Hionodoxa é uma planta perene precoce com belas flores em forma de estrelas multicoloridas. Alguns gêneros de plantas pertencem à família dos jacintos. É comum na Ásia Menor e no Mediterrâneo. Hionodoxa aparece no início da primavera por um tempo muito curto. Já nos trechos descongelados de uma vegetação luxuriante lembrará a primavera e o despertar da natureza. As primeiras flores são capazes de cobrir o gramado com um tapete contínuo. Nesta época do ano, os ortodoxos não têm concorrentes. E depois de algumas semanas, as inflorescências e brotos desaparecerão completamente e darão lugar aos habitantes posteriores do jardim de flores.
Descrição da planta
Chionodoxa é uma planta perene bulbosa, com uma altura de apenas 8 a 15 cm. As lâmpadas em forma de ovo são cobertas por escamas leves. Seu comprimento é de 1,5 a 3 cm. Várias folhas lineares eretas com veias paralelas crescem do pescoço bulboso. O comprimento da folha verde-clara chega a 12 cm No centro da roseta de folhas, há um pedúnculo com várias flores em forma de sino. Em uma haste fina e ereta, são visíveis faixas marrom-amarelas.
Cada botão consiste em seis pétalas abertas. Eles têm uma forma oblonga, com bordas lisas e uma extremidade arredondada. O diâmetro da corola é de 2,5 a 4 cm e a cor das flores é branca, rosa, azul, violeta ou lilás. Às vezes, a intensidade da coloração varia da borda ao centro do botão. A floração começa em abril e dura 2-3 semanas. É acompanhado por um aroma delicado e agradável.
Após a polinização, a fruta amadurece - a caixa de sementes. Cada semente em miniatura possui um apêndice nutritivo. Para o bem desses apêndices, as formigas colhem sementes. Eles os carregam por longas distâncias.
Tipos e variedades de chionodoxes
No gênero de chionodoxes, apenas 8 espécies de plantas foram registradas. O mais difundido Lucionius Hionodox. Possui bulbos com cerca de 3 cm de altura e, acima deles, uma roseta de folhas estreitas de verde escuro. No centro é um pedúnculo de até 20 cm de comprimento com vários botões. As flores lilás com um diâmetro de cerca de 25 mm abrem por sua vez. Em junho, todos os brotos estão completamente secos. A popular igreja ortodoxa Lucilia Alba com pétalas brancas como a neve e Rosea - com botões rosa pálido.
Gigante ortodoxo. A planta tem folhas mais largas. Todos os brotos são pintados de verde escuro. O arbusto em si não excede 10-12 cm de altura e recebeu o nome de flores grandes. O diâmetro da corola atinge 4 cm e as bordas das pétalas roxas ou azuladas são ligeiramente onduladas, cobertas de irregularidades.
Sardion hionodoxo. Um ramo de folhas floresce sobre os bulbos ovóides acastanhados, seu comprimento é de 8 a 12 cm. No centro, há uma inflorescência densa com 8 a 10 botões azuis brilhantes com até 2 cm de diâmetro. O comprimento do pedúnculo denso é de 10 a 12 cm. A variedade pode já florescer no final de março .
Forbes Hionodox. Esta planta é a maior em tamanho. A altura do arbusto é de 22 a 25 cm e a inflorescência na forma de um pincel solto de 10 a 15 cm consiste em várias flores azuis. O núcleo de cada flor tem uma cor mais clara, quase branca. O diâmetro da corola é de 10 a 35 mm.
Métodos de criação
A reprodução de chionodoxes é possível com a ajuda de sementes e bulbos filhas. As sementes amadurecem em cápsulas oblongas. Eles devem ser coletados no final de maio. A planta também fornece abundante auto-semeadura. As sementes colhidas devem ser secas e armazenadas até meados de outubro. Plante-os imediatamente em campo aberto, no inverno. Buracos rasos são feitos na área selecionada e tentam distribuir uniformemente a semente. Polvilhe as sementes com uma fina camada de terra e hidrate suavemente. No inverno, você deve cobrir o local com uma camada de neve, o que criará o microclima necessário. Na primavera, os primeiros rebentos aparecem nas manchas descongeladas. As mudas florescem 3-4 anos após o plantio.
Todos os anos, vários ramos filhos são formados próximos à cebola mãe. Eles podem ser escavados cuidadosamente em meados de julho e separados um do outro. As cebolas secas são armazenadas por 5-6 semanas em local fresco. Você pode colocá-los em um saco de papel, que é colocado em uma prateleira para legumes na geladeira. No início de setembro, as lâmpadas são retiradas, decapadas e plantadas em terreno aberto a uma profundidade de 6 a 10 cm. Quanto maior a amostra, mais profunda ela é plantada. A floração dessas mudas ocorrerá na próxima primavera.
Ciclo de vida e forçamento da lâmpada
Os primeiros rebentos de hionodoxas aparecem na primavera, durante o derretimento da neve. Dependendo da região, isso pode ocorrer em março ou abril. Quase simultaneamente com as folhas, um pedúnculo aparece, o que significa que a floração não vai demorar muito. As flores são armazenadas por 18 a 22 dias e depois desaparecem gradualmente. Depois de algumas semanas, a folhagem começa a ficar amarela e seca. Normalmente, no início de junho, toda a parte terrestre da prímula morre. Não é necessário cavar lâmpadas, elas podem permanecer no chão até a próxima temporada.
Como os hionodoxos ficam bem em composições em vasos, é praticada a destilação de bulbos. Permite obter uma planta com flores no início de março. Para fazer isso, desenterre as lâmpadas no verão e seque-as em uma sala fresca. Em setembro, elas são plantadas em uma panela com solo de jardim solto a uma profundidade de 3 cm, e podem ser colocadas 6-7 cebolas em cada recipiente. Até novembro, a panela é mantida na rua e depois colocada em um porão fresco ou geladeira. Em janeiro, o contêiner é transferido para uma sala iluminada, porém fresca, e cuidadosamente regado. Os primeiros brotos aparecem muito rapidamente e já no final de fevereiro a panela é decorada com um arbusto.
Regras de desembarque e cuidados
Hionodox deve ser plantado em locais ensolarados ou com um leve sombreamento. Pequenas colinas ou áreas rochosas são adequadas. O solo para flores deve ter acidez neutra e estrutura leve. Evite terras baixas, onde a água frequentemente estagna, além de solos argilosos pesados.
Antes de plantar, cave e nivele bem o solo. Para aumentar sua fertilidade, você precisa produzir a quantidade necessária de fertilizantes orgânicos e minerais (composto, húmus, cinzas). Para que os processos de troca e drenagem de gases não sejam prejudicados, é introduzida areia ou cascalho. Arvoredos de chionodoxes podem crescer em um só lugar por muito tempo. No entanto, para que as plantas não fiquem menores, elas devem ser replantadas a cada 5-7 anos.
Cuidar de chionodox em campo aberto é praticamente desnecessário. É muito raro uma planta sofrer com a seca na primavera. A umidade da neve derretida e das chuvas da primavera nutre as flores em quantidades suficientes. É necessário garantir que a água não fique estagnada. Para uma melhor aeração, recomenda-se a remoção de ervas daninhas e o afrouxamento do solo próximo às cortinas.
Com o advento das primeiras fotos, você precisa realizar uma alimentação única. Os fertilizantes nitrogenados são recomendados. O pó na forma seca é espalhado no chão, tentando não cair nas folhas.
Os Chionodoxos são resistentes a doenças e pragas. As lâmpadas podem apodrecer durante estagnação prolongada da água. Todas as amostras danificadas devem ser cruelmente destruídas para que a doença não se espalhe. As pragas mais comuns são roedores e ácaros de cebola.
Hionodox no jardim
Hionodoxas são uma maravilhosa decoração do jardim. Eles escondem a terra nua quando outras plantas ainda estão em hibernação. As flores são plantadas no meio do gramado, em jardins ou jardins ornamentais. Você pode fazer desembarques de contêineres. Os melhores vizinhos para os ortodoxos são açafrões, bluebills, carnívoros, narcisos.