O manguito é uma planta herbácea perene que pode ser usada no jardim para criar uma cobertura verde em relevo nos arbustos e no jardim de flores. O manguito pertence à família Pink. A planta é amplamente distribuída no clima temperado das Américas, Eurásia e também é encontrada na África e na Nova Zelândia. Além das propriedades decorativas, o manguito é conhecido como curador de muitas doenças. As pessoas chamam de "grama peitoral", "neopodvazhnik", "pata de urso", "carneiro", "lágrima de Deus", "pé de ganso", "interdigital".
Descrição da planta
Manguito - grama perene com rizoma de superfície rastejante. Hastes nuas ou densamente pubescentes ramificadas com até 50 cm de comprimento se desenvolvem a partir de pontos de crescimento, podendo se elevar acima do solo ou se espalhar por ele.
Na base da parte aérea, folhas maiores esculpidas em pecíolos densos são coletadas. Folhas menores crescem a partir dos entrenós. A folhagem palmada arredondada possui veias radiais e segmentos com graus variados de dissecção. No total, existem 7-11 lâminas. A dissecção é quase imperceptível, então a folha permanece quase redonda, dobrada ou fortemente pronunciada. As bordas da folha são cobertas com dentes pequenos. A superfície é verde brilhante ou verde amarelado. É coberto com fibras muito curtas, graças às quais as gotas de orvalho não molham a folha e não drenam, mas se juntam em pérolas de prata.
Em junho-setembro, pequenas inflorescências de guarda-chuva florescem nos entrenós em pedúnculos longos e retos. Pequenas flores verde-amarelo não atraem muita atenção. No entanto, durante o período de floração, o jardim é preenchido com um aroma delicado de mel. Após a polinização, pequenas frutas oblongas amadurecem como nozes. Dentro deles há muitas pequenas sementes.
Tipos de manguito
O gênero do manguito é muito diverso, inclui quase 600 espécies de plantas. Eles geralmente são muito parecidos entre si e apenas um especialista é capaz de distinguir entre eles. Os jardineiros são mais conhecidos por várias variedades básicas.
O manguito é comum. A planta é mais frequentemente usada na medicina. Tem crescentes rebentos pubescentes de cor verde, nos quais existem folhetos redondos e dobrados com 7 a 10 veias radiais. Floresce no final de maio não é muito abundante. As flores aparecem em pequenas flores amarelas ou esverdeadas, coletadas em inflorescências de guarda-chuva falso. A planta possui um rizoma rastejante, graças ao qual se espalha facilmente por longas distâncias. É muito tenaz e difícil de erradicar, por isso é considerado por muitos jardineiros uma erva daninha.
O manguito é macio. Graças às hastes eretas e ramificadas, com uma altura de 45 a 50 cm, são formadas buchas de expansão esféricas. Folhetos de lóbulos arredondados de cor verde brilhante são densamente pubescentes com uma pilha curta e divididos em 9 a 11 setores côncavos. Em junho-agosto, numerosas inflorescências florescem com flores verde-amarelas com diâmetro de até 3 mm. As sementes amadurecem no início de setembro.
Manguito com punho vermelho. As plantas perenes de cobertura do solo em altura não ultrapassam os 15 cm, os pecíolos e a superfície inferior das folhas têm um tom avermelhado. A placa de folha arredondada é pintada em verde-azulado e é dividida em 7-9 setores. As inflorescências paniculadas consistem em flores amarelas claras com um diâmetro de até 10 mm. Eles florescem em junho-julho.
Manguito conectado. A altura da planta com brotos ramificados e crescentes não excede 20 cm e as hastes são cobertas com folhas arredondadas, que são dissecadas profundamente em 7 partes. A chapa lisa e brilhante é verde brilhante. De baixo, é densamente coberto por uma pilha prateada. Flores amarelas esverdeadas florescem em julho.
Reprodução
Manguito de capim propagado por sementes e vegetativamente. As sementes são pré-semeadas em recipientes para mudas. As caixas são preenchidas com solo nutritivo e bem drenado. No fundo, é desejável derramar uma camada de seixos ou argila expandida. As sementes são enterradas por 7-10 mm. Todos os procedimentos são realizados em novembro ou março. Durante o outono, os recipientes com sementes, 2 semanas após a semeadura, são levados para fora e deixados em um local protegido de correntes de ar e luz solar direta.
Na primavera, os contêineres são trazidos para uma sala quente e iluminada e, após sofrer estratificação natural, as sementes germinam rapidamente. Quando as mudas crescem 2-4 folhas verdadeiras, são mergulhadas em vasos de turfa separados. No final de abril, em clima quente e estável, as plantas podem ser plantadas em campo aberto em um local constante. Já no primeiro ano, as mudas florescem.
Um manguito de mato é fácil de dividir. Às vezes, as hastes de alojamento se enraizam. Os processos com seus próprios rizomas são cortados com uma lâmina afiada da planta principal, desenterrados e transplantados para um novo local. A distância entre os arbustos deve ser de pelo menos 30 cm e o melhor momento para dividir é o início da primavera.
Regras para cuidados com as plantas
As algemas preferem áreas abertas e bem iluminadas, mas também podem se desenvolver à sombra parcial. Crescer sob árvores com uma copa densa é indesejável, pois a planta geralmente fica doente e não forma belos matagais. O plantio é realizado em solos leves e bem drenados, com uma grande quantidade de húmus. Solo arenoso ou argiloso com reação neutra ou levemente ácida é desejável.
Cuidar do manguito em campo aberto é bastante simples. Ela precisa de rega frequente e abundante. A água não deve estagnar no solo, pois as raízes são suscetíveis a doenças fúngicas. Ocasionalmente, você pode afrouxar a superfície da terra, mas isso não é necessário. As ervas daninhas perto da planta não crescem bem, então não há necessidade de carregar as ervas daninhas. Recomenda-se fertilizar a terra 2-3 vezes por estação. Os compostos orgânicos são preferidos (solução de verbasco, fezes de frango ou grama desfiada fermentada).
Uma vez que os arbustos crescem rápida e ativamente, eles devem ser aparados regularmente e rastejar limitados na área. Imediatamente após a floração, recomenda-se remover as inflorescências para evitar a auto-semeadura. O manguito mantém seu efeito decorativo por um longo tempo e pode ser realizado em um local sem rejuvenescimento por várias décadas.
A planta é altamente resistente ao gelo e normalmente tolera invernos temperados. Para proteger os arbustos em geadas fortes, você pode cobri-los com uma camada de folhas caídas no outono. Na primavera, eles realizam poda sanitária e escovação de arbustos, removem todas as partes secas. Não tenha medo de cortar demais, pois os brotos crescem muito rapidamente.
Com a escolha certa de local e cuidados, o manguito raramente sofre de doenças de plantas. Em solos muito pesados e úmidos, as folhas são afetadas pelo oídio. Na sombra profunda, a infecção por ferrugem negra é possível. Os parasitas mais comuns para o manguito são caracóis e lesmas, que comem avidamente suas folhas suculentas. De pragas, a terra perto dos matagais é polvilhada com cinzas ou cascas de ovos esmagadas.
Algema no jardim
A folhagem aberta do manguito gostava dos paisagistas. Permite diversificar a cobertura verde no site e dar-lhe um contorno natural. O manguito é frequentemente plantado em encostas, perto de alvenaria pedregosa e ao longo dos lados dos caminhos. Variedades de baixo crescimento são emolduradas por canteiros de flores. Vegetação brilhante efetivamente desencadeia plantas com flores.
Inflorescências não tão ruins e amarelo-esverdeadas. Eles têm uma beleza sutil e charme natural. Os melhores vizinhos de manguito são tomilho, delfínio, astilbe e daylilies.
Propriedades curativas
O manguito é considerado uma cura para todas as doenças. É conhecido desde os tempos antigos como um remédio verdadeiramente milagroso. Eles o usam não apenas no folclore, mas também na medicina tradicional em muitos países.
A colheita das matérias-primas é realizada durante o período de floração, imediatamente após a secagem da corrida. Corte todas as partes do manguito do solo. Eles são secos ao ar livre em um local protegido da precipitação e da luz solar. Armazene as matérias-primas em embalagens de vidro ou papel por 12 meses.
O manguito contém um grande número de esteróides, ácido ascórbico, taninos, flavonóides, ácidos graxos e fenolcarboxílicos, cumarinas, lipídios, resinas, catequinas e oligoelementos (níquel, ferro, zinco, cobre, manganês, boro, molibdênio).
Decocções, compressas e infusões com um manguito têm as seguintes ações:
- hemostático;
- lactogênico;
- cicatrização de feridas;
- anti-inflamatório;
- vasoconstritor
- antimicrobiano;
- antitumor.
O manguito é amplamente utilizado em ginecologia. Os fitohormônios, que fazem parte dele, ajudam a se livrar das irregularidades menstruais, curam a infertilidade feminina e mantêm a gravidez. No entanto, ele deve ser usado exclusivamente sob a supervisão de um médico.
O manguito de chá ajuda a reduzir os sintomas do diabetes tipo 2. Estimula o pâncreas e os intestinos, trazendo de volta ao normal os níveis de açúcar no sangue.
A recepção de um manguito é muito útil para pessoas de qualquer idade e estado de saúde. Pelo menos para fins preventivos, porque o manguito satura o corpo com microelementos, vitaminas e outras substâncias úteis. A planta é contra-indicada apenas para pessoas que sofrem de alergias, bem como para pessoas com motilidade intestinal comprometida.