para aquecimento. 4-5 sementes são colocadas no buraco a uma profundidade de cerca de 1,5 cm, regadas com água morna e cobertas novamente com um filme.

Em vez de um filme, para não monitorar o surgimento de mudas, você pode cobrir cada poço com uma garrafa de plástico cortada, mas no topo de todo o jardim de qualquer maneira, na superfície das garrafas, cubra pela primeira vez com um filme ou adesivo.

É comum cuidar de tais culturas, mas é necessário monitorar constantemente o clima: remova o abrigo e volte a colocá-lo em seu lugar. Quando chegar a hora, 1-2 mudas são deixadas nos buracos. Nenhuma colheita é realizada, os arbustos são regados conforme necessário. Com esse método, o tomate cresce mais temperado do que no caso de mudas domésticas, mas dá frutos 2-3 semanas depois. Obviamente, o número de variedades adequadas para isso é limitado, mas há muito por onde escolher, por exemplo: Imprudente, Colheita Vologda, Iceberg, Explosão, Amur Dawn, Maçãs na neve.

Semeando em uma estufa

A semeadura em estufa é realizada exatamente da mesma maneira que em campo aberto, somente isso pode ser feito um pouco antes, e a variedade de variedades possíveis está se expandindo um pouco. Um lugar em uma estufa é caro, então os jardineiros estão tentando plantar não apenas variedades determinantes, a fim de fazer pleno uso de todo o volume da estufa.

Para não se decepcionar, é melhor substituir completamente o solo da estufa desde o outono e, se isso não for possível, desinfetar completamente o antigo derramando uma solução de permanganato de potássio ou sulfato de cobre. Na primavera, os canteiros são preparados introduzindo uma quantidade suficiente de fertilizante no solo e aquecendo-o com antecedência. A semeadura na estufa pode ser realizada de maneira mais esparsa, mas eles tentam não deixar mais de 50 cm entre os orifícios.

Cuidado

Ao cuidar do tomate, são realizadas operações bem conhecidas dos jardineiros: rega, cobertura, cultivo etc. Além disso, para as variedades que crescem em arbustos pouco compactos, é necessária a formação de plantas e uma liga nos suportes.

Cultivo ao ar livre

Os tomates não podem ser considerados alimentos em pó, mas precisam ser regados com bastante frequência, pelo menos uma vez por semana. É melhor fazer isso à noite, quando a água nos tanques está bem aquecida pelo sol. A quantidade de água depende do clima e do tipo de solo, mas você não pode encher a cama antes de inundar. Uma forte secagem do solo não deve ser permitida, especialmente durante o período de floração e crescimento em massa dos frutos. É regada para que o solo fique úmido em toda a profundidade do habitat radicular. Durante o amadurecimento das frutas, a rega é significativamente reduzida.

Até que os arbustos cresçam, após cada rega ou chuva, o solo é afrouxado, acompanhando o procedimento com fácil manejo de plantas e destruição de ervas daninhas. Duas semanas após o transplante de mudas, os tomates são alimentados e a operação é repetida a cada duas semanas. Na primeira metade do verão, o tomate precisa de todos os nutrientes e exclui nitrogênio. Portanto, escolhendo uma receita, a princípio elas não se limitam ao uso de produtos orgânicos, mas depois que a fruta amadurece, resta apenas superfosfato e cinza de madeira.

A cinza de madeira é o fertilizante mais valioso e quase gratuito

Nos Urais, eles estão tentando cultivar variedades resistentes a doenças, mas no final do verão a ameaça de praga é alta para qualquer tomate. Portanto, a pulverização preventiva, pelo menos com Fitosporin ou Ridomil de baixo risco, é realizada algumas vezes. Quando as noites frias começam, se já é impossível cobrir as plantas adultas, você deve remover todos os tomates, inclusive os verdes, e terminar a estação com esta nota.

A maioria das variedades determinantes que eles tentam plantar nos Urais em campo aberto quase não requer a formação de arbustos. No entanto, é melhor ler atentamente sobre isso na descrição de uma variedade específica. Talvez em uma bolsa com sementes se escreva que a planta se forma em dois ou três caules. Nesse caso, será necessário deixar um ou dois dos enteados mais fortes (provavelmente inferiores) e o restante sistematicamente removido.

Os tomates empilhados não precisam ser amarrados, o restante deve ser amarrado a estacas fortes.

Além de beliscar, à medida que os arbustos crescem, você precisa colher as folhas extras. Isso é especialmente importante nos Urais, porque os arbustos são plantados mais espessos do que o habitual e os plantios espessados ​​são mais suscetíveis a doenças. O excesso de folhas atrasa o amadurecimento dos frutos. Portanto, à medida que ficam amarelas, as folhas são sistematicamente arrancadas, começando pelas camadas mais baixas.

Existem vários esquemas para a formação de arbustos de tomate; no lazer, todo jardineiro deve estudar a literatura relevante

Cultivo em estufa

Cuidar de tomates em uma estufa é semelhante ao de campo aberto, mas tem alguns recursos. Eles estão relacionados ao fato de que essa cultura adora solo úmido, mas prefere o ar seco. Se a umidade exceder 70%, é possível soltar flores. Portanto, a estufa deve ser sistematicamente ventilada. Isso significa que o cultivo em estufa de tomates para os residentes de verão que podem visitar o local apenas nos fins de semana é completamente inadequado.

As abelhas raramente voam para a estufa, então as flores devem ser ajudadas a polinizar. Faça isso simplesmente agitando os arbustos às vezes. Após a floração na estufa, é necessário pulverizar os arbustos com líquido de Bordeaux: a incidência de infecções por fungos em solo protegido é maior do que em um jardim aberto.

É preciso prestar mais atenção às estufas e à formação de arbustos. Na maioria das vezes, variedades altas e indeterminadas são plantadas nelas e são capazes de crescimento ilimitado. Portanto, a necessidade de beliscar o ponto de crescimento quando a altura do arbusto atinge um máximo razoável é adicionada à remoção dos enteados. Você precisa colher folhas extras com mais frequência do que em campo aberto: afinal, a iluminação na estufa é menor e, para amadurecer as frutas, você precisa criar o máximo de sua abertura ao sol.

Vídeo: tomates com efeito de estufa nos Urais

Doenças e Pragas

Infelizmente, o tomate não pode ser chamado de cultura sem complicações: as listas de doenças e pragas inerentes a eles são impressionantes, a consideração desse problema vai muito além do escopo deste artigo. Mesmo se mencionarmos brevemente as doenças mais perigosas, deveríamos falar sobre fungos, vírus e bactérias. A doença pode começar com danos a qualquer parte da planta, mas na maioria dos casos se espalha por todo o arbusto. O seguinte pode ser incluído na lista das doenças mais comuns do tomate.

  • O mosaico é uma doença viral perigosa, manifestada no início sob a forma de folhas onduladas e com o aparecimento de manchas marrom-amareladas, que depois se espalham para os caules e frutos. O tratamento das sementes antes da semeadura da solução de permanganato de potássio minimiza o risco de doença. A doença é incurável, as plantas infectadas devem ser removidas do local o mais rápido possível e destruídas.

    Mosaico, como quase qualquer doença viral, não pode ser tratado

  • A praga tardia é uma doença fúngica bem conhecida que se manifesta mais perto do outono no tempo frio e chuvoso. Os sintomas são manchas marrons que aparecem nas folhas e nos frutos. A prevenção da doença consiste em uma estrita adesão às condições de temperatura e umidade, minimizando a irrigação das folhas e a pulverização preventiva das plantas. Os remédios populares para isso são a infusão de soro e alho com uma pequena adição de permanganato de potássio. As preparações mais eficazes são a Fitosporina e a Barreira, bem como o líquido de Bordeaux, mas podem ser usadas muito antes da colheita amadurecer.

    Ferrugem - flagelo do tomate em qualquer região fria

  • Podridão de vértice - uma doença que se manifesta com mais frequência por alta temperatura e falta de água no solo, além de falta de potássio e cálcio. No topo do feto, uma mancha branca redonda se forma sob a qual a podridão do feto começa. O problema é que as frutas afetadas captam facilmente outras infecções. Prevenção consiste em tecnologia agrícola adequada; via de regra, a correção do regime leva ao fato de que a podridão não se forma em novos frutos.

    A podridão do vértice ocorre frequentemente nos primeiros frutos, mas depois se torna menor

  • Oídio parece o mesmo que em outras plantas vegetais: poeira branca nas folhas. Depois entra em úlceras, as folhas secam e morrem. Você pode curar a doença: para isso, remédios populares (infusões de alho ou cinzas) e medicamentos mais graves: Fundazol ou Topaz são adequados. É importante no caso de uma doença interromper a alimentação de nitrogênio e aumentar a quantidade de fósforo e potássio.

    Oídio não é a doença mais perigosa, mas deve ser tratada imediatamente

A pior praga, provavelmente, é o urso - um enorme inseto de aparência assustadora que vive no subsolo e roendo o caule da planta, após o que cai e seca. Medvedka adora se instalar perto de lagoas, adora solos úmidos. Quando eu tinha uma casa de veraneio na margem do lago, o urso tinha que ser destruído em centenas, cada planta era plantada em uma caixa protetora feita de polietileno denso ou uma lata de metal. É incrivelmente difícil se livrar completamente de um urso, embora haja muitas maneiras inventadas. Aparentemente, os medicamentos mais eficazes são Thunder e Medvetox.

Um tipo de urso causa medo e horror

Das outras pragas, vale a pena mencionar a seguir.

  • Chafer besouro (Khrushchev) é um besouro grande, sua larva também é grande (criatura carnuda branca). Habitado no solo, alimenta-se das raízes das plantas, incluindo o tomate, o que muitas vezes leva à morte. Além do extermínio mecânico de larvas ao cavar o solo, você pode usar os preparativos Antichrush e Rembek.

    Maybug gosta muito de pegar crianças, mas é um perigoso jardim de pragas

  • Os pulgões são uma das pragas das folhas. Este inseto é pequeno, mas se instala em enormes colônias. Coloração - de verde a preto. Instalando-se na parte inferior das folhas, os pulgões sugam a seiva das plantas, o que pode até levar à morte completa. O pulgão tem medo da infusão de tabaco, mas com uma invasão maciça apenas inseticidas químicos, como o Confidor maxi, ajudam.

    Quando há muitos pulgões, ele também se move para a superfície superior das folhas, destruindo-as rapidamente

  • O ácaro-aranha é um inseto galopante em clima quente e seco. Ele teia de aranha na parte de baixo das folhas e depois suga o suco delas. A infusão de casca de cebola ou alho afasta confiavelmente a praga. Se for muito, é necessário aplicar Fitoverm ou Actellik.

    Das folhas, a teia vai para outras partes do mato, envolvendo os frutos

Colheita e armazenamento

Nos Urais, você não deve esperar que os tomates amadureçam completamente nos arbustos. Eles devem ser removidos verdes, e às vezes até levemente dourados; caso contrário, você poderá perder uma parte justa da colheita. Mas os tomates amadurecem perfeitamente nas condições do ambiente, caídos no parapeito da janela, e, portanto, os frutos amadurecidos dessa maneira não são muito piores do que os que cederam até amadurecerem totalmente nos arbustos. Por via de regra, os tomates dourados atingem completamente em uma semana e meia a duas semanas.

Ao mesmo tempo, vale a pena advertir contra comer tomates absolutamente verdes. Se eles já cresceram até o valor máximo possível, provavelmente amadurecerão quando removidos, embora o sabor não seja exatamente o mesmo. Se as frutas verdes forem colhidas muito cedo, é muito provável que elas enruguem ou apodreçam. Para as variedades de amadurecimento precoce, essa opção não deve ser considerada mesmo nas condições dos Urais: eles têm tempo para amadurecer nos arbustos quase na totalidade, mas com variedades de amadurecimento médio ou médio tardio, é preciso ter cuidado. No entanto, se a temperatura cair para 5-6 sobreÉ melhor remover todos os frutos cultivados.

Os primeiros sinais da praga tardia são o sinal para a coleta completa de tomates maduros e a remoção de arbustos, mesmo que eles apareçam mesmo no início de agosto. Infelizmente, neste momento, os tomates nos Urais já são difíceis de economizar, você precisa se contentar em ter conseguido crescer. E é melhor não plantar variedades de amadurecimento tardio aqui.

Os últimos tomates verdes são dispostos mesmo debaixo da cama; muitos deles têm tempo para corar

O prazo de validade dos tomates maduros é pequeno: em temperatura ambiente para a maioria das variedades, não excede 1-2 semanas. No entanto, se você pegar frutas secas e limpas que não estão totalmente maduras e colocá-las cuidadosamente em uma caixa de madeira com a tampa fechada, em uma sala arejada e arejada, elas podem ficar por até dois meses. Os tomates levemente dourados são armazenados ainda mais se cada um for embrulhado em papel e dobrado em uma caixa coberta com palha, que é colocada em um porão escuro. Esses tomates, extraídos de 27 a 28 de dezembro, podem se tornar uma decoração da mesa de Ano Novo.

Vídeo: colhendo tomates nos Urais

Obviamente, é mais difícil cultivar tomates saborosos nos Urais do que na região do Baixo Volga, mas com pouca experiência em jardinagem, isso pode ser feito. Ambas as estufas e o solo desprotegido são adequados para o cultivo de tomates. Se você escolher as variedades certas e fizer alguns esforços, é bem possível fornecer à família deliciosos produtos vitamínicos durante todo o ano.

Pin
Send
Share
Send