Todos podem cultivar tomates e obter uma colheita rica em seu site. A agricultura agrícola requer cuidados constantes, que se resumem não apenas à irrigação oportuna, ao acabamento da cobertura, mas também à compressão. Os jardineiros iniciantes negligenciam essa operação simplesmente porque não entendem por que ela é necessária e como executá-la.
O que é beliscar
O preparo de passo no campo da horticultura é chamado de técnica agrotécnica, cujo objetivo é aumentar o rendimento de tomates ou outras culturas. O procedimento contribui para o desenvolvimento ideal dos arbustos como resultado de sua formação adequada. O evento envolve a remoção de galhos supérfluos, mas consumindo nutrientes. O tomate é uma das culturas de jardim, caracterizada pela ramificação ativa dos arbustos.
À medida que as plantas se desenvolvem a partir dos seios da folha, processos laterais chamados enteados começam a se formar. Eles são considerados inúteis porque retiram a nutrição da fruta. Ao executar o procedimento de beliscar, você pode não apenas formar corretamente as plantas, mas também aumentar a produtividade, pois apenas os galhos frutíferos permanecem no mato. Se você não suje os arbustos à poda, muita massa verde cresce em detrimento da colheita. Como o procedimento de entonação pode ter esquemas diferentes, essa técnica deve ser considerada com mais detalhes.
Quando os tomates entram
Como os primeiros enteados podem ser vistos mesmo em mudas, eles devem ser removidos imediatamente após o plantio das plantas no solo. Os processos laterais durante esse período são bastante curtos e finos, e as plantas sofrerão indolormente sua remoção. O procedimento de beliscar consome bastante tempo, especialmente se um grande número de tomates é cultivado. Recomenda-se cortar brotos desnecessários pela manhã, porque antes do almoço os galhos se quebram mais facilmente e a ferida cicatriza mais rapidamente. É melhor realizar a operação de 9 a 11 horas, após as quais é necessário umedecer levemente o solo.
Ao remover os enteados durante a floração, é recomendável agitar os arbustos primeiro, o que contribuirá para uma melhor polinização das plantas vizinhas.
O tomate deve ser inspecionado toda semana e os brotos removidos até que cresçam demais. Ao arrancar galhos grandes, isso será um estresse para a planta, que afetará negativamente o rendimento da colheita e poderá levar ao enfraquecimento. Nos tomates cultivados em estufa, os enteados são removidos a cada 6-8 dias, em solo desprotegido - após 10-12 dias. É importante não permitir que o comprimento da parte aérea seja superior a 5 cm. Se houver desejo de obter frutos de tamanho grande e uma colheita decente, o procedimento deverá ser realizado durante todo o período do verão. Os brotos desnecessários crescem principalmente após a formação das primeiras inflorescências, o que requer um exame atento das plantas.
Como distinguir um enteado de uma escova de frutas
Ao cortar, você precisa saber exatamente o que excluir. Caso contrário, você pode simplesmente cortar o pincel, como resultado, o rendimento do arbusto diminuirá. Para evitar erros, examine cuidadosamente a saída cortada. As principais diferenças do enteado são:
- mesmo em um pequeno processo lateral, há folhas, enquanto na mão são observados os rudimentos das flores;
- o pincel não se desenvolve a partir do seio da folha, mas começa a crescer a partir do caule.
Se houver dificuldades na determinação da parte lateral, ela é deixada sozinha por um dia, após o que a diferença entre o enteado e o pincel será notada muito bem.
Como beliscar tomates
Depois de determinar a necessidade e o momento da operação, você precisa preparar uma ferramenta, que pode ser usada como tesoura ou tesoura. Os processos podem ser interrompidos com os dedos, mas neste caso você precisará de luvas de borracha. Se uma ferramenta for usada, deve-se tomar cuidado para afiá-la, o que evitará sérios danos às plantas. Além disso, a ferramenta deve ser desinfetada após cada bucha, pois as bactérias podem entrar facilmente na ferida aberta. Como solução desinfetante, é utilizado permanganato de potássio (1-2%).
O procedimento de escalonamento é realizado da seguinte maneira:
- O apêndice é gentilmente espremido entre o índice e o polegar.
- Gire suavemente o tiro para os lados até que ele se quebre. Se forem utilizadas ferramentas, o broto é separado da bucha por um movimento rápido e preciso. O corte deve ser suave e preciso. Se as bordas estiverem rasgadas, a cicatrização será longa. Além disso, o risco de contrair uma infecção aumentará.
- Em um arbusto de cada vez, não são removidos mais de três enteados; caso contrário, a cultura murchará e enfraquecerá. Com um grande número de processos, o evento é realizado durante a semana, iniciando com grandes processos, removendo gradualmente também os pequenos.
- Galhos quebrados são colocados em um balde e removidos do local mais longe, já que enteados nas imediações dos arbustos podem causar apodrecimento, resultando no aparecimento de doenças.
O processo é separado do arbusto-mãe, para que permaneça um pequeno tronco com 0,5 cm de altura, o que exclui a aparência de um novo enteado no mesmo local.
Vídeo: beliscão e formação de tomate
Esquemas de Stepson
Você pode remover o excesso de brotos nos tomates de várias maneiras. Sua escolha depende do número de galhos que são planejados para serem deixados no mato. O procedimento pode ser realizado de acordo com um dos seguintes esquemas:
- Em uma haste. Este método envolve a remoção de todos os processos, enquanto resta apenas uma haste para formar os frutos. Nesse caso, o arbusto se desenvolve rapidamente e os frutos crescem. As desvantagens incluem a necessidade de usar um suporte ao qual a planta está ligada. Se você deixar de amarrar, a parte principal simplesmente quebrará sob o peso da fruta.
- Em duas hastes. Com essa formação, além do caule principal, resta outro processo. Todos os outros ramos estão sujeitos a remoção. Como tiro lateral, escolha o mais forte e localizado sob o primeiro pincel de frutas.
- Em 3 hastes. Um tiro central e dois enteados são deixados no mato. Com esse método, um broto é escolhido próximo à inflorescência inferior e outro galho forte é encontrado nas proximidades, e todos os outros são cortados.
A formação de tomates, dependendo do tipo
Para completar a divulgação do tópico de beliscar a cultura em questão, é importante notar que o tomate é dividido em vários grupos, cada um dos quais com seu próprio esquema para remover brotos:
- variedades determinantes;
- variedades indeterminadas;
- variedades semi-determinantes.
Tomate indeterminado
Este tipo inclui tomates com crescimento ilimitado. Eles geralmente são formados em uma única haste. Isso é explicado pelo fato de que essas plantas formam um grande número de processos laterais. Ao aparar um enteado, é necessário deixar um toco e, para obter uma boa colheita, cortar todos os botões de flores e deixar apenas os mais desenvolvidos (não mais que 10 peças).
Tomate semi-determinante
Tomates deste tipo são altos e atingem uma altura de 1,9 m. A formação de plantas pode ser realizada em 2 ou 3 hastes, dependendo do esquema de plantio de arbustos. Não vale a pena correr para podar essas variedades, pois a planta pode parar de crescer. Somente quando há confiança de que a haste continua a se desenvolver é que uma operação pode ser executada.
Tomate determinante
Este tipo inclui variedades subdimensionadas. Basicamente, eles não exigem a remoção frequente dos processos, mas, ao mesmo tempo, você não deve negligenciar completamente o procedimento. É melhor seguir as recomendações dadas pelos produtores de sementes ao cultivar. Para obter rendimentos máximos de tomates determinantes, é recomendável seguir as seguintes regras de cuidado:
- os enteados são removidos, mas gradualmente e não mais do que 5 peças de uma só vez;
- as inflorescências também estão sujeitas a ruptura, deixando apenas algumas peças (não mais que 3).
Ao cultivar variedades determinantes, é necessário garantir o crescimento em largura e não em altura.
Características da formação de tomate em estufa
Em terreno fechado, o tomate é formado levando em consideração algumas características. Eles estão, em primeiro lugar, em condições criadas para o cultivo, bem como nas possibilidades de construção de estufas:
- Para que a área da economia de efeito estufa seja usada com eficiência e a colheita seja abundante, eles geralmente cultivam tomates indeterminados, cuja formação é realizada em um caule. Tais variedades são unidas à treliça somente quando o arbusto atinge uma certa altura, após o que beliscam o ponto de crescimento (o local onde o caule se desenvolve) e não esquecem de remover os processos laterais em tempo hábil.
- Indeterminados são frequentemente cultivados em 2 caules. Basicamente, esse método é utilizado em estufas baixas. Nesse caso, 3-6 pincéis são deixados em cada haste.
- Variedades determinantes são formadas em 2 ou 3 hastes. Os enteados são deixados apenas sob a primeira e a segunda escovas, o restante é quebrado. Quando 3-4 escovas de frutificação são formadas em uma sessão adicional, aperte-a e transfira-a para um forte processo lateral de segunda ordem. Este momento é precisamente o que distingue a formação de um arbusto em solo desprotegido.
- Ao cultivar tomates em casa de vegetação, é possível aumentar o período de maturação dos frutos. Isso permite que você deixe mais pincéis de flores nas plantas do que em solo desprotegido e, assim, obtenha uma colheita maior. Ao mesmo tempo, não se deve esquecer que a cultura precisará de cuidados mais detalhados e nutrição adicional.
- Comparado com o campo aberto, na estufa, os processos laterais podem se formar com muito mais frequência, devido a condições mais favoráveis. Isso sugere a necessidade de remoção oportuna dos enteados.
- Para poder colher uma colheita precoce de tomate em estufa, recomenda-se o cultivo de variedades superdeterminantes e determinantes precoces. Nesse caso, não são deixados mais de 3-4 pincéis de frutas em uma planta para acelerar a formação e o amadurecimento das frutas. Os topos são beliscados, a formação da bucha é realizada em 1 haste e os processos laterais são removidos imediatamente.
Vídeo: plantando tomates em uma estufa
O processo de cultivo de tomates tem suas próprias nuances. Para que o trabalho seja justificado por uma grande safra, deve-se realizar um procedimento de enteado. O procedimento, embora difícil, mas familiarizado com a sequência de ações, o momento e os recursos de sua implementação, será bem possível para todo produtor de hortaliças concluí-lo.