Brotos de alho de inverno aparecem muito cedo, imediatamente após a neve derreter. Foi nessa época que as bases foram lançadas para a colheita futura deste vegetal saudável e despretensioso - um tempero perfumado e um depósito de vitaminas e minerais necessários ao nosso corpo.
Spring Garlic Care
O sucesso do cultivo de alho é o atendimento oportuno e adequado. A primeira coisa a fazer no início da primavera é remover o abrigo protetor das camas. É impossível chegar atrasado com este evento, caso contrário, as penas verdes da planta podem ser danificadas, os brotos podem ser estragados.
Primeira alimentação e tratamento de pragas
Ao cultivar alho, é importante fornecer à planta os nutrientes necessários desde os estágios iniciais da vegetação. Na primavera da vegetação, a colheita precisa de fertilizantes nitrogenados que afetem positivamente o crescimento das folhas. Para a primeira alimentação, é melhor usar uréia, 1 colher de sopa diluída em 10 litros de água. A solução é usada para o tratamento de raízes com uma taxa de até 3 litros por 1 quadrado. m A rega com fertilizante nitrogenado é realizada precocemente, assim que a planta libera 3-4 folhas.
Em tempo chuvoso, para fertilizar o alho, é melhor usar não uma solução aquosa de uréia, mas uma composição granular.
Para a segunda alimentação da primavera, que é realizada 2-3 semanas após a primeira, jardineiros experientes recomendam o uso de nitroammofos, 2 colheres de sopa. colheres de sopa das quais são dissolvidas em 10 litros de água. A taxa de fluxo da solução é a mesma da uréia. A fertilização com fertilizante com fósforo afeta significativamente o início da formação da cabeça do alho.
O alho também responde bem à fertilização com fertilizantes orgânicos, com exceção do esterco fresco.
Na primavera, recomenda-se realizar o tratamento preventivo de plantações de alho contra pragas e doenças:
- regar Fitosporin, Maxim, solução a 1% de sulfato de cobre protegerá o alho de doenças fúngicas;
- tratamento com Epin, o zircão ativa as funções protetoras da planta, aumenta sua imunidade;
- espanando as camas com cinzas, o pó do tabaco é uma boa proteção contra pragas de insetos.
Afrouxamento e remoção de ervas daninhas
O alho responde bem ao afrouxamento do solo, necessário para uma boa circulação de ar. Este procedimento deve ser realizado regularmente, após cada irrigação ou chuva, evitando a formação de uma crosta densa no solo. O primeiro cultivo é organizado no início de abril, assim que brotos jovens aparecem na superfície do solo. Sua profundidade não deve exceder 2-3 cm. Nos tratamentos subseqüentes, a profundidade do cultivo é aumentada em cerca de 1 cm, chegando a um máximo de 10 a 12 cm - esse é o nível em que ocorre a formação de cabeças de alho.
Para brotos jovens de alho, um procedimento igualmente importante é a remoção da erva daninha, que começa a se agitar na primavera. As ervas daninhas, que crescem muito rapidamente, não apenas obscurecem as mudas de alho, mas também retiram os nutrientes necessários e contribuem para a disseminação de doenças e pragas. A limpeza dos canteiros é realizada manualmente, com a remoção da parte aérea da erva daninha e de suas raízes.
Nas camas limpas, as cabeças de alho ficam maiores e mais saudáveis, à medida que recebem nutrição e luz suficientes.
Cobertura do solo
As ervas daninhas e o cultivo são procedimentos intensivos em mão-de-obra. Para reduzir seu número, recomenda-se a cobertura de plantações de alho com turfa, estrume podre, palha, serragem e grama seca. Além do fato de que, através da cobertura morta, é mais difícil romper as ervas daninhas, esse procedimento tem vários aspectos positivos:
- ao usar turfa e húmus como cobertura morta, a cultura recebe nutrição adicional;
- se a cobertura morta é realizada após o primeiro afrouxamento, a umidade do leito não evapora tão rapidamente; portanto, uma crosta dura não se forma na superfície, o que impede uma boa troca de ar;
- A cobertura morta apodrecerá durante a estação e será um excelente fertilizante para novas plantas cultivadas.
A cobertura morta só terá um efeito positivo se as características do uso de várias composições para revestir o solo forem levadas em consideração:
- a espessura da camada quando a cobertura morta com grama cortada não deve exceder 2 cm Uma camada mais espessa pode levar à formação de uma massa mucosa;
- palha usada como cobertura morta pode atrair ratos, lesmas;
- a grama seca contém um grande número de sementes de plantas daninhas;
- a serragem, bem como as agulhas de pinheiro, têm um efeito acidificante no solo, portanto recomenda-se que sejam usadas apenas em solos com reação neutra ou alcalina.
Regras para rega e tratamento salino
Alho ama a umidade. Com sua deficiência, ele não morre, mas forma cabeças pequenas, começa a ficar amarela e seca antes do tempo. Deve-se ter em mente que o excesso de umidade leva ao desenvolvimento de doenças putrefativas, à deterioração do sabor dos cravos-da-índia (eles serão aquosos) e à má resistência das cabeças. A orientação ao organizar a irrigação deve estar nas condições meteorológicas e do solo. Determine a necessidade de umidade do solo da seguinte maneira:
- cavar um buraco com cerca de 10 cm de profundidade em uma cama com alho;
- pegue um punhado de terra do fundo do poço e aperte-o na palma da sua mão;
- se um pedaço de terra não desmoronar quando aberto, o alho não precisa ser regado. Um punhado em ruínas indica a necessidade de hidratação.
A rega é melhor feita à noite. Durante o dia, a umidade evapora-se parcialmente e, durante a noite, é completamente absorvida pelo solo e o hidrata o máximo possível. Um exemplo de esquema de irrigação pode ser assim:
- se a primavera estiver chuvosa e úmida, não será necessário regar o plantio;
- em clima moderadamente quente com uma pequena quantidade de precipitação natural, a rega é realizada a cada 7-10 dias;
- em uma primavera quente e seca, a rega é organizada após 4-5 dias, com uma taxa de consumo de pelo menos um balde de água por 1 km². m
Na primavera, começa o vôo da principal praga do alho, a mosca da cebola. Para assustá-lo, é realizada uma pulverização preventiva de plantações de alho com solução salina:
- 1 xícara de sal de mesa é dissolvido em 10 l de água;
- Usando uma pistola, a solução é aplicada nos brotos de alho verde. A quantidade especificada é usada para processar pelo menos 3 metros quadrados. m;
- é aconselhável realizar o tratamento à noite e de manhã polvilhar o alho com água pura e regar o jardim.
Tratamentos adicionais com solução salina são realizados apenas se houver sinais de danos ao alho por pragas: as mudas começam a ficar amarelas, tornam-se quebradiças e atrofiadas. Nesse caso, a pulverização é realizada duas vezes mais com um intervalo de 10 a 15 dias, enquanto a concentração da solução deve ser a mesma do tratamento preventivo.
Observe que o sódio e o cloro contidos na água salgada podem prejudicar a ecologia do solo, esgotá-lo, retardar o crescimento e o desenvolvimento das plantas. A solução salina pode destruir e assustar não apenas pragas, mas também insetos benéficos, então você precisa usá-la deliberadamente. Se após dois ou três tratamentos um efeito positivo não for observado, outros métodos de controle de pragas devem ser utilizados.
Vídeo: cuidados com o alho da primavera
Se o alho não brotar
Às vezes, na cama com alho, em vez dos brotos amigáveis esperados, apenas brotos individuais aparecem. Nesse caso, aconselha-se aos jardineiros experientes que desenterrem alguns dentes de alho plantados e avaliem sua condição:
- se o dente é vivo, forte, as raízes começam a crescer nele, é necessário regar o canteiro do jardim, adicionar molho e depois de um tempo esse alho irá germinar. A razão para o atraso é provavelmente uma aterrissagem muito profunda ou tardia;
- se o cravo-da-índia amolecido se torna macio, não há rudimentos de raízes e há sinais de decadência; então, congela e não aumenta.
O congelamento do alho pode ocorrer por várias razões:
- o alho do inverno foi plantado no início (de setembro a outubro). No outono, ele conseguiu não apenas criar raízes, mas também germinar;
- o ajuste era muito raso (menos de 5 cm);
- o leito de alho é organizado à sombra; portanto, em fortes geadas, o solo congelou mais cedo e mais fundo;
- as plantações não eram cobertas durante o inverno com ramos de abeto, folhas caídas ou outro material disponível.
Nesse caso, o plantio de alho de primavera, realizado no final de abril, ajudará a salvar a situação. O alho de inverno plantado na primavera geralmente produz um bulbo de dente único que não será armazenado por muito tempo e deve ser reciclado imediatamente.
O cuidado com o alho da primavera é padrão e descomplicado, mas para não esquecer de realizar todas as atividades necessárias, é recomendável agendar uma alimentação e tratamento. Isso ajudará você a fornecer nutrientes à planta em tempo hábil e a prevenir doenças e pragas.