A humanidade está familiarizada com o physalis há muito tempo. Mas para os jardineiros russos, ele continua sendo um exótico incomum, embora o clima temperado seja muito adequado para a cultura. A planta é extremamente despretensiosa, extremamente raramente sofre de fungos patogênicos e praticamente não sofre ataques de pragas. E seus frutos não são apenas saborosos, mas também muito úteis. Existem várias variedades de physalis, as mais populares na cultura de vegetais e bagas.
Descrição de berry physalis
Physalis é um grupo de plantas anuais e perenes da mesma família que tomates, berinjela e pimentão, bem conhecido pelos jardineiros russos há muito tempo. A propósito, ele concorre com sucesso com o primeiro em termos de conteúdo de vitaminas, minerais e outras substâncias saudáveis. Como todas as Solanaceae, esta planta é nativa da América do Sul e Central. Algumas variedades se enraizaram nos estados bálticos, na Ásia Central e no Cáucaso.
O nome da planta em grego significa "bolha" - physalis recebeu por causa da forma incomum da flor. Esses "sinos", à medida que a fruta amadurece, não desbotam e não caem, formando uma concha adicional ao seu redor.
Na natureza, existem várias variedades de physalis, mas entre os jardineiros, a baga é mais procurada. Os frutos da planta “selvagem” são pequenos, do tamanho de uma ervilha, mas até são muito saborosos. Os criadores conseguiram aumentar o tamanho das bagas e, consequentemente, a produção, sem perder o sabor e os benefícios inerentes.
As plantas são auto-polinizadoras, o peso do feto varia de 3 ga 10-12 g. Sua altura chega a 100-120 cm e as hastes são ligeiramente níquel ou rastejante, ramificando-se intensamente. Frutas são formadas em cada garfo. O período de colheita é prolongado, pois o arbusto não para de crescer quase até a primeira geada. Em média, cerca de cem bagas ou mais são removidas de uma planta.
Externamente, o fruto da baga "cultivada" physalis é muito semelhante a um tomate em miniatura com um diâmetro de cerca de 3 cm, a cor da pele varia de amarelo pálido e laranja-dourado a âmbar e acastanhado. A polpa contém muitas sementes. Esta é talvez a única desvantagem relativa da planta. O sabor das frutas é muito interessante - um cruzamento entre morangos, framboesas e abacaxi. Devido ao alto teor de açúcar, eles são muito doces.
O rendimento da colheita não é ruim - até 3 kg de frutas de um arbusto. Ao mesmo tempo, as plantas são bastante compactas, com cerca de 70 cm de altura, com brotos rastejantes. Physalis pode ser consumido não apenas na forma fresca - as bagas são secas, a geléia é cozida, as compotas. Mas, em qualquer caso, eles devem ser branqueados em água fervente para se livrar de uma camada de revestimento pegajoso na superfície do feto.
As bagas de physalis são cobertas com uma concha semelhante a uma lanterna. De fato, esta é uma flor, que na maioria das plantas após a formação do ovário da fruta murcha e cai. Muitas pessoas estão familiarizadas com essa cultura precisamente por eles; nem sequer suspeitam da existência de frutos comestíveis. No berry physalis, diferentemente das variedades decorativas, essa "lanterna" é bastante desbotada, bege-castanho.
As seguintes variedades de cultura:
- Physalis Florida. As frutas são muito doces, até açucaradas, geralmente sem acidez. O aroma está completamente ausente. O sabor da fruta quase não é pronunciado. Externamente, os frutos são muito semelhantes às cerejas amarelas. Há algo em comum com o sabor. Recomenda-se adicionar cítricos ou suas raspas a conservas caseiras, compotas e assim por diante, para obter um aroma e acidez picantes.
- Physalis pubescente (passas). Um sabor equilibrado muito agradável, doce, com uma acidez refrescante leve, mais lembrando abacaxi. O aroma é pronunciado, morango. O suco é laranja brilhante, pode ser confundido com tangerina. Durante o tratamento térmico, a carne adquire uma bela cor âmbar dourada. É bem armazenado, em ótimas condições, fica a 3-4 meses. Muitas vezes, as frutas são secas, o "fruto seco" resultante é uma alternativa digna às passas. Altura da planta - não mais que 40-50 cm.
- Physalis é abacaxi. Os frutos são os menores de todos (pesando não mais do que 3-5 g), mas são muito doces e perfumados. A pele é laranja brilhante. Amadurece mais cedo que outras variedades.
- Physalis peruano. Tem um aroma e sabor acentuados de tangerina. A semelhança é complementada por uma pele laranja brilhante. Essa sombra é preservada mesmo durante o tratamento térmico, e o aroma não é perdido. A planta é perene, termofílica. Na Rússia, ele pode ser cultivado apenas nas regiões sul. A altura varia de 70-80 cm a 170-200 cm.A planta ramifica-se levemente, os brotos são densamente pubescentes. Bagas com um diâmetro de cerca de 1,5 cm, pesam 6 a 12 g. Para armazenamento a longo prazo inadequado.
Galeria de fotos: variedades de physalis
- Physalis Florida é uma fruta muito doce e açucarada
- A pubescência do Physalis se distingue por uma boa teimosia
- Abacaxi physalis - pequeno, mas muito doce
- Physalis peruano, em contraste com os "parentes" - uma planta bastante grande
A variedade mais exigida pelos jardineiros é o physalis de morango. A planta é conhecida pelos apelidos "tomate morango", "geada anual", "groselha anã do cabo", "Barbados physalis". É com base em que a maioria das variedades "cultivadas" é criada por criadores. Esta é uma planta anual. A colheita amadurece em média 100 dias após o surgimento das mudas. A gosto, as frutas são extremamente remanescentes de morangos de jardim, pelo cheiro - abacaxi. A maioria das variedades criadas pelos criadores nem precisa ser branqueada antes do uso - as bagas são desprovidas de uma camada desagradável de glúten na superfície. A colheita deve ser coletada regularmente, os frutos maduros desmoronam rapidamente.
Ao contrário dos "parentes", a planta é bastante compacta. As dimensões permitem que você cultive certas variedades, mesmo em casa, no peitoril da janela. Brotos rastejantes, sua altura chega a 70-80 cm. Recomenda-se o physalis de morango para o cultivo de mudas. As mudas e as amostras adultas não toleram nem mesmo uma diminuição de curto prazo na temperatura para valores negativos. As sementes começam a germinar a uma temperatura de 15ºС e superior. Esta planta é uma luz diurna curta, se prolongar, o período de amadurecimento da fruta também aumenta.
Vídeo: como é o physalis morango
Na maioria das vezes, os jardineiros cultivam as seguintes variedades de berry physalis:
- Uma surpresa de passas. Planta curta (até 60 cm) com folhas densamente pubescentes. O objetivo do fruto é universal.
- Confeitaria 2047. Uma variedade de maturação média, valorizada pela produtividade e com frutos grandes. Polpa com acidez pronunciada. A casca, ao contrário da maioria das variedades, é pintada em diferentes tons de verde - de salada a esmeralda saturada. Devido ao alto teor de pectina, é adequado para a preparação de marmelada, geléia e doces.
- Passas de açúcar. Uma das variedades mais antigas. Os frutos são pequenos (5-6 g), mas muito saborosos e perfumados. Altura da planta - não mais que 45 cm. Entre todas as variedades de physalis de morango, tem a maior vida útil - até seis meses.
- Filantropo. A variedade é no meio da temporada. As frutas são quase redondas, amarelo pálido. O sabor é doce, com acidez sutil. É notável pela boa resistência, pois traz uma colheita estável, independentemente dos caprichos do clima.
- Columbus Physalis maduro tardio, em um clima temperado em campo aberto, os frutos podem não ter tempo para amadurecer. Distingue-se pelo amor pelo calor. Altura da planta - mais de 1,5 m.
- Assistente. As bagas são extraordinariamente grandes (12-15 g), levemente achatadas. A pele é laranja-âmbar. O sabor tem uma leve amargura inerente às frutas cítricas e, acima de tudo, à toranja. O aroma da polpa é pronunciado, morango. O suco tem gosto de um cruzamento entre uma laranja e uma framboesa.
- Marmelada. No meio do início da variedade, as bagas amadurecem em 120 a 130 dias. A altura da planta atinge 1,5 m. Os frutos são ligeiramente achatados pelas laterais, na aparência e no sabor lembram uma ameixa húngara. À medida que amadurecem, o tom esverdeado da pele muda para um creme amarelado. A variedade é diferenciada pela tolerância à tonalidade.
- Placer de ouro. Grau de maturação precoce. Arbustos anões com altura não superior a 35 cm. Recomenda-se o método de cultivo de mudas. A pele é dourada, a massa do feto é de 7-8 g.
- Passas de morango. Demora 90-100 dias para amadurecer a fruta, a variedade é considerada precoce. O arbusto está se espalhando, brotando rastejando, se ramificando intensamente. Os frutos são ovais, amarelos e dourados. Peso médio - 10-15 G. O aroma é saturado, morango. O sabor é doce, com uma leve acidez.
Galeria de fotos: variedades comuns de berry physalis
- A surpresa da Physalis Raisin é adequada tanto para o consumo fresco quanto para a fabricação de conservas em casa
- Physalis Confectionery 2047 é apreciado por sua alta produtividade e grande tamanho de bagas
- Physalis Sugar passas pequeno, mas muito saboroso
- Physalis Philanthropist dá frutos de forma estável, independentemente de como o verão é dado em termos de clima
- Physalis Columbus é uma variedade de amadurecimento tardio; em regiões temperadas, os frutos nem sempre têm tempo para amadurecer
- Physalis, o Mágico, tem um sabor incomum que lembra cítricos
- Physalis Marmalade - uma planta bastante geral
- Physalis Gold placer - uma das variedades mais populares entre os jardineiros russos
- Physalis Strawberry Raisin tem frutas muito grandes
É melhor plantar várias variedades de berry physalis no local de uma só vez. A experiência dos jardineiros indica que, como resultado da polinização, a palatabilidade dos frutos apenas melhora, assim como o rendimento.
O physalis é bom para a saúde
Para os nativos da América Central e do Sul, o physalis é conhecido há mais de quatro mil anos. Eles o usam amplamente na medicina tradicional. Os benefícios de saúde das bagas foram comprovados cientificamente.
O consumo regular de frutas ajuda a:
- Normalize o trabalho do sistema cardiovascular. Physalis é rico em potássio, magnésio e sódio. Isso tem um efeito positivo na composição do sangue. As paredes dos vasos se expandem, a carga no coração diminui. O colesterol "ruim" é excretado do corpo. A probabilidade de um ataque cardíaco, derrame, ataque cardíaco é reduzida. É também uma prevenção eficaz da aterosclerose.
- Impedir o desenvolvimento de tumores, incluindo malignos. Os antioxidantes contidos na polpa têm propriedades anticancerígenas e antibacterianas. Eles interferem nas mutações e na degeneração das células saudáveis.
- Reduza o risco de desenvolver doenças nas articulações. Physalis é a prevenção de depósitos de sal no corpo. É útil para exacerbação de artrite, artrose, gota e outras doenças.
- Regular o açúcar no sangue. Os frutos de Physalis são muito doces, mas podem ser adicionados à dieta para qualquer tipo de diabetes. Devido ao alto teor de vitaminas, os medicamentos prescritos por um médico também são melhor absorvidos.
- Melhore a visão. A cor amarelo-alaranjada brilhante da fruta significa um alto teor de beta-caroteno. É uma fonte de vitamina A. Physalis também ajuda a prevenir o desenvolvimento de cataratas, glaucoma, parar a turvação das lentes e a degeneração macular.
- Fortalecer o sistema imunológico. Physalis é rico em vitamina C (mais de 5 mg por 100 g). É útil incluí-lo no cardápio para aqueles que freqüentemente sofrem de resfriados e doenças virais, bem como durante a recuperação no pós-operatório e na primavera, após deficiência de vitamina no inverno. A vitamina C também estimula os processos metabólicos e ativa a produção de colágeno, necessária para manter a elasticidade da pele, músculos e vasos sanguíneos. A salada de physalis e cenouras deve ser incluída na dieta das pessoas afetadas pelo acidente de Chernobyl - isso ajudou a remover sais de metais pesados e produtos decadentes de radionuclídeos do corpo.
- Fortalecer os ossos. Physalis é um campeão no conteúdo de vitamina K necessário para a formação de tecido ósseo. Seu uso regular é uma prevenção muito eficaz da osteoporose. Também ajuda a evitar a desmineralização óssea ("lixiviação" dos sais de cálcio a partir deles).
- Normalize o sistema digestivo. A fibra e a pectina facilmente digeríveis contidas nas bagas ajudam o corpo a digerir alimentos pesados. O risco de constipação, cãibras e inchaço é acentuadamente reduzido. Tudo isso afeta favoravelmente a condição da membrana mucosa, sendo uma prevenção eficaz de úlceras, gastrite e outras doenças. Especialmente útil é o uso de decocções e infusões de frutas secas.
- Retardar o processo de envelhecimento. Substâncias antioxidantes minimizam os danos causados ao organismo pelos radicais livres. Physalis também é rico em cobre, sua presença na dieta ajuda a melhorar a condição da pele, a se livrar de pequenas rugas e manchas da idade que aparecem com a idade.
- Acelere a cicatrização de feridas, úlceras, queimaduras e assim por diante. O ferro contido na polpa é necessário para o corpo produzir glóbulos vermelhos. Sua alta concentração no sangue significa um aumento no nível de hemoglobina; portanto, órgãos e tecidos são mais ativamente saturados com oxigênio e outras substâncias necessárias, e os processos de regeneração celular são acelerados. Além da ingestão, a celulose pode ser aplicada em feridas. E a tintura de álcool ajuda a se livrar de cicatrizes e cicatrizes.
- Livre-se do excesso de peso. Physalis é um armazém de vitaminas e minerais, enquanto as bagas são baixas em calorias (30-35 kcal por 100 g). A fibra tem um efeito positivo na digestão e metabolismo. Uma decocção de frutas secas é um diurético eficaz.
- Reduza a intensidade dos sintomas da TPM e da menopausa. Mudanças inexplicáveis de humor, cãibras musculares, enxaquecas, crises de agressão desmotivada e depressão estão associadas à deficiência de manganês. Uma decocção das raízes contribui para a normalização do ciclo menstrual.
- Aumente a eficiência, reduza a fadiga. Physalis é rico em vitaminas do complexo B, necessárias para o isolamento de componentes dos alimentos que afetam positivamente o balanço energético do corpo. Você pode cozinhar uma decocção de folhas - essa é uma fonte de flavonóides e carotenóides.
Com todos os inegáveis benefícios à saúde do physalis, existem contra-indicações. Recomenda-se que as bagas sejam excluídas da dieta para mulheres grávidas e que estejam amamentando. Não se envolva neles com aumento da acidez do suco gástrico. Reações extremamente raras, mas alérgicas são possíveis. Se você tem alguma doença crônica, você deve primeiro consultar o seu médico.
Todas as partes aéreas da planta, exceto a fruta, são venenosas devido ao alto teor de alcalóides. Portanto, ao usar folhas, a dosagem deve ser cuidadosamente observada. Especialmente perigosa para a saúde é a "lanterna" que cobre o feto. Deve ser removido. Nem todas as variedades são comestíveis. Bagas de variedades decorativas de physalis são venenosas. Além disso, não use aqueles que cresceram em solos não cultivados, especialmente calcários.
Vídeo: Benefícios de saúde do Physalis
Plantio de Physalis e procedimentos preparatórios necessários
Physalis é um verdadeiro achado para jardineiros preguiçosos. É necessário um cuidado mínimo. No entanto, alguns esforços ainda devem ser feitos para criar condições ótimas ou próximas para a cultura. Sem isso, frutificação abundante é impossível.
Physalis não impõe exigências excessivas à qualidade do solo. Tanto a argila pesada quanto o solo arenoso claro combinam com ele. A única coisa que ele não tolera categoricamente é um substrato acidificado ou salino. E se o primeiro ainda puder ser corrigido introduzindo farinha de dolomita no solo, casca de ovo triturada ou cinza de madeira em pó, no segundo caso, você terá que procurar outra área. É desejável que o solo esteja solto. Em solo pesado, é melhor adicionar um pouco de areia.
A planta suporta luz solar e sombra intensas, mas, no primeiro caso, o amadurecimento dos frutos é atrasado, porque essa é uma cultura de curtas horas de luz do dia. Portanto, para o physalis, você não pode nem mesmo usar uma cama separada, plantando-a sob árvores frutíferas, entre arbustos, em cima do muro e assim por diante.
A prática mostra que o physalis deve ser plantado em um local escolhido apenas uma vez. A planta é anual, mas se propaga espontaneamente. Só é necessário deixar várias frutas amadurecerem e caírem no chão. A resistência ao gelo das sementes lhes permite tolerar com sucesso até invernos severos dos Urais e da Sibéria. No entanto, é melhor jogar pelo seguro e no final do outono jogar uma cama com folhagem, palha e neve de cima.
É indesejável cultivar physalis onde outras Solanaceae (tomate, batata, berinjela) costumavam crescer. Em princípio, ele não é suscetível à doença, mas, neste caso, o risco aumenta. Quaisquer outras culturas de jardim como predecessoras são adequadas, especialmente Abóbora, Leguminosas e todos os tipos de repolho.
A área selecionada é escavada e limpa de ervas daninhas. Isso pode ser feito no outono e na primavera. Se anteriormente algo foi cultivado aqui e, consequentemente, foram introduzidos fertilizantes, agora você pode ficar sem eles. Caso contrário, é necessário húmus ou composto apodrecido (cerca de 5 litros por metro linear). Um aditivo útil é a cinza de madeira peneirada. O estrume fresco é estritamente excluído - ele simplesmente queima as raízes, a planta morre.
O cultivo de physalis de maneira não-plântula na Rússia é praticado principalmente nas regiões sul, com um clima subtropical quente. Em tais condições, o jardineiro pode ter certeza de que terá tempo para amadurecer. Nos Urais, na Sibéria e em outras áreas, o verão pode durar muito menos do que os cem dias necessários. Embora, é claro, ninguém proíba arriscar.
As sementes são plantadas no solo entre a primeira quinzena de abril e o 20 de maio. A essa altura, o ar deve aquecer até 15 ºC e o solo a uma profundidade de 8 a 10 cm - pelo menos até 7 ºC. Eles são semeados em sulcos com uma profundidade de cerca de 5 cm, mantendo um intervalo de 7 a 10 cm entre eles. É bastante difícil, as sementes são pequenas, portanto, é melhor misturá-las com areia antes. O espaçamento entre as fileiras é de cerca de 30 cm. Não escava profundamente, no máximo 1,5 cm. Antes da emergência, as camas são apertadas com um filme. Quando as plantas formam duas folhas verdadeiras, é realizado o desbaste, deixando pelo menos 25 cm entre as cópias adjacentes e não mais de dez mudas em 1 m². Aqueles que engrossam o patamar podem ser movidos para qualquer outro lugar. Muito provavelmente, eles se enraizarão com sucesso e também colherão, mas apenas depois por 7 a 10 dias.
O crescimento do physalis nas mudas permite obter bagas mais rapidamente. A prática também mostra que, neste caso, o rendimento aumenta devido ao período de alongamento da frutificação.
As sementes podem ser compradas ou coletadas independentemente. Várias grandes frutas maduras são descascadas, moem a polpa e deixam secar. Amolece mais se você segurar a fruta pela primeira vez, cortada ao meio, por várias horas na água. Quando a polpa se transforma em poeira, é peneirada, removendo o material de plantio.
Existe outro caminho. O arbusto physalis é desenterrado do jardim até a primeira geada, transferido para uma sala quente e suspenso, colocando um pano macio por baixo. À medida que amadurecem, as sementes caem no chão. Mas, neste caso, o processo se arrastará por vários meses.
Antes do plantio, as sementes são imersas em uma solução salina por vários minutos. Isso permite que você rejeite aqueles que definitivamente não germinam - eles flutuam para a superfície. Os que ficam no fundo são lavados e secos. Para desinfecção e desinfecção, eles são gravados por um quarto de hora em uma solução de biofungicida ou mantidos em água por 6-8 horas com a adição de vários cristais de permanganato de potássio (até rosa brilhante). Depois disso, eles também precisarão ser lavados em água corrente e secos.
Para mudas, as sementes de berry physalis são semeadas em meados de abril. As mudas estarão prontas para o transplante para um local permanente na segunda década de maio. A essa altura, eles devem atingir uma altura de 10 a 12 cm. O intervalo entre os arbustos é de 40 a 45 cm, o espaçamento entre fileiras é de 70 a 80 cm.O procedimento é realizado cerca de 1,5 semanas antes do plantio dos tomates.
É melhor comprar solo especial para o cultivo de Solanaceae, embora seja adequado um substrato universal para mudas e apenas o solo do jardim. Qualquer solo deve ser esterilizado. Para isso, é assado no forno, congelado no freezer ou apenas colocado no inverno por vários dias na varanda. É mais fácil derramar o solo com água fervente ou uma solução roxa escura de permanganato de potássio.
O procedimento para o cultivo de mudas não é particularmente difícil:
- O substrato preparado é derramado em copos plásticos, potes de turfa e outros recipientes pequenos. Ele precisa ser regado e nivelado moderadamente. 2-3 sementes são semeadas em cada recipiente. Então eles são cobertos com um filme ou vidro. A temperatura ideal agora é de cerca de 25ºС. A luz nesta fase ainda não é necessária. A "estufa" é exibida diariamente, impedindo a acumulação de condensação. Você pode plantar physalis em recipientes gerais, mas depois precisa mexer com uma palheta. Além disso, a experiência do cultivo indica que, nesse caso, a porcentagem de mudas fracas e deformadas aumenta.
- O surgimento de mudas terá que esperar de 6 a 10 dias. Depois disso, o abrigo é removido. A temperatura é levemente reduzida para 20-22ºС. Horário de verão obrigatório, com duração de 8 a 10 horas. Caso contrário, as mudas se estendem feias, ficam para trás no desenvolvimento. Se a luz natural não for suficiente, use phytolamps. Fluorescentes comuns, LED não são piores.
- Cuidados adicionais com as mudas de berry physalis são reduzidos a regas periódicas à medida que o solo seca. Bastante 2-3 vezes por semana. Após cerca de 15 a 20 dias, as plantas precisarão ser alimentadas. Use uma solução fraca de fertilizantes contendo nitrogênio (2-3 g por litro de água) ou adubos complexos adquiridos, projetados especificamente para mudas. Quando mais de uma semente germina em uma panela, na fase da segunda folha verdadeira, as amostras “extras” precisam ser transplantadas para outro recipiente ou simplesmente descartadas se o material de plantio não estiver em falta.
- Cerca de uma semana e meia antes do plantio, começa o endurecimento do solo. Deve ser mais quente fora de 8-10ºС. Vasos com mudas são retirados por várias horas diárias, prolongando gradualmente o tempo gasto ao ar livre. Nos últimos 2 ou 3 dias, eles podem até passar a noite fora de casa.
Vídeo: plantando sementes physalis para mudas
É aconselhável transferir as mudas de berry physalis para o campo aberto à noite e imediatamente esticar uma cobertura de qualquer material de cobertura de cor branca sobre o jardim. Isso protegerá as delicadas folhas das queimaduras solares, as plantas enraizarão mais rapidamente. O abrigo pode ser removido após cerca de uma semana.
Ao contrário da maioria das culturas de jardim, o physalis recém-plantado não precisa de rega. Basta molhar o solo no buraco antes do plantio e derramar bem as mudas na panela, para facilitar a extração do tanque. No fundo do buraco, coloque um punhado de húmus. As plantas são enterradas até a primeira folha verdadeira.
As nuances de cuidar da colheita
Cuidar da baga physalis é muito mais fácil do que em outras Solanaceae. Por exemplo, ao contrário do tomate, uma cultura não precisa remover enteados. Pelo contrário, para ela esse procedimento é até prejudicial, porque os frutos são formados precisamente nos garfos dos brotos. Portanto, todo o cuidado com a colheita é reduzido a capinar os canteiros, afrouxando-os, regando e aplicando fertilizantes.
A planta é bastante tolerante ao calor e à seca, mas é aconselhável regar o physalis com frequência e abundância antes do início de agosto. Se a rua não estiver muito quente - duas vezes por semana. No calor, os intervalos entre os procedimentos são reduzidos para 1-2 dias. A melhor hora para regar é a noite após o pôr do sol. A água é derramada diretamente sob as raízes ou em sulcos circulares ao redor da base do caule. Se tecnicamente possível, a irrigação por gotejamento será organizada. Aspersão e irrigação de um regador, uma mangueira são contra-indicadas à cultura.
Então a planta passa com chuvas naturais. É necessário que os frutos adquiram sua suculência inerente, adquiram um sabor característico e não racham.
O rendimento para uma planta tão compacta em physalis é bastante grande; portanto, durante a estação de crescimento, a planta precisa de cobertura. Os nutrientes devem ser aplicados no início da floração e depois mais duas vezes com um intervalo de 20 a 25 dias. O método preferido é o tratamento de raiz. A taxa de consumo é de pelo menos 0,5 l de solução nutritiva por planta.
O Physalis berry reage positivamente tanto a preparações complexas de lojas (universais ou projetadas especificamente para Solanaceae) quanto a orgânicos naturais. A alimentação mais comum - infusões de folhas de urtiga, dente de leão, cinzas de madeira. Na primeira metade da temporada, você pode usar excrementos de pássaros frescos ou esterco de vaca que fornece nitrogênio às plantas, também na forma de infusão. É útil polvilhar periodicamente cinzas na cama e no processo de afrouxamento. Ele fornece os frutos maduros com o potássio e o fósforo que eles precisam.
Vídeo: physalis care tips
Physalis é extremamente raramente afetado por doenças. O mesmo pode ser dito sobre ataques de pragas. Se ocorrer infecção, o tratamento da planta é irracional. Você só precisa retirá-lo do jardim, queimar e desinfetar o solo, derramando-o com uma solução a 5% de sulfato de cobre ou permanganato de framboesa-potássio escuro.
Ursos, wireworms e lesmas podem causar mais danos ao berry physalis. As duas primeiras pragas roem as raízes da planta, a segunda se alimenta de hortaliças, comendo grandes buracos nas folhas. Suas invasões maciças são uma anomalia extremamente rara, portanto, para proteger os plantios, medidas preventivas são suficientes.
Galeria de fotos: como são as pragas perigosas para o physalis
- Medvedka roe raízes de plantas, a parte aérea seca e morre
- Todo jardineiro deve ter visto uma minhoca (também conhecida como larva de um besouro quebra-nozes)
- As lesmas se alimentam das verduras de uma grande variedade de plantas e são capazes de destruir completamente as mudas jovens.
Ao plantar, coloque um pouco de casca de cebola nos buracos. Vários recipientes profundos são cavados no solo, enchendo-os de cerveja, kvas, fatias de repolho (para lesmas), batatas ou cenouras picadas (para vermes) ou mingau de milho misturado com qualquer óleo vegetal (para o urso). Giz batido, cinzas de madeira e areia são adicionados à base das hastes, e também são incorporados ao solo no processo de afrouxamento. Nas proximidades, cebola, alho, ervas, flores com um aroma acentuado são plantadas.
O crescimento do arbusto physalis continua até a primeira geada. Consequentemente, a frutificação também é esticada. É possível determinar que as bagas amadureceram pelo tom de pele característico dessa variedade, pelo aroma aprimorado e também pelo fato de as frutas começarem a desmoronar. Para aumentar a produtividade, recomenda-se beliscar a parte superior dos brotos nos primeiros dez dias de setembro. Em seguida, mais nutrientes serão enviados para as frutas.
Para a colheita, escolha um dia ensolarado e seco. As frutas cortadas destinadas à alimentação são retiradas imediatamente. Contém um glicósido alcalóide e pode transmitir amargura desagradável a frutos maduros.
Se o physalis não teve tempo de amadurecer antes da primeira geada, os arbustos são desenterrados e transferidos para o calor. Seus frutos têm a capacidade de amadurecer, assim como os tomates. Mas leva muito mais tempo, 3-4 meses. Frutos maduros cairão no chão eles mesmos.
A maioria das variedades de berry physalis não é armazenada por muito tempo, no máximo um mês ou dois. Eles são mantidos em um ambiente seco e escuro a uma temperatura de 4-6 ° C, sem remover a concha da “lanterna”. Apenas frutas levemente verdes que foram coletadas antes das primeiras geadas são adequadas para armazenamento.
Vídeo: colheita e armazenamento de physalis
Gardeners comentários
No ano passado, o physalis Zolotaya placer e Dessert foram cultivados. Sobremesa brotou bem, era bastante grande, quase não pegajosa, até comia crua um pouco, em conserva um pouco em vegetais misturados. Parece não ser ruim, mas não se apaixonou por ele. Mais sementes permaneceram. Placer ouro - germinação foi nojento. Mas as sementes da loja comida physalis brotaram perfeitamente. No ano passado, não cresci em um lugar particularmente honrado, não agi muito. Está ensolarado perto da cerca e provavelmente há um lugar para ele.
Esme//forum.prihoz.ru/viewtopic.php?t=1204&start=105
Amadurecemos o physalis armazenado em caixas por cerca de um mês (se estiver na geladeira e depois por mais tempo). E o verde é amadurecido primeiro, como tomate, e fica mais tempo.
Galuk//www.forumhouse.ru/threads/8234/page-3
No ano passado, plantei physalis de morango e abacaxi com mudas em campo aberto. Seria melhor com o filme, mas não havia espaço suficiente. O abacaxi não teve tempo de amadurecer e as crianças morangos com prazer se reuniram e comeram. Apenas pequeno é muito, mas doce. No outono, colecionava as sobras nos estojos e na geladeira elas ficavam em uma bolsa durante todo o inverno (eu esqueci delas), mas como é bom encontrar uma primavera deliciosa!
Valucha//www.forumhouse.ru/threads/8234/page-3
O physalis amadureceu. Semeado de abacaxi, morango e passas. Cresce em uma estufa. O sabor um do outro não é muito diferente, mas a passa é a mais doce. Até, eu diria, muito doce, como passas de verdade.
Mel//www.forumhouse.ru/threads/8234/page-3
Estou feliz com physalis! E todos os meus parentes "ficaram viciados" nele. Plantado pela primeira vez em 2013: vegetais (geléia de ameixa) e berry (morango). Legumes - sujeira absoluta e morango - nosso amor. O primeiro ano plantou mudas (em maio, semeadas em junho - transferidas para campo aberto). Agora, apenas cubro a cama do jardim com um filme, depois desbaste as mudas e espero a colheita! Tudo é comido fresco, não sobrevive aos espaços em branco.
Lenok//www.tomat-pomidor.com/newforum/index.php?topic=839.240
A primeira vez que plantei foi atrofiada, mas me lembro que as sementes eram chamadas de "physalis de morango". Desde então, nunca me deparei com essas pessoas, todas altas. E gostei muito desses malipuses, os plantei em um canto sombreado, embaixo de uma macieira. Na minha opinião, eu plantei mudas na estufa, e não em casa, bem, definitivamente não em casa, então não cresci nada. Eles mesmos floresceram e se frutificaram, eu só colecionei frutas maduras caídas do chão, fiz geléia e agora passava. Você não precisa fazer nada com ele, especialmente os enteados, ele tem uma fruta em cada garfo, arranca enteados - uma perda de colheita.
ERA33//www.tomat-pomidor.com/newforum/index.php?topic=839.240
Na temporada passada, plantou physalis Sugar Raisin. Semeou nos últimos dias de março, antes não era necessário. Os arbustos são baixos, repletos de bagas pequenas. Eu realmente gostei do sabor - doce com um aroma frutado. Comparada com o gosto da loja, a filha disse: "Mãe, não compre mais, que lixo comparado às passas". O único aspecto negativo é muitas sementes na fruta. Provavelmente, a geléia seria saborosa, mas não veio, tudo foi comido instantaneamente. Eles também plantaram ameixa e abacaxi, mas, por alguma razão, não fizemos amizade com eles, não os plantamos pela segunda vez e Raisin aguarda seus dias de desembarque.
Valentine//forum.tvoysad.ru/viewtopic.php?t=899&start=45
O crescimento do physalis é feito por um jardineiro que não tem experiência. Não se pode argumentar que essa cultura exótica seja capaz de extrair completamente tomates conhecidos de lotes domésticos por um longo tempo, mas um pequeno jardim pode muito bem ser alocado a uma planta. Ao contrário da crença popular, é necessário um cuidado mínimo; não sofre de doenças e pragas. As frutas não são apenas saudáveis, mas também muito saborosas.