Freesia é uma planta bulbosa com flores da família Iris. Vem da África do Sul. Por sua delicada beleza aristocrática e seu aroma delicado, a frésia se tornou a favorita dos jardineiros há vários séculos. O cheiro com notas de lírio do vale contribuiu para o aparecimento do segundo nome - lírio do vale do cabo. A planta plantada no jardim e cultivada em casa, compõe combinações de variedades diferentes com uma variedade de cores e formas de inflorescências. Não é difícil cuidar da frésia e, observando alguns truques, você pode obter arbustos floridos mesmo no inverno.
Descrição da planta
A frésia é uma planta perene. Os rebentos são alongados ou em forma de lira. Eles são cobertos com filmes em branco e marrom claro. A cada 2 anos após a floração, o cormo morre e os bebês aparecem em seu lugar. A parte do solo da planta é representada por folhas lineares estreitas que crescem diretamente do solo na base do caule. O comprimento da placa foliar é de 15 a 20 cm e a largura não excede 1 cm Nas folhas verde-escuras, a veia central aparece claramente.
O fino caule nu da frésia cresce 20-70 cm, as variedades híbridas podem exceder 1 m de altura. A parte superior da parte aérea é altamente ramificada. 3-4 meses após o despertar das lâmpadas, cada ramo é coberto com uma inflorescência unilateral em forma de espigão. Consiste em 3-6 botões. Flores perfumadas na forma de um funil estreito com um tubo longo nas extremidades são divididas em 6 pétalas. O comprimento da corola é de 3 a 5 cm e o diâmetro é de até 6 cm As pétalas são ovais, com uma ponta pontiaguda. No centro do tubo existem 3 estames finos e um ovário. As pétalas adquirem uma grande variedade de cores. Eles são brancos, creme, lilás, rosa, vermelho, azul e roxo. Às vezes, a faringe é colorida em um tom contrastante ou veias mais escuras estão presentes no centro das pétalas.
Após a polinização, as caixas de sementes triédricas amadurecem. Eles são bem pequenos e contêm sementes angulares de marrom escuro. A germinação de sementes é mantida ao longo do ano.
Espécies e variedades decorativas
Oficialmente, 16 espécies de plantas são registradas no gênero freesia. A maioria deles cresce apenas na natureza. Variedades híbridas são usadas na cultura, que são mais resistentes não apenas a um clima temperado, mas também a mais latitudes do norte.
Frésia quebrada (branca). Planta herbácea compacta, com altura não superior a 40 cm, caules muito finos ramificam e dissolvem inflorescências de tonalidade branca leitosa. Na base da parte aérea, folhas lineares de cor verde brilhante crescem. Variedades:
- Alba - grandes flores com pétalas brancas como a neve são cobertas com finas linhas roxas dentro do funil;
- Perfumado - nas pétalas inferiores de uma cor leitosa, há uma mancha amarela brilhante, o cheiro do lírio do vale é muito forte.
Freesia Armstrong. Uma planta de até 70 cm de altura espalha flores em forma de funil com diâmetro de 4-5 cm e exala um perfume cítrico delicado. Pétalas são cor de rosa, roxo ou framboesa. A variedade cardinal é uma planta com flores vermelhas simples coletadas em inúmeras inflorescências densas. Na base das pétalas, há uma mancha amarela, e as anteras e o pilão são pintadas de azul ou roxo.
Frésia de Terry. Grande grupo varietal com exuberantes flores de terry. As pétalas são redondas e largas. Eles estão dispostos em várias fileiras, razão pela qual as plantas são frequentemente chamadas de "freesia rose". A cor das pétalas é monofônica ou bicolor. Predominam as cores vermelho, azul, amarelo, creme ou violeta.
Freesia é híbrido. Híbridos de freesia intraespecíficos de até 1 m de altura com hastes altamente ramificadas. Muitas vezes, de um ramo cresce imediatamente para três brotos. As escovas de até 8 a 10 cm de comprimento consistem em flores grandes com um diâmetro de 5-7 cm.
- Bailarina - as pétalas de cera densa estão localizadas em uma linha, na base são onduladas e pintadas em branco-amarelado;
- Caramelo - brotos de 75 a 80 cm de altura transportam até 8 flores em inflorescências em forma de espigão, botões grandes e simples são pintados em vermelho-marrom;
- Pimperina - uma planta compacta com até 20 cm de altura, flores onduladas, suas pétalas vermelhas com borda bordô têm uma mancha amarela na base;
- Azul Royal - pétalas ovais largas de cor violeta com veias mais escuras e uma borda e uma mancha amarelada na base.
Propagação de frésia
A frésia é propagada por sementes e cormos-filha. A propagação de sementes é considerada mais trabalhosa e raramente é usada. Por exemplo, ao criar novas variedades ou a necessidade de um grande número de plantas. Use sementes frescas. Na primavera, antes da semeadura, as sementes são embebidas por 10 a 15 minutos em uma solução de manganês e depois outro dia em água fervida quente. Depois disso, são semeadas em areia e turfa no solo a uma profundidade de 6 a 10 mm. Os vasos são cobertos com um filme e mantidos em um local claro a uma temperatura de + 18 ° C.
As sessões aparecem após 2-3 semanas. Após o aparecimento dos brotos, o abrigo é removido. As mudas cultivadas são transplantadas para um recipiente com uma distância de 5 cm e são mantidas a uma temperatura de + 20 ... + 22 ° C e alta umidade. As plantas reagem negativamente a quaisquer flutuações de temperatura e umidade. Gradualmente, a temperatura é reduzida para + 12 ... + 14 ° C. No final de maio, as mudas são cuidadosamente transplantadas para o campo aberto. Cuidados adicionais são realizados de acordo com o esquema usual.
Um grande diâmetro em uma estação pode produzir vários filhos. As plantas colhidas no outono são armazenadas da maneira usual até a primavera e, na primavera, são plantadas no solo. Quanto menor a lâmpada, mais próxima ela está da superfície.
Cultivo ao ar livre
No jardim para a frésia, um local ligeiramente sombreado é selecionado. A vegetação delicada não gosta do sol quente e as lâmpadas atacam a terra superaquecida. Também é necessário cuidar da proteção contra rascunhos. O solo deve ser solto e fértil, com baixa acidez. Se não houver solo adequado, é derramada uma mistura de turfa, areia, húmus e solo frondoso com uma camada de cerca de 15 cm.
A frésia é plantada em campo aberto na primavera, quando as geadas da primavera passam. Dependendo da região, essa pode ser a primeira década de maio ou o seu final. Antes do plantio, o solo é desenterrado e nivelado. A frésia é plantada em fileiras para que o pescoço da lâmpada fique na superfície. A distância entre os bulbos na linha é de 5-6 cm e entre as linhas - 15 cm. Depois, o solo é ligeiramente compactado e coberto com turfa ou agulhas picadas.
No final de maio, quando as mudas aparecem, elas realizam a primeira alimentação com nitrato de amônio. Mais tarde, duas vezes por mês, a frésia é fertilizada com compostos minerais com fósforo e potássio.
As plantas devem ser regadas regularmente. Durante a estação de crescimento, a irrigação é menos frequente e eles garantem que a água saia completamente do solo, caso contrário as lâmpadas poderão apodrecer. Em dias quentes, a terra não deve secar muito. Durante o período de floração, a rega é realizada com mais frequência e as torna mais abundantes. A floração dura de 3 a 6 semanas. Após a conclusão, a frésia é regada com menos frequência, interrompendo gradualmente a irrigação.
Mesmo em campo aberto, a planta precisa de ar úmido, para que as camas sejam pulverizadas regularmente. Isso deve ser feito à noite, para que não se formem queimaduras devido a gotas de orvalho. Também é necessário afrouxar regularmente o solo e remover ervas daninhas. As hastes altas são atadas atempadamente para que não se quebre. As flores murchas são cortadas imediatamente, caso contrário, elas retiram energia da lâmpada.
Freesia raramente sofre de doenças de plantas. Somente em solo muito úmido e frio ou em tempo chuvoso, muitas vezes se desenvolve Fusarium, podridão ou crosta. Atira e deixa pulgões de ataque, ácaros e tripes. A partir delas, as flores são tratadas com uma solução de inseticida ou sabão.
Até meados do outono, as lâmpadas de freesia são deixadas no chão. Quando a vegetação terrestre começa a ficar amarela e seca, é cortada. Logo os próprios rizomas são desenterrados. Os cormos são limpos da terra, raízes e escamas velhas. Eles são gravados em manganês ou fungicida por meia hora e depois secos à temperatura ambiente por vários dias.
Após todos os procedimentos, os pinos devem ser cuidadosamente examinados quanto a danos, classificados por tamanho e colocados em pequenas grades. Eles devem ser armazenados em uma sala escura com temperatura do ar + 20 ... + 25 ° C e umidade de até 80%. Várias vezes durante o inverno, os roletes inspecionam e isolam os danificados.
Se a frésia é cultivada nas regiões sul, onde no inverno praticamente não há geada. Pode ser deixado para o inverno em campo aberto. A terra é isolada com ramos de abeto e folhagem seca caída.
Home Care
A frésia cresce igualmente bem no jardim e na panela, como uma planta de casa. Neste último caso, você pode determinar independentemente o tempo de floração. Para que as flores apareçam no ano novo, elas começam a plantar bulbos em setembro. Após um período de descanso, um mês antes do plantio em uma panela, as lâmpadas de freesia são transferidas para um local fresco (+ 10 ... + 15 ° C) com boa iluminação. Como resultado do endurecimento, eles começam a crescer imediatamente após o plantio. Os rebentos são plantados no solo a uma profundidade de 3-6 cm, várias peças em uma panela.
Os recipientes contêm a uma temperatura de + 20 ... + 22 ° C e são regados regularmente. A complexidade do cultivo de outono é uma luz diurna curta, mas a frésia precisa de pelo menos 12 horas de luz difusa. Para compensar a desvantagem, use a luz de fundo. Os caules com mais de 10 cm são amarrados, caso contrário, quebram sob o peso de flores grandes.
Para manter a alta umidade, as plantas são pulverizadas regularmente e colocadas perto delas com uma panela de água. É importante isolar a frésia dos aquecedores.
Durante a estação de crescimento e floração, a cobertura é trazida ao solo duas vezes por mês. Use compostos minerais. Primeiro, são utilizados fertilizantes com alto teor de potássio e, posteriormente, é preferível o fósforo.
Quando todos os botões desbotam e as folhas ficam amarelas, a parte do solo é cortada. As lâmpadas continuam a ser regadas por mais 1-1,5 meses. Durante este período, a formação das crianças. No final do processo, todas as cebolas são desenterradas, lavadas e enviadas para armazenamento.
Usando frésia
Para brotos frágeis delicados e flores perfumadas brilhantes de frésia, vale a pena alocar um local no local ou no peitoril da janela. A planta é usada em um jardim misto ao lado de rosas, peônias, hortênsias, clematis e lisianthus.
Hastes finas com inflorescências exuberantes são frequentemente usadas para cortar. Buquês brilhantes são feitos deles. Flores em tons de branco ou pastel são adicionadas ao buquê da noiva. Somente inflorescências totalmente abertas devem ser cortadas. Em um vaso, os botões não florescem.
Além da beleza maravilhosa, o aroma delicado desempenha um papel igualmente importante. O cheiro de frésia com notas sutis do mar vai encantar qualquer um. O óleo essencial da flor é usado na aromaterapia para combater o estresse, tensão nervosa e ansiedade.