Uma ponte decorativa no jardim é um design especial que não é apenas bom por sua funcionalidade, mas também por sua capacidade de decorar a paisagem circundante e de completar a imagem geral da paisagem. Portanto, ao planejar a construção de pontes no jardim com suas próprias mãos, é necessário considerar todos os tipos de princípios para a colocação de estruturas, seus tipos e, em seguida, criar seu próprio original, com estilo e não como outras opções.
Qual material prefere?
Obviamente, na construção de formas arquitetônicas de pequeno tipo em um jardim ou parque, os materiais naturais - pedra e madeira - parecem vantajosos. Combinam harmoniosamente com plantas circundantes, canteiros de flores, edifícios de madeira, riachos secos de pedra, pedras e areia. Mas edifícios feitos de metal e concreto não parecem menos atraentes.
Classificando os projetos pelo material de fabricação, existem vários tipos.
Pontes de madeira
Eles são ótimos para uma área suburbana com edifícios já instalados e decoração em madeira - uma casa de banhos, gazebos, mesas, bancos e um poço. Para que a madeira dure mais, escolha uma das espécies mais valiosas - larício, cedro ou carvalho. Anti-sépticos, impregnações e vernizes especiais aumentam a vida útil e conferem à madeira a tonalidade desejada.
Pontes de pedra
Edifícios bonitos, nobres e quase eternos. Ao instalar uma ponte de jardim com suas próprias mãos, não se esqueça do peso da pedra natural. Para a instalação de estruturas de arenito, mármore ou granito, podem ser necessários equipamentos de construção; portanto, às vezes é usado um análogo mais leve - pedra artificial.
Pontes metálicas
Projetos forjados são requintadamente bonitos, especialmente cercados por flores e vegetação. Eles exigem atenção especial e processamento oportuno, pois o metal é suscetível à corrosão.
Pontes em concreto
Eles parecem monumentais, servem por um longo tempo e, com decoração adequada, podem decorar um jardim com muitas pedras ou plantas. O acabamento com ladrilhos coloridos, lascas de pedra ou acrílicos esconderá vantajosamente o concreto cinza.
A combinação de vários materiais tornará a ponte do jardim única, ajudando a dar um pouco de personalidade. Metal e madeira bem combinados, pedra e madeira.
Exemplos de boas acomodações
O principal objetivo das pontes é atravessar o reservatório, mas muitas vezes no território do campo interno elas são instaladas para uma finalidade completamente diferente - enriquecer e diversificar o projeto.
Bons locais para a instalação de estruturas decorativas são os seguintes objetos:
- pequenos lagos, lagoas, riachos criados artificialmente;
- valas e barrancos naturais;
- córregos secos;
- canteiros e canteiros decorados separadamente;
- caminhos e trilhas.
A colocação tradicional da estrutura acima do reservatório está sujeita a certas regras. Um cruzamento sobre um riacho ou lagoa é instalado no local mais estreito, pois a pequena estrutura é muito mais forte e parece mais decorativa. As pontes Dacha para um jardim com um fluxo seco têm qualidades como compacidade, miniatura e graça. O material para sua fabricação deve ser combinado com o revestimento ao redor: eles são como uma continuação dos trilhos.
Ao instalar pequenas formas arquitetônicas, incluindo pontes, é necessário levar em consideração o estilo escolhido para o jardim. Suponha que estruturas de madeira, simples e levemente ásperas, sejam ideais para uma horta em estilo campestre.
A escolha da forma e design
Antes de elaborar um esboço, você deve considerar todos os formulários existentes e suas opções e depois escolher uma opção. Você pode realizar o seguinte experimento: tire uma foto do local de instalação proposto de uma ponte decorativa para o jardim, imprima uma foto grande e experimente vários desenhos recortados em papel. Será visto qual design de forma se encaixa perfeitamente na imagem geral.
Por sua configuração, as pontes podem ser divididas em vários tipos:
- Direto - eles são ótimos para fabricação própria;
- Ziguezague - são convidados do Oriente, onde a violação do direto é uma proteção contra espíritos malignos;
- Arqueado - pareça artístico e adequado para qualquer estilo;
- Passo a passo - ideal para riachos secos e lagoas rasas;
- Degrau - lembre duas escadas com degraus amplos, unidos por uma plataforma comum;
- Suspenso - estruturas complexas que exigem conformidade com as regras de segurança.
Aqui está uma seleção de fotos de cada uma das opções:
Master class: faça uma ponte de madeira
A maneira mais fácil de decorar sua terra natal é criar a composição de uma lagoa e uma ponte de madeira para o jardim, que podem ser feitas com suas próprias mãos. Vamos nos debruçar sobre a construção de uma cruz sobre estrutura de madeira.
Para instalar uma estrutura simples, não será necessária uma fundação de concreto ou estacas enterradas no solo, mas se a ponte conectar as margens altas do fluxo, será necessário reforço adicional.
A base da ponte é composta por duas vigas ligeiramente curvas, com um tamanho de seção transversal de 0,2 mx 0,35 m e comprimento de 2 m. Elas podem ser preparadas a partir de espaços retos, usando um quebra-cabeças e um cinzel para remover o excesso de madeira. Um piso de tábuas (3,5 cm), distribuído uniformemente ao longo do comprimento das vigas, é anexado às vigas.
Entre as pranchas é necessário deixar espaços de 1 a 2 cm de largura.Todas as peças são secas antes da instalação e tratadas com impregnações e anti-sépticos por todos os lados.
O design do corrimão pode ser diferente. O mais simples são os arcos curvos montados em vários balaústres. O corrimão é decorado com inserções de bambu, corda grossa de cânhamo ou esculturas.
Uma simples ponte decorativa de jardim, sem decorações e folhos, pode complementar a área do parque, estilizada como uma floresta selvagem.
O vídeo mostra um exemplo de paisagismo, onde quase todos os edifícios foram construídos pelos proprietários de propriedades suburbanas.