Plantar lírios no outono é a melhor solução. Com o tempo correto das lâmpadas, tem tempo para ganhar uma posição no solo, formando um poderoso sistema radicular. A floração das belezas do jardim, neste caso, ocorre 2-3 semanas antes do que durante o plantio da primavera.
Prós e contras dos lírios de outono
O plantio de bulbos de lírio no outono tem várias vantagens:
- as flores constroem um poderoso sistema radicular e crescem mais rapidamente na primavera;
- estando em estado inativo, as lâmpadas são mais fáceis de transplantar;
- os lírios endurecem no inverno, diminuindo o risco de morte durante as geadas da primavera.
As desvantagens do plantio no outono incluem a possibilidade de danos às lâmpadas por roedores. Nos invernos nevados e gelados sem abrigos, os lírios podem morrer.
Plantar lírios no outono: tempo
Datas específicas dependem das condições climáticas da região. O tempo restante antes do início das geadas persistentes é levado em consideração. Os bulbos se enraízam em 2-4 semanas. A diferença de termos, dado o vasto território do nosso país, é de até dois meses.
Tabela: época de plantio de bulbos em campo aberto para diferentes regiões
Região | O momento |
Midland, Região de Moscou | De meados de setembro até o final de outubro |
Sibéria, Ural | Setembro inteiro |
Região de Leningrado | Do final de agosto até meados de setembro |
Ao sul da Federação Russa, Ucrânia | Outubro inteiro |
Seleção de assento
Os lírios se sentem confortáveis em áreas protegidas do vento e de correntes de ar. O grau de iluminação depende da variedade de cores:
- Os híbridos asiáticos, tubulares e de LA precisam de acesso máximo à luz solar;
- Os lírios orientais e marchagons ao sol começarão a desaparecer, para que sejam plantados em sombra parcial.
O nível de acidez também depende da variedade: existem variedades plantadas em solos ácidos, levemente ácidos e neutros. Uma recomendação detalhada pode ser encontrada na embalagem do bulbo e na literatura.
Os lírios não podem ser plantados no local onde cresceram mais cedo. Também é inaceitável colocar em um local onde ásteres, alho ou morangos foram localizados. Os melhores precursores da cultura são leguminosas e flores anuais: violetas, petúnias, snapdragons. Plantio permitido após rabanetes, pepinos, couve de todos os tipos.
Preparação do solo
Uma parcela para o plantio de lírios é preparada em 30 a 40 dias, para que o solo seja compactado e assentado. Se você cavar mais tarde, as lâmpadas no solo solto irão para as profundezas, e o processo de germinação na primavera será adiado.
Para escavação a 1 m2 contribuir:
- composto ou húmus - 5 kg;
- superfosfato - 100 g;
- sulfato de potássio - 50 g.
A estrutura do solo deve ser solta, permeável ao ar e à água. Em solos pesados, argilosos e resistentes à umidade, são criadas condições para a deterioração das lâmpadas. É inaceitável colocá-los em locais pantanosos nas planícies.
Seleção e preparação de material de plantio
O material de plantio saudável e bem desenvolvido é o principal segredo de um belo jardim de flores. Para o plantio, pegue lâmpadas grandes e sólidas sem sinais de deterioração. Características visuais do material de plantio de alta qualidade:
- flocos apertados de cor uniforme branco, rosa ou creme;
- raízes elásticas com 3-5 cm de comprimento;
- a ausência de mofo, manchas, respingos, danos na superfície.
As amostras selecionadas são limpas de flocos de tegumento e embebidas por 30 minutos em uma solução rosa-clara quente de permanganato de potássio. Se as raízes dos bulbos tiverem mais de 5 cm, serão cortadas para não se quebrarem durante o plantio.
Se houver poucas lâmpadas de qualidade, amostras doentes ou danificadas podem ser plantadas. As áreas danificadas são limpas, tratadas com fungicidas (Fundazol, Karbofos) e colocadas em uma área separada, localizada longe da principal.
É possível plantar bulbos com brotos no outono
No final do verão, os lírios terminam a estação de crescimento e após a floração estão em repouso. Novos brotos neles não são formados até a próxima temporada. Se uma lâmpada com broto emergente for comprada em uma loja, o armazenamento inadequado provocará uma saída do estado de suspensão.
É possível plantar esse exemplo no solo, mas durante o inverno, o caule que começou a se desenvolver morrerá. A lâmpada em si permanecerá viável, mas a vegetação começará apenas depois de um ano: ela simplesmente “fica deitada” no solo por uma estação. O procedimento para plantar uma lâmpada germinada não é diferente do habitual.
Plantio de bulbos: Instruções passo a passo
Uma condição importante é a profundidade de imersão no solo. Este parâmetro depende do comprimento da haste e do tamanho da lâmpada:
- as variedades de baixo crescimento são imersas a uma profundidade de 7 a 10 cm, a uma distância de 15 a 18 cm uma da outra;
- os do meio são enterrados por 12 a 15 cm em incrementos de 25 a 30 cm;
- altura - por 15-20 cm, a distância entre cópias - Z0-40 cm.
Os cultivadores de flores experientes aconselham, ao calcular a profundidade do plantio, que se concentre na altura do bulbo: acima dele, deve haver uma camada de solo igual a duas alturas. Para híbridos de flores brancas, as condições são diferentes: elas são enterradas no solo por não mais que 5 cm.
O processo de pouso consiste no seguinte:
- Cavar buracos da profundidade necessária e despeje uma pequena camada de argila expandida ou cascalho fino no fundo. Em solos leves e soltos, a areia grossa do rio pode ser usada como drenagem.
- No centro, faça uma pequena lâmina de solo nutriente e coloque uma lâmpada sobre ela, espalhando as raízes.
- Encha os buracos primeiro com uma camada de areia e depois terra.
A rega das plantações é realizada após 2 dias, quando a terra se instala perto das raízes. Após a umedecimento, a superfície da parcela é coberta com turfa. Para os lírios de marton, tubulares e brancos como a cobertura morta, é utilizado o húmus de folhas misturado com cinza de madeira. Se o outono é quente e árido, os lírios são regados várias vezes, para que as raízes se endireitem melhor e se enraízem mais rapidamente no solo.
Antes do início da geada, as plantações são cobertas com folhas ou agulhas secas. Na primavera, essa camada é removida do local imediatamente após a neve derreter. Em regiões quentes, os lírios não precisam de abrigos adicionais.
Vídeo: características do plantio de lírios no chão no outono
O cumprimento das condições e regras de plantio recomendadas ajudará as lâmpadas a se adaptarem e o inverno, mesmo em geadas severas. É igualmente importante determinar a hora exata do plantio, porque se você o fizer cedo, há o risco de que as flores comecem a crescer e morrer no inverno.