Calathea é uma planta perene gramínea da família marantoviana. Distingue-se por folhas surpreendentemente bonitas e flores incomuns que se assemelham a panículas com pernas longas. Calathea é um parente próximo da araruta e da ktenanty, mas possui diferenças significativas. Sua terra natal é a América Central e Latina. Normalmente, a planta é encontrada na camada intermediária das florestas tropicais. Em outras latitudes, a flor é cultivada como planta de casa. Seu personagem é bastante caprichoso, mas a beleza exótica merece atenção especial.
Aparência
Calathea é uma planta perene com um rizoma horizontal rastejante. Nela, são formados pontos de crescimento com soquetes filha. A folhagem grande e de folhas longas forma um arbusto denso com 50-150 cm de altura e 30-60 cm de largura, e são adicionadas anualmente 5-6 novas folhas.
As folhas se distinguem por uma grande variedade de formas e cores. Todos eles estão localizados em pecíolos longos que crescem do chão. A placa da folha é oval (mais larga ou alongada), bem como lanceolada. Uma folha fina tem uma borda ondulada. Em sua superfície, há um padrão incomum de pontos, linhas e pontos. Geralmente é simétrico em relação à veia central.
Na primavera ou no verão, aparecem inflorescências entre a folhagem. Eles são mais brilhantes ou mais comuns. Cada uma cresce em um pedúnculo longo e nu, com uma seção transversal circular. Pequenos botões roxos ou lilás estão escondidos sob brácteas mais longas e bonitas. Eles formam uma inflorescência densa em forma de espigão. A cor é dominada por branco, amarelo, roxo e laranja. As corolas de três membros têm pétalas retas, arredondadas, dobradas ou mais nítidas.
Sinais e superstições
A beleza calathea é considerada uma flor do bem-estar da família. Ela é uma convidada bem-vinda em casa, pois absorve energia negativa e contribui para um aumento de alegria, diversão e calor. Brigas e brigas desaparecerão rapidamente, e um bom humor estará em pleno andamento. É mais provável que os hóspedes cheguem a essa casa. A atmosfera para todos será muito confortável. Para as famílias, um bônus adicional será que a kalatea fortalece o caráter e a autodeterminação das pessoas inseguras.
Tipos de Calathea
No total, na classificação botânica, 286 espécies são atribuídas ao gênero Calathea. Quase tudo pode ser cultivado em ambientes fechados, mas os seguintes são os mais populares:
Açafrão Calathea (crocata). As plantas vivem na costa da Amazônia. Folhas verde-escuras com superfície inferior marrom são de forma oval com bordas onduladas. Além da folhagem, atraem belas inflorescências alaranjadas brilhantes em longas hastes roxas. Para este tipo de floração, a espécie é às vezes chamada de "chama eterna". As flores florescem de janeiro a fevereiro e permanecem até 4 meses.
Medalhão Calathea. O habitante do noroeste do Brasil cresce 40 cm de altura e cresce folhas ovais verde-escuras com manchas prateadas e roxas. Eles criam um ornamento requintado. A parte de baixo da folhagem é roxa; pode ser vista à noite quando as folhas viram.
Calathea é maravilhosoela lanceolado (lancifolia). Essa vegetação de até 70 cm de altura é encontrada em florestas tropicais. Distingue-se por longas folhas lanceoladas com uma veia central inchada e ondas nas laterais. A folha mede 24 a 27 cm de comprimento e 5 cm de largura, e a pilha está presente no pecíolo verde, e a superfície é coberta com listras e formas ovais verde-escuras.
Calathea Varshevich. Um arbusto grande e denso consiste em folhas ovais com uma superfície macia e aveludada. Eles têm uma cor heterogêneo verde escuro e um dorso vermelho-púrpura. As inflorescências em forma de espigão, de um tom branco ou creme, consistem em brácteas dobradas e arredondadas, semelhantes às pétalas de rosa.
Calathea listrado (zebrina). A beleza tropical com até 60 cm de altura consiste em grandes folhas ovais em pecíolos longos e carnudos. O comprimento da chapa atinge 40 cm e a largura é 16 cm. A superfície verde-clara da chapa é coberta com listras e pontos mais escuros que formam um padrão simétrico. O outro lado é avermelhado. Em pedicelos curtos, inflorescências compactas de branco e roxo florescem.
Calathea rufibarba, de barba ruiva. A planta forma um arbusto baixo, mas amplo, com folhas estreitas e brilhantes. No topo da folhagem é quase uma cor verde brilhante monocromática, e na parte de trás é pintada em rosa lilás. Esta espécie não tolera a pulverização.
Calathea decorado (ornata). A espécie vive nos trópicos colombianos e é de tamanho compacto. Suas folhas ovais e pontiagudas crescem de 10 a 20 cm de comprimento e de 5 a 7 cm de largura, o pecíolo de 5 a 12 cm de comprimento e a superfície verde-amarela é coberta por estreitas listras cor de rosa. As inflorescências de espigão com corola branca ou roxa crescem de 6 a 8 cm de comprimento. Eles crescem em pedúnculos de até 30 cm de comprimento e a variedade de sanderianos calathea atinge 50 cm de altura. Consiste em folhas amplamente ovais de cor verde escura com manchas marrons.
Calathea Makoya. Plantas ornamentais com até 50 cm de altura são encontradas em florestas brasileiras úmidas. Distingue-se pela grande folhagem oval larga com uma superfície brilhante e variada. Sobre um fundo claro, existem faixas verde-escuras que se estendem da veia central.
Calathea Bahema. A aparência mais despretensiosa com folhas lanceoladas em couro cobertas com um padrão verde prateado. Seu comprimento atinge 40 cm.
Calathea de folhas redondas (orbifolia). Uma planta com até 75 cm de altura cresce em grande parte oval, folhas quase arredondadas com uma superfície verde brilhante coberta com listras marrons perpendiculares à veia central.
Calathea Lubbers. Planta alta, com folhas ovais de até 40 cm de comprimento, diferenciadas pelas cores heterogêneas assimétricas. Em uma folha verde escura são manchas amarelas de limão.
Métodos de criação
Calathea propagado por estacas, sementes e divisão do mato. A propagação de sementes é considerada a mais difícil e demorada. Use o mais fresco possível. Eles são semeados em recipientes rasos cheios de terra e areia. É necessária uma distância de 2-3 cm entre as sementes, pressionadas no solo, pulverizadas e cobertas com um filme. A estufa é mantida a uma temperatura de + 21 ... + 25 ° C. Após 2-4 semanas, os brotos aparecem. À medida que crescem, preenchem o solo fresco a uma altura de 1 cm.As mudas cultivadas abrem por várias horas por dia e depois removem completamente o abrigo. Eles são mergulhados em vasos separados.
Para estacas, separa-se uma folha com pecíolo e uma seção de broto subterrâneo. É plantada em solo úmido do jardim com areia. As estacas são regadas e cobertas com um filme. A pulverização regular é necessária. A temperatura do ar deve ser + 22 ... + 24 ° C. Eles também fornecem iluminação difusa e fraca. Um transplante para um novo vaso é realizado um ano depois.
Um arbusto adulto forte durante o transplante de primavera pode ser dividido em partes. Qualquer dano nas raízes requer uma longa recuperação, portanto, durante a manipulação, é necessária cautela máxima. Parte do coma de terra é removida e as raízes horizontais são quebradas em um pequeno número de delenes. Não é recomendável usar uma faca. Os locais de falha são polvilhados com cinzas trituradas e novas plantas são plantadas em vasos de pequeno diâmetro com solo especial. Comece mantendo as flores em alta umidade e luz ambiente. A temperatura ideal é + 22 ... + 25 ° C.
Home Care
Calathea é uma planta muito caprichosa e exigente. Nem todo produtor pode cultivá-lo em casa. Uma flor se desenvolve muito melhor em uma estufa. No entanto, com a devida atenção, as chances de obter um belo arbusto verde são bastante grandes.
Iluminação As plantas são tolerantes à sombra, mas no fundo de uma sala escura elas serão desconfortáveis. Você deve escolher uma sala bastante clara sem luz solar direta. Com a falta de luz, o padrão heterogêneo desaparece e, com um excesso, as folhas podem dobrar.
Temperatura Para o crescimento normal de calathea, é necessária uma temperatura estável do ar, sem flutuações e correntes de ar acentuadas. Em abril-outubro, deve estar dentro de + 21 ... + 24 ° C. O resto do ano é em torno de + 16 ... + 20 ° C.
Umidade. A planta se sente mais confortável com uma umidade de 80-90%. Você deve borrifar regularmente a coroa e, às vezes, tomar banho sob um banho quente. Em seguida, coloque as bandejas com argila expandida úmida ou água pura. A pulverização é feita através de pequenos orifícios para que a água não se acumule em gotas. Caso contrário, manchas escuras se formam nas folhas e um fungo se desenvolve. No entanto, essas medidas podem não ser suficientes. Na estação de aquecimento, umidificadores especiais vêm em socorro. Se a criação de um ambiente confortável para a calathea falhar, ela começará a secar as folhas e despejá-las completamente. No entanto, você não deve se apressar em jogar fora a terra com raízes. Muitas vezes, novos brotos aparecem na primavera e o mato renasce.
Rega. Calathea precisa de rega frequente para que o solo esteja sempre levemente úmido. A água utilizada é muito macia, bem purificada. A chuva será a melhor opção. A temperatura do líquido deve estar acima da temperatura ambiente. O excesso do palete é removido imediatamente para que não haja estagnação de umidade.
Adubo. De abril a agosto, as plantas recebem uma solução do complexo mineral para culturas decorativas e decíduas. Ao cuidar de açafrão calathea durante a brotação e a floração, é aconselhável usar fertilizantes para plantas com flores. Se o solo estiver fresco o suficiente e nutritivo, metade da porção indicada nas instruções é suficiente.
Transplante A planta é transferida para um vaso maior a cada 1-2 anos. O tanque deve ter orifícios de drenagem. Uma espessa camada de cacos, lascas de tijolos ou argila expandida é derramada no fundo. O solo para plantio é constituído por:
- areia de rio (1 parte);
- húmus decíduo (2 partes);
- turfa (2 partes);
- terreno de folha (2 partes).
Possíveis dificuldades
Calathea pode sofrer de infecções por fungos. Basicamente, eles se desenvolvem a baixas temperaturas ou em uma sala quente e úmida quando a água estagna no solo. É muito difícil salvar a planta. É necessário um transplante urgente com tratamento fungicida.
Ácaros, tripes e insetos-praga dos parasitas. Para evitar que as pragas estraguem as folhas, os inseticidas são tratados.
Para avaliar a correção dos cuidados, basta olhar para a planta. Se o arbusto cresce muito, folhas brilhantes e floresce regularmente, tudo está em ordem. Erros graves afetam a beleza de calathea:
- deixa murchar e torcer em um tubo - falta de umidade no ar e na rega;
- as folhas ficam amarelas - exposição a correntes de ar ou baixas temperaturas;
- folhas quebradiças desbotadas - iluminação insuficiente;
- manchas secas marrons na folhagem - exposição à luz solar direta.