O mercado russo agora oferece cerca de 200 variedades de groselha, cada uma com suas próprias vantagens. Portanto, vale a pena ouvir a opinião de jardineiros experientes que, por unanimidade, consideram a variedade pigmeu a melhor. E se você seguir as regras da tecnologia agrícola, o arbusto de bagas plantado no local por muitos anos dará excelentes colheitas.
Histórico de notas
Pigmeu de groselha obtido no final do século XX V.S. Ilyin, no Instituto de Pesquisa em Horticultura e Batata do Ural do Sul, cruzando as variedades Bredthorp e Golubki de mudas. Em 1999, foi inscrito no Registro Estadual com uma licença regional para o Volga-Vyatka, Ural, Sibéria Ocidental (Região de Novosibirsk, Tyumen), Sibéria Oriental (Território de Trans-Baikal, Território de Krasnoyarsk, Yakutia), Extremo Oriente (Sakhalin, Khabarovsk, Magadan, Kamchatka, Amur reg.) áreas.
Pigmeu - descrição e descrição
Apesar do nome - pigmeu (bebê) - a variedade se destaca por frutas grandes, que atraem jardineiros. Entre as características, vale destacar a resistência ao gelo sem precedentes - mesmo os invernos siberianos graves não têm medo da planta. A variedade é apreciada pelo sabor muito doce das bagas e imunidade às principais doenças dos arbustos de bagas.
A groselha forma um arbusto de tamanho médio e ligeiramente espalhado, com brotos retos rosa claro. As folhas são de cinco lóbulos, grandes, verdes, enrugadas, com superfície brilhante sem pubescência, com dentículos largos nas bordas. No pincel de comprimento médio, existem 6 a 10 inflorescências grandes de cor pálida.
A principal vantagem da variedade é grandes bagas doces pesando 2 g, pode chegar a 7,7 g. Eles têm uma forma arredondada com uma fina pele preta que é resistente a temperaturas extremas. O sabor das frutas recebeu a classificação mais alta em um sistema de cinco pontos.
O pigmeu é uma variedade auto-fértil, não precisa de polinizadores adicionais, produz colheitas anuais. No meio da temporada - as bagas amadurecem no final de junho - no início de julho. A variedade é produtiva, em média 108 centavos por hectare. A frutificação é longa, 30 a 45 dias, dependendo do clima.
A variedade é resistente ao agente causador de uma doença tão comum como oídio, é levemente afetada pela antracnose e é relativamente resistente à Septoria.
Características do plantio de groselha preta
A produtividade de uma variedade depende de vários fatores que devem ser considerados ao plantar o pigmeu em uma parcela pessoal.
Tempo de pouso
É possível plantar groselha na primavera e no outono. Mas como o período de vegetação começa cedo e, no início da primavera, geadas frequentes são fatais, prejudiciais para as plantas imaturas, é preferível plantá-las no outono, de setembro a meados de outubro, mas o mais tardar em 2-3 semanas antes do tempo frio. As plantas são plantadas a partir do recipiente durante toda a temporada com a preservação de um coma de terra, enquanto a integridade do sistema radicular não é violada, portanto, sua taxa de sobrevivência é boa.
Seleção do site
A groselha preta cresce em qualquer canto do jardim, mas bons rendimentos só podem ser obtidos cultivando-a em áreas de luz elevada. O ar frio estagna nas planícies, o solo derrete por um longo período na primavera e a água se acumula durante as chuvas prolongadas, o que causa a deterioração das raízes e o desenvolvimento de infecções por fungos.
Eles recomendam plantar arbustos ao longo da cerca para protegê-los das rajadas de vento norte, para que eles não projetem sombra um para o outro, mas sejam uniformemente iluminados pelo sol. Deixe 1-2 m entre as plantas: com um plantio espessado, as bagas se tornam menores e menos doces, e é muito mais difícil cuidar de tais arbustos.
Arbustos de frutos silvestres produzem melhores frutos em solos arenosos e argilosos com acidez neutra. Antes do plantio, 500 g de cal / m2 são adicionados a solos fortemente ácidos.
Importante! O pigmeu crescerá bem em áreas onde batatas, milho, centeio e legumes foram cultivados na última temporada. Mas após as colheitas de frutos silvestres, não vale a pena plantá-lo.
A variedade não precisa de polinizadores adicionais, mas jardineiros experientes observam que a presença de outros tipos de groselha (Lucia, Yadrenoy, Bagira) nas proximidades ajuda a aumentar o rendimento.
Regras de desembarque
O local é preparado 2-3 semanas antes do plantio: cavar, nivelar, remover ervas daninhas e, se necessário, desoxidar o solo.
Processo passo a passo
- A uma distância de 1-1,5 m um do outro, cavas são cavadas com uma profundidade de 40 cm, uma largura de 50 cm.
- O solo fértil do jardim é misturado com 1 balde de húmus, 200 g de superfosfato, 10 g de nitrato de potássio, 300 g de cinza e colocado no fundo do poço.
- Plante uma planta em um ângulo de 45 graus para que o colo da raiz fique 15 cm abaixo do nível do solo - esse plantio contribui para o rápido crescimento de novos rebentos.
- Eles enchem o buraco com solo nutritivo, sacudindo suavemente as mudas, de modo que a terra preenche todos os vazios.
- Um orifício de rega anular é feito ao redor da bucha e 10 l de água são introduzidos nela.
- Cobrir o solo com feno, palha com uma espessura de 8 cm para proteger as raízes do superaquecimento e preservar a umidade.
- Os brotos são cortados para 2 3, as folhas são completamente removidas.
Seleção de mudas
É aconselhável comprar mudas em shopping centers ou viveiros, onde você também pode obter recomendações profissionais sobre as regras de cultivo. Você não deve correr riscos e comprá-los das mãos de vendedores aleatórios, sem ter a oportunidade de verificar se a planta é saudável e em que zona climática está localizada. Mudas de um e dois anos de idade devem ser escolhidas.
- Uma groselha anual tem apenas 1-2 brotos de até 25 cm de altura, 1-2 raízes de 15 cm de comprimento e muitas raízes finas e fibrosas.
- Em uma muda de dois anos de idade, galhos de até 40 cm, retos e flexíveis, se você raspar a casca, pode ver a carne verde. O sistema radicular deve ser bem desenvolvido, composto por 3-5 raízes lignificadas de 20 cm de comprimento e raízes filiformes fibrosas.
- As raízes devem ser de cor marrom-amarelada, sem danos e sinais de podridão, não lentas. Eles geralmente são tratados com purê de argila antes da venda para evitar o ressecamento.
- Se a planta tiver um sistema radicular fechado, peça para removê-lo do recipiente: o pedaço de terra deve ser sólido e entrelaçado com raízes.
Dica. Antes do plantio, as mudas por 2 horas devem ser mantidas em solução com Kornevin para melhor enraizamento.
Jardineiros experientes plantam plantas anuais em um buraco em um par, dobrando-as em direções opostas, o que permite formar um arbusto forte ao longo do tempo.
Vídeo: como plantar groselha
Segredos de cuidados
O pigmeu é uma variedade despretensiosa, mas isso não significa que basta plantar e esquecê-lo. Somente com rega oportuna e cobertura, poda anual e tratamento preventivo contra doenças podem ser esperadas boas colheitas.
Molhar é necessário
As groselhas precisam ser regadas, especialmente durante a formação dos ovários: a quantidade de umidade afeta não apenas o rendimento do ano atual, mas também o futuro. Na seca, na ausência de rega, as folhas secam, as bagas tornam-se pequenas e se desfazem. As passas são regadas 2 a 3 vezes por semana, introduzindo água com um balde ou regador nas ranhuras de irrigação, umedecendo o solo a uma profundidade de 30 a 50 cm. Em calor extremo, é preferível usar o método de aspersão para que não apenas as raízes, mas também as folhas estejam saturadas de umidade. Além disso, a rega deve ser realizada não durante o sol, à noite.
No entanto, o excesso de umidade muitas vezes leva a doenças fúngicas; portanto, regue as plantas e, durante chuvas prolongadas, pare completamente. Não hidrate a groselha e quando as bagas amadurecem, a fim de evitar rachaduras.
Fertilizantes para passas de Corinto
O pigmeu cresce bem e dá frutos grandes quando cultivado em solo fertilizadove. Os nutrientes introduzidos durante o plantio são suficientes para a planta na primeira temporada. No ano seguinte, no início da primavera, as groselhas são alimentadas com uréia (40 g 10 l) e fezes de frango (100 g 10 l). Os fertilizantes nitrogenados contribuem para o rápido crescimento das mudas.
A propósito. Jardineiros experientes usam cascas de batata como molho: são cozidos, diluídos um pouco em água e derramados debaixo de um arbusto. A casca de batata contém muitos oligoelementos úteis (fósforo, flúor, ferro, potássio, magnésio), que são tão necessários para as groselhas para crescimento e frutificação.
Ao formar os ovários sob o arbusto, espalhe 2 colheres de sopa. colheres de sopa de fertilizante orgânico Gumi-Omi, seguido de afrouxamento ou irrigação (3 colheres de sopa.colheres / 5 l) a cada 2 semanas. Para uma dieta equilibrada, recomenda-se realizar o preparo foliar superior uma vez por mês com solução Unifor-micro (1 ml 10 l). No final da temporada, as groselhas são fertilizadas com húmus (10 kg) com a adição de 20 g de sulfato de potássio e 50 g de superfosfato, 300 g de cinza por m2.
Dica. Você pode usar fertilizantes verdes: nos corredores, semeie esterco verde (tremoço, ervilha, mostarda), corte a grama no outono e plante no solo. Na primavera, a massa de grama cruzará e se transformará em um curativo rico em oligoelementos.
Afrouxamento e cobertura do solo
O solo ao redor dos arbustos de groselha deve ser arrancado e solto durante toda a estação.
Como a localização das raízes é superficial, o afrouxamento é realizado com cuidado, a uma profundidade de 8 cm, e pode ser facilitado com a cobertura do solo com húmus, serragem. A camada de cobertura impede o crescimento de ervas daninhas, mantém a terra úmida por mais tempo, basta adicionar cobertura se necessário.
Formação de Bush
Para formar um arbusto, comece imediatamente após o plantio, encurtando os galhos, o que contribui para o crescimento de brotos laterais. No futuro, a poda é realizada ao longo da vida, necessária para uma melhor iluminação, arejar o mato, amadurecer bagas, além de impedir o desenvolvimento de doenças e o aparecimento de pragas.
É importante. Ao podar, deve-se lembrar que os mais frutíferos são brotos de dois e três anos de idade.
Os arbustos precisam ser cercados para que os galhos não caiam no chão. No segundo ano, no início da primavera, os ramos entrelaçados, quebrados e secos, são removidos. Deixe 3-4 brotos fortes de primeira ordem e diminua-os em 10 cm.
No terceiro ano, cinco novos rebentos são deixados no mato - o crescimento fresco é diferenciado por uma cor mais clara. Eles também são encurtados. Os processos restantes são completamente removidos.
No quarto ano, restam 5 brotamentos radiculares fortes, encurtados para estimular a ramificação. Um arbusto bem formado deve ter 15 ramos esqueléticos de diferentes idades.
Posteriormente, é realizada a poda antienvelhecimento, removendo brotos antigos, dos jovens que deixam retos e fortes. Os galhos caídos são cortados em comprimento com a mais forte queda vertical anual. Essa poda aumentará a vida útil do arbusto de bagas em até 20 anos.
No outono, galhos doentes e secos são removidos. Se o mato de groselha for gravemente afetado pela doença, é realizado um rejuvenescimento completo - todos os brotos são completamente cortados e, após algum tempo, um broto de raiz aparecerá.
Reprodução
A groselha propaga-se facilmente, basta dobrar o galho no chão, fixá-lo com um suporte e polvilhar com terra. No ano seguinte, o broto com raízes crescidas é separado do mato. Em breve, ele fará uma nova sessão e crescerá rapidamente.
As groselhas são propagadas por estacas: na primavera, as estacas são cortadas, embebidas em Epin e plantadas em estufa, devem ser regadas e arejadas. Após o enraizamento, o filme é removido, mas a umidade do solo é monitorada. No outono, uma planta mais forte é transplantada.
Vídeo: propagação de groselha por estacas
Preparações de inverno
Os arbustos pigmeus adultos toleram bem os invernos frios, não congelam nem a - 32 ° C e não precisam de aquecimento adicional. Mas para o inverno, as plantas precisam ser preparadas: realizar irrigação com carregamento de água (2-3 baldes por arbusto), limpar o solo ao redor da groselha a partir de ervas daninhas e cobertura morta com húmus, serragem. Será útil amarrar o arbusto com barbante, para que os galhos não se quebrem sob o peso da cobertura de neve.
As plantas jovens no primeiro inverno podem ser cobertas com fibra de fibra, no inverno para coletar neve - uma manta de neve fofa protegerá de forma confiável as raízes do congelamento.
Prevenção de doenças
A variedade pigmeu é resistente a doenças, mas em condições adversas, especialmente em verões chuvosos, o risco de infecções.
Tabela: Doença
Doença | Sintomas | Prevenção | Tratamento |
Antracnose | Na primavera, pequenas manchas de um tom violeta são formadas nos brotos, que com o tempo crescem e se tornam cinzas. As folhas são cobertas com manchas marrons, as bagas secas. |
|
|
Ferrugem | A doença pode ser facilmente identificada pelo inchaço de uma coloração avermelhada nas folhas, semelhante à ferrugem. |
|
|
Septoria | A doença se manifesta pelo aparecimento de pontos brilhantes nas folhas com uma borda marrom, levando a secar e cair da folhagem. | Atempadamente realizar poda sanitária, não encha a planta. | Antes e depois da floração, após a colheita, trate com uma mistura de Bordeaux a 1%. |
Galeria de fotos: Doenças
- A razão para a ocorrência de antracnose é a umidade e o espessamento do plantio.
- A ferrugem pode ser identificada pelo inchaço laranja nas folhas
- A alta umidade contribui para o septo
Tabela: Pragas
Pragas | Manifestações | Prevenção | Medidas |
Carrapato de rim | A derrota da planta por um carrapato pode ser julgada por rins esféricos inchados. Ao mesmo tempo, o número de sessões diminui e a produtividade diminui. | Use mudas saudáveis. Plante alho próximo, cebola. | Remova brotos e galhos doentes. Em uma planta altamente afetada, corte todos os brotos. Na primavera, trate duas vezes com Envidor (2 ml 5 l). Após a colheita, pulverize Bi-58 (3 ml 10 L). |
Pulgões | As colônias de afídeos sugam os sucos da planta, como resultado, as folhas se enrolam, os brotos são dobrados e o rendimento diminui. | Use tamanduá, cipermetrina contra formigas que espalham pulgões na área. | Apare as partes superiores dos galhos nos quais o pulgão se estabeleceu. Pulverizar antes e depois da floração com Actara (2 g 10 l), Actellik (2 ml 2 l), Kinmiks (2,5 ml 10 l), |
Fogo | Lagartas de árvores de fogo, danificando flores e bagas, podem destruir até 50% da colheita. | Cavar o solo no outono para destruir as pupas da bomba de fogo. | Antes da floração, processe Kinmiks a 0,05%, Spark a 0,1%. Após a floração, pulverize 0,02% de Actellik, 0,2% de Fufanon. |
Galeria de fotos: Parasitas de insetos
- O carrapato renal pode ser reconhecido por rins inchados.
- Uma grande colônia de pulgões deprime a groselha, começa a ficar para trás no crescimento, não dá frutos e, no final, morre
- Vaga-lume afeta flores e frutos, como resultado, você pode perder a maior parte da colheita
As pragas e inseticidas plantados no corredor estavam assustados: anis, endro, aipo, manjericão, sálvia, erva-doce, tagetes, calêndula.
Comentários
Minha opinião pessoal sobre a variedade pigmeu: estou encantado com essa variedade !!! Anteriormente, eu não suspeitava que as groselhas fossem tão doces. Grande, doce, frutífera, o que mais você poderia querer?
Limoner
//forum.vinograd.info/showthread.php?t=3915
A variedade é realmente ótima. Por uma dúzia de anos de cultivo não perdeu o interesse nele. Mudas dessa variedade são muito fáceis de distinguir de outras variedades. Das minhas 80 variedades, apenas o pigmeu tem botões de bronze no início da primavera. Antes de florescer, os rins são como se polvilhados com pó de bronze.
ABBA
//forum.vinograd.info/showthread.php?t=3915
Também cultivo outro tipo de groselha - pigmeu, em nossas condições é cedo e suas bagas são muito doces, podem ser comidas e comidas sem sair do mato, mas seu tamanho é inferior a Yadrennaya - nesta temporada, as frutas mal atingiram a moeda do rublo, embora as bagas o tamanho de uma moeda de rublo também é considerado grande. Consegui cultivar os frutos dessa variedade com uma moeda de dois e cinco rublos, mas havia muito poucos e, em Yadrenoy, eles são todos um para um. Além disso, a variedade é muito produtiva, o mato é completamente coberto de frutas, os galhos devem ser amarrados, caso contrário, eles podem quebrar com o peso. Quando trazemos para o mercado bagas dessa variedade, elas são colhidas instantaneamente e precisamente por causa dos frutos grandes. Eu escolhi minhas variedades. Então, minha conclusão: as variedades de groselha mais populares e recuperadas são pigmeu, Yadrenaya e Lucia, e o restante não pode ser plantado ... Também é importante ter variedades de groselha muito boas na parcela com diferentes períodos de frutificação. Meu transportador de groselha é o seguinte: primeiro o pigmeu amadurece, seguido por Vigorous e Lucia, e a última variedade chega atrasada em Altai.
Laboratórios
//fialka.tomsk.ru/forum/viewtopic.php?f=44&t=16709&start=15
Pigmeu - de acordo com a avaliação de degustação de frutas vermelhas - a melhor, a única com 5 pontos. Muito grande Às vezes, porém, pode ser afetado pelo oídio - apesar de escreverem, é necessário apoio.
Tina Ezdakova
//otvet.mail.ru/question/88123568
O pigmeu não é de tamanho inferior ao de Yadrena (pelo menos em nosso país, na Carélia), mas é um corte acima no sabor e na resistência a doenças e pragas!
vvf
//forum.tvoysad.ru/yagodnye-kultury-f31/chernaya-smorodina-t157-340.html
Pigmeu de groselha é uma variedade favorita de muitos jardineiros. Entre as vantagens estão o alto rendimento, a resistência ao gelo, a resistência a doenças, a despretensão e o mais importante - frutas grandes e muito doces, com um sabor maravilhoso e propriedades curativas.